Legends of Runeterra

Opinion

Arcane: Easter Eggs, Referências e Foreshadows na série

, updated , Comment regular icon0 comments

Arcane está recheado de Easter Eggs e referências às outras histórias da Riot, além de vários indicativos do que ainda veremos acontecer na série. Nesse artigo você pode ver alguns desses detalhes.

Edit Article

Depois de oito anos do lançamento de Get Jinxed, o vídeo que anunciou a Jinx, tivemos ontem os três primeiros episódios de Arcane.

No evento de lançamento tivemos quase dois milhões de pessoas assistindo ao vivolink outside website, em um dos maiores eventos de League of Legends.

Os três primeiros episódios estão recheados de referências a outras histórias do universo de Runeterra, vários easter eggs e também alguns foreshadows (indicativos do que ainda veremos). E, ao que tudo indica, as histórias de alguns personagens estão sendo alteradas.

Ad

Nesse artigo vou falar um pouco sobre as pistas que temos agora, então se quiser seguir em frente saiba que este artigo CONTÉM SPOILERS dos três primeiros episódios de Arcane. Não vou incluir uma sinopse dos episódios, mas vou dar um contexto para as coisas que aparecem.

1º Episódio — Entrando na Brincandeira

O primeiro episódio já começa bem trágico, mostrando como Vi e Jinx, na época chamada de Powder, se tornaram órfãs. Ao que tudo indica, revoltados com a situação de Zaun, os moradores começaram a se revoltar contra Piltover e tudo culminou numa batalha nessa ponte, em Zaun. Powder está cantando uma música sobre as diferenças entre Piltover e Zaun:

“Querido amigo do outro lado do rio

Minhas mãos estão frias e vazias

Querido amigo do outro lado do rio

Agradeço o que me der

Eu lhe peço um centavo

Será essa minha fortuna

Peço sem inveja”

Os pais das personagens morrem na batalha e elas são adotadas por Vander, que estava usando suas luvas, mas, vendo toda a morte, abandona elas para tomar conta das crianças. Podemos supor que Mylo e Cleggor, os outros rapazes, também ficaram órfãos nessa batalha.

Image content of the Website

Alguns anos no futuro, a gangue de Vi está fazendo um roubo em Piltover e temos uma primeira pista de que isso envolverá Caytlin: os cupcakes. No League of Legends, as armadilhas que a Caitlyn coloca são as Armadilhas Mecânicas Yordle e ela usar cupcakes de isca. Além disso, o apelido que a Vi tem para ela é Cupcakes.

Image content of the Website

No apartamento que a gangue invade, dentre outros projetos, Powder encontra alguns sanduíches em cima do que deve ser o projeto mais recente: um martelo. Com isso já dá prever que esse é o laboratório de Jayce. Dentro do apartamento, ela também encontra alguns cristais. Originalmente na história de Runeterra, esses são os cristais dos Brackern, os escorpiões de cristal. Mas pode ser que a história esteja mudando, já que os responsáveis por esses cristais são a família Ferros e eles já são bem conhecidos antes de chegarem nas mãos de Jayce.

Image content of the Website

Quando o roubo sofre um acidente e as crianças precisam correr, elas passam por uma praça cheia de gente. No centro dessa praça, há uma estátua esférica. Essa estátua é o Incognium Runeterra, uma invenção de um cientista chamado Zindelo. Esse aparato seria capaz de localizar qualquer pessoa de Runeterra, mas como seu criador desapareceu ele não foi finalizado e é mais decorativo atualmente. Ironicamente, o primeiro ato de Arcane se trata exatamente de encontrar as crianças.

Image content of the Website

Depois, quando as crianças estão voltando para Zaun depois de Jinx perder os equipamentos roubados, Mylo diz que ela “Dá azar para todo trabalho”. Infelizmente, se você não fala inglês você pode ter perdido essa referência, mas essa frase no original é “She jinxes every job” , um indicativo da origem do apelido que ela usará no futuro.

Ad

Image content of the Website

Depois que a gangue desce no Descensor Hexdráulico, temos a primeira visão de Zaun mostrando várias pessoas e lugares da cidade. Apesar de ser considerada decadente por Piltover, Zaun é muito viva, tem muitas pessoas, muita cultura e muita agitação. Nessa cena, o maior destaque, porém, vai para o Krug engaiolado. Os krugs são pequenos elementais de pedra, como os que temos em Legends of Runeterra. Eles fazem parte da selva do League of Legends. Logo do lado deles, o mesmo vendedor tem alguns Cogumelos Venenosos que o Teemo coleta .

Image content of the Website

Em uma curta cena quando Vander está saindo para a loja de Benzo, vemos Powder procurando peças no lixo. Nessa hora ela encontra uma pequena armadilha de urso que é o que ela usa para fazer as bocas das Mordidinhas Flamejantes no futuro.

Image content of the Website

Na loja do Benzo, temos alguns easter eggs nas paredes. No fundo da loja é possível ver um chapéu mal-encarado, o famoso Capuz da Morte de Rabadon. E logo em cima da porta temos um elmo muito parecido com o que o Tryndamere usa. Do lado de fora loja, encostado na parede está o veículo que vimos o Ekko usando no clipe de Enemy.

Image content of the Website

Image content of the Website

Image content of the Website

Em seguida, os Defensores chegam até a loja do Benzo e podemos ver que quando estão em Zaun, os Defensores usam máscaras de gás. Isso acontece porque o ar em Zaun é tóxico, ele é chamado de Cinza de Zaun e é um dos motivos da baixa expectativa de vida da população.

A defensora, Glayson, fala que o apartamento roubado é da família Kinnamar, a família de Caitlyn. Quando Ekko sobe na loja para espionar podemos ver que entre suas coisas ele tem um despertador, uma referência aos seus futuros poderes cronológicos. Além disso, quando vemos a câmera dele na loja, ela está dentro de uma máscara que lembra um pouco a máscara do Tormento de Liandry, com o detalhe da lágrima de sangue. É bem possível que essas máscaras sejam de Kinkous, já que a loja vende muitos itens colecionáveis.

Image content of the Website

Image content of the Website

Image content of the Website

A próxima cena mostra Powder mostrando nas suas coisinhas e podemos ver, entre outras a almofada do sofá do porão da Última Gota, o bar de Vander. Essa almofada é muito parecida com o lança-mísseis de Jinx: Fishbones.

Image content of the Website

Ao final do episódio, na cena em que Silco aparece, temos o químico sem nome com quem ele discute sobre seus projetos. Havia muitas teorias sobre a presença de Singed na série e ao que tudo indica é esse cientista. O personagem condiz bastante com o campeão, sendo um químico que experimenta em aprimoramentos humanos. Isso é confirmado no segundo episódio, quando as legendas Closed Captions revelam que o nome do personagem é Singed.

Ad

Image content of the Website

2º Episódio – Alguns Mistérios Não Devem Ser Desvendados

Logo no começo do episódio já temos um personagem bem impactante aparecendo. Quando Jayce está congelando com sua mãe em um lugar bem frio, possivelmente Freljord, ele é resgatado por um mago. Pelo teletransporte que o mago realiza e pelas runas que ele cria, é possível que esse mago seja Ryze, apesar de não ter a pele azulada.

Isso pode ser a Riot mudando o design do campeão, mas Ryze é muito cuidadoso com as magias, então talvez não fosse dar uma runa para um garoto. Outra curiosidade dessa cena é que ela mostra que o planeta Runeterra é uma esfera, como a Terra. Pode parecer óbvio, mas nem sempre em mundos de fantasia os mundos são esféricos, como é o caso de Senhor dos Anéis, onde a Terra Média foi plana por um tempo.

Image content of the Website

Na cena na prisão, temos Heimerdinger falando que tem 307 anos, o que é bem novo para um Yordle, mas também revela que parece que a Riot está abandonando a ideia do glamour dos Yordles. Segundo as histórias antigas, os Yordles eram perseguidos em alguns lugares, como Piltover, e por isso eles se disfarçam. Mas como ele comenta liberalmente sobre sua imortalidade, não parece ser nenhum segredo que ele seja um Yordle. Mas o que ele fala depois, sobre os perigos da magia, não condizem muito bem com sua idade, já que todos os eventos apocalípticos de Runeterra aconteceram pelo menos há mil anos.

Image content of the Website

Em seguida, temos Vi e Powder passando tempo no esconderijo delas, onde podemos ver algumas coisas importantes. Uma curiosidade é placar de pontuação. Os povos em Runeterra usam alfabetos e números diferentes dos nossos e possuem idiomas variados, mas para que possamos entender a série vemos as letras estilizadas assim, retratando as letras diferentes. Além disso, aqui podemos ver com bastante destaque que a Powder gosta bastante de pinturas neon.

Image content of the Website

Dentro do esconderijo podemos ver algumas estátuas mostrando mulheres serpentes, mas apesar de tudo isso não é uma referência especificamente a Cassiopeia, é o contrário, na verdade: a Cassiopeia é uma referência a esse tipo de estátua. Piltover e Zaun tem origem shurimane, portanto é bem possível que essas estátuas sejam referências culturais ou até mesmo artefatos muito antigos. Outro easter egg desse cenário é o jogo que a Powder joga que tem o Teemo.

Image content of the Website

Depois temos algumas menções de casas importantes de Piltover. Primeiro temos os Ferro, a casa de Camille, sendo mencionada por Mel, que por sua vez fala que é Medarda, casa do famoso explorador Jae Medarda. Ambos são extremamente poderosos, o que justifica a presença dela no conselho. Além disso, a assistente de Mel também comenta que a família de Jayce é conhecida pela chave inglesa dobrável, uma referência à sua história e ao seu martelo, já que sua família se especializa em ferramentas multifuncionais.

Ad

Image content of the Website

Na cena do conselho temos muitas referências, mas algumas seguem misteriosas. Quando Jayce menciona magia no conselho, um dos conselheiros diz que sua raça quase foi destruída por magia. Ainda não temos como saber de qual raça ele é, já que ele é bem robotizado ou usa uma máscara, mas a Riot ainda deve dar mais pistas sobre isso.

O conselho também comenta sobre Piltover ter sido fundada para proteger as pessoas de magia, o que é a história de Demacia, mas se eles estiverem falando sobre as guerras rúnicas, Piltover seria bem mais recente do que Shurima, já que elas aconteceram há mil anos.

Image content of the Website

Quando Vander leva Vi para conversar, ele a leva para a fatídica ponte onde eles lutaram contra os defensores no passado. Lá podemos ver que há um pequeno santuário em homenagem às vítimas da batalha. No trailer de lançamentolink outside website do Ekko já podíamos ver que os zaunitas costumam fazer esse tipo de homenagem para seus amigos e familiares.

Image content of the Website

3º Episódio - A Violência É Essencial para a Mudança

O terceiro episódio tem menos informações porque é mais focado no clímax do 1º arco da série, mas ainda assim temos algumas coisas. O episódio começa bem violento, com algumas mortes e a captura de Vander. Quando estão sozinhos, Silco fala com ele sobre a “Nação de Zaun”, que mostra uma coisa bem interessante sobre a relação de Piltover e Zaun: apesar de tudo, eles se consideram a mesma cidade. Em nenhum momento da série os zaunitas usaram a palavra piltovianos ou outro gentílico, apenas de Lado Alto. O mesmo aconteceu com o lado de Piltover, que nunca chamou os zaunitas assim.

Image content of the Website

Quando Powder está chorando porque a Vi foi embora resgatar Vander, podemos ver nas caixinhas de coisas o nome Violet num papel, que é o nome completo da Vi. E, além disso, no fundo, uma referência à skin Jinx Guardiã Estelar, que tem os dois mascotes Shiro e Kuro, que significam branco e preto, respectivamente.

Image content of the Website

No momento em que Jayce e Viktor conseguem utilizar as energias dos cristais e começam a flutuar, Jayce arremessa uma engrenagem para seu parceiro que acelera rapidamente quando chega na singularidade que eles criaram. Isso é uma referência a uma de suas habilidades: o Portão Acelerador, que ao que tudo indica fará parte de seu kit em Legends of Runeterra.

Image content of the Website

Com a explosão dos cristais que Powder provoca, o laboratório subaquático é incendiado quando as raízes roxas são pegas na explosão. Isso provoca uma explosão que deveria ter matado o químico, mas sendo o Singed, sabemos que isso provavelmente vai apenas feri-lo gravemente, talvez até infundir ele com a Cintila (a substância roxa) e deve ser o motivo dele utilizar as ataduras.

Ad

Image content of the Website

Outra cena da explosão mostra o porquê de ela ter sido mais devastadora para Vi e seus amigos: quando o macaco do Anime-se detona a bomba, um dos cristais quica em direção à porta, provocando um estrago extra na sala onde eles estavam. Nesse momento, Claggor é atingido por detritos e morre, e temos uma cena enfatizando seus óculos, que depois Vi usará em seu uniforme.

Image content of the Website

Image content of the Website

Quando Vander morre e Powder aparece para comemorar que sua bomba funcionou, Vi briga com ela e, no momento mais traumático da vida de Powder, chama ela de Jinx, como Mylo havia feito antes, provavelmente concretando o nome da personagem. E é nessa hora que vemos ela chamar a Vi de Violet e confirmamos que esse é seu nome, o que indica que Powder também deve ser um apelido.

Image content of the Website

No final, quando Silco abraça Powder, temos uma cena que enfatiza o olho da personagem. Nesse momento, com o fogo ao redor, o olho dela está rosa e não cinza, como era antes. Isso é um indicativo da mudança da personagem, já que a Jinx atual tem os olhos rosa, isso possivelmente por causa do uso da Cintila ou de outras substâncias.

Image content of the Website

O que esperar dos próximos episódios?

Agora que tivemos o primeiro ato, teremos o segundo dia 13 de novembro. Já temos várias pistas do que veremos nesse salto temporal.

Vander

Vander se mostrou um dos personagens mais carismáticos da série, um homem de valor e que quer proteger seu povo. Infelizmente, ele morreu nas mãos de Silco. Mas será mesmo? É bem provável que ele retorne, mas de outra forma. Sabendo que Singed está por aí e que Silco tem o corpo de Vander nas suas mãos, o que devemos ver é o personagem se tornando Warwick, a Ira Desimpedida de Zaun.

Image content of the Website

Já vimos que Vander tinha uma certa fúria dentro de si, que ele só conseguiu abandonar quando viu que suas ações foram responsáveis por matar muitos de seus amigos numa batalha contra o Lado Alto. E Warwick, com sua nova lore, é um caçador de criminosos, pessoas perigosas para os zaunitas. Talvez isso só aconteça no terceiro ato da série, mas é bem provável que Singed tenha feito esses experimentos sem que Jinx soubesse, a mando de Silco. E também é bem possível que as meninas descubram a nova identidade de Vander se descobrirem que Warwick tem, por exemplo, uma cicatriz no braço.

A Batalha na Ponte

Provavelmente ainda veremos melhor a história de Vander e o passado entre as duas cidades. Mas outra coisa importante que ainda pode ser revelada é que talvez Silco seja responsável pelo estopim da batalha. Silco deve ter tomado alguma medida extrema e provocado algum dos grupos, causando a briga, e por isso Vander tentou matá-lo.

Image content of the Website

Ad

Jayce e Viktor

Os novos parceiros provavelmente agora estarão trabalhando juntos, já desenvolvendo muitas pesquisas Hextech. Mas, infelizmente, a amizade deles não é para sempre. Num futuro próximo, os dois irão brigar e Jayce fará Viktor ser expulso da Academia. Isso é a lore atual deles, mas podemos ver algumas mudanças que justifiquem melhor essa expulsão. Isso acarretará num combate entre os dois. Provavelmente já no segundo arco veremos Viktor ser expulso e começando sua Revolução Gloriosa e no terceiro veremos o clímax da história deles.

Vi e Caitlyn

Caytlin teve uma aparição bem curta nessa temporada, o que faz sentido, já que ela não tem muita influência na história em sua infância. Mas pelos trailers sabemos que no segundo ato ela já está atuando como policial investigando os crimes da Jinx e irá atrás de Vi, que está na prisão.

Vamos poder ver como o relacionamento delas vai aflorar. Outra possibilidade também é de que podemos ver Caitlyn contando para Vi sobre o porquê de entrar na polícia, já que parece que não veremos sua história completa animada.

Ekko

Nosso pequeno cronomante agora está completamente sozinho: seus amigos estão mortos, presos ou desaparecidos e Benzo, seu mentor, está morto. É por agora que veremos Ekko se tornando o inventor que é, formando sua própria gangue e fazendo novas amizades. Infelizmente ele ainda sofrerá mais perdas, como o seu caríssimo Catador do Sumidouro.

O Sinalizador

Quando Vi está saindo para resgatar Vander, ela deixa com Powder um sinalizador para que elas consigam se encontrar sempre. Isso é um foreshadow de como veremos o encontro delas, e possivelmente o último encontro delas na série e o mais emotivo deles. Preparem os lenços.

Conclusão

Com isso terminamos as curiosidades sobre os primeiros três episódios da série. Tem muita coisa interessante acontecendo e contextualizando o mundo de Runeterra e nos próximos episódios teremos mais coisas ainda, então farei outros artigos como esse.

E aí? O que achou? Viu alguma outra curiosidade que deixei escapar?