Legends of Runeterra

观点

Aatrox, Kayle e Ryze: Primeiras Impressões

, Comment regular icon0 comments

Na expansão Aniquilador de Mundos temos 3 novos campeões chegando: Aatrox, Kayle e Ryze. Todos parecem bem divertidos e parece que trarão novos decks usando cartas antigas.

Edit Article

目录

  1. > Aatrox, o Aniquilador de Mundos
    1. O Campeão
    2. Outras Cartas
    3. Possibilidades de Deck
  2. > Kayle, A Justa
    1. A Campeã
    2. Outras Cartas
    3. Possibilidades de Deck
  3. > Ryze, O Mago Rúnico
    1. O Campeão
    2. Outras Cartas
    3. Possibilidades de Decks
  4. > Conclusões

Com a nova expansão, Aniquilador de Mundos, teremos três novos campeões. A Riot dessa vez liberou todas as cartas de uma vez para que os jogadores e expectadores do Mundial possam se preparar, então já podemos começar a especular sobre os novos decks.

Teremos três grandes personagens vindo para o jogo: Aatrox, Kayle e Ryze. Todos parecem bem interessantes e prometem criar novos decks e reanimar alguns antigos.

Aatrox, o Aniquilador de Mundos

Image content of the Website

Ad

Aatrox foi um dos mais respeitados Ascendidos de Shurima. Ele era conhecido por sua habilidade e por sua sabedoria, era chamado de personificação da luz e da razão. Mas, assim como muitos outros, quando foi para a guerra contra Icathia teve que enfrentar o Vazio. Os horrores que vivenciou o atormentaram profundamente e ele não se recuperou totalmente, mesmo após ganharem a guerra.

Com o fim do Império após a tentativa falha de Azir de ascender, os Ascendidos que lutaram em Shurima ficaram sem propósito e, com seus traumas, começaram a guerrear uns contra os outros, agora com o nome de darkin, destruindo o pouco que restou de Shurima e ameaçar o resto do continente. Com isso, Targon começa a elaborar um plano para eliminar a ameaça dos Darkin. Misha, a Aspecto do Crepúsculo, desenvolve um meio de selar os darkin em suas armas. E assim, durante uma batalha, ela consegue fazer isso.

Porém, a prisão não era perfeita e eles seriam capazes de possuir os usuários das armas e, por isso, elas foram espalhadas e protegidas. Mas com o tempo, algumas foram reencontradas, como aconteceu com Varus e Kayn. Aatrox foi um dos outros encontrados, mas como ele era poderoso demais, ele consumia muito rapidamente seus hospedeiros, destruindo suas formas físicas e sendo novamente encarcerado na espada.

Para ele, o tempo preso foi torturante e ele luta para se libertar. Ele foi aprendendo a usar um hospedeiro para eliminar outro, absorvendo-o para si e mantendo sua forma física e, por isso, começou vários massacres e adquiriu a forma gigante que possui.

Incapaz de dominar perfeitamente a magia necessária para se libertar, ele resolveu destruir o mundo inteiro atrás de oblívio e ganhou o título de Aniquilador de Mundos.

O Campeão

No League of Legends, Aatrox é um lutador corpo-a-corpo que se mantém em combate recuperando vida ao atacar inimigos. Sua passiva é Postura do Arauto da Morte, que permite que, de tempos em tempos, ele cause dano extra e se cure quando golpear. Suas habilidades são A Espada Darkin que permite que ele faça três golpes diferentes, Correntes Infernais que prendem um inimigo e, se ele não escapar, puxam o inimigo de volta e Avanço Umbral que ele se movimenta e passivamente aumenta sua cura contra campeões. Seu Ultimate, Aniquilador de Mundos, desperta sua forma mais poderosa melhorando seu dano, movimento e cura.

Loading icon

Para o Legends of Runeterra, Aatrox veio principalmente como o mais poderoso Darkin e seu maior líder. Sua Origem permite que você use qualquer uma das armas darkin no deck, assim como qualquer seguidor darkin e garante que você compre o campeão quando jogar ou invocar a 3ª carta do subtipo.

No nível 1 ele traz sua arma, A Espada Darkin, que tem regeneração e cura seu nexus em 2 quando golpeia e quando é invocado, representado sua passiva do LoL. Ele é feito para ser jogado em campo e ficar golpeando ameaças, protegendo seu Nexus até a hora de conjurar Aniquilador de Mundos, feitiço que ele cria e que sobe seu nível cujo custo é reduzido cada vez que uma unidade equipada ou darkin golpear.

Ad

A princípio, Aniquilador de Mundos transformará todos os seus seguidores equipados com equipamentos Darkin em sua forma Darkin. Também subirá de nível qualquer campeão darkin em campo. Depois, em seu nível 2, Aatrox cresce em atributos, recebe Sobrepujar e agora reduz o custo de unidades Darkin que você jogar, permitindo que você desenvolva unidades poderosas, se já não as tiver em campo.

Outras Cartas

Loading icon

Seu feitiço de campeão, Golpe do Arauto da Morte de Aatrox representa sua habilidade A Espada Darkin do LoL, em que ele golpeia três vezes e permite que ele reduze bastante o custo de Aniquilador de Mundos.

Aatrox veio sem muitas cartas novas, já que quase todos os Darkin já estavam presentes então não há muito o que comentar, mas podemos avaliar a utilidade de algumas delas.

A Égide Darkin além de ótimo equipamento é o darkin mais barato quando se torna Joraal, então deve ser incluído no deck para suprir a falta de unidades da região. O Leque Darkin é uma carta nova com potencial, já que permite que você sobreviva melhor até conseguir evoluir o campeão.

A Harpa Darkin permite que você golpeie no ataque sem perder a unidade equipada. E temos também A Lança Darkin que é menos útil em sua primeira fase, mas na forma de Anaakca aproveita muito bem a presença de muitas outras armas no deck. Por fim, temos uma nova carta darkin também, mas Xolaani, a Tecelã de Sangue combina mais com outro dos novos campeões.

Possibilidades de Deck

Aatrox é um campeão que quer ver um jogo midrange, mas age como finalizador ao criar um valor muito grande para as suas cartas simples. Com as palavras equipar e golpear em seu kit, o primeiro parceiro óbvio que pode ter é Vayne, que tem o kit perfeito para isso com Rolamento e Briga de Peixe.

Mas pode ser que ele tenha outras duplas. Akshan ou Sivir podem ser interessantes, já que Shurima tem ótimo suporte para os darkin com O Altar de Sangue e Baccai Esquecido, assim como ferramentas para golpear através de Duelo no Deserto e Golpe de Arpéu.

Outra opção que pode ser interessante é com Kayn em um deck apenas de campeões globais. Apesar de parecer limitante, os dois se complementam bem com os cultistas querendo equipamentos e os equipamentos darkin querendo seus futuros hospedeiros.

Aatrox parece um campeão bem forte, mesmo que apenas por sua região. Com custo alto e com compra garantida através da Origem, pode ser usado como apenas 1 ou 2 cópias e mesmo assim ser uma condição de vitória. Deve ver jogo ao longo da temporada já que combina com cartas que hoje estão fortes.

Kayle, A Justa

Image content of the Website

Durante as Guerras Rúnicas, um evento que colocou Runeterra sob ameaça, um casal foi ao Monte Targon em busca de refúgio. Kilam e Mihira subiram ao topo da montanha, mesmo com Mihira grávida. No cume, Mihira foi aceita como receptáculo para o Aspecto da Justiça e recebeu uma espada celestial. Pouco depois disso, ela teve duas filhas gêmeas, Kayle e Morgana. Como Aspecto, Mihira tinha muitos inimigos e, com o fim das Guerras, parte para um novo reino em formação em busca de um lugar seguro.

Ad

Esse reino prometia proteção contra as magias que tomavam conta do resto do mundo, no futuro seria conhecido como Demacia. Lá, as crianças cresceram sem saber toda a verdade sobre sua mãe. Kayle era sempre muito inquisitiva perguntando sobre as regras do assentamento e reconhecendo sua importância.

Um certo dia quando eram adolescentes, um raio de chamas divinas percorreu o céu e derrubou uma espada celestial, que ao cair se partiu em duas. Kilam reconheceu como a espada de Mihira. Kayle pegou uma das espadas e recebeu seus novos poderes e suas asas e Morgana imitou a irmã. Kayle se sentiu conectada com a mãe, sabia que ela estava viva e queria que elas percorressem o mesmo caminho da justia. Após esse evento, o povo do assentamento reconheceu elas como escolhidas das estrelas e destinadas a proteger o povo.

Assim as duas fizeram, guiando o povo com justiça e verdade, até que Kayle começou a ser consumida pelo desejo de justiça incondicional. Enquanto Morgana prezava pela reabilitação daqueles que desejavam se redimir. Um dos seguidores de Kayle tenta prender Morgana pelo que considerava ser uma fraqueza e o conflito acaba com ele morto depois de tentar atacar seguidores de Morgana. Sem ter certeza do que aconteceu e procurando um culpado, Kayle voa para o alto e ameaça destruir a vila em busca do assassino e Morgana vai até ela nos céus e elas começam a lutar.

O conflito entre elas causa grande estrago no assentamento e é interrompido quando Morgana percebe seu pai mortalmente ferido pelos destroços. Culpando a herança de aspecto, Morgana arremessa sua espada para a irmã, que a recebe. Kayle culpa suas emoções mortais pela violência e abandona o mundo dos mortais, em direção a Targon em busca da perfeição celestial e de sua mãe.

A Campeã

No League of Legends, Kayle é uma lutadora que se torna mais poderosa através do jogo. Quanto mais tempo passa, maior a ameaça que ela representa. Isso acontece através de sua passiva, Ascensão Divina, que aumenta seu poder a cada nível.

Suas habilidades são Explosão Radiante que invoca uma espada celestial para golpear e enfraquecer os inimigos, Benção Celestial que cura e aumenta a velocidade dela e de um aliado, Lâmina de Fogo Celestial que passivamente causa dano mágico através dos ataques dela e ativamente causa dano extra no próximo ataque. Seu ultimate, Sentença Divina, protege um aliado de qualquer dano e, depois de um instante, causa dano em área.

Loading icon

No Legends of Runeterra eles trouxeram o aspecto da campeã de ficar mais forte ao longo do jogo. Sua passiva virou a habilidade básica da carta, que ganha benefícios quando aliados com algum buff atacarem. Além disso, ela ganha melhorias através de Potencializar, o novo vocábulo que garante um bônus quando o ataque da carta alcançar o valor determinado.

No caso de Kayle, com 6 de poder ela ganha Ataque Rápido. Para ajudar seus aliados, ao ser invocada ela também aumenta o poder das outras cartas. Ela alcança o segundo nível quando começa o turno com 11 de poder, buffando todos os aliados novamente. Para finalizar o jogo ela ganha Sobrepujar que aproveita seu ataque elevado e, com 16 de poder, ganha um novo Potencializar que oferece Ataque Duplo para realmente acabar com o Nexus inimigo.

Ad

Outras Cartas

Loading icon

As outras habilidades da campeã que foram passadas para suas cartas são Benção Celestial que aumenta os atributos de aliados em campo e em mão e Sentença Divina que, assim como no jogo base, garante imortalidade temporária e ainda aumenta o dano dos aliados.

Kayle trouxe diversas outras cartas que aproveitam ou ativam o Potencializar das demais. É importante notar que para ativar o potencial da maioria dessas cartas só é preciso 1 de dano extra. Clérigo Divino é uma ótima escolha como um excelente seguidor de 1 de mana contra decks aggro, mas funciona contra quase tudo. Mensageiro Alado ganha elusivo quando potencializado e isso aliado com um grande ataque representa uma enorme ameaça.

Guardião da Lei representa um bom finalizador ou uma ótima defesa para versões mais controle do deck que alcancem maiores valores de poder. Serpe Seráfica é outra carta de grande ameaça, com potencial Sobrepujar. Ela deve ver jogo em decks que não sejam de Kayle, já que a própria Fúria garante aumento no seu ataque.

Mihira, O Aspecto da Justiça é a mãe de Kayle e é com certeza uma grande adição para qualquer deck. Mesmo lenta, seus benefícios devem passar suas fraquezas com palavras-chaves excelentes ao ser potencializada e por beneficiar todas as suas cartas. Chamas Purificadoras também parece ser mais utilizável em versões mais lentas do deck, já que garante um excelente benefício, mas muito custoso.

Por fim, temos também Xolaani, a Tecelã de Sangue que garante uma condição de vitória diferente de Kayle, já que aumenta de ataque por unidade que tenha morrido, não que tenha atacado. Contra um deck de remoção é ela que ganhará o jogo.

Possibilidades de Deck

Kayle quer jogar em decks que utilizem buffs para atingir o Potencializar de seus seguidores e evoluir a campeã. O primeiro exemplo possível é Gwen, que garante que você tenha uma unidade fortalecida todo ataque. Outro candidato é Bardo que recebeu nerfs para decks mais rápidos, mas ainda tem potencial em decks lentos, especialmente já que as unidades com Potencializar só precisam de 1 sino para ganharem seus benefícios.

Também temos uma opção menos ortodoxa, com buffs de mão. Esse é um arquétipo antigo que usa Ionia e cartas como Sementes Semeadas, Ancião da Clareira Verdejante e Salteador Navori.

Kayle parece ser muito forte, compondo decks midrange, mas com acesso a curas com Roubo de Vida e Toque Conselheiro, então uma boa escolha contra aggro. Além de gerar bastante valor e proteção, então forte contra outros midranges.

Ryze, O Mago Rúnico

Image content of the Website

Ryze era um jovem aprendiz de um mago chamado Tyrus de Helia, ainda na época das Ilhas Abençoadas. Nesse período, Helia tentava proteger o continente guardando e protegendo artefatos e magias perigosas. Por isso, Ryze acabou ouvindo sobre as Runas Globais, grandes poderes capazes de imensa destruição. À medida que o conhecimento sobre as Runas se espalhou pelo mundo, a paranoia começou a crescer entre os reinos. Ryze e seu mestre passaram a viajar pelo mundo tentando aplacar as tensões crescentes, mas não foi possível.

Ad

No vilarejo natal de Ryze, o conflito se iniciou. Tyrus tentou impedir que duas nações entrassem em guerra, mas não foi possível. Ele só conseguiu fugir a tempo com seu aprendiz. De longe eles viram a destruição que aconteceu. A terra e até os céus foram rompidos pela magia liberada. Depois disso, a guerra assolou Runeterra no conflito chamado de Guerras Rúnicas. Ryze queria tomar um lado na guerra, mas Tyrus disse que o mais importante era mediar e guiar as pessoas para a paz.

Eles viajaram por muitos lugares e Tyrus tentava tirar as runas dos líderes e muitos concordavam em entregar os artefatos para ele, mas nenhum queria ser o primeiro a fazer isso. Frustrado, ele começou a se afastar de Ryze e se reunir com demais arquimagos, o que despertou a suspeita do aprendiz. Quando confrontou o mestre sobre suas atitudes estranhas, Ryze descobriu que o mestre havia adquirido duas runas. Irritado com os líderes que possuíam runas, Tyrus planejava atacar para tomar seus poderes e impedi-los de continuar a destruição. Ryze tentou argumentar, mas não era possível e ele toma a decisão de proteger o mundo contra seu mestre, usando todo sua magia para matar o antigo amigo.

Ryze ficou abismado com sua ação e refletiu sobre sua nova missão. Se nem Tyrus foi capaz de resistir ao poder das runas será que ele conseguiria? Depois que as nações se destruíram com os poderes rúnicos, Ryze começou a buscar os artefatos para guarda-los de maneira segura, sempre temendo cair na tentação que elas oferecem, mas com a vida prolongada por ter carregado tanta magia.

O Campeão

Ryze é um mago clássico de League of Legends, ele já recebeu várias reformulações, mas sempre manteve a ideia de um mago que arremessa magia pura e faz combos com suas habilidades. Na sua versão atual ele tem como passiva Maestria Arcana, que aumenta seu dano de acordo com sua mana e vice-versa.

Suas outras habilidades são Fluxo que altera a função das outras habilidades contra o alvo e, se reconjurada, se espalha para alvos próximos, Sobrecarregar que arremessa uma esfera de energia que pode ser utilizada novamente depois de utilizar outras habilidades e afeta mais de um alvo se ele estiver afetado por Fluxo e, por fim, Prisão de Runa que reduz o movimento do alvo ou impede o movimento se ele tiver Fluxo. Seu ultimate, Portal de Reinos, cria uma área que teleporta os aliados para outro lugar.

Loading icon

Sua versão em Legends of Runeterra trouxe algumas de suas habilidades, mas foi mais focada no potencial das Runas Globais e de seus poderes devastadores. Ryze se mantém um mago, com uma Origem que permite a inclusão de qualquer feitiço Súbito ou Foco que não tenha alvos. Isso dá muita flexibilidade para a região, já que temos vários efeitos diferentes com esses requisitos, incluindo todas as Contapedras.

Sua jogabilidade é em torno do feitiço Mergulho no Passado, criado pela sua origem e pelo campeão em campo. O feitiço cria uma das cinco runas em mão e cada uma delas tem um efeito quando invocada. Ao jogar uma nova runa, ela reativa as antigas, criando um efeito em cascata cada vez mais poderoso. Com 3 em campo, Ryze sobe de nível e reativa as runas ao atacar. Com 5 em campo, Ryze ganha o jogo ao atacar, como uma condição de vitória alternativa.

Ad

Loading icon

Sobrecarregar e Prisão de Runa vieram como efeitos dos Fragmentos de Traição e de Loucura, agindo de maneira bem similar ao jogo base.

Outras Cartas

Como campeão de Runeterra, Ryze tem um feitiço exclusivo para ser o relacionado: Portal de Reinos de Ryze, que permite uma excelente compra de cartas, mas com o efeito negativo de descartar seguidores. Felizmente, o deck de Ryze se importa mais com magias, então a compra de cartas deve ser excelente.

A Origem de Ryze já é ampla o suficiente para que fosse necessário trazer novas cartas, mas vou listar algumas com bastante potencial. Em primeiro lugar tempos as Contapedras, talvez com Três Irmãs gerando proteção e Contapedras Piltovense para remoção e compra de carta, mas outras promissoras podem ser Contapedras Ioniano e Contapedras Demaciano.

Além delas, podemos incluir quase qualquer compra de carta, com destaque para Olho de Nagacáburos que cria uma unidade e Solo de Bateria. Meditação Profunda também é uma opção, mas com a quantidade magias Solo de Bateria deve funcionar melhor.

Como opções utilitárias temos Súplica que será necessária em decks que se aprofundem no campeão como condição de vitória alternativa, O Frio Imperdoável se você usar equipamentos já que ele não alveja, Presentes do Além para providenciar efeitos diversos e Rito de Passagem para recuperar uma Runa caso ela seja destruída. É importante lembrar que elas não podem ter alvos, então algumas maravilhas como Cântico dos Trolls, Cascata Lívida e Disciplinas Gêmeas não podem ser incluídas.

Possibilidades de Decks

Além do campeão, Ryze oferece uma região incrível que consiste em diversos feitiços valiosos. Por conta disso, ele é uma ótima combinação com Seraphine, que pode aproveitar muito a variedade de efeitos. Outra opção que se aproveita muito de feitiços é Master Yi que usa a região para adquirir vários habilitadores de Fluxo, como as Contapedras, Presentes do Além ou a nova Bis.

Se quiser jogar pensando na condição de vitória alternativa, talvez as melhores opções sejam Zilean que permite prever e poderá se aproveitar de Artimanha Temporal sem estar em Piltover e Zaun, ou Viktor que irá baratear tanto Mergulho no Passado quanto as próprias Runas, além de aproveitar bastante das magias de Ryze.

É difícil dizer o quão bom Ryze será. Como região ele com certeza verá muito jogo, já que garante muitas possibilidades. Mas como campeão independente é muito cedo para dizer. Mas considerando as antigas condições de vitória como Fiora e A Árvore de Bandópolis pode ser que logo estejamos pedindo nerfs para o campeão.

Conclusões

Os três novos campeões oferecem muita coisa nova, mas também propõe muitas combinações com cartas do passado. Infelizmente parece que não temos tanta interação entre o trio, mas isso também significa que veremos mais decks sendo criados. Ao que tudo indica, os campeões serão grandes estrelas nessa temporada.

Ad

Em 2023 voltaremos a receber novas cartas e novos campeões. Segundo a Riot, teremos ainda mais campeões exclusivos como Norra chegando, então deve ser um ano bem promissor.

Mas e aí? O que achou dos campeões? Qual vai querer testar primeiro?