Introdução
Quem acompanha os sites de estatísticas e joga competitivamente já está sabendo da moda mais nova do Runeterra; os decks de Poro. O arquétipo de Poro há não muito tempo recebeu bastante suporte com a chegada do campeão O Rei Poro, mas mesmo assim nenhuma lista que levava os Poros sequer chegou a ser meta.
Na verdade, o deck mais bem-sucedido de Poros da história foi uma lista de Águas de Sentina com Canto da Sereia, que com certeza era o pior de todos os decks de Canto da época.
Ad
Hoje, vamos ver 2 listas de Poro que estão aparecendo na fila ranqueada e estão com taxas de vitória decentes para entender como um dos piores arquétipos do jogo inteiro está finalmente vendo jogo.
Poros Freljord - Se Ajoelhe para o Rei!
O arquétipo de Poros foi pensado pelos desenvolvedores para ser jogado primariamente com a região de Freljord, e a lista que se encontra com a melhor taxa de vitória desse arquétipo leva a região das neves.
O deck de O Rei Poro foca bastante em encher a mesa com os pequenos Poros, que em sua grande maioria custam 1, para depois buffá-los de diversas maneiras diferentes, mas principalmente de forma global com os Poritos. Eventualmente, você terá um campo recheado de unidades grandes e com palavras-chave fortes que te darão a vitória.
A lista não mudou muito desde que a estratégia chegou ao Runeterra, porém as mudanças que a comunidade fez nesse deck impactaram bastante na taxa de vitória. Nós demoramos muito para descobrir o jeito certo de jogar com essa lista, e por causa disso os primeiros decks que levavam Poros eram muito ruins e dependentes demais de Poritos.
Ainda temos esse problema de depender demais dos Poritos, porém, com a adição de feitiços de suporte melhores e um foco mais otimizado em quais Poros levar, além da quantidade deles no deck, a lista ficou muito melhor.
Estamos falando de Três Irmãs e Clausura Gélida, que são ótimas ferramentas responsivas que protegem a sua mesa e lidam com a do oponente também.
Uma carta que foi deixada de lado, e era considerada muito importante para o arquétipo antigamente, mas agora não é mais, é a Aurora Poreal. Nas novas versões da lista, ela agora aparece somente 1 vez por ser uma carta muito cara que não gera valor instantâneo na mesa, e por isso pode ser lenta demais. Como o arquétipo agora propõe ser muito mais rápido, a Aurora Poreal pode te atrasar em algumas matchups, brickando a sua mão.
Os Poros menos impactantes para a partida aparecem apenas em 1 cópia nesse deck. Antes, nós tínhamos muitas dúvidas sobre quais poros eram bons, e quantos de cada um deveríamos levar. Agora, temos um pouco mais de noção de que ainda devemos levar alguns poros ruins, porém apenas 1 cópia, para subir o nível do seu campeão.
Os Poros mais importantes são todos levados em 3 cópias - são eles:
Poro Solitário serve para te dar valor durante a partida, além de ser extremamente fofinho.
Poro Carinhoso te ajuda a regular o campo puxando as unidades inimigas para o combate.
Poro Audacioso é a fonte de dano principal por carregar a palavra-chave "Elusivo".
Poro Emburrado é a unidade mais importante do deck, por ser o Poro mais preparado para jogar contra listas de remoção direta devido ao Robusto, e também é unidade agressiva devido ao Sobrepujar.
Ad
Essa lista está com uma taxa de vitória bem decente, e com uma taxa de jogo gigantesca atualmente. O problema desse deck é que ele perde para algumas matchups populares do formato competitivo, como Darius Gnar, e Janna Nilah, mas, mesmo assim, ele tem matchups boas contra muitos outros decks do formato.
Os Poros são ótimos no momento para você levar para a fila ranqueada, por ser um deck extremamente fácil, divertido, e muito fofinho. Ou seja, o seu estresse não vai bater no teto mesmo que você perca as partidas. Sem contar que os jogos serão extremamente rápidos.
Vamos ver uma lista alternativa de Poros que é um pouco mais preparada para o competitivo, caso você queira levar a sério esse arquétipo.
Poros com Yuumi - Só para Quem Está no Modo Sério
O Rei Poro já jogou com Targon algumas vezes na época do Canto da Sereia, mas nunca foi competitivo, e/ou forte. Agora com a lista mais otimizada, parece que esse arquétipo finalmente consegue se portar bem contra muitos decks do competitivo.
Essa versão é um pouco mais focada no valor, e em proteger as suas unidades com muito afinco enquanto você as deixa gigantescas com a sua Yuumi.
A região de Targon te permite levar a Xolaani, A Tecelã de Sangue, que é uma unidade que te permite ser um pouco mais imprudente na forma como você joga as suas unidades, pois você não se importa tanto assim se perder elas. A sua Xolaani, de qualquer forma, crescerá bastante mesmo se você perder os seus Poros durante a partida, e, por isso, essa lista tem um late game muito melhor que a versão de Freljord.
Esse deck também leva uma das melhores remoções do jogo inteiro, o Clarão Solar, e uma das melhores cartas de valor do jogo inteiro também, a Contapedras Targonense. Assim, você conseguirá até mesmo recorrer aos Celestiais caso tudo dê errado.
Vejamos como anda a taxa de vitória desse deck:
Infelizmente, a taxa de vitória dessa lista não é tão interessante assim, mas isso acontece por que esses dados são tirados diretamente da fila ranqueada. Se dermos uma olhada com um olhar um pouco mais crítico, perceberemos que algumas matchups contra decks populares no competitivo são extremamente boas para essa versão de Poros.
Os números de confrontos são baixos por ser um deck que começou a aparecer muito recentemente, desde o dia que este artigo está sendo escrito.
Poros com Targon tem confrontos bons contra Shen Jarvan IV e listas de Pantheon Akshan, sem contar que possui um bom aproveitamento contra Darius e Gnar, que são todos decks que aparecem no competitivo.
Ad
As matchups ruins dessa lista são Ashe e LeBlanc devido aos Congelamentos, e Janna Nilah por esse arquétipo ser extremamente forte contra essas listas que não conseguem remover cedo as unidades do inimigo, igual aos Poros.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora também está sendo atacado por toda a fofura dos Poros. Deixe nos comentários se vale um guia mais completo e detalhado desses arquétipos aqui no site!
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment