Introdução
O Patch de Variedades 4.11 chegou, e, como de praxe, venho aqui analisar e comentar as mudanças. Vou dar minha opinião sobre os nerfs e buffs, além de uma análise de como será o meta com as mudanças das cartas novas.
Lembrando que todo esse conteúdo é baseado nos meus 3 anos de experiência narrando e competindo em torneios de LoR.
Não estarei falando sobre as cartas novas - caso você tenha curiosidade em saber sobre cada uma delas, basta clicar aqui.
Ad
Nerfs
Janna - De 6 cartas de custo reduzido, para 8.
A Janna estava muito forte e consistente. Esse nerf é bem-vindo para campeã, já que estamos nos encaminhando para a temporada competitiva do Eterno, no qual ela possivelmente estará muito forte.
No Eterno, a campeã consegue subir de nível com muito mais facilidade por termos acesso a muitas cartas com sinergia. É possível que essa mudança não mate a Janna por completo, e ela ainda veja jogo competitivo, mas com certeza os jogadores irão pensar duas vezes agora antes de botá-la em suas listas.
Furacão Divino - Agora causa apenas 1 de dano ao Nexus inimigo, ao invés de 2.
Esse nerf foi excepcional, pois não mata a carta, já que a proposta principal desse feitiço é servir de remoção direta a unidades inimigas. O efeito de Burn ao Nexus é apenas um adicional que você ganha ao jogar esse feitiço, e reduzir esse dano direto faz bastante sentido, já que é um feitiço que as listas que abusam dessa carta já vão conseguir jogar por 0 de custo.
A Força dos Campeões - Antes custava 8, agora custa 9.
A Riot está com problemas sérios com essa carta. A Força dos Campeões já foi buffada e nerfada incontáveis vezes, e é um feitiço que continua extremamente forte. Esse nerf possivelmente matará a carta, já que 9 pontos de mana é muito caro para qualquer lista Midrange de Demacia.
É muito difícil pensar em uma solução para os problemas que essa carta causa ao jogo, então essa solução de deixar ela injogável até segunda ordem parece fazer sentido.
Pico Pontestrelado - Volta a custar 2 de mana.
Pico Pontestrelado é a maior fonte de valor no early game das listas de Celestiais do Eterno. Por 1 de custo, caso caia no primeiro turno, já garante muito valor gratuito ao jogador de Celestiais, já que as cartas Celestiais são por si só muito fortes.
Esse nerf retorna o custo original do monumento, provando para todos que essa carta sempre foi jogável, já que é bastante claro que 2 de custo ainda é ok para o Pico Pontestrelado.
Chamado Cósmico - Agora não Evoca mais se jogado por 8 de custo.
Esse nerf faz bastante sentido, apesar de existirem diversas maneiras melhores de se nerfar essa carta. Agora você não gera mais um Celestial se jogar o Chamado Cósmico por 8 de mana, ou seja, você paga 8 para não fazer nada.
Devido à força das listas de Celestiais, sabemos que isso provavelmente não afetará tanto assim esses decks. Lineups competitivas de triplo Chamado Cósmico provavelmente não vão mais ser jogáveis, mas provavelmente ainda teremos algum deck de Chamado Cósmico no meta.
Uma ideia legal de nerf para esse arquétipo é mudar a carta Lendas Vivas de uma forma que ela recupere o custo de mana que você usou para jogar a própria carta. Ou seja, se você pagou 5 para jogar Lendas Vivas, ela recuperaria 5 de mana.
Ad
Buffs
Swain - De 16+ pontos de dano, para 14+.
Esse buff de reversão no Swain demorou um pouco para chegar, mas ainda chegou a tempo. Já que estamos indo para a temporada competitiva do Eterno, lá, a região de Noxus é mais puxada para o Controle, e o Swain é um dos melhores campeões para essa estratégia.
Depois dos diversos nerfs na Samira, agora o estrelato de melhor campeão de Noxus pode ficar nas mãos do imperador tirano.
A Dama Saqueadora - Agora possui Sobrepujar.
Esse buff é bem-vindo, porém entra naquela categoria de mudanças um pouco irrelevantes. Essa carta infelizmente faz parte do arquétipo da Samira, e, como a campeã não está forte, a Dama dificilmente encontrará um deck para chamar de seu.
Devoto do Desafio - Antes era 2|1, agora é 2|2.
Esse buff também é um pouco irrelevante, já que a grande sacada dessa carta está no seu efeito. De todas as cartas do arquétipo de Nilah Janna, essa foi a pior de todas de longe, e essa mudança talvez não faça diferença nenhuma, pois o efeito dessa unidade simplesmente não combina com as listas que levam as campeãs.
Patriarca Protetor - Antes era 7|7, agora é 8|8.
Essa carta agora é uma unidade Titânica. A Riot está fazendo uma grande movimentação para dar o título de Titânico para o máximo de unidades que conseguir ultimamente. Sabendo disso, essa mudança é irrelevante.
Tryndamere - Antes era 8|4, agora é 8|6.
Esse buff é um nerf escondido, pois estratégia do Tryndamere consiste em matar o campeão para ele subir de nível. Se você aumenta os seus atributos, fica mais difícil de matá-lo, logo, esta mudança está piorando as listas de Tryndamere.
Infelizmente, o Trynda está muito datado, e o jogo não comporta mais o estilo de jogo dele. A única forma de fazê-lo voltar é com algum tipo de amontoado de cartas novas que dão suporte ao campeão de alguma forma.
Chamado da Mãe de Guerra - Antes custava 12, agora custa 11.
Esse buff é super relevante, já que essa carta permanece no Padrão e pode ser uma ótima alternativa de combo de valor para a região de Freljord, já que a região agora está recheada de unidades Titânicas.
No Eterno, essa carta é completamente apagada pela existência do feitiço Feel the Rush, que é um dos grandes finalizadores da região de Freljord. Mas, no formato Padrão, agora por 11 de custo, ficou extremamente mais fácil de jogar esse feitiço, e ele pode, sim, ser um recurso forte para decks do meta.
Comandante Ledros - Antes era 9|6, agora é 10|6.
Infelizmente, essa mudança não muda nada no jogo. O Ledros continuará fraco e não verá jogo competitivo. O Runeterra se modernizou demais, a ponto do Ledros não fazer mais sentido em nenhuma estratégia do meta.
Ad
Aracnídeo Necrótico Agora tem Assustador.
Essa carta agora pode ser um atacante, ao invés de ser uma unidade de banco.
Gostaria de deixar claro que está ficando famoso dar Assustador para unidades de Ilhas das Sombras, e isso significa que estamos gradativamente revivendo a identidade agressiva da região.
Parasita Espiritual - Antes era 4|1, agora é 4|2.
Por incrível que pareça, essa unidade ter 2 pontos de vida faz muita diferença. Muitas vezes, os arquétipos que levam essa carta normalmente usam suas unidades como recurso para abater inimigos ou comprar cartas. Com 2 de vida, essa unidade foge dos Pings de 1 de dano, facilitando muito a dinâmica dessas listas de Ilhas das Sombras.
O Demônio Etéreo - Antes era 7 de custo 6|4, agora é 6 de custo 5|3.
É fácil dizer que O Demônio Etéreo, mesmo com essa mudança, não verá jogo. O problema dele é o efeito que vai para a pilha, no qual você deve abater uma unidade sua para destruir um inimigo. Existem muitas formas de responder esse efeito, e na própria região de Ilhas das Sombras temos muitas cartas que lidam com a mesa do seu inimigo de formas mais eficazes.
Forma Corrompida - Antes era 3 de custo, agora é 2.
Esse equipamento vem do feitiço Selado em Aço, que é uma das piores cartas do jogo inteiro. Esse buff é muito bem-vindo para esse feitiço, mas, mesmo o equipamento custando 2, Selado em Aço continua sendo facilmente top 5 piores cartas de todos os tempos de toda Runeterra.
A Árvore de Bandópolis - Antes era 4 de custo, agora é 3.
Esse monumento já causou muitos problemas no passado, e, agora por 3 de custo, voltará provavelmente a ser o centro das atenções no formato competitivo. Devemos deixar claro que o meta agora é composto pelos Exploradores, cartas que dão para qualquer região uma opção barata de remoção de monumentos. Isso claramente é uma resposta muito forte para a Árvore, mas será que é o suficiente? Só o tempo dirá.
Acredito que o meta poderá girar em torno dessa carta, forçando os jogadores a levar mais remoções de monumentos em geral.
Katarina - Antes era 2|2, agora é 3|2.
A campeã está retomando o seu trono de Rainha de Noxus, já que a Samira está enterrada a 7 palmos. Esse buff é muito bem-vindo e pode transformar a Katarina em uma opção agressiva muito forte para o próximo meta competitivo do Eterno.
Preservacionista - Antes era 5 de custo, agora é 4.
Essa carta entra na categoria de buffs do patch legais, porém muito aleatórios. De fato, é uma carta que nunca viu jogo competitivo, e, agora com esse buff, pode ser considerada em listas de Lissandra e Taliyah, ou até mesmo Mono Shurima.
Ira do Deserto - Antes era 4 de custo, agora é 3.
Ad
Esse buff pode dar uma empurradinha em arquétipos de Azir Irelia no Eterno, o que é ótimo, já que essas listas são uma das melhores alternativas para se jogar contra Ryze.
Fora isso, é uma carta muito forte do Boss do Azir do Caminho dos Campeões, e esse buff pode o tornar um pouco impossível de lidar.
Portal Espiritual - Antes era 4 de custo, agora é 3.
Esse feitiço é muito ruim, e esse buff não muda muita coisa. Infelizmente, o problema dessa carta está na facilidade que a região de Bandópolis tem de dar atributos para as suas unidades de maneira mais eficaz, ainda mais de forma súbita. Essa carta, para ser boa, provavelmente teria que custar 1 ou 2 de mana.
Aqueles Que Perduram - Antes era 7 de custo, agora é 6.
Essa é uma das minhas cartas preferidas de todos os tempos, mas esse buff infelizmente não muda muita coisa. Essa unidade já não funciona mais no meta atual do jogo, muito devido a uma crise de identidade da região de Ilhas das Sombras. Como também existe o campeão Nasus, que faz o mesmo, mas melhor, não existe motivo para jogar com essa unidade, mesmo ela custando 6 de mana.
Guerreira do Tornado - Antes era 2 de custo 2|2, agora é 1 de custo 1|1.
Como a proposta dessa unidade é ficar se reciclando e ganhando atributos e palavras-chave, eu acredito fielmente que essa mudança é um nerf para essa carta. Já que essa unidade agora possui 1 de vida, ela provavelmente morrerá muito fácil para qualquer Ping do seu oponente. E mesmo sendo um seguidor que custa 1 de mana, ainda não é o suficiente para fazer o arquétipo de Retorno fazer sentido.
Predadora Desenfreada - Antes era 3|2, agora é 3|3.
Essa mudança é muito relevante, considerando que essa carta não precisava de buff, e já era uma unidade forte e jogável. Na verdade, o arquétipo de Assustadores é um dos mais competitivos do Eterno, e essa unidade é a grande estrela do deck. Esse buff reforça o seu estrelato nesses arquétipos e pode selar com chave de ouro o estilo de jogo agressivo no meta competitivo do próximo Runeterra Open.
Ajustes
Cronologias Simultâneas - Agora concede as unidades da sua mão o efeito de “Ao me jogar na mesa, me transforme em um de 3 seguidores aleatórios do mesmo custo que eu”.
Está decretado a morte oficial das Cronologias. Esse arquétipo era o meu preferido de todos os tempos do Runeterra, e agora não é mais possível jogar com essa carta, pois está extremamente fraca.
Acredito que, na forma na qual esse feitiço se encontra agora, é justo que ele custe 1 de mana, ou até mesmo 0. Isso porque não existe mais motivo nenhum para você levar essa carta na sua lista de Timelines.
Videira Vigorosa - Antes era 7 de custo 5|3 - "Efeito ativa quando um aliado é invocado", e agora é 6 de custo 5|3 - "Efeito ativa quando um aliado é jogado da sua mão".
Ad
Essa mudança traz uma qualidade de vida para a carta, e impede que o efeito da Videira, de transformar unidades aliadas nela mesma, seja prejudicial para listas de portais da Norra.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora sabe quais são todas as mudanças do Patch 4.11!
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment