Introdução
O Patch 5.1 está sendo considerado um dos melhores patches que já tivemos em termos de balanceamento, segundo a comunidade. Várias listas novas e jeitos inéditos de construir arquétipos estão surgindo rapidamente.
Separei 10 listas que joguei no primeiro dia do patch para você se divertir depois dos buffs e nerfs no Dragão Ancião e na Morgana.
Estamos todos cansados de ver esses dois campeões na fila ranqueada, então confira ideias novas que podem se popularizar bastante nos próximos dias.
Ad
Disco Solar com Freljord
Depois das mudanças no Disco Solar Soterrado, você não precisa mais jogar só com cartas de Shurima no seu deck, já que este monumento agora contabiliza descontos fora do campo.
Isso gerou vários jeitos de construir este deck, e um deles transforma o arquétipo de Mono Shurima em um deck de Vigia das Tribos.
Essa lista ainda tem Azir Renekton e Nasus, porém tem bem mais opções no início de jogo, pois abusa o pacote de cartas de Freljord que dão atributos para as suas unidades, como:
Os campeões Ascendentes possuem tipos que também valem para o Vigia das Tribos, e, assim, o seu ritmo de jogo será muito parecido com o Mono Shurima normal, mas com cartas melhores.
O deck do Imperador não é tão forte assim, e serve mais como uma condição de vitória alternativa caso dê tudo errado na sua partida. Os Ascendentes são extremamente populares e a Riot está fortalecendo eles já tem um tempo - quem sabe a próxima coleção de cartas trará mais deles para o jogo.
Disco Solar em Demacia
Com a mesma ideia da lista de Disco Solar Soterrado de Freljord, temos o de Demacia, que também é uma adaptação do Mono Shurima original.
Porém, ao invés de misturar esse arquétipo com o Vigia das Tribos, essa versão traz elementos das listas de Elites de Demacia, mas com os campeões Ascendentes.
Essa versão foca mais em destacar o Renekton, pois lhe dá Desafiador com Confronto, e facilita seus ataques com o General das Dunas.
Assim como a versão de Freljord, essa lista não é completamente dependente do deck do Imperador, que também serve como uma condição de vitória alternativa caso tudo dê errado.
Agora que Shurima também tem cartas Elite, faz bastante sentido combinar estas duas regiões para fazer esse arquétipo funcionar, ainda mais se os Ascendentes apoiarem esse estilo de jogo.
Master Yi & Nami
A Nami recebeu um buff após passar muito tempo sem ver jogo após o seu rework, que falhou. Além disso, o Master Yi recebeu um ajuste que reforça a sua identidade como uma unidade de banco.
Assim, estes dois agora finalmente podem ser uma dupla imbatível, pois os seus estilos de jogo combinam bastante.
Master Yi diminui o custo dos feitiços enquanto a Nami cresce o ataque das unidades em campo.
As cartas principais dessa lista, além dos campeões, são:
Essas três unidades serão suas engrenagens principais para finalizar o jogo. Vikrash lhe garantirá cartas na mão sempre devido ao Turbilhão que ele gera no seu deck. Já a Almirante Shelly é a unidade que fecha a partida, pois habilita combos com os seus feitiços na mão e proporciona muito poder de ataque para toda a sua mesa.
Esse deck só precisava de um empurrãozinho para voltar a ver jogo, e com certeza essas mudanças nestes dois campeões fortalecerão bastante esse arquétipo nos próximos dias.
Ad
Samira & Nami
Essa lista é praticamente o mesmo que o deck de Nami com Master Yi, mas para aqueles jogadores que preferem uma estratégia mais agressiva.
Estes dois decks tem um estilo parecido, pois focam nas unidades Elusivas e no combo com a Almirante Shelly, mas a Samira, diferente do Master Yi, é uma campeã muito mais ativa, que promove trocas no início do jogo.
Então, essa versão foca mais em dominar o seu adversário com a Samira enquanto você comba com seus feitiços do que eventualmente ganhar o jogo com Elusivos e feitiços que custam 0 mana, como é a versão do Master Yi.
Particularmente, acho essa versão muito mais divertida por ser um pouco mais difícil de pilotar, e assim suas vitórias são mais expressivas. Uma carta extremamente divertida nesta lista é a Picaretagem, que pode ganhar muitos jogos se você souber roubar as cartas certas do seu oponente.
Master Yi & Akshan
Esse deck lembra bastante o arquétipo de Samira Akshan, com o qual o seu plano de jogo é proteger os seus campeões a todo custo, e transformar eles na sua condição de vitória principal.
Nessa lista, Master Yi não é apenas uma unidade de banco, mas também um agressor, pois o buffaremos várias vezes até ele subir de nível para abusarmos do seu golpe súbito.
Você é um pouco dependente do Akshan na sua mão inicial, pois o monumento dele será a sua fonte principal de cartas, o que te permitirá combar todo turno.
Se você tem o Akshan cedo, o jogo está quase ganho, pois essa lista tem resposta para quase tudo que o seu oponente queira jogar.
Podemos aumentar os atributos das nossas unidades, negar feitiços, e até mesmo Capturar unidades inimigas com o Furtivista de Dirigível, que tomou buff.
O Vale da Névoa te ajuda a sempre ter a Lâmina Pendular nas mãos, a carta principal deste deck, tirando os campeões. Esse equipamento acelera muito a contagem dos seus monumentos, e te ajuda a dar palavras-chave como Desafiador, Escudo de Feitiço, e outras coisas para os seus campeões.
Udyr & Akshan
Se você está cansado de não comprar o Akshan na sua mão inicial quando joga com a lista acima, talvez essa versão do arquétipo seja melhor.
O Udyr recebeu um buff de +1 de vida, que é bastante relevante, e, já que ele combina bastante com o Akshan, revivemos essa lista para você jogar na fila ranqueada.
Praticamente, esse deck é o mesmo que Master Yi com Akshan, mas com unidades melhores no início da partida, somado ao pacote de feitiços de defesa de Freljord - que são fortíssimos nesse meta.
Não dependemos tanto assim do Akshan, pois sua mesa terá unidades úteis com vida o suficiente para proteger nosso Nexus durante o início do jogo, até comprarmos nossos campeões.
Esse deck tem Ressurreição Negligente para você reviver os seus campeões, pois, diferente da versão de Ionia, essa lista não é tão bem preparada para remoções diretas porque não tem tantas negações.
Ad
Kai’Sa & Evelynn
A Kai’Sa recebeu um buff que pode lhe dar uma vida nova. O arquétipo de Evelynn com Kai’Sa é um dos únicos que agora consegue aproveitar 100% do efeito do Espinho de Ódio, uma das melhores cartas do jogo.
Isso, somado aos nerfs no Dragão Ancião, pode dar a essa lista espaço suficiente para ela voltar para a fila ranqueada depois de muito tempo.
Até levamos cópias da Ahri “lá em casa”, a Airis, já que não teremos tantos Espinho de Ódio nas listas dos nossos oponentes agora que ela foi nerfada.
Com o pouco que joguei com essa lista, já deu para perceber que os nerfs na Morgana e no Dragão Ancião eram os grandes fatores que atrapalhavam essa lista na fila ranqueada. Agora que esses decks não aparecem mais, você pode jogar com a Kai’Sa e a Evelynn com mais tranquilidade.
Celesbians - Diana & Leona
Outra lista que pode voltar a fila ranqueada devido aos nerfs na Morgana e no Dragão Ancião é o deck de Diana e Leona. Esse deck é o ápice dos decks de Midrange que só jogam unidades com efeitos fortes em campo e têm muita sinergia entre si. É quase como se fosse uma versão mais refinada de Elites.
Esta estratégia é extremamente divertida, pois os finalizadores são cartas muito icônicas: A Luz Sinuosa e Arauto da Convergência Celestial. Apesar desse deck ser extremamente divertido, ainda falta alguma coisa para ele ser excelente, pois, de todos dessa lista, talvez esse seja o mais fraco.
O grande problema dessa lista é que faltam ferramentas que compram cartas, o que te força a sempre ter um mulligan perfeito. Mas, mesmo assim, ainda é uma lista que consegue ganhar tranquilamente partidas na fila ranqueada após o patch 5.1.
Saquear - Samira & Miss Fortune
Essa lista é a versão nova de Saquear que está se popularizando. A Miss Fortune completa muito bem esse arquétipo, e ativa Saquear com muita facilidade.
A Samira não é a protagonista, até porque ela raramente sobe de nível. Na verdade, ela é apenas uma carta que gera o Talento Natural na sua mão, o melhor ativador de Saquear do jogo.
A estrela nesta lista é o Cavalheiro Cortês com a Artífice Astuta, que juntos podem dar até mais de 10 pontos de ataque para o Cavalheiro e transformá-lo na nossa fonte de dano principal.
Tudo isso, somado ao pacote de Saquear da Samira, que tem um início de jogo extremamente sólido e rápido, nos ganharão partidas extremamente rápido.
Essa lista lembra bastante os decks de Piratas antigos que levavam Miss Fortune, mas, diferente dessas listas, o Saquear de Samira não fecha as partidas com elementos de Burn. Você é um pouco mais dependente das suas unidades para finalizar suas partidas.
Darius com Freljord
Para fechar com chave de ouro, trago a versão mais competitiva e atual do arquétipo de Noxus Sobrepujar com Freljord: o Mono Darius.
Essa lista não leva Cavalheiro Cortês, mas leva A Dama Saqueadora. Após testarmos bastante as cartas de Saquear durante o primeiro dia do patch, percebemos que A Dama Saqueadora combina bastante com esse arquétipo, diferente do Cavalheiro Cortês, que parece um pouco lento demais para essa lista.
Ad
Assim, esse deck joga igual à lista de Sobrepujar competitiva que já estamos acostumados, mas com A Dama Saqueadora para dar mais ataque às suas unidades da mesa.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado! Recentemente, tivemos uma notícia triste para a comunidade de LoR, e todos estamos passando por um momento difícil. Tem sido difícil escrever sobre o jogo em si por causa disso. Mas é minha obrigação como criador de conteúdo do jogo continuar dando para vocês o meu melhor todos os dias, e sempre tentar deixar o clima agradável.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais.
Até a próxima!
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert