Sobre o deck
A campeã Kai'Sa, quando surgiu no Runeterra, veio junto com a Evelynn. As duas eram para ser uma dupla inseparável, pois uma complementa muito o estilo de jogo da outra.
Mas todo mundo sabe que a campeã Evelynn nessa época era fraca demais e não via muito jogo. Depois disso, ambas foram se afirmando cada uma do seu jeito no meta, a Kai'Sa com a sua lista mono, e a Evelynn em listas de Viego, mas nunca juntas.
Ad
Porém, depois dos recentes Buffs nas cartas suporte da Evelynn, agora as duas campeãs finalmente podem dar as mãos e fazer um deck meta. Vamos entender como funciona essa nova lista e por que ela está tão forte?
O deck consiste em gerar valor com as carcaças dos seguidores da Evelynn. Quando você joga uma unidade da sua mão, tendo uma carcaça em campo, essa unidade absorve a palavra-chave e os atributos da carcaça, destruindo ela no processo. Dessa maneira você além de estar construindo uma mesa com muitos atributos, você está também acelerando o nível 2 da sua Kai'Sa, pois ela sobe de nível quando você tiver jogado aliados com 6 palavra-chaves diferentes na partida.
Depois dos Buffs recentes no Steem, essa carta agora é forte, e serve como a fonte de distribuição da palavra-chave de Patrulheiro para a Kai'Sa, já que não é possível usar o Valor nessa lista pela falta da região de Demacia.
O Steem funciona como uma engrenagem, que além de proporcionar uma condição de vitória para a sua Kai'sa, também distribui vulnerável para a mesa do oponente. Em outras palavras, o Steem e o Valor funcionam de forma muito parecida, porém com pequenas nuances diferentes.
A grande diferença é que o Steem tem muita sinergia com o seu deck, já que o tempo inteiro você está evocando unidades de 1 de custo. Então é possível ter turnos fortíssimos, nos quais você distribui vulnerável para a mesa inteira do oponente, facilitando muito a sua interação com as unidades dele.
Sua condição de vitória são as duas campeãs e por causa disso a lista é um pouco dependente delas, e toda a montagem do deck se baseia na Kai'Sa e na Evelynn estarem em campo. Vamos dar uma olhadinha no deck.
Decklist
É perceptível que esse deck não tem nada de novo. Na verdade, cada uma dessas cartas já foi meta alguma vez, ou fez breves aparições em listas jogáveis.
Mas como já dito, depois dos Buffs recentes, agora esse conjunto finalmente faz sentido junto. Mas a grande verdade é que: o meta está muito favorável para esse deck, pois está muito difícil de responder o valor das palavras-chave somado aos atributos das cartas desse deck.
Em geral, não temos muita remoção pesada rodando, e o meta é basicamente por a maior carta da sua mão na mesa todo turno e bater com tudo contra o Nexus do oponente.
Por que você levaria uma Vingança para matar um seguidor 5/5 do seu oponente, se ele tem na mesa mais 4 unidades 5/5 iguais em campo? E é por causa disso que Kai'Sa e Evelynn é tão forte: é só posicionar as suas unidades e bater, e você dificilmente terá menos atributos que o seu adversário.
Entendendo as Partidas
É necessário comentar que este deck é dependente demais de suas campeãs. Se você tem alguma afinidade com listas de Kai'Sa, você sabe o que é sofrer quando ela não aparece nas suas mãos. Pense que essa lista é quase a mesma coisa que um mono Kai'Sa, porém o pacote inteiro de Midrange de Demacia é trocado pelos seguidores da Evelynn.
Ad
O pacote inteiro da Evelynn funciona como um Midrange que joga sempre na curva procurando o tempo inteiro trocas boas com a mesa do adversário, e tentando o máximo possível tirar 100% de aproveitamento das palavras-chave aleatórias que são geradas.
A falta de Demacia não agrediu o arquétipo. Na verdade, os seguidores da Evelynn trazem muito mais consistência ao longo dos turnos nos quais as campeãs não se encontram na mesa.
Sem contar que finalmente Steem é uma carta jogável e ajuda muito a campeã Kai'Sa a finalizar as partidas.
Matchups Boas
Em geral, listas de controle tem muita dificuldade de se manter saudável contra Kai'Sa e Evelynn. O ritmo do deck Midrange é muito rápido, e a lista se torna praticamente imparável se a sua curva vem perfeita, e as campeãs aparecem na mesa.
Decks de Ryze sofrem bastante também contra a Kai'Sa. O tempo que a lista de Ionia perde para resolver uma unidade forte é o suficiente para você reposicionar os seus seguidores em campo e continuar pressionando com atributos e palavras-chave.
É possível vencer algumas matchups agressivas caso você consiga achar a palavra-chave de roubo de vida logo cedo. A verdade é que muitas matchups perdidas podem ser ganháveis se você encontrar palavras-chave que fazem sentido para o momento do jogo.
Melhores palavras-chave aleatórias para se tirar das carcaças:
— Escudo de feitiço: se essa palavra-chave cai na Kai'Sa ou na Evelynn, pode considerar o jogo ganho, se você estiver jogando contra listas lentas.
— Robusto: é muito parecido com escudo de feitiço, no sentido de proteger as suas unidades de feitiços, mas só de feitiços que causam 1 ponto de dano. Também facilita as suas trocas na mesa.
— Elusivo: Essa é só a palavra-chave mais forte do jogo inteiro. Em jogos contra outros decks Midrange você sempre leva vantagem com unidades elusivas.
— Roubo de vida: Essa palavra-chave resolve para você muitas matchups contra decks agressivos, e, em geral, você só precisa de uma unidade apenas para controlar o ritmo acelerado do seu adversário.
Matchups Ruins
Pelo incrível que pareça, esse deck sofre muito contra outras listas midrange um pouco mais agressivas, como: Kayle Leona, e Jax Ornn. Nesse caso você é dependente não só das campeãs, mas muito mais da palavra-chave de roubo de vida.
Contra decks de burn como Jhin e Annie é quase impossível você conseguir fazer alguma coisa. Os atordoamentos são muito fortes contra sua lista, e, em geral, você perde muito tempo na partida se o seu deck de Kai'Sa não está tirando o máximo de cada turno de ataque.
Qualquer lista com congelamento também é muito consistente contra Kai'Sa e Evelynn, pelos mesmos motivos dos atordoamentos. Congelar é basicamente neutralizar um atacante do deck, e se a lista não está pressionando com ataques, ela não está fazendo nada.
Piores palavras-chave para se tirar das carcaças:
Ad
— Impacto: Essa é simplesmente a pior palavra-chave do jogo inteiro, e dificilmente irá ser benéfica nas suas partidas.
— Assustador: Essa palavra-chave pode ser forte em algumas partidas, mas, em geral, o meta está bastante preparado para unidades assustadoras.
— Regeneração: Pode ser útil contra matchups de Midrange, caso essa palavra-chave caia na sua Evelynn, permitindo a sua campeã a fazer algumas trocas um pouco melhores contra a mesa do oponente. Mas, em geral, não faz muita diferença nas partidas.
Dicas Importantes e Mulligan
Para jogar com essa lista, você precisa adotar a estratégia de Mulligan agressivo. Ou seja: você deve trocar todas as suas cartas iniciais caso você não veja as suas campeãs na mão inicial.
— O Mulligan é a parte mais importante dessa lista, pois todos nós sabemos que Shurima não possui muitas ferramentas de compra de carta que conversem bem com esse tipo de arquétipo Midrange. E você acaba ficando com poucas cartas na sua mão muito rápido durante a partida, tendo que tirar o máximo proveito das cartas que você achou no Mulligan. Por isso separei aqui uma amostra de como deve ser a sua mão inicial perfeita:
Procure sempre jogar na curva. Bancar mana com essa lista só começa a ser importante após o turno 5 depois de você descer a sua Kai'sa. Porém, caso você compre um Ritual de Negação, logo cedo, é interessante abordar o jogo de forma mais lenta para sempre ter mana para jogar essa carta.
É importante não se esquecer que a campeã Kai'Sa nessa lista, diferente da sua lista "Mono Kai'Sa", pode entrar em jogo sem estar lvl 2. Algumas palavras-chave distribuídas pelos seguidores da Evelynn que são absorvidos pela Kai'Sa podem resolver seus problemas e serem fortes em alguns turnos. Então, não fique segurando muito a sua campeã na sua mão.
A Evelynn funciona melhor entrando em campo já absorvendo uma Carcaça. Então procure sempre jogá-la nessas condições; não se preocupe em pular um turno só para você preparar o campo para isso. No fim das contas, esse deck funciona apenas com as campeãs, então o seu aproveitamento é sempre melhor jogando para elas.
Kai'Sa e Evelynn se encontra com mais ou menos 51% a 52% de taxa de vitória nas filas ranqueadas, e é o 5° deck mais jogado dos últimos 7 dias no mundo inteiro.
Conclusão
Se você leu até aqui, você já sabe tudo sobre a nova lista que está aparecendo muito nas ranqueadas do Runeterra. Se curtiu esse artigo, não se esqueça de compartilhar e comentar nas redes sociais. Até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment