Legends of Runeterra

Deck Guide

Deck Guide: Rumble Vayne - Mulligan e estatísticas levam à vitória!

, Comment regular icon0 comments

Nesse artigo vamos falar sobre Mulligan e estatísticas, ao mesmo tempo ensinarei sobre a lista de Rumble e Vayne. Aqui, você aprenderá que a mágica da matemática é essencial para a sua estratégia nos campos de batalha!

Edit Article

Introdução

Image content of the Website

Nesse artigo, além de você aprender a como jogar de Rumble e Vayne, vamos falar também sobre Mulligan, pois não tem como falar dessa lista sem abordarmos o assunto "Mulligan", já que grande parte da estratégia desse deck se baseia em entender como as probabilidades de compra de cartas funcionam no LoR.

Vamos juntos aprender a mágica por trás de uma das listas mais interessantes do Legends of Runeterra.

Ad

O que é Mulligan?

Essa é uma pergunta muito recorrente na comunidade de card games, e principalmente jogadores novos possuem essa dúvida. Mulligan se trata da fase inicial do jogo, na qual é apresentada as primeiras cartas da sua mão inicial, e você pode trocar ou não essas tais cartas. No LoR você começa o jogo com 4 cartas na mão e pode trocar cada uma delas pelo menos uma vez.

Porém, tem um detalhe: no Runeterra, as 4 cartas que aparecem na sua mão inicial, quando são trocadas no Mulligan, vão para uma pilha especial que chamaremos de "excesso".

O "excesso" não é embaralhado no seu deck até a sua primeira compra. Ou seja, caso você possua apenas uma cópia de uma carta, e ela apareça na sua mão inicial, se você troca essa carta no seu Mulligan, ela não irá aparecer de volta na sua mão após Mulligan, pois ela se encontra no "excesso". Essa carta só volta a poder aparecer novamente na sua mão quando o primeiro turno começa, e você faz a primeira compra.

Você pode até receber a mesma carta na sua mão inicial depois do Mulligan, mas isso só acontece quando você possui mais de 1 cópia dessa tal carta. Então não se engane, a carta que você recebeu não é igual a que você jogou no "excesso", é apenas a outra cópia que você tem no seu deck.

E o que tudo isso tem a ver com Rumble e Vayne?

Acontece que esse deck é extremamente dependente do campeão Rumble, e por causa disso é necessário abordar uma estratégia de Mulligan agressiva para jogar com essa lista.

Basicamente é: você troca todas as cartas se não possui um Rumble na mão inicial. Não tenha medo de jogar de volta para o deck as suas Vayne e seus Cataclisma. Por isso, essa é a melhor lista para explicar como funciona Mulligan e compras de cartas no LoR.

Números para se levar em consideração

Sabendo que o deck precisa do campeão Rumble na mão inicial, pedi para alguns amigos meus da comunidade de LoR fazerem algumas contas a respeito de probabilidades de compra do campeão.

— Chance do Rumble não aparecer nas 4 primeiras cartas. = 72,27%.

— Chance do Rumble não aparecer nas 4 novas cartas do Mulligan. = 69,47%.

— Chance do Rumble não aparecer no Mulligan em geral, levando em consideração as 8 cartas possíveis. = 50,02%.

— Chance de pelo menos uma cópia do campeão aparecer no Mulligan agressivo. = 49,80%.

— Chance de você comprar pelo menos uma cópia do campeão até o turno 1. = 53,94%.

Pode-se considerar que você possui uma Chance muito perto de 50% de ter o Rumble logo cedo na sua mão, considerando que você possui cartas que tutoram o campeão, e você está abordando a estratégia de Mulligan agressivo, então é bastante difícil uma partida que você não veja ou interaja com o Rumble.

Decklist

Loading icon

Logo de cara, você já percebe que toda a lista é montada pensando em ter o campeão Rumble na sua mão. A ideia principal do deck é acumular recursos nele e tentar ao máximo atacar múltiplas vezes com o campeão durante um turno.

Atenção: não é uma lista meta, mas… por ser um deck extremamente rápido, no sentido de que você resolverá as partidas muito rápido, ou perderá muito rápido, esse deck até que é recomendado para você subir de elo nas ranqueadas. Até porque o meta está bastante favorável para o deck e não existem muitas listas que estão preparadas para lidar com o Rumble no momento.

Ad

Algo importante para levar em consideração sobre essa lista é: o deck é imparável caso você tenha o Rumble na mão. Caso contrário, você basicamente não joga, pois suas partidas sempre vão ser 8 ou 80.

Jogando com o Rumble na mão

Se você tem o Rumble na sua mão até o turno 4, pode comemorar - suas chances de vitória aumentaram absurdamente. A parte difícil é você agora escolher quais são as três cartas que irá descartar.

Nunca jogue o Rumble sem descartar 3 cartas! O escudo de feitiço é a palavra-chave mais importante para o campeão, e você só consegue ter ela se você descartar exatamente 3 cartas da sua mão. Sabendo disso, é mais fácil falar quais são as cartas que você não deve descartar, do que a que você deve sempre. Aqui vão as listas:

Cartas que você não deve descartar

Loading icon

Cataclisma talvez seja a carta mais importante do deck tirando o Rumble. É como se você estivesse dando a palavra-chave de desafiador para o seu campeão.

Reta da Morte é uma ferramenta de combate que não machuca o seu Rumble, e pode te garantir algumas vitórias caso o seu campeão tenha sobrepujar.

Rolamento é a sua ferramenta principal de mobilização e pressão de mesa. Essa carta pode equipar o seu Rumble com um Martelos Gloriosos, tornando o seu campeão praticamente imparável logo no turno 4.

Cartas que você deve sempre descartar

Loading icon

O Cavaleiro Caído e os Fragmentos de Lâmina são as únicas cartas que são sua prioridade de descarte. Cartas repetidas na sua mão, sejam elas Rumble ou Vayne também são prioridades de descarte. Não tenha medo de descartar cópias do seu Rumble caso seja necessário.

Dica importante: não se apegue a cartas na sua mão; o Rumble é melhor que todas elas. E também nunca espere para jogar o campeão! Sempre que possível, evoque-o.

Preparar ataques abertos, e fazer o seu oponente perder tempo tentando remover ou bloquear o Rumble também fazem parte da estratégia do deck.

Jogando sem o Rumble

Image content of the Website

Você não joga.

Brincadeiras a parte, é aqui que o deck fica difícil, e toda a ciência por trás da montagem da lista começa a ser mágica. Jogando sem o Rumble você precisa adotar uma postura completamente diferente; É como se você estivesse preparando um turno perfeito caso o campeão apareça. Então, é a hora de gerar valor, e arrecadar recursos na sua mão. É o momento que suas cartas que geram Fragmentos de Lâmina brilham.

É até possível ganhar botando pressão com as suas unidades, mas é bastante incomum isso acontecer, pois essa lista não é muito preparada para ter condições de vitória alternativas.

Além do Rumble, a carta que você está rezando para que seja comprada é a Iniciação Legionária, que te compra uma unidade com 5+ de ataque, e, adivinha, o nosso campeão yordle é a única unidade no deck com 5+ de ataque.

Ad

Uma grande dificuldade dessa lista são os bloqueios. Você até tem bloqueadores, mas elas são extremamente limitados. Então é normal sacrificar pontos de vida do seu Nexus para ganhar mais alguns turnos com a sua mesa parcialmente cheia.

Entendo as Matchups

O sucesso que você terá com esse deck se baseia muito no seu entendimento das matchups do jogo em geral. Não existe uma receita de bolo, ou uma forma correta de explicar aonde essa lista se encaixa no metagame, pois se trata de um deck muito volátil e a sua vitória vem sempre de meios muito diferentes.

Por mais que a lista sempre utilize o Rumble como condição de vitória principal, você perceberá que as formas pelas quais as partidas se encerram serão sempre de maneiras meio malucas e completamente diferentes umas das outras. Isso se dá pelo fato dessa lista sempre jogar a matchup e não o deck.

E o que isso quer dizer?

Entender o que o seu oponente está levando na lista é essencial. Você precisará tirar um tempo para estudar e entender o que cada deck do jogo faz. Em grande maioria das partidas, algumas tomadas de decisão um pouco mais precavidas vão lhe garantir a vitória, como, por exemplo, não gastar toda sua mana em um turno, para poder ter recursos o suficiente para proteger o seu Rumble de uma remoção que você está esperando.

Esse tipo de prática de leitura de mão é uma habilidade que você precisará ter bastante desenvolvida ao longo da sua jornada competitiva. E o deck de Rumble e Vayne pode ser uma das melhores listas para treinar isso.

É normal perder algumas partidas no início fazendo algumas leituras erradas, mas não se preocupe - errando é quando mais se aprende.

Entendendo e enfrentando diferentes arquétipos

Em geral, sua lista se sai muito bem contra decks que não possuem interação com a mesa ou remoções. Decks de Demacia sofrem um pouco para remover o seu Rumble, mas podem ganhar de você no ritmo acelerado de desenvolvimento e múltiplas unidades batendo.

Listas de controle teoricamente lidam muito bem com o seu deck, mas se você comprar logo cedo o seu combo, é possível que sua pressão de mesa seja o suficiente para acabar de vez com a partida no turno 4 ou 5, não dando tempo o suficiente para que seu oponente resolva seu Rumble.

Sempre que você entra na fila com esse deck, é um pouco difícil de entender quem tem a vantagem. Talvez seja por isso que é uma lista bastante dinâmica que nunca fica chata de jogar.

Conclusão

Image content of the Website

Agora você sabe como jogar de Rumble e Vayne, e também aprendeu um pouco mais sobre Mulligan!

Se curtiu esse conteúdo não se esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais! Até a próxima.