Introdução
Hoje falaremos sobre alguns decks anti-meta interessantes para você jogar na ranqueada. Se você está sofrendo contra estratégias específicas, e está cansado de perder para esses decks, talvez um deck anti-meta seja sua melhor opção!
Lembre-se que estratégias anti-meta não funcionam contra listas emergentes, ou decks off-meta. Na verdade, elas só funcionam contra os arquétipos específicos aos quais elas foram montadas para ganhar.
Mordekaiser Anivia - Anti Aggro e Midrange
Ad
Ilhas das Sombras é uma das melhores regiões quando o assunto é responder o meta, e com ela junto da melhor região do jogo, Freljord, você tem um deck extremamente consistente, que impede com que o seu oponente execute a estratégia principal da lista dele.
Esse deck em específico mistura elementos de Ramp com cartas de cura, e muita remoção, classificando o deck como um arquétipo de controle clássico, porém com cartas do padrão atual, e uma condição de vitória um pouco diferente do normal.
A Revna, A Guardiã Mitológica, assim como a Anivia, devem ser revividas diversas vezes usando a habilidade passiva do Mordekaiser. Como temos várias cartas que aceleram a sua mana, você consegue tranquilamente jogar essas cartas caras, logo cedo na partida. Eventualmente você terá unidades gigantes no seu deck, ou uma mesa cheia de Anivias prontas para causar muito dano na mesa adversária.
Um destaque aqui é o Aracnídeo Necrótico, que tem como objetivo principal estabilizar o jogo, curando a sua mesa, enquanto você usa as pequenas aranhas para bloquear unidades inimigas.
Sempre mantenha o Mordekaiser na sua mão inicial, ele é a carta mais importante do deck. Sem ele, você dificilmente consegue realizar os combos da lista.
Teemo Caitlyn - Anti Controle
Se você está tendo problemas contra listas de Ilhas das Sombras e decks com Ionia, o arquétipo de cogumelos é a melhor opção.
Historicamente, esse tipo de lista sempre foi a melhor escolha para jogar contra arquétipos de controle, pois os cogumelos são cartas as quais o seu oponente não consegue interagir - ou seja, ele não consegue “remover” os cogumelos do deck dele. E como normalmente esses decks de controle compram muitas cartas, eles também comprarão muitos cogumelos.
Essa lista que trouxemos é bem clássica e conhecida, sendo uma releitura do arquétipo principal de cogumelos com Freljord. Não estamos usando Bandópolis, igual às listas mais comuns das temporadas passadas, pois congelamentos são um pouco mais valiosos nessa temporada do que os combos de Bandópoli. Existem muitas cartas de início de jogo nesse meta, com bastante vida, as quais você não consegue lidar - por isso, se fossemos jogar com Bandópolis, nunca iriamos sobreviver o início de jogo contra esses decks apenas bloqueando essas unidades grandes.
Dois destaques são a Fundição de Núcleos Hex e o Peixeiro Picareta. Ambas cartas são focadas em forçar compras inimigas, dificultando muito os turnos dos decks de controle, que com tantas compras de carta, começam eventualmente a queimar as suas cartas da mão. O Peixeiro Picareta faz com que uma carta comprada do seu adversário seja fugaz - ou seja, caso ele seja jogado no turno 4, é possível que você descarte uma carta importante de final de jogo do seu inimigo, o que pode ganhar partidas para você, dependendo da carta descartada.
Swain Caitlyn - Anti midrange
Se você está sofrendo contra decks de Freljord e Demacia, ou listas de Aphelios Viktor, esse deck de Swain Caitlyn pode ser a melhor escolha.
Ad
Esse arquétipo é a melhor versão de “Noxus Control” que temos no padrão. O arquétipo de Noxus controle é um dos mais antigos do jogo inteiro, e já foi montado e explorado de infinitas formas diferentes. Dessa vez, temos um deck que joga defensivamente o jogo inteiro, focando em remover todas as unidades inimigas, para eventualmente ganhar com o Swain nível 2 junto do O Leviatã em campo.
Esta estratégia é ótima contra midrange, pois você consegue bloquear e remover unidades grandes o tempo todo usando cartas muito baratas, te deixando sempre na vantagem de mana contra o seu oponente.
Cartas como Guilhotina de Noxus e Terra Abrasada são perfeitas para remover campeões e outras unidades de meio de jogo com bastante vida. Barragem de Mísseis é a melhor carta do padrão para resolver mesas extensas no início do jogo, acabando muitas vezes com todo o valor da mesa do seu inimigo de uma vez se for bem usada.
Esse deck também é ótimo para jogar contra listas com monumentos fortes (menos contra Ionia), como O Templo Velado em decks de Aphelios ou A Grande Praça e Altar a União em algumas listas de Demacia, assim como a Dádiva Alada em deck de Bandópolis.
O destaque aqui vai para o Cospe-Fogo Enfurecido que recentemente foi buffado. Apesar dele ser uma carta agressiva, nesse deck ele é usado para remover unidades usando o Desafiador, além de causar dano contra a mesa inimiga usando a sua habilidade.
Morgana Vex - Anti Aggro
Essa é uma das listas mais fortes quando o assunto é ganhar de oponentes agressivos. Tudo nesse deck é focado em ganhar vantagem contra listas rápidas, removendo ou bloqueando as unidades delas logo cedo.
Um segredo para ganhar de decks agressivos é ser igualmente agressivo no início de jogo, porém após os primeiros turnos você transiciona vagarosamente para um jogo de valor. Cartas como Lasquinha e Química Criativa são ótimos bloqueadores que combam com a temática de monumentos do deck, pois temos o Quebra-Pedras nessa lista, que causa 4 de dano em uma unidade caso você tenha invocado 4 ou mais monumentos no jogo.
Para te ajudar a jogar monumentos temos os Gêmeos Bombardeiros, que também são ótimos bloqueadores, A Reunião de Família - um monumento barato que poder te ajudar a remover unidades de 1 de vida logo cedo e Solte a Bomba, que remove unidades e cria um monumento no campo.
Grande maioria das cartas do deck dão alvo em alguma coisa, o que ajuda muito a subir o nível da Morgana, que é a sua fonte principal de cura.
Vex entra no deck como carta complementar - apesar dela não ser uma unidade de controle, ela tem atributos muito fortes para uma unidade de 4 de mana, e seu efeito reduz os atributos da unidade inimiga mais forte. Ou seja, ela sempre será forte contra listas agressivas, por ser maior que as cartas aggro do formato, e por reduzir o potencial de ataque da mesa do seu inimigo.
Um destaque desse deck vai para o Estrondar Terreno, um feitiço basante esquecido que pode surpreender o seu adversário. Essa carta é ótima para remover unidades com 3 de vida como Empilhadores de Pedras, Poppy e Lux: Iluminada.
Ad
Ashe Vex Zombi Ashe - Anti tudo menos Ionia
A lista anti-meta mais completa do padrão é Zombie Ashe, que atualmente tem boas matchups contra praticamente tudo do jogo, menos decks de Ionia.
Esse deck tem todas as cartas que você precisa para ganhar de listas aggro, decks de controle de Ilhas das Sombras, e todas as listas midrange da fila ranqueada. A grande diferença desse deck para a lista de Mordekaiser com Anivia, é que Zombie Ashe é um pouco mais agressiva por levar O Tormento. Ou seja, você pode bloquear ou atacar sem pudor com as suas cartas, elas vão voltar eventualmente para a sua mesa.
Outra diferença é que esse deck não tem tantas remoções assim, ele foca um pouco mais em manter a pressão e a presença de campo com as campeãs, podendo ser jogado também no estilo midrange lento. Como temos muitos elementos de congelamento, possuímos vantagem contra outras listas midrange, e como também tem muitas unidades de início de jogo, você ganha dos decks aggro bloqueando e removendo cartas logo cedo. Dessa forma, o seu deck é implacável contra qualquer estratégia focada em causar dano consistentemente pela partida.
Contra listas de controle, as partidas são um pouco mais difíceis. Porém, se você usar inteligentemente o seu O Tormento, você consegue ganhar os jogos apenas jogando defensivamente, esperando essa carta chegar na sua mão.
Contra Ionia é impossível ganhar. Principalmente contra Taliyah Zilean.
O único deck de Ionia que você tem chance contra são listas de Lee Sin devido aos congelamentos. De resto, é extremamente complicado vencer, pois o seu oponente acaba com a sua estratégia com a Negação e os Nananinanão! e voltando todas as suas unidades para sua mão, ao invés de removê-las - ou seja, elas não são revividas no O Tormento.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar