Legends of Runeterra

Card Highlight

LoR: 5 formas diferentes de se jogar de Poros

, Comment regular icon1 comments

Nesse artigo trago 5 listas diferentes de Poros, para enaltecer o quão brilhante é o deckbuilding desse arquétipo tão divertido. Trago para vocês também uma breve história a respeito do porquê resolvi escrever sobre Poros!

Edit Article

Introdução

Hoje falaremos sobre um dos assuntos que mais me interessou nos últimos dias: o quanto o deck de Poros evoluiu.

Essa lista passou de meme, para meta ao longo dos anos, e hoje é um dos decks mais interessantes e melhor montado do formato Padrão.

Exploraremos algumas listas de Poros e analisaremos juntos os dados, e formas diferentes de jogar o deck que merecem a nossa atenção.

Poros e a Arte do Deckbuilding

A ideia desse artigo começou após o término do torneio Beyond the Gloom Open, que de todos os torneios de Runeterra, foi um dos mais diferentes que já joguei, pois tinha uma Ban List. Você não podia jogar com Dragão Ancião, Hecarim, Jinx e Sett nas suas listas.

Ad

Image content of the Website

Então mais da metade dos decks do meta não podiam ser jogados, já que na época as listas com Dragão Ancião ocupavam quase o top 10 inteiro de melhores decks dos sites de estatísticas, com o Hecarim.

As listas que sobraram foram: Poros, qualquer deck de Vex e algumas pessoas levaram Profundezas, além de decks de Mordekaiser. Mas de todos esses decks, o que teve o melhor desempenho, sem sombra de dúvidas, foi a lista de Poros.

Esse aqui foi o deck de Poros que levei para o torneio. (Fiquei empatado em 3º Lugar).

Loading icon

Perceba que essa lista tem um viés mais puxado para o midrange, por ter alguns elementos de controle como Raio Termogênico e uma cópia de Ventania Uivante e de Disparo Místico.

Loading icon

Prefiro esse estilo de jogo, pois sou um jogador de controle, e para mim, remover unidades da mesa do oponente são tomadas de decisão seguras que faço durante a partida. Mesmo Poros sendo um deck de combo agressivo, você consegue montar a lista pensando em jogar lentamente, removendo as unidades inimigas, o que é genial em um ponto de vista de deckbuilding.

Mas esse deck pode ser jogado de várias maneiras diferentes e era isso que eu queria mostrar para vocês! Vejamos então outra lista de Poros.

Deck de Poros Mitológicos

Loading icon

Essa lista é atualmente o deck do jogador de Poros com a melhor taxa de vitória nos últimos 2 dias, segundo o Runterra.AR, o “Somali” jogador BR do servidor NA.

Image content of the Website

Essa versão não possui elementos de controle e foca mais em comprar cartas, e encher a mesa de Poros o mais rápido possível, para você tirar o máximo proveito do efeito do Poro Mitológico.

Para isso, cartas como o Templo Afundado e a Cartografia Alada são ótimas para comprar muitas cartas de uma vez e continuar a jogar muitos poros durante os turnos.

Loading icon

Diferente da primeira versão que mostramos, esse deck é muito mais focado em jogar Poros e dar palavras-chave a eles, assim como eram os primeiros decks desse arquétipo. Isso reforça a ideia de que “ aforma original como o arquétipo foi pensado a ser jogado, ainda é uma das melhores formas de se jogar”.

A versão mais jogada nos últimos 7 dias

Loading icon

Essa versão foi a mais popular nos últimos 7 dias e é um deck bastante sóbrio e não parece inovar tanto assim.

Essa lista é composta pelo pacote “Normal‘ de Poros esperados em deck do arquétipo, sendo essa receita: 2 Poro Carinhoso, 3 Poro Audacioso, 3 Poro Solitário, 3 Porobot Recauchutado, 3 Protótipo de Porobot, sem contar O Rei Poro.

Praticamente qualquer deck que fuja dessa receita, já pode ser considerado uma lista emergente do arquétipo.

Dito isso, não há muito mais o que falar desse deck em específico, além de que é o deck mais aceito de como o arquétipo deve ser jogado, mesmo também contendo o Raio Termogênico na lista.

Ad

Melhor Taxa de Vitória da Temporada

Loading icon

Essa versão é do jogador com o melhor aproveitamento na temporada (desde que a rotação e as cartas novas chegaram).

Estamos falando do jogador “RichGameBuddy” do servidor NA.

Image content of the Website

Ele alcançou a marca de 80% de taxa de vitória em 26 jogos, jogando uma versão mais focada em abusar da facilidade que esse deck tem de acumular dano no feitiço Ventania Uivante + a versatilidade de comprar cartas que a Cartografia Alada traz para essa lista.

(Todos esses decks diferentes me fazem voltar para a época do Beta do LoR, onde todos os jogadores estavam testando listas o tempo todo).

Perceba a única cópia de Poro Ultrafofuxo, uma das cartas com a maior taxa de vitória dessa temporada, voltando para essa lista. É uma carta que realmente faz muita diferença e pode sozinha ganhar algumas matchups contra decks agressivos.

A versão europeia com maior taxa de vitória

Loading icon

Vejamos o deck de Poros com o melhor aproveitamento dos últimos 7 dias, do jogador europeu e espanhol, “Jorge”.

Image content of the Website

Ele traz uma proposta completamente diferente com Trenó de Poros, fugindo completamente da “Receita Original” dos Poros mais aceitos no meta.

Ele também traz: 1 Poro Emburrado, 1 Poro Primitivo, 1 Poro Valente, com a intenção de subir o nível do O Rei Poro o mais rápido possível, sem comprometer tanto assim a consistência do deck.

O Trenó de Poros é um Poro muito parrudo, que também serve de condição de vitória para esse arquétipo, podendo trazer Poros aleatórios atacantes de graça, o que muitas vezes é o suficiente para quebrar completamente as defesas inimigas.

Com certeza essa versão é um pouco mais ambiciosa. Isso porque o Trenó de Poros, apesar de ser uma carta forte, compete curva de mana com o campeão do deck, e é uma unidade relativamente lenta em comparação as outras unidades que conversam melhor com a proposta principal da lista.

De todas as versões essa é a mais lenta, mas não pode ficar de fora, pois teve uma taxa de vitória muito respeitável no servidor Europeu.

Conclusão

Image content of the Website

Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!