Introdução
O segundo Runeterra Open da expansão Viagem do Destino: Avante está chegando, no dia 28 de outubro, e, como de praxe, venho trazer minha análise do meta para vocês, junto das top 5 lineups para jogar no torneio.
Lembre-se que o conteúdo desse artigo é baseado na minha experiência de 3 anos narrando e jogando torneios de LoR. Vamos para o artigo!
O Meta do Torneio
Ad
O meta atual gira em torno das listas de Janna, que atualmente são as mais consistentes do jogo inteiro. Os jogadores competitivos podem adotar dois estilos de jogo sabendo disso: ou você bane a Janna, ou ganha dela com as suas três listas.
Essas duas estratégias possuem pontos fracos, pois se você preparar uma lineup para ganhar de Janna, se você não cair contra a campeã, corre o risco de não estar pronto para ganhar da lineup do seu inimigo.
E, se você banir Janna, terá que garantir que seus 3 decks ganhem de todo o resto do meta, o que torna a sua lineup bastante comum, uma vez que poucas listas que fazem isso. Sem contar que levar decks comuns em torneios grandes aumenta as chances de você ser counterado.
Vamos para as listas:
Lineup Mais Popular
Esses são os 3 decks que possuem o melhor histórico em torneios de comunidade e na fila ranqueada também. Essas listas podem ser consideradas as mais seguras para você levar caso esteja com dificuldade em pensar uma lineup.
Janna Nilah - É atualmente o deck mais forte do meta inteiro, sem comparações. Essa lista passou recentemente por uma série de mudanças que melhoraram a sua consistência, e prepararam o deck para jogar melhor algumas matchups que antes eram ruins - estamos falando da adição do Timoneiro Experiente.
Esse deck ganha partidas que ele em teoria não tem vantagem também, e esse é o grande fator que faz essa lista estar tão alta no radar competitivo de todos os jogadores. Sua capacidade de comprar cartas é inigualável, e a quantidade de dano que você consegue causar é de outro mundo.
Dito isso, considere essa lista a mais forte do meta o tempo todo - e mesmo quando você for montar sua lineup para ganhar desse deck, lembre-se que ganhar dessa lista o tempo todo não é garantido.
Gnar Darius - Esse deck é o terror da fila ranqueada, e o terror das listas de Janna. Atualmente, é a lista que joga melhor contra arquétipos da campeã de Piltover & Zaun, enquanto também ganha da maioria das listas de Midrange que estão fortes no meta.
Gnar Darius consegue, desde o início da partida, propor muita agressividade, com unidades grandes que fogem das remoções de outras listas. A ideia desse deck é literalmente Sobrepujar o inimigo com as suas unidades, de maneira extremamente explosiva, surpreendendo o seu inimigo com muito dano.
Como grande parte do meta agressivo não posiciona unidades com tanta vida assim, é normal o seu inimigo não ter bloqueadores bons para parar as suas ofensivas.
Miss Fortune Quinn - Os Patrulheiros chegaram do nada no meta competitivo por serem extremamente fortes contra tudo que está famoso atualmente. Essa lista consegue competir contra os decks Midrange, e também contra as listas de Janna.
Por isso, Patrulheiros pode ser a escolha mais segura de todas na hora de montar a lineup - você só ganha de tudo.
Ad
Recentemente, muitos jogadores competitivos têm sido bem-sucedidos com esse arquétipo, e por isso essa lista vem ganhando bastante destaque nas redes sociais, tornando-a mais famosa. Por isso, é provável que seja um dos decks emergentes mais famosos do torneio inteiro.
Lineup Agressiva
Essa lineup é focada em ganhar de outras lineups de Midrange, que por sua vez querem ganhar de Janna. Você deve banir Janna se quiser usar esses decks.
Annie Jhin - Esta é uma ótima opção para você que quer dar cheque-mate em jogadores de Midrange. As interações que esse deck tem com Atordoamentos são uma das melhores estratégias para parar decks que buscam ganhar de você atacando com unidades fortes.
Como o meta está recheado de listas Midrange (por elas serem a melhor opção para ganhar de decks de Janna), é quase garantido que você irá cair contra eles na sua jornada durante o torneio.
Teemo Elusivos - Esse deck vem se popularizando no meta competitivo por ser um dos poucos que consegue trazer a mecânica de Elusivos novamente para o metagame.
A força dessa lista vem da falta de decks de Jax Ornn nos torneios e na fila ranqueada, já que Jax têm sido altamente counterado por outros Midranges no momento.
Essa lista de Teemo se assemelha bastante com os decks de Janna no sentido de conseguir comprar muitas cartas, além de passar muito dano. A diferença é que as unidades atacantes são Elusivas. Como essa palavra-chave foi o grande foco dos nerfs do patch passado, muitos jogadores deixaram de lado essa estratégia por ela ser fraca demais.
Mas a verdade é que Elusivos ainda são bastante fortes, e esse deck é a prova viva disso.
Miss Fortune Quinn - Eu não gosto de repetir decks nesses artigos, mas foi muito difícil trazer uma terceira lista para essa lineup sem ser Patrulheiros.
Os Patrulheiros combinam muito bem com esse estilo de jogo agressivo, e como é um deck que, em geral, tem boas matchups contra tudo no meta, é a opção mais segura para completar a sua lineup agressiva.
Lineup Controle
Essa lineup é focada em ter matchups boas contra listas de Janna, e também decks Midrange. O problema é que decks de Controle não são as melhores opções atualmente, pois apesar dessas listas serem fortes contra tudo, elas perdem muito para elas mesmas caso você não jogue de forma perfeita, ou compre mal.
Você deve banir outros decks de Controle, além de listas que levam Shurima.
Sett Seraphine - Essa lista é a queridinha dos jogadores de Controle do momento. Esse deck é recheado com tudo que você precisa para ganhar uma partida. A Karma está um pouco lenta demais atualmente, e por isso a Seraphine toma conta do lugar dela nesta lista para dar um pouco mais de dinamismo para os primeiros turnos, que são o ponto fraco do arquétipo.
Ad
Outro fator que deixa essa lista muito forte é que a região de Ionia é muito boa para lidar com este meta em geral - apesar de não estar se encaixando em nenhuma outra lista além dessa.
Esse deck é o mais difícil de pilotar no meta inteiro, então cuidado se for levá-la, pois você precisa praticar.
Nautilus Maokai - Profundezas é a opção de Controle que está com uma taxa de vitória bastante consistente, orbitando os 50% contra quase tudo do meta.
Essa lista também é um arquétipo que pede um pouco mais de experiência do jogador que o levar, pois é um deck bastante condicional. Isso quer dizer que grande parte das coisas que a sua lista faz só funcionam se você está nas Profundezas. E muitas vezes você deve sacrificar um pouco da sua vida, ou mesa, para poder abdicar metade do seu deck, e assim finalmente poder vencer as partidas.
Teemo Caitlyn - O arquétipo de Armadilhas clássico nunca esteve tão bem posicionado no meta competitivo. Essa lista consegue atrapalhar muito a estratégia de compras de carta dos decks de Janna, e também consegue parar atacantes fortes dos decks Midrange com seus Congelamentos.
Cogumelos sempre foi uma estratégia famosa dentro do Runeterra, mas nunca foi um deck competitivo. Dessa vez, é provável que essa lista seja a melhor posicionada no meta competitivo.
Porém, esse deck ainda pode ser refinado até o dia do torneio - então teste bastante o arquétipo, e troque as cartas que você achar que estão performando mal.
Lineup Anti-meta
Essa lineup é composta pelos 3 melhores decks Midrange do formato inteiro. Essas listas são as mais consistentes, e que, em geral, ganham de todos os outros decks Midrange do jogo. Você deve banir Janna se quiser levar essa lineup.
Jax Ornn - Esse deck é o grande mártir dos Midrange, e é a lista mais forte desse arquétipo. Esse deck consegue ganhar partidas apenas jogando na curva, e batendo com suas unidades tranquilamente.
Essa lista é tão forte que é o alvo principal dos outros Midranges do formato, mas, mesmo assim, é possível montar esse arquétipo de forma que você ainda consiga ganhar essas partidas, por ser uma lista extremamente flexível.
O Jax não está mais tão famoso, pois muitos jogadores estão ativamente focando esse deck na fila ranqueada e nos torneios. Mas, com a popularização de novas listas de Elusivo, e também com a possibilidade de você banir decks no torneios, Jax Ornn continua sendo uma das melhores opções competitivas do formato.
Ashe LeBlanc - Essa lista é extremamente forte por levar o pacote de suporte de Freljord em um arquétipo que combina bastante com essas cartas, e também ganha de quase todos os Midranges do formato.
Esse deck é, atualmente, o segundo mais jogado da fila ranqueada, só perdendo para Janna Nilah. E o motivo é simples de entender: Congelamentos são extremamente fortes contra tudo que tem no meta.
Ad
Impedir que o seu oponente bata está bastante na moda, e essa é a melhor lista para fazer isso.
Shen Jarvan IV - Da mesma forma que Ashe é muito bom para parar qualquer jogador de Midrange, as listas de Shen também são assim, mas de uma forma diferente.
Esse arquétipo é um pouco mais responsivo e dependente dos campeões para ganhar as partidas, mas isso não o impede de ser extremamente forte no contexto atual do meta.
É comum ver jogadores banindo essa lista, pois, de todos os decks do formato, esse é o que mais protege suas unidades, tornando quase impossível removê- las do campo.
Lineup dos Aventureiros
Essa lineup é para aqueles jogadores que gostam de jogar com decks legais que não são os melhores do jogo inteiro, mas que conseguem ganhar partidas. São focadas em vencer especificamente contra decks de Janna Nilah, e caso você caia contra uma lineup que não tenha essa lista, você pode ter problemas em vencer. Você deve banir qualquer deck que tenha a região de Freljord.
Vayne Aatrox - Esse arquétipo é muito consistente contra listas que levam unidades pequenas, que é o caso das listas de Janna Nilah. Aatrox é um campeão que te ajuda muito a curar o Nexus, e te deixar vivo contra esses decks recheados de elementos de Burn também.
Outro fator importante dessa lista é que consegue lidar com Elusivos também, devido ao Texurso Segurança, que pode ser muito forte nesse meta do Open.
Infelizmente, é uma lista que perde contra todos os outros decks de Midrange do meta inteiro. Você perde para Barreira e Congelamentos. Então, se cair contra essas listas, você deve banir.
Pantheon Akshan - Essa lista é muito boa em proteger as unidades e controlar a mesa do oponente. É um deck que também consegue regular bastante o ritmo de jogo do inimigo com remoções logo cedo na partida.
O problema dessa lista é que ela perde para ela mesma. Esse deck seria perfeito, e o melhor deck do formato, se tivesse alguma forma de garantir que você irá começar a partida com os seus campeões na mão sempre, pois é um arquétipo muito dependente deles.
Se você comprar os seus campeões, isso aumenta a sua chance de vitória drasticamente - caso contrário, você mal consegue fazer nada na partida.
Garen Jarvan IV - Elites é um arquétipo que está novamente em ascensão no meta competitivo, e é uma das listas que ganha de Janna Nilah por curvar melhor.
Esse deck é o que tem a melhor consistência nesse quesito de curva de mana, mas não é a melhor lista do jogo se curvar bem em uma partida. Esse título fica para o Jax Ornn.
A Força dos Campeões é a sua grande condição de vitória, e se você não comprar essa carta, estará em apuros. Fora isso, ainda é um deck que surpreende bastante os oponentes com a facilidade que o arquétipo tem em botar unidades em campo o tempo todo.
Ad
Conclusão
Se você leu até aqui, agora sabe quais são as top 5 lineups para Runeterra Open qualificatória para o Mundial.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— تعليقات0
كن أول من يعلق