Legends of Runeterra

Opinion

Bardo e Annie: Primeiras Impressões dos novos campeões

, Comment regular icon0 comments

Com o fim da revelação das cartas de Andamundo, temos os dois últimos campeões: Bardo e Annie. Nesse artigo comento sobre cada um deles e o potencial que cada um possui.

Edit Article

A expansão Andamundo será lançada dia 25 e já conta com os campeões Jhin e Illaoilink outside website. Agora foram anunciados os últimos campeões que farão parte dela: Bardo e Annie, que oferecem combinações com esses recém-chegados e com personagens mais antigos do jogo.

Bardo, o Protetor Andarilho

Image content of the Website

Bardo é um ser celestial de música. Ele absorve seus arredores através dos sons, basicamente vendo com seus ouvidos, e surgiu antes de todas as coisas do universo, ficando à deriva no grande vazio do cosmos até que as primeiras fossem criadas e ele começasse a ouvir o som de sua criação. A partir do som que a inspiração das estrelas produzia, surgiram os primeiros Mipes, pequenas criaturas de energias semitonais que eram atraídas para o Bardo. Porém, a harmonia que Bardo vivenciava um dia foi abalada por um som dissonante, uma coisa estranha: um mundo que produzia sua própria música. Intrigado, ele foi até lá para ver o que era e descobriu o mundo de Runeterra.

Ad

Apesar da música ser caótica, Bardo achou que ela tinha uma beleza inerente, mas infelizmente parecia estar destrutiva e foi investigar. Ele chegou em Runeterra por Ionia, onde começou a enxergar o mundo pela primeira vez e, para poder andar pelo mundo, criou para si um corpo físico através das bugigangas que encontrou com um tocador de charamela itinerante, incluindo a máscara que possui. Com seu novo corpo, começou a viajar pelo mundo para tentar descobrir quais eram os problemas que lá haviam.

Ele descobriu que objetos extremamente poderosos estavam em Runeterra e passou a coletá-los e guardá-los em lugares seguros. Bardo sabe que esses objetos foram colocados lá por outro ser celestial e começou a preparar Runeterra para um grande conflito que virá, para que a harmonia do mundo seja mantida.

No League of Legends, Bardo é um campeão suporte que ajuda seu time distribuindo curas com Santuário do Protetor e atordoando até dois alvos e imobilizando várias pessoas com Prisão Cósmica e Têmpera do Destino, respectivamente.

Além disso, ele pode criar um portal usando Jornada Mágica, que permite atravessar paredes para mobilizar seus aliados facilmente. Seu maior diferencial é sua passiva Chamado do Viajante, que cria sua própria missão dentro do jogo: coletar os sinos. Coletando sinos, ele aumenta seu poder e atrai mais Mipes, que pode usar quando ataca os inimigos para causar mais dano e reduzir seu movimento.

Loading icon

Em Legends of Runeterra, o caráter cuidadoso de Bardo ficou representado por sua busca pelos Sinos que estarão no seu deck e pela sua condição de subir de nível, que consiste em ajudar aliados. Suas habilidades Prisão Cósmica e Chamado do Viajante foram trazidas para o Legends of Runeterra de maneira parecida. Mas os Mipes não vieram de forma alguma para o jogo, o que é uma grande perda para o campeão, já que fazem grande parte de sua identidade e história.

Bardo tem potencial de se encaixar em vários decks. Sua Origem O Protetor Andarilho faz com que sinos sejam criados no seu deck de acordo com o número de Bardos que começaram no seu deck, mas limita bastante o deck a apenas uma região e às cartas que criem sinos. Por isso, o campeão combina bem com vários decks que se aproveitem bem de unidades com buffs: qualquer deck de lealdade de Demacia, de unidades elusivas, de unidades com sobrepujar ou roubo de vida e por aí vai.

Qualquer efeito que cause buffs em múltiplas unidades, como Por Demacia!, consegue evoluir o campeão de uma vez só, mas talvez não aproveitem tão bem de seu nível 2. Qualquer deck que tenha compras de cartas vai se aproveitar muito bem do campeão depois que ele evoluir, então decks que usem unidades como Sai’nen das Mil Caudas que distribuem buffs e compram cartas aproveitarão bastante do campeão.

Loading icon

Além do campeão, também tivemos as cartas relacionadas a ele. As cartas que vieram são bem focadas na Origem do campeão: todas criam sinos, mas as que parecem mais impactantes para o jogo são os seguidores novos. Temos Byrdo, Tocante de Sinos como uma excelente unidade de custo 1 que garante um buff no seu próximo turno e contando com bons atributos para uma carta do seu custo e deverá ver jogo mesmo sem o campeão.

Ad

Além disso, temos Esmus, Sopro do Mundo que também garante buffs, mas além do sino ele também pode dar suporte para outras unidades. Maduli, Guarda do Portão deve ser uma grande adição ao deck também, já que no turno 6 teremos cerca de 18 sinos no deck através da Origem de Bardo, então após dobrar o efeito teremos muitos outros.

Bardo parece que será um dos melhores campeões da expansão por sua flexibilidade, apesar da limitação de criação de decks. Ele é uma unidade que sempre irá melhorar suas outras unidades, mesmo sem nem ser comprado. Além disso, oferece várias estratégias diferentes indo talvez até de decks mais agressivos até combo, midrange ou controle. Com certeza uma boa aposta para se garantir logo no início da temporada.

Annie, A Criança Sombria

Image content of the Website

Annie é uma jovem maga com poderes de fogo que cresceu isolada do resto de Noxus. Sua mãe, Amoline, era uma maga com poderes ligados às chamas que fugiu do Conservatório Floricorvus após receber em si um demônio do fogo para amplificar seus poderes. Annie cresceu isolada nas montanhas com sua família e seu ursinho de pelúcia, Tibbers, presente de sua mãe. Um dia, quando ainda bem nova, Annie começou a arder em febre e sua mãe foi buscar água no rio para resfriá-la e, nessa jornada, desapareceu.

Nos anos que se passaram, Annie começou a manifestar seus poderes, que se iniciaram como pequenas chamas inocentes, como em fogueiras e lareiras apagadas. Até que seu pai, Gregori, um dia conheceu uma mulher chamada Leanna e sua filha, Daisy. Leanna nunca se deu muito bem com Annie, já que tinha medo das reações emocionais a garota.

Um dia, Daisy caiu em um rio enquanto brincava com Annie e Leanna culpou a garota. Para puni-la, ela tentou destruir Tibbers, o que só enfureceu Annie e fez com que ela manifestasse seus poderes e queimasse tudo ao seu redor. Quando o fogo apagou, Annie estava sozinha depois de acidentalmente matar seus pais. E, assim, passou a vagar sozinha pelas florestas.

No League of Legends, Annie é uma maga que usa suas habilidades Desintegrar para causar dano em um alvo só com uma recarga rápida, Incinerar para causar dano em área e Escudo Fundido para se proteger e causar dano a inimigos que a atacarem.

Além disso, ela conta com Invocar: Tibbers para trazer seu ursinho de pelúcia à sua forma completa. Seu kit fica completo com sua passiva, Piromania, que faz com que sua quarta habilidade jogada atordoe seus oponentes atingidos.

Loading icon

No Legends of Runeterra, Annie veio trazendo suas magias Escudo Fundido e Desintegrar. A primeira veio como sua habilidade ao atacar e a segundo como seu feitiço de campeão. Além disso, quando ela sobe de nível, cria Tibbers em mão para ser invocado no futuro e, assim como no jogo original, sua chegada atordoa e tem potencial de causar dano em área. Sua contagem de habilidades acabou sendo parcialmente relacionada à sua condição de subir de nível, mas ao invés de contar até 4, iremos contar até 6 e são habilidades de todos, não apenas dela.

Ad

Annie parece uma campeã bem versátil com potencial de jogar em decks de todos os tipos. No turno 1 ela é quase impossível de ser bloqueada, garantindo 2 de dano nesse turno e potencialmente em outros, portanto é uma grande adição à decks agressivos, especialmente ao possível deck de Jhin com burn, já que ela e Jhin interagem bem com as suas habilidades.

Outro potencial para Annie é em decks de controle, já que eles também são decks que usam feitiços. Um bom parceiro para isso é Swain, já que a habilidade dela contribui para a condição de subir de nível dele, além de Tibbers interagir com unidades feridas e atordoadas, como Bando Voraz.

Loading icon

As cartas que vieram para acompanhar Annie também tem grande potencial e mostram mais de seu potencial em decks de controle. Estudante Manalma é uma grande adição a um potencial deck com Swain por permitir atordoar mais unidades com seu nível 2 e por facilitar que ele suba de nível.

Lançador de Feitiços tem certo potencial como aggro, mas talvez tenha mais destaque sendo um atordoar com um corpo e com um pouco mais de flexibilidade que a Vigia Aracnídea por poder causar dano também. Também temos o Conservatório Floricorvus e Tybaulk, que ajudam tanto em decks agressivos melhorando suas unidades e burn mas também melhorando a força de suas magias para decks de controle. Temos também A Monitora, mas ela parece lenta demais para os dois tipos de deck.

Annie com certeza será um dos melhores campeões da expansão. Provavelmente é a melhor unidade de custo 1 atual no jogo. Sua flexibilidade permite que ela faça parte de vários decks diferentes. Com certeza Annie vale sua compra rápida já que, além de ser flexível, deve ser a favorita dos jogadores, o que resultará em muitos decks.

Conclusão

Os campeões de Andamundo são alguns dos mais interessantes que a Riot já lançou. Todos oferecem algo novo para o jogo e tem potencial de serem jogados independentes dos outros campeões da expansão.

Annie e Bardo parecem os mais interessantes para mim, mas e pra você? Qual quer experimentar primeiro?