Legends of Runeterra

Opinion

Conheça os 9 brasileiros no Top 32 do Torneio Sazonal - Legends of Runeterra

, Comment regular icon0 comments

Este artigo aborda o perfil dos nove brasileiros que se classificaram no maior torneio de Legends of Runeterra da Temporada.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Torneio

Estamos em temporada de torneio em Legends of Runeterra! No último sábado, dia 14/08, 1024 participantes se enfrentaram em 9 rodadas de suíço de 1 hora cada no tão esperado Torneio Sazonal de Legends of Runeterra, edição Ascensão do Submundo. O evento, que é um dos torneios mais extensos e difíceis do jogo, conta com a premiação de 10 mil dólares para o ganhador, e premiações menores para quem entra para a fase de eliminação simples no Top 32: de 150 até 3,500 dólares.

Por sua premiação diferenciada dentro do cenário, o torneio é prioridade para muitos dos jogadores profissionais do novo jogo de cartas da Riot Games, no qual o Brasil é completa potência. E como potência, não desapontamos! No final, 9 brasileiros saíram vitoriosos desta fase desafiadora de suíço!

Ad

Sem mais delongas, vamos olhar para o perfil e as estratégias destes grandes nomes brasileiros que já garantiram seus lugares dentro do torneio.

Os Nove

1. “Faurreira”

Image content of the Website

De 23 anos, o brasiliense estudante de história Lucas Ferreira Santos começou sua jornada no mundo de cardgames casualmente no Hearthstone. Lá, a falta de recursos para montar decks o impediu de se aprofundar competitivamente, mas com Legends of Runeterra e seu sistema super acessível de recursos, Lucas, ou “Faurreira”, diz que “completamente se apaixonou” pelo jogo.

Como muitos jovens em situação de pandemia no Brasil, ele se viu construindo uma relação profunda com o Legends of Runeterra por conta do ócio. Sua jornada competitivamente surgiu pelo “cansaço de jogar sozinho”. Faurreira começou a jogar os torneios amadores da comunidade ainda em 2020, e desde então acumulou alguns Top Cuts e títulos em torneios como Arena e Runescola Open Series, além de ter participações na Liga Brasileira de Runeterra. Também passou por dois times diferentes, a WNGS E-sports (previamente WNX) e a HAZE E-sports, onde encontrou sua casa.

Com relação ao seu estilo de jogo, Faurreira diz que gosta de decks midrange e versáteis, que podem tanto pressionar quanto controlar a partida. Alguns de seus decks preferidos de todos os tempos incluem: Swain/Twisted Fate, Aqueles Que Perduram ( Thresh / Elise / Tryndamere ) e os decks de Invoke com Diana / Aphelios / Zoe. Com isso em mente, sua preparação para o suíço do sazonal foi apostar no conforto com decks que ele diz “coincidentemente” estarem bem no meta: Akshan / Sivir (Ionia), Gangplank / Sejuani e uma aposta secreta vinda do top 20 da fila ranqueada europa, Twisted Fate / Go Hard , o qual ele menciona ser muito divertido.

Para o próximo sábado, dia 21/08, Faurreira diz que não vai abrir mão do conforto, então podemos esperar provavelmente os mesmos decks, e quem sabe até uma carta na manga como o TF/Go Hard ou algum outro deck surpresa dentro do leque de estratégias deste jogador incrível.

2. “A Z”

Image content of the Website

Teylisson Douglas, ou “A Z”, tem 29 anos e faz questão de mencionar que é casado, “pai de uma linda menina de 8 anos”, Além de trabalhar e estudar direito, o jogador sempre teve a ambição de entrar no mundo competitivo dos jogos, mas com um jogo diferente: League of Legends.

Foi só em janeiro deste ano que ele decidiu se dedicar ao Legends of Runeterra e, apesar de passar por algumas crises familiares e perda de entes queridos, conseguiu alcançar o top 600 no servidor Américas. Percebendo que poderia apostar no LoR competitivamente, “A Z” também ingressou em alguns torneios da comunidade antes de conquistar sua vaga para o Sazonal, e hoje, depois de adquirir amizades no cenário, representa a KOB E-sports no top 32.

A jornada deste jogador bate no coração de muitos brasileiros: “Mesmo sabendo que uma pessoa MUITO importante para mim não estará lá para comemorar minha vitória ou me consolar em minha derrota, quero trazer alegria para a minha casa.”

Ad

Sua veia estrategista influenciou completamente suas decisões para o suíço do sábado passado: Teylisson gosta de jogar deixando o inimigo “sem saídas”, e por assim tentou usar três decks com estratégias similares que poderiam deixar seu oponente ansioso na hora dos banimentos.

O jogador promete “garra” para o próximo sábado, apesar de não saber o que levar. Podemos esperar muita alma deste jogador promissor!

3. “Lipe”

Baiano de 24 anos, Felipe é estudante de T.I.

Outro jogador novato no jogo, “Lipe” só começou a jogar seriamente o jogo após perder o emprego. Apesar de ser novato em Runeterra, o jogador já tinha amigos dentro de outro card game, o Yu Gi Oh Duel Links, que o auxiliaram e também eventualmente migraram para o LoR. Hoje em dia, ele diz que o cenário do jogo e os amigos que fez são uma parte essencial do seu dia a dia.

O seu deck de escolha para o Sazonal foi o Ezreal / Draven, deck que ele diz não saber ser tempo ou controle, mas que só sabe que “prismou o deck todo”. “Lipe” segue ainda para dizer que sua grande inspiração no Legends of Runeterra foi nosso vice-campeão Ian “Iannogueira” Nogueira, já que no torneio que Ian conseguiu seu vice, “Lipe” quase passou pela fase do suíço, junto com um amigo. Este amigo se tornou seu parceiro de treino junto a alguns outros e esses treinamentos foram essenciais para sua jornada nesta temporada.

Suas decisões para o Top Cut estão abertas, no clima de surpresa do jogador em ter passado! Ainda sem saber o que vai levar, “Lipe” diz que estará focado em trazer alegria para o Brasil e tentar fazer um bom desempenho no torneio.

4. “Maykas”

Image content of the Website

Jogador de card games desde os 13 anos, começando primeiramente no Hearthstone, “Maykas” diz que nunca havia conseguido jogar competitivamente antes do LoR. Extremamente calmo e focado, o competitivo em jogos de estratégia sempre foi de grande interesse para ele. No Runeterra não seria diferente: acumulando dois Top Cuts em Sazonais anteriores, vencedor de quatro campeonatos com seu time Sultans E-sports na LBR (Liga Brasileira de Runeterra), títulos no campeonato Fight Night, dentre outros.

Seu estilo de jogo preferido é o midrange, contando com os decks Ashe / LeBlanc, Swain / Twisted Fate , Ezreal / Draven e Shen / Jarvan IV. Novamente sua preparação para o sazonal seguiu a linha de nossos outros classificados, onde ele diz ter priorizado conforto. Maykas achou seu conforto dentro desse meta na forma de line-up com Noxus em todos os decks, se utilizando de cartas como Bando Voraz, Vigia Aracnídea, Aranha Doméstica e Terra Abrasada.

Para o Top 32, o brasileiro quer apostar em “trabalhar o máximo” com as cartas para não ser vítima de azar.

5. Roxas

Image content of the Website

O analista de sistemas de 30 anos, “Roxas” já havia investido um bom tempo em jogar card games competitivos antes do lançamento de Runeterra. Dentre seus estudos de jogos, “Roxas” cita Magic: the Gathering, Yu Gi Oh e Pokémon como grandes inspirações, chegando até a competir e se tornar juiz internacional dentro do cenário de Yu Gi Oh. Extremamente competitivo, o jogador sempre olhou para o Runeterra como um caminho para acumular títulos, prêmios e até seguir carreira como streamer.

Ad

Depois de um ano de experiência, a jornada do jogador passou por alguns altos e baixos que ele revela que o afetaram um pouco psicologicamente por se cobrar tanto. No seu leque de conquistas, Roxas se orgulha em falar que conseguiu bons resultados na LBR com seu time Hydra Gaming, um 3º lugar no campeonato Fight Night em sua primeira aparição e agora o Top 32 do Torneio Sazonal.

Sua estratégia para o suíço do torneio foi bastante direta. O meta “feijoada” não tinha muitos decks “errados” ou “certos”, então ele decidiu seguir com o que tinha mais experiência, que eram os famosos decks agressivos “cabeçada”. Para o Top Cut, Roxas não revela muito: “Não sei ao certo, mas talvez eu surpreenda? Ou continue confortável, afinal, dizem por aí, o que tá ganhando não se deve mexer.”

6. STAN

Image content of the Website

Nome já bastante conhecido nacional e internacionalmente, STAN é um dos jogadores mais bem classificados da história do Brasil dentro do Legends of Runeterra. Para citar alguns, o carioca de 24 anos Stanley já conquistou dois títulos no Fight Night, 8º lugar no Sazonal, Top Cuts em diversos torneios da comunidade, incluindo a LBR, onde compete pela Hydra Gaming.

Competitivo desde pequeno, STAN diz ter sido uma criança chata, que fazia birra quando perdia. O seu “espírito” competitivo permaneceu e amadureceu ao longo de sua vida, eventualmente chegando dentro de card games como Hearthstone e o Legends of Runeterra, onde ele diz ter atingido seu “ápice competitivo”.

STAN é um jogador extremamente versátil, tendo como gosto pessoal decks com leques de versatilidade maiores como combo e controle. Para o Sazonal, o jogador foi outro competidor que apostou no confortável e confiável, trazendo três decks dentro de sua maior área de maestria: Akshan / Renekton , Sivir / Zed e Gangplank / Sejuani .

Para o Top Cut, Stanley aposta no estudo de seus oponentes, em volta do qual ele irá tentar montar uma estratégia.

7. 4LW

João, mestrando em filosofia, começou a jogar Runeterra quando o jogo passou para a fase “acesso aberto”. Direto ao ponto, ele diz que seu aprendizado foi rápido e fluido por ter experiência em outros card games. Dentre suas conquistas, o jogador, que também é da Hydra Gaming, conquistou títulos no famoso campeonato Fight Night, um Top 8 em um Sazonal e também ter sido o primeiro jogador mestre no mundo em uma temporada durante a expansão de Shurima.

Sendo um jogador de muitos gostos, sua estratégia para o Sazonal foi tentar ir contra o meta de Gangplank / Sejuni e outros decks de Noxus. Para o Top Cut do torneio, João pretende estar mais concentrado do que em outros torneios e campeonatos da comunidade. Ele disse que “espera ir longe e superar o seu recorde de Top 8.”

8. Lazyguga

Image content of the Website

Gustavo Henrique Rodrigues Jorge, de Diadema/SP, tem 31 anos e conta já com dois diplomas nas costas: Jornalismo e Letras. Sua infância foi marcada pelos card games que acha mais infantis, como Yu Gi Oh e Pokémon, e na sua fase adulta ele se voltou para Magic: the Gathering e Hearthstone. Como outros competidores, ele também voltou seu foco diretamente para o LoR quando o encontrou.

Ad

Em Runeterra, Gustavo acabou vendo um leque enorme de oportunidades se abrindo para ele: além de ter acumulado vários prêmios e posições em competições da comunidade, como Fight Night, no próprio Sazonal e na LBR, a última na qual ele compete com seu time, Hydra Gaming, a qual ele atribui muito de seu sucesso. Gustavo também é escritor de artigos no site Runescola e oferece pacotes de coaching de Runeterra.

Seu estilo de jogo preferido foi o Midrange, pelo potencial de adaptação de tais decks. Sua primeira estratégia para o suíço foi levar decks de conforto e que ele domina, junto ao deck “Sivir / Akshan Combo”, que ele considera “uma das opções mais fortes do metagame atual. A composição não é mais efetiva para fazer banimentos seguros, mas acabou sendo uma aposta certeira.”

Para o Top Cut, Lazy mostra que já pensou bastante sobre:

“Eu tenho muita dificuldade de me ver trocando Ezreal / Draven e Nasus / Thresh da minha composição, mas eu vou esperar o anúncio de todos os classificados para conseguir analisar com calma os jogadores que devo enfrentar nas primeiras rodadas.”

E ele adiciona com seus próprios objetivos para o torneio:

“Vencer duas rodadas pode significar minha classificação para o Mundial, então meu objetivo inicial é o Top8 e tudo que conseguir após isso seria espetacular.”

9. Trivo

Image content of the Website

Vitor Carrião, de 19 anos, começou sua jornada no mundo de card games aos 11 anos, quando começou a jogar Magic: The Gathering. Amante de jogos de estratégia, o jogador é notoriamente conhecido por não só ser um competidor extremamente forte com as cartas, mas também pelo seu “jogo psicológico de emotes”. Dentro do cenário, onde ele joga como capitão pelo seu time, a Sultans E-sports, todos sabem que seu uso de emotes em Legends of Runeterra é uma das suas estratégias para “desestabilizar” o oponente (tudo na brincadeira, é claro).

Em relação ao seu estilo de jogo, Trivo reforça o seu gosto pelo meta mais Tempo, com múltiplas possibilidades: Aphelios é uma de suas cartas preferidas no jogo. Para a fase de suíço, sua aposta foi em alguns decks bem convencionais e outros nem tanto. Com a adição da combinação Twisted Fate / Sivir, o jogador apostou em um estilo de jogo diferente dos outros junto do famoso “pacote de Shurima” que vem aparecendo bastante nas competições.

Sua estratégia para o Top 32 ainda permanece um mistério, mas podemos esperar muitos emotes e provocações tanto estratégicas quanto psicológicas da parte deste grande jogador!

Conclusão

E estes foram os nossos nove competidores que estarão neste sábado, 21/08, no Torneio Sazonal - Ascensão do Submundo de Legends of Runeterra! Eu desejo toda a sorte do mundo para eles, e que tenhamos mais brasileiros em breve neste Top 32, senão um vencedor!