Legends of Runeterra

News

Conhecendo os tipos de torneio em Legends of Runeterra

, updated , Comment regular icon0 comments

Neste artigo, explico os formatos dos torneios de Legends of Runeterra e uma ferramenta incrível para te ajudar na escolha de line-up.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Fala pessoal, tudo bem com vocês? Neste artigo vou explicar um pouco de como são os torneios de LoR, as travas de decks que o torneio pode ter e uma dica de ferramenta que pode te ajudar demais. Vamos lá!

Introdução

Antes de falar sobre os tipos de torneio, acho interessante iniciarmos sobre quais os "deck locks" existentes. Esse termo, que significa trava em inglês, irá definir os 3 decks para usar no torneio. Esta será sua "line-up".

E lembre-se: no LoR utilizamos decks com 40 cartas e por enquanto não há “sideboard”. Talvez possa ter em um futuro quando aumentarem o número de cartas no jogo, mas no momento não existe ainda. Então você monta um deck com 40 cartas fechadas e não pode incluir nada no meio do torneio, hein?!

Ad

Travas dos Decks

Riot Lock

A trava mais comum hoje é a “Riot Lock” que a própria Riot introduziu e outras organizações aderiram. Ela se baseia em você escolher 3 decks onde não pode repetir campeão, nem combinações de região e apenas 1 deck pode ficar sem campeão. Exemplo: Lulu Jinx (Ionia e Piltover); Draven e Ezreal (Noxus e Piltover); Seju Teemo (Freljord e Piltover).

Note que eu coloquei 3 decks com Piltover, mas nenhum repetindo a outra região e nem o mesmo campeão. Essa trava foi criada exatamente para se tornar mais acessível a todos, porque você não precisaria ter uma coleção completa. É só usar uma mesma base para todas e trocar os campeões e a outra região.

Region Lock

A segunda opção é a “Region Lock” que, como o nome já diz,não é permetido repetir a região. Sem região repetida, sem campeão repetido também. Exemplo: Lulu Jinx (Ionia e Piltover); Elise (Noxus e Ilha das Sombras); Miss Fortune e Quinn (Águas de Sentina e Demacia).

Geralmente essa trava aparece em torneios no formato de dupla eliminação, mas ao invés de 3 decks a organização pede somente 2 decks e assim você e o oponente não precisam banir um deck.

Card Lock

Por último, temos o “Card Lock”, que é a trava de carta. Essa aqui já é um pouco mais difícil até para as organizações conferirem, porque nos 3 decks você não pode repetir nenhuma carta. É um pouco mais complexo e também não é muito usada.

Mas supondo que você leve um deck de Nasus Thresh onde há 1 cópia de Atrocidade, qualquer outro deck pode possuir até mesmo a mesma combinação de região (Shurima e Ilha das Sombras), mas não pode levar mais a Atrocidade, ou até mesmo os campeões, já que também contam como cartas.

Caso você tenha uma dúvida se seu deck está de acordo com a trava solicitada, existe uma ferramenta feita por uma rainha da programação chamada Raquel, conhecida por Tecna na nossa comunidade: basta clicar aquilink outside website.

Image content of the Website

Agora que já entendemos os tipos de travas que existem, vamos ver sobre os tipos de torneios!

Modo Suíço

Assim como outros card games e jogos eletrônicos de modo geral, o LoR não foge muito do padrão em relação a torneios. O formato mais usado é o suíço, onde todos enfrentam todos em um número X de rodadas, dependendo da quantidade de jogadores. Supondo que o torneio possui 32 jogadores, o sistema (como o Battlefy) indica entre 4 a 6 rodadas e o organizador decide quantas rodadas serão ao todo. Assim, os melhores jogadores serão definidos por aqueles que ficarem 6-0, 5-1 e assim por diante.

Geralmente em torneios suíços o mais comum de trava é a RiotLock, assim você escolhe 3 decks e faz o banimento do deck do oponente.

Os torneios podem se estender também ao top cut após o modo suíço trazendo os 32, 16 ou 8 melhores classificados. Esse tipo de formato é usado atualmente no Torneio Sazonal, onde as classificatórias possuem 9 rodadas suíças e os 32 melhores passam para a próxima fase, que é em eliminação simples.

Ad

Aos que não conhecem, o Torneio Sazonal é o torneio oficial da Riot e é separada pelas regiões do server como Américas, Europa e APAC (Ásia - Pacífico). Classificam-se 700 jogadores pela rankeada e 324 pela contenda final.

Image content of the Website

Eliminação Simples

O formato de eliminação simples também é utilizado em alguns torneios sem possuir o suíço antes, mas não é o mais convencional. É o tão famoso "mata-mata", utilizado em muitos jogos pelo mundo afora. Esse formato também é utilizado em jogos melhor de 1 e não o habitual melhor de 3 como temos no modo suíço. Devido a isso o tipo de trava não importa, porque é apenas 1 game, então você pode jogar com qualquer deck.

Image content of the Website

Eliminação Dupla

Outro formato seria o de eliminação dupla ou “double elimination” que fica mais chique, no qual é bem parecido com a eliminação simples, mas a pessoa tem mais uma chance caso ela perca a primeira vez.

Se a pessoa perder a segunda vez, ela é eliminada completamente do torneio, ou seja, quem perde uma série precisa seguir pelo tão conhecido caminho dos guerreiros e não pode perder mais nenhuma série para tentar levar o troféu.

Esse formato é muito utilizado em torneios onde temos mais "showmatch", que são torneios com convidados fechados onde o foco é o entretenimento.

Image content of the Website

Line ups

Depois de toda essa explicação nós temos que pensar nas possibilidades de line up, ou seja, quais decks você quer levar para um torneio. Acima de qualquer coisa, leve sempre decks dos quais você se sente confortável em jogar. Não adianta escolher uma line que está no metagame e não saber pilotar, não é mesmo?

Mas como a gente sempre brinca: existem 3 modos de montar sua line:

1) quem abusa do meta;

2) quem quer targetar quem abusa do meta;

3) E quem quer targetar quem quer targetar o meta. Simples, né? Só que não, rs.

Um exemplo disso seria o meta atual: Sivir Akshan, GP Seju e Azir e Irelia. Os três perdem pra triple aggro, então triple aggro é uma resposta pra eles e triplo controle é uma resposta a triple aggro. Isso vai se repetindo em todo torneio, basicamente, e os decks mudam conforme o meta muda.

Você pode conferir um artigo sobre como montar line-ups para torneios, pelo nosso querido Minako, aquilink outside website.

Premiações

Existe uma discussão muito grande na nossa comunidade atual de LoR sobre premiação em dinheiro. Devido ao tamanho do jogo, poucas pessoas consideram válido pagar inscrições em torneios que podem dar uma quantia legal aos ganhadores. Mas ao mesmo tempo, há algumas pessoas que largaram tudo, como trabalho, estudos e afins, para se tornarem profissionais de Runeterra, e se beneficiam muito de torneios que pagam os jogadores para que assim tenham um retorno interessante.

O Sazonal é um dos torneios que possuem a melhor premiação ao primeiro lugar (10 mil dólares) e até mesmo aos Top 32. Porém, como descrito acima, não é uma classificação fácil, ainda mais quando você precisa se destacar entre 1024 jogadores. O Mundial possui uma premiação ainda maior, de 200 mil dólares total, mas demanda ainda mais dedicação do que o Sazonal. Você pode conferir mais sobre os detalhes destes torneios aquilink outside website.

Ad

Fora premiação em dinheiro, temos também o mais comum, que é a premiação em moedas dentro do jogo. Muitos organizam torneios semanais onde o primeiro lugar pode levar 1.400 moedas, que é um apoio da Riot Games. Com isso você não precisa tirar dinheiro do bolso para comprar aquele tabuleiro que mais gostou ou a skin nova do seu campeão preferido.

Conclusão

Para concluir, recomendo a vocês jogarem a Contenda que existe dentro do client do jogo. É um modo bem perto do que temos dos torneios atuais: você escolhe 3 decks com RiotLock, bane um deck do oponente e precisa ganhar com os dois outros decks! Aqueles que fizerem a glória suprema final se classificam para o Torneio Sazonal!

Espero que vocês tenham gostado e que ajudem a dar os passos iniciais nos torneios que existem da nossa comunidade!

Até a próxima!