Legends of Runeterra

Deck Guide

Deck Tech: Kai'Sa e sua força imbatível!

, Comment regular icon1 comments

Nesse artigo você aprende a jogar com o deck mais forte do meta!

Edit Article

Introdução

Das três campeãs que chegaram com o conjunto Forças do Além, uma saiu na frente: Kai'Sa. A campeã não é só a campeã mais forte dessa expansão, como uma das mais fortes do jogo! A prova disso é que o deck mais popular da campeã traz ela sozinha, sem a presença de outro campeão. E é justamente esse deck que vou destrinchar no artigo de hoje. Vamos lá!?

Loading icon

Sobre Kai'Sa e a palavra-chave Evoluir

Loading icon

Assim como Gwen, Kai'Sa trouxe uma nova palavra-chave para o jogo: evoluir. Essa palavra funciona da seguinte forma: após você ter jogado unidades com 6+ palavras-chave que sejam diferentes de Evoluir (ou seja, ela não conta para o progresso), as unidades ganham um buff de +2 +2 e no caso de Kai'Sa, ela sobe de nível.

Ad

Loading icon

Considerando o poder absurdo da Kai'Sa no nível 2, sua condição de subir de nível é bem fácil de ser atingida, portanto o deck leva unidades com mais de uma palavra-chave para fazer com que ela suba de nível quanto antes!

Unidades do Deck

Voidling é uma unidade essencial para esse deck, pois a palavra-chave dele muda a cada rodada (enquanto estiver na sua mão), então você tem um controle de qual palavra quer que ele tenha e sendo assim, só vai descer ele com a melhor palavra para o seu plano de jogo. O ideal é descer ele quando ele estiver com uma palavra-chave que as unidades do seu deck não possuem, para que assim, o progresso de Evoluir seja ainda mais fácil de alcançar.

Outra unidade de custo 1 que o deck leva é o Filhote Xer'Sai, unidade bastante comum nos baralhos de Lurk. Ainda que pareça estranho levar essa carta aqui, é preciso levar em conta que o filhote possui Espreitar e Assustador, então são 2 palavras para o progresso de Evoluir, já na rodada 1, então é bem forte.

Dos seguidores da Kai'Sa, o deck leva 3, são eles: Anciã Belvethiana, que tem Escudo de Feitiço, Detonadora do Vazio, que possui Sobrepujar e a Aberração do Vazio, que, bem... É a Aberração do Vazio! Provavelmente o drop 8 mais forte do jogo. A Aberração ganha todas as palavras-chave positivas que você jogou no decorrer da partida. Isso mesmo, ela ganha só por você ter jogado, nem precisa ver. E mais: quando está em campo, quando você joga uma unidade com uma palavra-chave que ainda não jogou antes de colocar a Aberração em campo, ela ainda ganha a palavra, ou seja, é um efeito continuo e transforma a unidade em um excelente finalizador devido ao número exorbitante de palavras-chave que acumula.

Loading icon

Saindo do pacote da Kai'Sa, há outras unidades bem importantes para o funcionamento do deck, sendo a maioria unidades que possuem mais de uma palavra-chave. O Asalonga de Petricita traz Formidável, que é uma palavra que nem uma das outras unidades do deck possui e ainda ganha desafiador quando outra unidade é jogada, fazendo a contagem de Evoluir crescer em mais um. A Guardiã Radiante, ao ser jogada após uma das suas unidades ter sido abatida na rodada, ganha Robusto e Roubo de Vida, palavras extremamente importantes que farão você voltar para o jogo. Kai'Sa e a Aberração do Vazio com Roubo de Vida fazem um estrago! O Guardião da Presa Verde não é uma unidade boa, mas tem palavras-chave importantes, são elas: Barreira e Patrulheiro. Considerando que Patrulheiro é uma das palavras-chave mais fortes do jogo, é bom ter outra forma de dar essa palavra para a Kai'Sa, visto que Valor é uma unidade bem frágil.

Loading icon

Por fim, temos a Caçadora Implacável, que traz Assustador, uma palavra que o Filhote Xer'Sai já traz, mas o importante dessa unidade é seu efeito: dar vulnerável a qualquer unidade do oponente. Com isso, você pode eliminar alguma unidade do oponente no early game.

Ad

Feitiços do Deck

Os feitiços são em sua maioria, formas de proteger a Kai'Sa. Temos Cota de Malha, que dá robusto e Visão Aguçada, que além de conceder +1+2, pode bloquear elusivos. A Penitência, dependendo da situação, pode ser utilizada para proteger, mas o ideal, é utilizar o feitiço de forma agressiva, para passar mais dano.

Ritual de Chamado é sua forma de comprar a Kai'Sa, afinal um deck de uma só campeã, sem a campeã, não funciona, né? Então há 3 cópias do feitiço para garantir que você irá comprar Kai'Sa. Mesmo que você já tenha a campeã, comprar mais uma Kai'Sa pode ser interessante, visto que ela possibilita o uso de Sobrecarga, que dá Escudo de Feitiço e Sobrepujar a uma unidade. Se você usa o feitiço em Valor e dá a Segunda Pele nele, Kai'Sa ganha 4 palavras-chave, que somadas as 2 que ela possui, contabiliza 6 de dano na Chuva Icathiana, habilidade da campeã em sua forma evoluída.

Loading icon

Já citei o Valor, mas é aqui de onde ele vem: o feitiço Investida Anuviante é uma das peças-chave do deck e é ideal que seja utilizado no momento em que você vai descer a Kai'Sa, para garantir que a campeã irá conseguir pegar as palavras-chave dele.

Por fim, temos Golpe Orquestrado para se livrar de unidades problemáticas e Cataclisma, que possibilita mais ataques com Kai'Sa. Se ela já estiver com Patrulheiro, o uso de Cataclisma praticamente decreta o fim de jogo!

Sugestões de outras cartas

Como esse deck abrange duas regiões extremamente fortes, há muitas cartas que podem ser implementadas no deck. Vou sugerir outras cartas que já vi sendo utilizadas em outras versões do deck e acredito que vale a pena destacar.

Fica ao critério de você que vai jogar com o deck decidir o que tirar e o que colocar, ok? A construção de um deck leva muito em conta o gosto pessoal do jogador, portanto, vou apenas dizer as outras cartas que podem ser colocadas no deck e a decisão de colocar ou não fica por sua conta.

Loading icon

Ritual de Negação e Ampulheta Ancestral são feitiços muito fortes que podem proteger sua Kai'Sa de remoções dos inimigos; Égide de Ouro é outra forma de dar rally, já que Cataclisma pode ser cancelado se o oponente elimina a unidade que você alvejou. Areia Movediça é bem interessante em casos de mirror match. Por fim, há a unidade Precursora de Rapina, que apesar de ter um custo alto, traz a palavra-chave Elusivo, que deixa Kai'Sa e Aberração do Vazio ainda mais fortes!

Mulligan e Postura de Jogo

Com esse deck você quer Evoluir o mais rápido possível, então é importante deixar na mão unidades como Filhote Xer'Sai e Asalonga de Petricita, que juntos contabilizam 4 palavras-chave diferentes. Kai'Sa é imprescindível que deixe na sua mão, visto que é sua principal condição de vitória. Investida Anuviante também é importante deixar na mão, já que é um feitiço bem importante para seu plano de jogo.

Ad

Loading icon

Sua postura de jogo é mais voltada para o combo, onde você irá colocar todas suas peças o mais cedo possível para que entre as rodadas 5-7, você consiga finalizar as partidas com sua Kai'Sa evoluída. Caso não consiga finalizar com ela, a Aberração do Vazio é sua forma secundária de vencer jogos.

Contra aggros, o ideal é segurar e jogar para a Guardiã Radiante, que quase sempre acaba com os decks aggros.

Matchups favoráveis e desfavoráveis

O deck de Kai'Sa é um combo agressivo, então consegue se dar muito bem contra decks que sejam mais lentos, como Feel The Rush, Anivia e Bardo / Shen. Já contra decks agressivos, ele encontra bastante dificuldades, conseguindo ganhar apenas com a ajuda da Guardiã Radiante. Sendo assim, Kai'Sa tende a perder para Azir / Irelia, Annie / Katarina / Ziggs e Annie / Jhin.

Finalizando

O que acham desse deck? Vocês fazem parte dos que jogam com ele ou dos que se recusam a jogar por achar "quebrado"? Acreditam que a Kai'Sa ira sofrer nerfs? Me contem nos comentários!