Legends of Runeterra

Deck Guide

Deck Tech: Yuumi Pantheon - O deck mais dominante do meta!

, updated , Comment regular icon1 comments

Quer subir de elo sem dor de cabeça? Se sim, esse é o artigo certo para você. Saiba tudo sobre o deck que me levou ao Diamante e aprenda a utilizá-lo da melhor forma!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Visão Geral do Deck

Desde que foi lançado, Pantheon trabalhou muito bem com Demacia e seus principais parceiros foram Shyvana e Taric — mas aí chegou a expansão Uma Jornada Curiosa e descobrimos quem foi planejada para ser a melhor amiga de Atreus. Sim, ela mesma, a gata mágica: Yuumi.

Loading icon

Yuumi e Pantheon conseguem trabalhar muito bem juntos, mas a gatinha, na verdade, consegue transformar qualquer unidade do deck em sua condição de vitória. É só conectar ela em alguém e alvejar aliados a cada rodada para fazer o Pantheon subir de nível. E se você não conseguir vencer com a unidade enorme que a Yuumi está conectada, o guerreiro de Monte Targon chega em campo com sua Lança Indestrutível, pronto para finalizar o jogo com suas várias palavras-chave.

Ad

Campeões

O Pantheon trabalha como finalizador de partidas, devido ao fato dele vir com várias palavras-chave ao subir de nível — afinal quem consegue parar uma unidade com Patrulheiro, Elusivo e Escudo de Feitiço? E olha que eu só falei três palavras-chave, se você der sorte, pode vir outras muito mais roubadas.

Loading icon

Apesar de ser um finalizador, em alguns confrontos você pode descer o Pantheon mais cedo, na rodada 4, para ir colocando pressão em cima do seu oponente. Como o deck possuí vários feitiços de combate, proteção e buffs, você pode atacar sem medo e se tiver uma Yuumi para conectar ao seu Pantheon, ótimo, já é meio caminho andado.

A Yuumi só pode se conectar a um aliado e você não pode tirar ela do aliado conectado da vez para colocar em outro, a não ser que essa unidade morra, portanto, se quiser trocar de hospedeiro, será preciso deixar sua unidade morrer.

Loading icon

Com a Yuumi conectada, é bastante importante que você sempre ataque com a unidade que a Yuumi estiver auxiliando pois, no terceiro ataque, a gatinha subirá de nível e oferecerá um escudo de feitiço por rodada ao aliado conectado — então mesmo que o oponente tire seu escudo, ele será reposto na rodada seguinte.

Seguidores

O deck não possui tantos seguidores, mas todos eles são importantes para o andar da carruagem e, acredite se quiser, mas qualquer um deles pode se tornar a unidade enorme que te levará à vitória. Explicarei o papel de cada um, para ficar bem claro para vocês a importância de cada um e como eles funcionam no deck.

Loading icon

O Idealizador de Sagas é a melhor unidade de custo 1 do jogo, devido à palavra-chave destinado, que faz com que ele ganhe +1+1 sempre que for alvejado por algum feitiço ou habilidade, como por exemplo a barreira que a Protetora Aciária concede. Essa é a função dela no deck e é muito forte essa sequência de Idealizador de Sagas na rodada 1 e Protetora Aciária na 2.

O outro drop 2 do deck é a Cabra da Montanha, que gera gemas ao golpear. Essas gemas são fundamentais para o funcionamento do deck, já que você precisa alvejar um aliado por rodada e a gema cumpre esse papel de alvejar, além de ter o valor bem acessível. Se a Cabra conseguir bater mais de uma vez, o level-up do Pantheon já está quase garantido.

Loading icon

Provavelmente a unidade mais forte de Yuumi/Pantheon, O Chamabranca Ferido, é quem você vai querer colocar todos os buffs possíveis, incluindo a Yuumi, é claro. Por ser um dragão, ele tem Fúria e sempre que abate alguém cresce em +1+1 e o destinado também o cresce em +1+1, então já deu para imaginar o efeito bola de neve que essa unidade desencadeia ao estar em campo, né? Se por um acaso você conseguir dar sobrepujar a ele cedo no jogo, não vai ter muito o que oponente fazer, só aceitar a derrota.

A última unidade do deck é a Mística Cega, que dá +1+1 ao aliado escolhido e silencia a unidade inimiga que você escolher.

Ad

Ela é excelente em mirror matchs, já que pode retirar o sobrepujar, a fúria e o destinado de um Chamabranca enorme e em outras matchs que possuem unidades essenciais muito problemáticas como o Asalonga de Petricita, Exploradora das Ruínas, Vovô Feérico ou Olho do Dragão. Esse silence súbito é extremamente forte e pode desestruturar por completo o jogo do oponente.

Feitiços

Loading icon

O deck é recheado de feitiços, mas o essencial é Lâmina Zênite, já que sobrepujar é uma palavra-chave muito forte e faz com que o dano das suas unidades enormes passem para o Nexus inimigo. Como só há três cópias dela no seu baralho, é importante escolher com sabedoria em quem vai colocar, mas os melhores alvos são o Idealizador de Sagas e o Chamabranca Ferido.

Loading icon

Cataclisma e Égide de Ouro servem tanto para finalizar jogos e pegar o oponente desprevenido, como para acelerar o level-up da Yuumi, já que os novos ataques contabilizam para ela subir de nível.

Combate Individual e Golpe Orquestrado além de servirem como remoções de unidades, servem para o level-up do Pantheon, já que ao usar o feitiço você está alvejando aliados. O Golpe Orquestrado, inclusive, pode ativar o destinado das duas unidades escolhidas para o combate, o que é excelente.

Loading icon

Visão Aguçada é ideal para parar elusivos, Cascata Lívida e Toque Conselheiro fornecem compras de cartas e esse último é muito bom contra matchs mais agressivas. E novamente, todos eles servem como contadores para Pantheon subir de nível.

Por fim, há uma cópia de Bastião, caso alguma unidade estiver prestes a ser eliminada e Quietude que pode ser muito boa para parar alguma unidade problemática ou até mesmo um Pantheon inimigo em uma mirror match.

Mulligan e Postura de Jogo

Normalmente você vai optar por deixar sua mão curvada. Uma mão inicial excelente teria Idealizador de Sagas, Protetora Aciária ou Cabra da Montanha, Lâmina Zênite e Yuumi. Pantheon, por ser sua principal condição de vitória, pode ser mantido também, principalmente em mirror matchs. Seu mulligan só vai ser diferente contra aggros, pois Yuumi/Pantheon tem muita dificuldade de bater de frente contra esse tipo de deck, então contra eles é melhor deixar todas as unidades de custo baixo na mão e os Toque Conselheiro também.

Se não estiver enfrentando decks aggro, onde você só vai focar em sobreviver, sua postura será mais voltada para subir Pantheon de nível, sempre tentando alvejar aliados a cada rodada e construindo uma condição de vitória alternativa para o caso de Pantheon não aparecer. No caso, essa condição de vitória alternativa será colocar Yuumi no Chamabranca Ferido e deixar ele enorme. E lembrando novamente que é extremamente importante e essencial colocar a Lâmina Zênite nele.

Contra um deck recheado de remoções, que é o caso de Caitlyn / Ezreal e Swain / Gnar, você precisa ter uma postura mais cautelosa e é essencial deixar quase sempre manas sobrando para blefar respostas perante às remoções inimigas. Toque conselheiro e Bastião são extremamente importantes nesses confrontos, além de upar a Yuumi, devido aos Escudo de Feitiço que ela dá na unidade conectada.

Ad

Contra decks de boards extensos como Akshan / Sivir, Patrulheiros e Fadas, a condição de vitória vai ficar por conta do Pantheon upado ou novamente, um Chamabranca enorme com sobrepujar. Em diversos momentos você vai ter que ser frio e usar o Nexus como recurso, deixando passar dano e focando em devolver o dano. Égide de Ouro e Cataclisma podem fazer a diferença nesses confrontos.

Matchups favoráveis

Sivir / Akshan

Apesar de construir boards extensos, as unidades de Sivir / Akshan serão sempre menores do que as presentes em Yuumi / Pantheon, então as trocas serão favoráveis para este último, que poderá devolver todo o dano recebido com um ataque fatal de um Chamabranca, por exemplo. Além disso, Sivir / Akshan tem muita dificuldade de remover o Pantheon.

Patrulheiros

É a mesma coisa que acontece no último caso, porém ainda pior: Patrulheiros não possui nenhum feitiço de combate. Ou seja, sem formas de remover Pantheon ou qualquer outra unidade enorme.

Nesse confronto, Yuumi / Pantheon pode usar o Nexus como recurso, encontrar Lâmina Zênite e propor o dano de volta para o Nexus do oponente. Pantheon e Cataclisma também são essenciais para destruir o deck de Patrulheiros.

Escuridão

O deck até tem formas de parar Yuumi / Pantheon com Vingança, Minimorfo e Safanão, mas os dois primeiros feitiços são caros e o último só para o Pantheon por um ataque e se o jogador tiver um Cataclisma, de nada servirá o atordoamento.

Além disso, há a presença de Égide de Ouro no deck de Yuumi / Pantheon que é muito forte contra o deck de Senna / Veigar, e se a unidade que estiver com Yuumi conectada atacar 3x, já era, né? Um escudo de feitiço por rodada e dificulta ainda mais a situação para o deck de Escuridão.

Matchups desfavoráveis

Caitlyn / Ezreal

Terra Abrasada é a chave para acabar com o Yuumi / Pantheon e em Caitlyn / Ezreal há logo 3 cópias do feitiço e às vezes as unidades do deck com Pantheon estão tão grandes que de nada adianta usar um Toque Conselheiro, por exemplo.

Escudo de feitiço também não adianta muito, pois há vários feitiços rápidos do outro lado que tiram o escudo com facilidade, então Yuumi / Pantheon acaba sofrendo bastante nesse confronto.

Swain / Gnar

Aqui a situação também é parecida com a anterior, já que há a presença de Terra Abrasada no deck de Swain / Gnar. Além disso, Swain upado + Leviatã em campo simplesmente destrói Yuumi / Pantheon, devido aos 3 atordoamentos que o Swain consegue propor.

Gnar / Ziggs

Por ser um deck aggro, Gnar / Ziggs possui muitas unidades com custo baixo e Yuumi / Pantheon é um deck mais lento, que desce praticamente uma unidade por rodada, isso quando a mão ajuda. Então ele pode sofrer muito nesse confronto, com o deck aggro descendo vários bichos e batendo sem pensar e não existindo muitas respostas para parar os ataques. Além disso, há várias ferramentas de burn no Gnar Ziggs, como Dizimar, Fervor Noxiano e Graveto Pontudo.

Considerações Finais

Como coloquei no subtítulo, esse foi o deck que me levou para o Diamante, portanto, recomendo bastante que também joguem com ele e meu principal conselho é que tenham calma e saibam utilizar bem os recursos.

Ad

Yuumi / Pantheon consegue jogar bem contra a maioria dos decks e até mesmo contra os que são difícil de ganhar, dá para jogar, então o lance é realmente ter calma e foco. Se tiverem qualquer dúvida sobre o deck é só perguntarem nos comentários que eu respondo, ok? Até a próxima ;)