Legends of Runeterra

Deck Guide

Guia de Deck Eterno: Sombras Invasoras - Elusivos sem Campeões

, Comment regular icon4 comments

Hoje, vamos falar sobre uma das listas mais recomendadas para quem quer pegar Mestre na fila ranqueada do Eterno - Sombras Invasoras com Elusivos. Esse deck está popular entre os jogadores competitivos, pois foi usado no torneio de equipes do Aegis - mas esse deck brilha mesmo é na ranqueada!

Edit Article

Introdução

Estamos na temporada ranqueada do Eterno, e, assim, todos estamos buscando o ranque de mestre nesse formato.

O Eterno é o lugar perfeito para testar combos novos e decks malucos, e, considerando o momento atual do Runeterra, resolvi trazer um guia de uma das listas mais malucas que eu já joguei, que me tirou do Platina essa temporada - Sombras Invasoras Elusivo sem campeões.

Sombras Invasoras Elusivos Sem Campeões - É Impossível Parar esse Deck!

Para quem acompanha com mais frequência meu conteúdo, sabe que eu estou jogando no momento o torneio de equipes “Aegis FVB - League” com meu time, “Lotus Be Humble”. Durante uma das rodadas, enfrentamos essa lista de Sombras Invasoras e apanhamos muito - tanto que resolvemos jogar com esse deck na semana seguinte na nossa lineup. Por mais que esse deck não tenha nos dado muitas vitórias, devido às suas matchups e os bans, durante a preparação para o Aegis, descobrimos que esse arquétipo é praticamente imparável na fila ranqueada do Eterno.

Ad

Essa lista consegue definir o jogo no turno 6 ou 7 com muita facilidade, e muitas vezes até mesmo somará 20 pontos de dano em um ataque só, devido à Sombras Invasoras. Apelidamos essa lista de “Zed Gwen, só que bom”, pois realmente parece muito uma versão melhorada deste arquétipo.

Loading icon

Esse deck tem 15 cartas que custam 1 de mana, 15 cartas que custam 2, 3 cópias de Sombras Invasoras, e 3 cópias de Sombras Perseguidoras. Ou seja, você estará armado até os dentes com unidades de custo baixo para colocar em campo depois que você jogar Sombras Invasoras.

Apesar de ser relativamente fácil pilotar este deck, há algumas jogadas, e algumas nuances, importantes que você precisa entender antes de levá-lo para a fila ranqueada. As abordaremos nesse artigo.

Antes disso, contudo, segue um print do meu histórico após jogar com essa lista até perder:

Image content of the Website

Estratégia Principal

Nossa estratégia principal será jogar Sombras Invasoras o mais rápido possível, e, logo após, no seu turno de ataque, desenvolver suas unidades de forma coerente para vencer o jogo em 1 ou 2 turnos no máximo.

Vou reafirmar: “desenvolver suas unidades de forma coerente”, pois essa é a grande dificuldade desta lista. Se você só jogar as suas cartas em campo sem pensar, vai acabar perdendo o jogo.

Assim, existem duas maneiras de jogar com este deck - se você tem, ou se você não tem Sombras Invasoras na sua mão inicial.

Se Você Não Tem Sombras Invasoras na sua Mão Inicial

Dê prioridade para seus seguidores com Sagrado, e tente jogá-los na curva se possível.

Loading icon

Com essas cartas em campo logo cedo na partida, você consegue colocar pressão no campo enquanto acumula pontos de Sagrado para suas futuras unidades Elusivas, caso as suas unidades de Sagrado sejam removidas.

Jogar essas cartas cedo forçará seu oponente a gastar algumas remoções neles ao invés de gastá-las nas suas unidades Elusivas.

Infelizmente, jogar sem o buff das Sombras Invasoras torna o seu deck muito mais lento. Nessas situações, a sua única fonte de dano consistente será Dupla da Clareira Verdejante. Não jogue essa unidade logo cedo: espere até ter mana o suficiente para invocar, junto dela, vários outros seguidores, e assim acumular o máximo de poder de ataque possível.

Se Você Tem Sombras Invasoras na sua Mão Inicial

Não invoque nenhuma unidade e não jogue nada até você jogar a suas Sombras Invasoras no turno 3.

Se você estiver atacando nos turnos ímpares, algumas cartas, como o Discípulo Vastayês, Os Lamentados, e a Vidente Taciturna, estarão disponíveis no turno 3 também, logo após você jogar as Sombras Invasoras. Essas cartas se reciclam de volta para a sua mão quando golpeiam o Nexus inimigo, e não se “perdem” pelo Efêmero.

Durante os seus turnos de defesa, você pode jogar as Sombras Perseguidoras ou a Assassina das Sombras, e assim comprar cartas. Evite ao máximo jogar suas outras unidades Elusivas nesses turnos; só as jogue se você precisar muito bloquear uma unidade inimiga para não perder o jogo.

Ad

Por experiência própria: se você tiver as Sombras Invasoras na sua mão inicial, é possível finalizar o jogo nos turnos 6 ou 7, dependendo dos turnos que você consegue atacar. Isso nos dá uma média de dois a três ataques com unidades Elusivas por partida.

Estratégia de Mulligan

A estratégia de mulligan desse deck é extremamente simples - você deve trocar todas as cartas da sua mão inicial caso elas não sejam as Sombras Invasoras.

Você deve dar prioridade máxima para esse feitiço, até mesmo quando você já tem 1 cópia dele na sua mão inicial. Você também não precisa dar prioridade para nenhum seguidor ou nenhuma outra carta do seu deck. Isso significa você não pode deixar um Aprendiz das Sombras propositalmente na sua mão inicial, só porque a carta é forte, por exemplo - precisamos buscar as Sombras Invasoras a qualquer custo.

As chances de você comprar as Sombras Invasoras até o turno 4, se usar esse método, são próximas de 70%. Eu já calculei esse número antes quando escrevi meu artigo antigo sobre Vayne Rumble, que usa essa mesma técnica para comprar o Rumble.

A mão inicial perfeita para o deck de Sombras Invasoras sem campeões deve se parecer com o seguinte:

Loading icon

Caso você tenha duas Sombras Invasoras, você deve jogar uma cópia no turno 3, e outra no turno 4. Isso provavelmente te garante a vitória no turno 5 ou 6, e você declarará provavelmente mais de 20 pontos de dano ao Nexus adversário.

Matchups

Infelizmente, como esse deck é extremamente recente, e só está popular entre jogadores competitivos, não temos quase nenhum dado dele em sites de estatísticas. Contudo, por experiência própria, você terá muita vantagem contra todo tipo de deck Midrange que não interage com a sua mesa. Estamos falando de listas de Yeti (que estão populares), e alguns decks de Dragão Ancião que só lidam com a mesa inimiga no turno 6.

Contra listas de Ilhas das Sombras, você pode sofrer um pouco, devido a cartas como Banquete Cruel e outras remoções de early game.

Entretanto, como o meta não é muito preparado para lidar com o seu arquétipo, dificilmente terá problemas na fila ranqueada com essa lista. Isso a torna uma das melhores escolhas para quem quer subir de elo o mais rápido possível.

Dicas Rápidas, Porém Importantes

- Aprendiz das Sombras entra em campo se buffando quando você joga ele com Efêmero. Não se esqueça disso quando estiver calculando o seu letal.

- Em termos de atributos, a Vidente Taciturna é a carta mais poderosa do seu deck. Mas, em algumas partidas, o Mordomo Espectral fará mais sentido do que ela, devido à palavra-chave “Assustador”.

- Caso você não tenha Sombras Invasoras na sua mão inicial, tente sempre jogar o Prodígio Redimido no turno 2. Essa carta te permite atacar com 4 pontos de dano logo cedo, e ainda acumula 1 ponto de Sagrado.

- Apesar dos Espíritos Marítimos Saltitantes ser excelente nesse arquétipo, muitas vezes você perceberá que vale mais a pena jogar dois Batedor Navori do que um Espíritos Marítimos Saltitantes no seu turno. Por isso, essa carta não deve estar no topo da sua lista de prioridade quando você invocar seus seguidores; ela serve mais como uma “última opção”.

Ad

- Preste bastante atenção quando for desenvolver suas unidades. A ordem de desenvolvimento é o fator mais importante desse deck inteiro. Sempre comece com o Aprendiz das Sombras se tiver o buff das Sombras Invasoras ativado. Fora isso, comece com a Dupla da Clareira Verdejante.

- Você não deve, em hipótese alguma, bloquear com suas unidades Elusivas. Bloqueie sempre com seus seguidores com Sagrado, ou com o Batedor Navori depois que ele perder Elusivo.

- Temos uma cópia de Palma Concussiva nesse deck. Entretanto, sinta-se livre para trocar essa carta por qualquer feitiço ou seguidor que preferir. Pense nesse “slot” como um espaço livre na lista, que você pode usar para adicionar cartas do seu gosto pessoal. Eu particularmente prefiro a Palma Concussiva para sobreviver contra algumas matchups agressivas.

- Ao usar as Sombras Perseguidoras, tente sempre trazer para a sua mão o seu seguidor mais barato, ou a Dupla da Clareira Verdejante. A sua prioridade máxima é o Aprendiz das Sombras.

- O único seguidor que você invocará nos turnos defensivos é a Assassina das Sombras, para comprar cartas.

- A Observadora Estígia foi uma carta que consideramos nesse deck, em sua primeira versão. Mas, devido à natureza Elusiva deste arquétipo, essa carta foi se tornando um pouco obsoleta. Mesmo assim, caso você queira muito testar esse seguidor nessa lista, sinta-se à vontade. Você pode trocar Os Lamentados pela Observadora Estígia.

Conclusão

Image content of the Website

Se você leu até aqui, muito obrigado! Espero que tenha se divertido.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!