Legends of Runeterra

Opinion

Jhin e Illaoi: Primeiras Impressões de Andamundo

, updated , Comment regular icon0 comments

Com o início da revelação das cartas de Andamundo, temos os dois primeiros campeões: Jhin e Illaoi. Nesse artigo comento sobre cada um deles e o potencial que cada um possui.

Edit Article

Com o fim da expansão de Bandópolis, temos agora uma nova temporada de revelação de cartas. O novo conjunto se chamará Andamundo e conterá os primeiros campeões de Runeterra.

Jhin é um campeão sem região definida, mas ao que tudo indica criará sua própria região utilizando critérios diferentes.

Os primeiros dois campeões já foram revelados e são eles Jhin e Illaoi.

Jhin, O Virtuoso

Image content of the Website

Jhin é um assassino em série de Ionia, preso pelo pai de Shen antes da guerra contra Noxus começar. Jhin é obcecado pelo número quatro e sempre mata em grupos de quatro pessoas. A quarta vítima sempre é a mais dramática. Depois de muitos anos preso, Jhin foi solto da prisão por um grupo desconhecido para instaurar o caos e instigar revoltas e transformações em Ionia. Ele foi equipado com equipamentos dos Kashuri, aparentemente feitos pela A Criadora, e utiliza das armas junto à sua própria magia para criar novas obras de arte nefastas.

Ad

Loading icon

No League of Legends, o padrão do número 4 de Jhin está presente em todas as suas habilidades: sua passiva Sussurro garante que seu quarto ataque seja mais poderoso, Granada Dançante faz uma granada que acerta até quatro alvos, Florescer Mortal e Audiência Cativa marcam o alvo por quatro segundos e Aclamação dispara até quatro tiros.

Além disso, o próprio nome Jhin desenha o algarismo 4 no teclado. Para o Legends of Runeterra, Jhin acabou ficando como um campeão global, já que na sua história ele oscila um pouco entre Piltover e Ionia.

Sua mecânica está ligada ao número quatro, mas menos do que no LoL. Ele custa 4 de mana e é 4|4, inclusive após subir de nível. Mas tirando isso, o número 4 está presente apenas na sua habilidade de nível 2 e no seu feitiço de campeão. Porém, sua jogabilidade está parecida com a do jogo original. Ele se utiliza das armadilhas para criar oportunidades de ataque e além disso aproveita para golpear oponentes que fiquem debilitados. Apesar disso, não há tanta relação entre sua condição para subir de nível e sua jogabilidade.

Loading icon

A nova palavra-chave Origem foi criada para os novos campeões de Runeterra. Essa palavra-chave faz com que o campeão conte como uma região para a criação de decks, mas em troca dessa limitação eles permitem novas oportunidades para o deck. No caso de Jhin, ele permite que em troca de usar apenas uma outra região você possa usar qualquer seguidor que tenha uma habilidade indicada pela bolinha. Isso significa que você pode usar seguidores como Corsária Atiradora, Naturalista do Deserto e até mesmo Aquela Que Vaga no mesmo deck.

O campeão parece poder combinar com Yasuo em um deck de stuns. Os dois campeões conseguem fazer os atordoamentos funcionarem como fontes de dano. Além de que Jhin consegue atordoar oponentes com sua habilidade de O Virtuoso, fazendo com que crie Armadilha de Lótus a cada três habilidades jogadas ou magias.

Outra possibilidade mais realista pode ser um deck focado em Burn. Nesse caso, utilizando os seguidores de regiões variadas que tem habilidade causar dano ao Nexus inimigo, é possível montar um deck bem focado nisso. Cartas como Sabotadora da Legião, Assombrofera, Bombardeiro Novato e talvez até Comandante Ledros como finalizador.

Loading icon

Além do campeão, as cartas relacionadas parecem muito interessantes também. Todas possuem habilidades para que possam ser usadas livremente com ele. Temos A Criadora e A Contrarregra que podem ser usadas no potencial deck de Yasuo Jhin com retornos e atordoamentos. Também temos Cinzento em Cativeiro para um deck mais agressivo e Lorde Jubalarga que pode acabar em um deck de controle com Swain.

Como campeão, Jhin parece um pouco fraco. Ele por si só não acrescenta muita coisa para o deck. Mas acredito que isso seja porque ainda não temos todos os seguidores com habilidades que virão nesse conjunto. Além disso, pela revelação do Jhin parece que ele foi feito para combinar com a Annie, que ainda não foi anunciada. Porém, o Jhin não é só o campeão, mas também uma região inteira que parece bem mais promissora.

Ad

Illaoi, A Sacerdotisa Cráquem

Image content of the Website

Illaoi é a Portadora da Verdade de Nagacáburos, a sacerdotisa responsável por testar os mais fortes para que passem pela provação de seu deus e, para isso, ela carrega consigo o ídolo chamado Olho de Nagacáburos.

Loading icon

Nagacáburos, o deus do movimento, tem vários nomes: Mãe Serpente, Mulher Barbada e Grande Cráquem; e seus preceitos são simples: todas as criaturas têm um propósito, todos os seres vivos têm desejos e o propósito das criaturas é atingido tentando realizar seus desejos.

Ilaoi é descrita como uma mulher cujo porte físico só pode ser comparado com o tamanho de sua fé. Ela gosta de aproveitar a vida, fazendo o que lhe der vontade, conforme os preceitos de seu deus. Ela foi a responsável por levar a religião dos Buhru, o povo das Ilhas das Serpentes até Águas de Sentina, a cidade dos piratas no arquipélago. Além disso, ela é a principal responsável pela luta contra os mortos-vivos das Ilhas das Sombras, que sua religião considera abominações estagnadas e incapazes de mudança. Em suas viagens até Sentina, Illaoi conquistou e depois partiu o coração de Gangplank, assim como demonstrou bastante interesse em Braum durante o jogo do Rei Destruído.

No League of Legends, a principal arma de Illaoi são os tentáculos que cria passivamente. Ela consegue utilizá-los para atacar os inimigos ao sinal de outras habilidades suas, como Lição Dura, que faz os tentáculos atacarem logo depois dela, e Teste de Espírito, que arranca o espírito do oponente fazendo com que ele seja alvo dos tentáculos ou o próprio oponente caso o espírito seja destruído. Além disso, ela pode atacar com um tentáculo temporário usando Golpe de Tentáculo. Seu maior potencial para criar tentáculos é em sua ultimate, Salto de Fé, que cria tentáculos para cada campeão atingido.

Loading icon

Em Legends of Runeterra, os tentáculos foram um pouco simplificados. Ao invés de termos várias ameaças, teremos geralmente apenas um grande Tentáculo que cresce com a nova palavra-chave Surgir. Quando a palavra-chave é ativada, um tentáculo será criado ou aprimorado. Surgir 2, por exemplo, ou criará um tentáculo 2|2 ou melhorará o tentáculo existente em +2|+2. No caso raro de ter mais de um tentáculo em campo através de efeitos como Melhoria Iterada, apenas o tentáculo mais forte receberá os benefícios.

Illaoi mostra sua conexão com seu deus puxando sua força dos tentáculos. Ela é tão forte quanto seus tentáculos forem ganhando o poder sempre que ataca. Seu Golpe de Tentáculo veio através da carta de mesmo nome e o Salto de Fé está representado na arte e descrição da carta nível dois: “Uma lição de vida: se um dia você tiver a chance de pular das cordas de um bom navio e cair como uma punição bombástica em cima dos seus inimigos, aproveite. É incrivelmente revigorante”. O Teste de Espírito não foi representado no jogo, mas talvez no futuro vejamos algo sobre ele, já que é uma das mais importantes características da personagem tanto no LoL quando em sua lore.

Ad

A Sacerdotisa parece ser bem flexível como campeã. Apesar de ficar um pouco presa no seu arquétipo, pode combinar muito bem com outras regiões. Demacia facilita que ela e os tentáculos ataquem e golpeiem mais vezes. Mas Freljord também é uma boa combinação por oferecer proteção aos tentáculos com as posturas de Udyr e outras magias defensivas.

Outra opção focada na defesa pode ser Ionia com Disciplinas Gêmeas e Negação. E pode ser que Shurima junto de Renekton seja uma boa parceria também com Saltador de Pedras e Caçadora Implacável, para que Illaoi consiga atacar os alvos mais seguros. Mas dentro da própria região, Illaoi talvez se dê bem com Miss Fortune. Nesse caso ela seria mais utilitária que uma condição de vitória, já que Miss Fortune sempre se aproveita de vários seguidores em campo, por mais fracos que sejam.

Loading icon

As cartas que vieram com Illaoi também oferecem muitas novas opções, mesmo fazendo parte de um arquétipo limitado. A Voz do Mar e Vigia Buhru são as cartas que sempre farão parte dos decks de Illaoi e Nagacáburos é o finalizador do deck que finalmente nos mostrou a imagem do deus.

Cartas que podem se encaixar em outros decks serão Líder Buhru que pode ser usado nas unidades com patrulheiro criadas pela Navegadora Nativa para Mobilizar em decks de Miss Fortune, e também temos Olho de Nagacáburos como uma das melhores compras de carta do jogo, que consegue invocar um aliado como ação súbita.

Illaoi e seu pacote parecem bem interessantes, mas a campeã, apesar de parecer forte, talvez demore um pouco para encontrar um lar. Ainda assim, deve ser um bom investimento pela sua flexibilidade.

Conclusão

Ainda teremos mais dois campeões para serem revelados para o conjunto dos Andamundos. Mas Jhin e Illaoi já nos deram várias opções interessantes, especialmente Jhin, que criou novas ferramentas para criar decks.

Quais campeões vocês acham que ainda virão? E quais outras opções de Origem teremos? Dê suas opiniões nos comentários.