Legends of Runeterra

Opinion

Terceiro Ato de Arcane: Easter Eggs, Referências e Foreshadows

, Comment regular icon1 comments

Arcane está recheado de Easter Eggs e referências às outras histórias da Riot, além de vários indicativos do que ainda veremos. Nesse artigo você pode ver alguns os detalhes do terceiro ato.

Edit Article

Hoje chegou ao fim a primeira temporada de Arcane, mas não se preocupe. Com o sucesso da série teremos mais produções como essa por parte da Riot. Nesse ato final, pudemos ver a conclusão de muitos arcos, mostrando novas mudanças nas histórias de personagens e novas informações sobre seus passados. Além disso, tivemos alguns easter eggs e referências, que vou mencionar como antes.

Assim como nos demais artigos, não vou fazer uma sinopse dos episódios, mas vou contextualizar as cenas. Então este artigo CONTÉM SPOILERS sobre Arcane.

Ad

7º Episódio – O Garoto Salvador

Logo na abertura podemos ver os Fogolumes num clipe musical mostrando a atitude da gangue. Nesse clipe podemos ver que o símbolo deles é um Z estilizado que se refere a duas coisas: o equipamento que Ekko usa para viajar no tempo se chama Revo-Z e, além disso, ele se assemelha muito a uma ampulheta, símbolo que Ekko tem tatuado no rosto.

Image content of the Website

Em seguida, quando Ekko está questionando Vi, ele mostra o compartimento que mantém a Gema, que é exatamente seu Revo-Z, o que nos mostra que ele já estava fazendo alguns experimentos sobre o tempo. É possível que ele já tenha desenvolvido bastante seu equipamento, mas ainda não tenho uma fonte de energia boa o suficiente.

Image content of the Website

No laboratório de Singed, quando o cientista levanta suas teorias para Viktor, ele menciona que ele será desprezado, o que sabemos que é verdade, já que ele vai ter que voltar para Zaun. Mas ele também menciona Heimerdinger. Na lore atual do Singed ele um dia foi um grande inventor de Piltover que perdeu seu sucesso depois de evitar trabalhar com o Hextec. Como em Arcane ele é mais velho que isso, não sabemos como foi seu passado, mas agora sabemos que ele era próximo de Heimerdinger.

Outra coisa importante é que aqui podemos ver a importância da Cintila na tecnologia que começará a ser desenvolvida por Viktor. Isso também mostra bem que enquanto Piltover vai utilizar o Hextec, Zaun utiliza o Quimtec em suas criações.

Image content of the Website

Na oficina de Jinx, quando ela tem uma crise por ter se separado de Vi, podemos ver em sua mesa as borboletas metálicas que ela usará depois para fazer sua explosão na ponte. Essas borboletas eram parte do festival do Dia do Progresso e fazem parte das coisas que ela roubou quando foi lá no quarto episódio.

Image content of the Website

Depois de conversar com Vi sobre Jinx, Ekko leva ela para ver o mural dos que morreram. Como mencionei anteriormente, os zaunitas costumam montar esse tipo de santuário para seus amigos e parentes que morreram, especialmente o Ekko. No mural podemos ver que Powder está lá, o que mostra que Ekko já não considera que sua amiga pode ser resgatada. Podemos ver que estão adicionando a garota de cabelo rosa que Jinx matou no zepelim no quarto episódio.

Entre os objetos na parte de baixo, podemos ver um boneco que se parece muito com o Teemo, completando uma aparição dele por ato da série. Além disso, podemos ver na parte de cima do mural um relógio de parede, mostrando novamente o interesse de Ekko nesse tipo de coisa.

Image content of the Website

Na ponte que está sob bloqueio, Viktor e Jayce tem uma discussão sobre a Subferia e Jayce mostra como sua opinião sobre eles está se radicalizando. Viktor fica extremamente ofendido, rejeitando a ajuda do amigo para se levantar e mentindo sobre os conselhos de Singed. Nesse momento podemos começar a ver a separação entre os dois e como Viktor irá tomar o partido dos Zaunitas quando as cidades começarem a se distanciar.

Ad

Image content of the Website

Quando Elora, a assistente de Mel, vai falar com ela sobre a carta que recebeu da mãe, ela menciona amigos de fora que estão falando que Piltover está vulnerável e Mel responde que Jayce ainda não está pronto, mostrando que ela ainda tem planos para ele. Uma possibilidade seria desses amigos de fora serem os noxianos que gostariam de tomar a cidade para seu império, porém esse é mais parecido com o objetivo da mãe de Mel.

Image content of the Website

Depois da explosão na ponte, quando Jinx entra em cena pela fumaça, ela está cantarolando a mesma música que cantava quando seus pais morreram na ponte.

Image content of the Website

Quando Jinx e Ekko vão lutar na ponte, podemos ver um dos últimos corvos a aparecer na série. Esse corvo aparece atrás de Jinx, da mesma forma que o Fogolume aparece atrás de Ekko, mostrando que o corvo é um símbolo ou para Jinx ou para a gangue do Silco, e não tem relação com Swain.

Além disso, na luta contra Jinx, no meio da animação mostrando os dois brincando quando crianças, temos um momento em que parece que Ekko volta no tempo usando o relógio de bolso. Isso pode estar mostrando a existência do protótipo do Revo-Z, mas pode ser apenas um momento que marca o fim da brincadeira com Jinx, em que ele teria sido atingido por ela quando era criança, mas agora mais velho ele não está disposto a perder.

Image content of the Website

8º Episódio – Água e Óleo

Na primeira cena do episódio, vemos o passado de Mel, em Noxus. Após uma batalha, sua mãe pergunta o que fazer com uma jovem da antiga realeza do local conquistado. Mel fala que eles podem mostrar misericórdia e dar um exemplo, mas sua mãe discorda e executa a garota. Essa cena lembra bastante o (link)(https://www.youtube.com/embed/9EXK3xBfwTU)(Conto de Runeterra de Noxus), que também mostra o final de uma batalha, mas mostra que no novo império, após a tomada de poder de Swain, a atitude é mais amena, mostrando que aqueles que quiserem fazer parte do novo império serão aceitos.

Image content of the Website

Quando Silco entra no laboratório de Singed para pedir ajuda, o químico fala que pode salvá-la, mas que às vezes a morte pode ser misericórdia. Isso pode se referir aos seus experimentos biológicos ou a algo mais específico. Outra coisa importante que ele menciona é que já teve uma filha, o que é uma novidade sobre o personagem.

Image content of the Website

Mais tarde, quando vemos o tratamento que Singed dá usando Cintila, podemos ver como Jinx fica agora com os olhos rosa, provavelmente permanentemente, já que Singed deixa claro que seria um tratamento extremo. Podemos ver também que até o final da série Jinx ficará mais errática e até com velocidade sobre-humana por causa da Cintila em seu corpo.

Image content of the Website

Ad

Quando Viktor corre no cais, podemos ver que ele sente grande emoção, já que nunca foi capaz de correr, pois sempre teve dificuldades de locomoção. Isso leva ele a querer experimentar mais com o Núcleo Hex para se curar, então ele desenha as runas no peito dessa vez. Nesse momento, ele tenta usar o Núcleo em seu corpo sem a Cintila, o que provavelmente causou a reação que ele não esperava, que provoca a morte de sua assistente, Sky.

Image content of the Website

Depois que a reação acaba, podemos ver que o Núcleo está mais transformado, quase completamente "fechado". Ele já está bem orgânico a essa altura, e da maneira como ele reagirá a Viktor quando ele tentar destruí-lo, acredito que o Núcleo está ficando consciente. Considerando que na lore atual Viktor é o criador de Blitzcrank, é possível que o Núcleo acabe se tornando um robô senciente ou algo do tipo, talvez até mesmo o Blitzcrank, mas acho improvável.

Image content of the Website

Na fábrica de Cintila de Silco temos algumas referências interessantes. Os barris de Cintila estão marcados com o X roxo, como estavam no zepelim no quarto episódio. Enquanto luta, Jayce ativa uma de suas habilidades de League of Legends, o Campo Estático. Também podemos ver o momento em que o martelo se torna um canhão, quando ele se abre e Jayce começa a usar outra habilidade, o Disparo Chocante.

Image content of the Website

Image content of the Website

9º Episódio – O Monstro Que Você Criou

Logo na primeira cena do episódio, temos Jayce no subterrâneo da fábrica que ele atacou com a criança que atingiu com seu Disparo Chocante. No fundo, podemos ver uma das máquinas usadas para fazer a Cintila e podemos ver que um dos componentes é um grande órgão vivo pulsante. Sabemos então que parte da Cintila é orgânica e provavelmente animal, então pode ser que de fato a Rio seja usada para isso pelo Singed.

Image content of the Website

Quando Mel fala com sua mãe sobre Jayce, Piltover e a guerra, a mãe fala que Noxus é onde ela pertence. Nesse momento temos uma imagem delas na frente do quadro que Mel pintou mostrando o porto noxiano. Essa imagem é importante porque no final da série, quando Mel renegar sua família e Noxus em troca de Piltover veremos o quadro arruinado por tinta amarela, uma cor que representa Piltover.

Image content of the Website

Image content of the Website

Na estátua em homenagem a Vander, podemos ver o nome de Ekko em uma das marcações na estátua. E novamente temos o lembrete de que os Zaunitas gostam de homenagear suas pessoas queridas. Vander, em especial, era muito querido por quase todos da Subferia, já que era visto como um líder local.

Image content of the Website

Na luta de Vi contra Sevika, um dos ataques de Vi é jogar a mesa de sinuca para cima e depois contra sua oponente, que é a mesma coisa que Sevika fez na última luta quando ativou a Cintila, mas usando um latão. Além disso, no clímax da luta podemos Vi acidentalmente usa o escudo de sua habilidade passiva Blindagem.

Ad

Image content of the Website

Image content of the Website

Quando Jinx e Vi estão conversando sobre o passado e como Jinx sempre escutou a voz de Vi, mesmo achando que ela estava morta, a cena é iluminada por uma caixinha de música com algumas velas faiscantes. Essa caixa é a mesma que Jinx pegou quando estavam no apartamento de Jayce no primeiro episódio, uma Valdiani.

Image content of the Website

Image content of the Website

Outro destaque importante na cena do jantar são as cadeiras que Jinx faz nomeadas de Jinx e Powder. Podemos ver que a cadeira de Jinx está decorada com penas de corvo, outro indicativo de que esse é um símbolo de Silco.

Image content of the Website

Depois do clímax do episódio, na mesa de jantar de Jinx, ela pega seu lança-mísseis Fishbones e atira um Super Mega Míssil da Morte contra o conselho de Piltover. Nesse momento temos muitas cenas que mostram o futuro dos personagens na série: Sevika na sala do Silco sozinha, Ekko e Heimerdinger trabalhando juntos e a mãe de Mel descobrindo que a filha não vai ajudá-la.

Image content of the Website

E agora?

O final da primeira temporada deixou muitos arcos em aberto, assim como acabou com um grande gancho para o futuro. Felizmente, a segunda temporada já está confirmada apesar de ainda não termos previsão de quando chegará. Podemos esperar muitas coisas ainda para os personagens que restaram após o final.

O Conselho

Com o disparo do Super Mega Míssil da Morte, podemos imaginar que teremos algumas mortes no conselho. Sabemos que Viktor e Jayce estão seguros, mas é bem provável que vejamos os outros membros morrerem. Isso deve vai ser um motivador para os personagens. Jayce vai querer se vingar pelo ataque de Zaun e por Mel ficar ferida ou morrer, Viktor deve ficar ferido e vai precisar dos aprimoramentos e Caitlyn deve se empenhar mais em impedir a guerra entre as cidades pelo que acontece com sua mãe, já que sabe mais sobre o ataque.

Guerra Civil

A próxima temporada provavelmente será centrada no conflito entre as cidades, com os personagens tomando lados no conflito. Tivemos muitas alusões para um grande conflito entre zaunitas e pilvonenses e não chegamos a ver isso nessa temporada, já que Jayce ia fazer um acordo de paz, mas com a explosão no conselho isso não será mais possível.

Ambessa

Apesar de não ser nomeada na série, a mãe de Mel se chama Ambessa, de acordo com os créditos. Com a guerra acontecendo na cidade, ela deve ter mais participação na segunda temporada, já que estava lá para isso.

Não sabemos como Mel ficará, mas ela se mostrou muito disposta a proteger sua filha de qualquer coisa, então provavelmente ficará furiosa. Outra coisa importante é o tal homem que ela mencionou que está indo atrás de sua família. Não temos nenhuma confirmação sobre quem é ele, mas entre algumas possibilidades temos o General Du Couteau, pai de Katarina que é um homem poderoso de Noxus, Darius que é um grande líder militar, ou Swain, que nessa época deve ser um estrategista renomado, mas não um general. Também pode ser que seja um personagem novo desconhecido.

Ad

Singed

De todos os personagens, Singed foi o que teve o final mais pacífico relembrando sua filha. Uma possibilidade que está sendo levantada é de que sua filha pode ser Orianna, a Donzela Mecânica. Eu não acho que seja o caso, já que ele é um químico que entende bastante de biologia e botânica e não mostrou nenhum conhecimento de robótica na série. Mas de qualquer forma devemos conhecer sua história na próxima temporada.

Image content of the Website

Warwick

Warwick apareceu no final, amarrado no teto do laboratório de Singed, assim como quando teve seu novo visual revelado pela primeira vez. Não tivemos confirmação se realmente veremos que ele é Vander, já que só pudemos ver a silhueta de seu rosto.

Mas pudemos ver que ele tem uma barba. Apesar de ser mais espessa que a barba de Vander, pode ser que seja resultado da fusão com o lobo, já que sua mão já está peluda e com garras. Outra nova possibilidade é de que talvez Warwick seja o homem que matou a filha de Singed e isso seja sua forma de vingança, já que ele mesmo falou que “a morte pode ser uma misericórdia” e esteja dando uma punição pior que matar o assassino.

Image content of the Website

Ekko e Heimerdinger

Essa é uma aliança nova que a série propôs. Mas pelo desenvolvimento de Heimerdinger, podemos ver que ele se tornará um cientista mais humanitário, pensando em suas invenções como formas de ajudar os que precisam: os zaunitas. É bem provável que vejamos ele tomando o lado de Zaun na guerra. E devemos ver os dois trabalhando juntos no Revo-Z de Ekko.

Viktor

Não pudemos ver a Revolução Gloriosa acontecendo totalmente, mas podemos ter certeza de que ele terá uma segunda temporada conturbada. Ele ainda não tinha conseguido destruir o Núcleo Hex e agora foi atingido pelo míssil. Na segunda temporada ele deve ter mais tempo nos episódios para desenvolver sua robótica e deve começar a ajudar os zaunitas, provavelmente se tornando um pária por ser um zaunita em Piltover.

Caitlyn

Caitlyn deve se tornar uma peça chave na guerra, agindo de forma neutra para evitar os conflitos junto com Vi. Suas ações nesse período devem resultar em seu posto como xerife, provavelmente no final da segunda temporada.

Conclusão

Agora que acabamos Arcane só podemos esperar por novas produções da Riot. Felizmente, tivemos lançamentos de outros jogos e novos anúncios sobre os futuros projetos. Além de que podemos ficar tranquilos de que teremos a segunda temporada da série, bem provavelmente mais rápido que a primeira.

O que você achou da série? Viu mais algum easter egg ou referência interessante? Qual personagem foi seu favorito?