Legends of Runeterra

Opinion

Yuumi e Galio: Primeiras Impressões

, Comment regular icon1 comments

Com a temporada de spoilers de Uma Jornada Curiosa, já temos dois campeões revelados: Yuumi e Galio! E eles já mostraram a que vieram.

Edit Article

Estamos na temporada de revelação de cartas de Legends of Runeterra da expansão Uma Jornada Curiosa. No vídeo de anúncio pudemos ver o final da viagem de Ava, quando ela encontra Gnar e Yuumi antes de retornar para Bandópolis. Com isso e com as revelações mais recentes sabemos que os campeões dessa expansão serão Yuumi, Galio, Udyr e Gnar.

Yuumi, A Gata Mágica

Image content of the Website

Yuumi é uma gata mágica, como seu título sugere. Ela é o bicho de estimação da feiticeira yordle Norra. Ela sempre foi aventureira e curiosa, como gatos costumam ser. Além de Yuumi, Norra também colecionava diversos objetos, entre eles o Livro dos Portais, capaz de abrir portais para qualquer lugar retratado em suas páginas. Um dia Norra desapareceu, deixando o Livro dos Portais para trás com as páginas de para onde foi rasgadas para que não fosse seguida. Preocupada, Yuumi se aliou com o Livro para irem atrás de sua mestra.

Ad

Yuumi é uma campeã um pouco controversa do League of Legends. Ela é amada ou odiada, e até a Riot já se pronunciou que talvez ela fosse simples demais e que até um gato de verdade pudesse jogar com ela. Sua mecânica principal é a de se conectar a outro campeão para afetá-lo com suas habilidades de cura, escudo ou ataque. Assim, para o Legends of Runeterra criaram a palavra-chave Conectar, que faz com que uma unidade se conecte a outra, desaparecendo de jogo mas garantindo seus atributos e palavras-chave para outra. É importante lembrar que um aliado só pode ter uma criatura acoplada a ela.

Loading icon

Como campeã, Yuumi parece um pouco passiva demais. Ela garante um buff todo turno que estiver acoplada, mas ela não é a estrela do deck, ela transforma outros em condições de vitória. Quando sobe de nível, Yuumi garante Escudo de Feitiço todo turno, deixando ainda mais seguro seu aliado.

Ao que tudo indica, Yuumi encontrará um bom lar em decks de Pantheon, que tem um segundo campeão bem flexível aparecendo já com Taric, Shyvanna ou sozinho. As cartas de Conectar contam como alvos para acionar o Destinado das cartas de Targon no turno em que são jogadas, garantindo bônus permanentes e palavras-chave muito úteis como elusivo com o Peixe Arco-Íris para causar dano no Nexus ou Ataque Rápido com Pena Rápida para atacarem seguras. Outra boa possibilidade que pode se adaptar bem a esse tipo de jogo é Fiora que está sumida do jogo, mas que com o potencial de buffs que pode receber e a flexibilidade de regiões com Yuumi sendo Targon e Bandópolis, pode voltar ao meta.

Loading icon

Além disso, Yuumi também veio com mais cartas do tipo Fada, que até recentemente era apenas um nome e não tinha utilidade, mas agora conta com buffs como Brotinho de Silfo e Ajuda Feérica que talvez criem um deck capaz de encher o campo com unidades buffadas barateadas pela Lanterninha Reluzente. Mas talvez Yuumi não entre bem nesse tipo de deck, já que ela se encaixa melhor em decks com poucas unidades poderosas.

A Gata Mágica parece um bom campeão, muito flexível e que pode se encaixar em diversos decks. Pode ser uma das compras garantidas da expansão, porém eu não recomendaria comprar uma skin ou sua forma prismática já que o objetivo é não vê-la em campo.

Galio, O Colosso

Image content of the Website

Galio é uma grande estátua de petricita, um material capaz de absorver magias que os demacianos usam para se proteger de magos. Ele foi construído por Durand, um escultor, há muitos séculos para ser enviado em batalha quando os demacianos precisavam lutar longe de suas árvores de petricita. Porém, a exposição à muita magia deu vida a Galio e, quando exposto a muita magia, ele se tornava capaz de se mover. Assim, ele pôde participar de algumas batalhas e ele acabou encantando com seu desejo de proteger os demacianos. Porém, poucas pessoas acreditavam no que viam e ele se tornou apenas uma lenda. Pela história que suas cartas contam, um grupo sabe do potencial das estátuas de petricita e continuou o legado de Durand, criando outras estátuas.

Ad

No League of Legends, Galio é um campeão anti magia, contando com um escudo que o protege de dano mágico. Mecanicamente, essa foi a única de suas habilidades que foi transferida para o Legends of Runeterra, onde ele ganhou um Escudo de Feitiços que o protege de algumas remoções, já que ele é um campeão de custo elevado.

Para o Legends of Runeterra, a Riot decidiu que ele seria focado em proteger seus aliados e garantir que eles permanecessem seguros. Por isso, ele interage com a vida dos aliados, dando vida máxima quando entra em campo e transformando todas as suas magias em habilidades defensivas, com Ventos de Guerra se tornando uma cura com efeito de golpear e Escudo de Durand garantindo buffs de vida.

Loading icon

O Colosso veio com outras estátuas como Asalonga de Petricita e o Dragão da Montanha que usam da palavra-chave Formidável para que usem suas vidas quando golpearem. A força de um deck focado em Galio vai depender de como as unidades Formidáveis se darão bem no jogo. Apesar de darem muito valor a buffs de vida como Elixir de Ferro e Proteção Astral por usarem sua vida para golpearem, há muitas respostas diferentes para unidades com 0 de ataque, como Golpe Expurgante, Desafio, Aquela que Vaga e até mesmo Sopro Invernal, além de que não podem bloquear unidades com Assustador. Porém, se o meta não estiver contra eles, parece que serão bem fortes. Eles combinam com o Ataque Rápido do Ferreiro Yordle e com os buffs de Poppy para perderem menos vida em combate.

Loading icon

As cartas oferecem muita flexibilidade e podem combinar com muitos decks diferentes. Há diversos buffs de vida em Freljord, como Cântico dos Trolls ou até mesmo Pacto dos Jurados de Sangue que nunca viu jogo mas como um buff permanente de +3/+3 pode ser bem ameaçador. Além disso, a vida alta dos seguidores pode funcionar muito bem com Soraka e a Nascente Estelar que funcionará como condição de vitória secundária nesse deck, já que com o Arquiteto de Durand até mesmo a Soraka se torna uma ameaça atacando com 8 ou 9 de ataque. Outra carta que é assustadora com o Arquiteto é o Braum que se transforma em 8/8 com Desafiador por um turno.

Galio parece ser um campeão bem divertido e veremos diversos decks testando ele no início da temporada, o que significa que veremos diversos decks focados contra ele. Mas, se tudo certo, pode ser que ele seja uma boa compra. No mínimo ele será bastante divertido por oferecer um jogo diferenciado e combinações interessantes.

Conclusão

Yuumi e Galio já parecem que vão oferecer bastante entretenimento nessa expansão e parece que funcionam de forma independente de outros campeões. Ainda temos mais dois campeões a serem revelados: Udyr e Gnar. Então ainda escreverei um artigo sobre eles quando forem anunciados.

E aí? O que achou dos campeões até agora? Está ansioso pelos demais?

Ad