Introdução
Esse artigo é um trabalho em conjunto com um grande amigo meu, AerosMacCousland, o melhor jogador de Efêmeros dos torneios da Cards Realm. Até o momento, o Aeros é o jogador dos torneios da Cards Realm que possui mais resultados expressivos - isso quer dizer que ele é o jogador da história que mais conseguiu ficar no top 4. Quase todos esses torneios foram jogados com a lista favorita dele: Hecarim Efêmeros.
Ad
Por isso, tivemos a ideia de fazer um guia dessa lista, que é extremamente forte e passou despercebida por muitos jogadores competitivos no último Runeterra Open.
Lucian Hecarim - O Poder dos Efêmeros
O arquétipo de Efêmeros existe desde sempre - mas no início do jogo, não existiam muitos decks competitivos e populares que abusavam dessa mecânica. Hecarim foi muito usado na época do Beta, mas após tomar uma sequência de nerfs, o campeão foi deixado de lado para dar espaço para outras estratégias agressivas de Ilhas das Sombras.
Porém, ao longo dos anos, algumas ferramentas de suporte a Efêmeros e outras cartas começaram a surgir, dando vida nova a esse deck. A principal delas foi A Grande Praça, que facilitou demais a vida das unidades Efêmeras, permitindo que elas consigam desafiar unidades, e agredir a mesa inimiga com muito mais facilidade.
Após o rework do campeão Lucian, o arquétipo de Efêmeros recebeu mais uma peça fortíssima para a sua coleção, e assim foi formada a lista de Efêmeros com Demacia, o deck preferido do Aeros
A lista consiste em diversas interações com A Grande Praça e unidades Efêmeras, e combos fortíssimos com o Hecarim e o campeão Lucian, que juntos fazem uma dupla imparável quando se trata de agredir o Nexus.
O Aeros é muito conhecido por fazer jogadas nas quais ele toma bastante dano, e quase perde a partida, mas depois ganha o jogo no outro turno, após preparar um ataque decisivo enquanto estava tomando dano. Essa estratégia funciona muito bem com essa lista, sabendo que ela não é das melhores quando se trata de bloquear, e com certeza é uma das melhores em finalizar o jogo com um ataque só.
Vejamos as estratégias principais do deck, na visão do próprio Aeros.
Estratégia Principal
Lucian Hecarim “Plaza” é um deck Combo que abusa da sinergia entre seus campeões, A Grande Praça e geradores de Efêmeros, o qual a principal carta é a própria A Grande Praça. Ela permite que o deck controle a mesa para servir não só como uma ponte para você chegar nas suas principais condições de vitória, mas também potencializá-las através dos seus buffs.
A sua principal condição de vitória para as matchups que você precisa por o pé no acelerador é o Lucian, que no nível 2 consegue terminar o jogo com sua poderosa combinação de Mobilizar e Ataque Duplo. Além disso, você possui maneiras de fortalecer o Lucian com as Carcaças do Sultur, equipamentos da Fireth, A Ceifadora das Areias e a própria A Grande Praça.
Essas são cartas que te permitem finalizar o jogo na primeira vez que ele Mobilizar no seu turno. Você possui múltiplos combos de cartas que permitem subir o nível do Lucian no mesmo turno em que ele é jogado na mesa, como, por exemplo:
- Sultur + Relíquia Assombrada;
Ad
- Carruagem de Tubarões ou Fireth, A Ceifadora das Areias + Relíquia Assombrada;
- Carruagem de Tubarões ou Sultur + Cisão Anímica.
A segunda condição de vitória é mais apropriada contra listas mais dependentes de seguidores em campo na sua estratégia principal, e/ou que tenham problemas em remover unidades grandes.
O Hecarim nível 2, em conjunto com algumas outras cartas, como a Carruagem de Tubarões, Cisão Anímica e Relíquia Assombrada, causará um ataque devastador que forçará seu oponente a bloquear de forma não favorável com suas unidades. Além disso, irá transformar todos os outros Efêmeros que você jogar em ameaças constantes.
Em geral, esse é plano de jogo no qual A Grande Praça mais brilha, pois dar Desafiador para o Hecarim é bem forte. Remover unidades do seu oponente com seus Desafiadores te permite desenvolver o seu Hecarim com bastante segurança. Dessa maneira, você reduz consideravelmente os possíveis bloqueadores do seu oponente, melhorando o seu próximo ataque.
A sua terceira condição de vitória é a mais fácil de todas, e consiste em colocar pressão constante no seu oponente com os seus Efêmeros.
Basicamente, ela é o seu plano B se você não conseguir comprar seus campeões ou se eles forem removidos. Você tentará aplicar pressão, abusando dos buffs da Pastora de Almas, da A Grande Praça, e do Vigilante do Vale Enluarado, nas Carruagem de Tubarões, para tentar causar o máximo de dano possível no seu oponente. Em geral, nesse plano de jogo, a sua jogada principal será achar espaço para utilizar a Cisão Anímica em uma Carruagem de Tubarões.
O deck possui várias estratégias que giram em torno de grandes ataques, porém a lista tem pouca consistência para comprar cartas. Você nem sempre terá as cartas ideais no momento em que precisar delas, então é necessário ser capaz de se adaptar a situações adversas e tentar achar maneiras de “forçar” o jogo com as cartas que vierem à sua mão.
Estratégias de Mulligan
O mulligan é uma das partes mais importantes e difíceis desse deck, por depender muito da matchup. Para auxiliar na explicação, dividirei as cartas em 3 funções principais: condições de vitória, peças do combo e buffs.
Condições de vitória, como Hecarim, Lucian, A Grande Praça e Carruagem de Tubarões, são suas principais prioridades no mulligan, e sempre são cartas que você mantêm na mão inicial. Em matchups contra decks mais rápidos, porém, o Hecarim geralmente é uma escolha arriscada de manter na mão inicial, por ser uma unidade lenta demais.
Geralmente, você voltará quase todas as cartas da sua mão inicial procurando por uma condição de vitória.
As peças de combo, ou seja, cartas como Relíquia Assombrada, Cisão Anímica e Sultur, auxiliam você a alcançar suas condições de vitória. Elas podem ser mantidas se você já tiver uma sinergia interessante com outra carta que já está na sua mão, ou se são bem necessárias para um plano de jogo em uma matchup que seja interessante com a carta em questão.
Ad
Por exemplo, contra decks com uma baixa quantidade de remoções, você pode manter a Cisão Anímica para tentar combar com o Carruagem de Tubarões ou o Sultur + Lucian.
Finalmente, temos buffs/proteções. Essas quase sempre voltam direto para o deck na hora do mulligan, exceto em dois casos; o primeiro é se você já tiver sua condição de vitória na mão, e quiser feitiços de proteção. O segundo caso é se for algo extremamente efetivo na matchup, como, por exemplo, a Proteção das Trevas na matchup contra Celestiais.
Matchups Boas
Samira Seraphine - Em geral, a lista de Samira Seraphine é um deck Combo com uma gameplay recheada de remoções e jogadas tempo. Você costuma não só combar mais rápido, como eles também tem problemas para lidar com a agressão com os Efêmeros, principalmente com os Carruagem de Tubarões buffados com A Grande Praça, Pastora de Almas e Vigilante do Vale Enluarado.
Seus campeões vão precisar de suporte para conseguir ganhar o jogo, pois o Lucian é facilmente removido e o Hecarim pode ser Atordoado com uma Pirueta, Astúcia, ou removido via Desintegrar. Mesmo assim, não deixe de tentar ganhar com eles, pois eles são seus meios mais rápidos para a vitória e essa matchup ainda se baseia em velocidade.
Akshan Lee Sin - Esta é outra lista Combo contra a qual você tem vantagem, pois você costuma ser mais rápido. As respostas deles são ineficientes para lidar com o Lucian, tornando extremamente trivial conseguir subir ele de nível desde que você o faça em apenas um turno.
Em geral, com A Grande Praça, você consegue remover as Olho do Dragão e o Akshan, que são as peças importantes para início de jogo do deck. Fora isso, se você conseguir um Escudo de Feitiço com o Proteção das Trevas ou um Sultur para o Lucian e Hecarim em um turno de combo, é quase sempre vitória garantida.
Ornn Trundle Timelines - Dessa vez, temos uma lista Midrange mais lenta, com uma quantidade relativamente baixa de remoções. É bem fácil você conseguir combar com um Lucian ou um Hecarim e derrotá-los antes que eles comecem a dominar a mesa, desde que você não seja extremamente roletado por um Cozinheiro de Combate.
Matchups Ruins
Draven Sion Samira - Listas mais agressivas e com elementos de Burn são seu pior pesadelo, porém essa é a pior de todas. Não só os Burns podem ser usados para impedir a subida de nível do seu Lucian, mas muitas unidades no deck tem 3 de vida. Algumas possuem Assustador, o que afeta a consistência do plano de usar A Grande Praça para reduzir a pressão agressiva, além de você não conseguir usar seus principais bloqueadores.
Ad
Sua melhor chance nessa matchup é rezar para um começo menos agressivo, e para você conseguir usar A Grande Praça para estabilizar o jogo e finalizar com o Hecarim.
Miss Fortune Twisted Fate - É também uma matchup ruim por serem campeões extremamente agressivos, e um Twisted Fate bem jogado pode frustrar suas chances de virar o jogo.
Porém, como o deck possui menos remoção e unidades menos parrudas, é bem mais fácil você conseguir subir o nível do Lucian de surpresa, ou remover grande parte das unidades com A Grande Praça + Relíquia Assombrada.
Thresh Nasus - Esta matchup está junto de Draven Sion como uma das piores matchups do deck por motivos similares. Não só eles possuem remoções para interagir com seu jeito principal de conseguir ganhar a corrida contra decks agressivos com o Lucian, mas também as principais ameaças para você na matchup são as unidades com Assustador.
De quebra, seu deck naturalmente irá acelerar bastante os progressos de subida de nível dos campeões do jogador de Thresh Nasus. Basicamente, sua melhor condição de vitória é a mesma contra o deck de Draven Sion: tentar sobreviver até o turno 6 e torcer para que um ataque de Hecarim seja o suficiente.
Dicas Rápidas, Porém Importantes
- Cisao Anímica e Memorias Evanescentes tem vários usos criativos que você pode não enxergar no momento. Por exemplo, se você está em uma situação em que seu oponente tem poucos bloqueadores de Assustador, usar Cisão Anímica ou Memórias Evanescentes no Vigilante do Vale Enluarado pode finalizar a partida. Se você tem um Lucian nível 2 na mesa, usar Memórias Evanescentes no Sultur pode gerar uma Carcaça que pode ser consumida na próxima rodada para conseguir Mobilizar.
- Quase nunca jogue o Lucian se você não conseguir subir o nível no campeão assim que ele for jogado em campo.
- Não tenha medo de passar as primeiras rodadas para tentar conseguir mais proteções ou pecas de combo. Seu deck é capaz de turnos extremamente explosivos, que mesmo sendo “atrasados” ainda são bem fortes. Você só precisa se mover a partir do turno 3-4 para tentar começar a subir o nível do Hecarim.
- Você pode equipar as armas da Fireth, A Ceifadora das Areias nas Carcaças do Sultur para dar palavras-chave e atributos para quem consumi-las.
- Se você utilizar a Proteção das Trevas com o Sultur ou a Vigilante do Vale Enluarado, quem vai receber o Escudo de Feitiço será a Carcaça e a Muda respectivamente, o que pode ser interessante para dar um Escudo de Feitiço permanentemente ou caso queira garantir uma remoção em potencial.
- Não tenha medo de bloquear unidades de custo 1 com as suas unidades que possuem 3 de vida, como a Pastora de Almas e o Vigilante do Vale Enluarado, em matchups agressivas, pois seu principal foco nessas partidas é ter tempo o suficiente para você conseguir jogar um de seus combos.
Ad
- Se você possui uma A Grande Praça em campo, tente jogar seu Sultur com outra unidade no mesmo turno para que as Carcaças transfiram o buff da Praça permanentemente para outra unidade.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora sabe tudo sobre a lista preferida do Aeros - Hecarim Lucian.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare