Introdução
O primeiro Runeterra Open de 2024 chegou! Finalmente podemos voltar ao cenário competitivo com tudo.
Porém, infelizmente, esse Open não terá premiação em dinheiro, e não acumulará pontos para classificatórias de nenhum evento extra desse ano, como o Mundial. O motivo é que esse será o último Open do formato competitivo atual que conhecemos - os próximos terão um formato ligeiramente diferente, que será anunciado em breve.
De qualquer maneira, ainda temos premiação em tabuleiros, versos de carta e títulos. Ou seja, a competição pelos cosméticos continua valendo.
Ad
Separei para vocês 5 lineups para jogar no Runeterra Open de janeiro caso você esteja um pouco perdido no meta competitivo.
Lembre-se que esse artigo é completamente baseado na minha experiência competitiva de 4 anos narrando e competindo em torneios de Runeterra! Vamos lá.
O Meta do Torneio
Esse meta está extremamente variado, e é muito impressionante a quantidade de listas que são viáveis competitivamente. O grande segredo é saber em qual deck você quer colocar o seu Dragão Ancião, pois esse campeão é atualmente a carta mais popular do jogo, compondo quase 50% dos decks que estão no topo do ranking de popularidade.
O Dragão Ancião é extremamente forte devido à sua origem, que compõe listas muito versáteis, e pode se adaptar a qualquer coisa e a qualquer meta.
Estamos num metagame com poucas opções agressivas, muitas listas lentas de Midrange, e decks Controle tomando o lugar do Aggro, devido ao ritmo mais lento e cadenciado que o Dragão Ancião impõe nas partidas.
Dito isso, separei 5 lineups: a mais popular, a mais agressiva, a Controle, a anti-meta e por último a dos aventureiros.
Lineup Mais Popular
Essa lineup é composta pelos 3 decks mais populares do formato competitivo. Diferente de outros metas, essa lineup não é necessariamente composta pelos 3 decks mais populares da fila ranqueada, pois o Dragão Ancião está presente nos primeiros 2, o que foge das regras do Riot Lock.
Assim, escolhi as três listas que julgo serem as mais populares entre jogadores de torneios de comunidade, ou pelo menos as mais bem sucedidas.
Para jogar com essa lineup, recomendo banir listas de Dragão Ancião com Demacia e decks rápidos de Sobrepujar.
Karma Sett - Essa lista continua presente no meta mesmo depois de muito tempo. Karma Sett pode embaralhar as maldições no deck usando o Templo Afundado. Mas não se engane, pois as matchups desse deck contra Demacia e listas de maldições não são tão boas assim. Você ainda pode sofrer muito contra jogadores que desenvolvem unidades na curva e decks que espalham bem os atributos de suas unidades pela mesa. Sua grande fraqueza são mesas cheias.
Essa lista brilha mesmo quando enfrenta coisas aleatórias do meta, e decks que sofrem contra remoções, já que Karma Sett consegue punir muito o oponente no turno 10. Estamos falando de qualquer lista agressiva, e decks de Mordekaiser, pois essas listas perdem todo o gás quando suas unidades são removidas.
Fora que Karma Sett é um ótimo alvo para banimentos, uma vez que a grande maioria dos jogadores não gosta de jogar contra esse arquétipo.
Morgana Dragão Ancião Galio - Essa é a lista mais popular da fila ranqueada, é atualmente o deck mais jogado, e tem a maior taxa de vitória.
Ad
Essa lista foca em Supressão e Grilhoes para impedir que o oponente jogue de forma otimizada enquanto desenvolve unidades fortes na curva.
Como esse deck é o que aparece primeiro quando você abre qualquer site de estatísticas, é previsível que a grande maioria dos jogadores leve essa lista para o torneio.
Mono Volibear - Esse é um deck de Chamado da Mãe de Guerra. Esse arquétipo voltou depois do buff nesse feitiço, que agora custa 11 pontos de mana. Ou seja, você pode jogar o Chamado da Mãe de Guerra no turno 8.
Esse deck é uma das melhores opções para jogar contra qualquer deck que leve Dragão Ancião, e pode até mesmo ser alvo de banimentos por causa disso. Essa lista sofre um pouco para decks de Elusivos, além de listas de Efêmeros com Zed. Mas, fora isso, é um deck extremamente poderoso que sobrevive tranquilamente até chegar a hora de jogar o Chamado.
Lineup Mais Agressiva
Essa lineup é para aqueles jogadores que querem partidas rápidas sem muito estresse. Essas são as três listas mais agressivas que estão fortes no formato competitivo atual.
Lembre-se que Aggro não está tão forte assim no meta, e, caso se identifique com esse arquétipo, e com os decks que vou mostrar, talvez seja melhor alternar algum deck e por alguma lista mais lenta no lugar.
Recomendo você banir qualquer lista que leve Targon, Ilhas das Sombras ou decks de Congelamento.
Annie Jhin - Esse arquétipo retorna mais uma vez para punir decks Midrange de Demacia que estão no meta. Quando o Runeterra está nessa fase “quem joga a unidade maior ganha”, Annie Jhin volta para dominar o meta.
Essa lista anula por completo as unidades bloqueadoras do seu adversário com Atordoamentos, e não sofre tanto assim contra maldições, igual aos outros decks do formato.
Como você Atordoa unidades inimigas com as habilidades das suas unidades, você foge da Supressão, e desenvolve seus seguidores todos em um turno só, diminuindo a eficácia dos Grilhões.
Sem contar que qualquer lista que não interage bem com a mesa inimiga não vai conseguir lidar com a sua Annie, então esta campeã provavelmente vai subir de nível muito rápido.
Teemo Yuumi - Esse deck é a nova sensação da fila ranqueada por combinar um deck agressivo com elementos de Pertubação com o Skip, o "Rei do Recife".
Você pode roubar cartas da mão do seu oponente, e tirar as condições de vitória dele, ou remoções. Ou seja, essa lista é forte, pois ela sozinha consegue driblar matchups ruins roubando cartas.
Essas matchups ruins são contra decks Controle e listas de Dragão Ancião em geral. Fora isso, dificilmente algum deck consegue responder bem o ritmo de agressão que Teemo Yuumi propõe.
Zed Gwen - Essa, de todas as listas agressivas, é a que eu mais recomendo para o cenário competitivo. Quase ninguém monta decks para ganhar desse arquétipo, e você ganha partidas basicamente abusando do elemento surpresa que é cair contra esse deck.
Ad
Na maioria das vezes você irá perder para si mesmo depois de Brickar durante o mulligan. Então, recomendo jogar várias partidas com esse deck para entender direitinho como funciona a progressão de turnos dele.
Fora isso, o único problema real que você pode encontrar são listas Controle de Norra e Dragão Ancião, pois esse é o único deck do formato Padrão com feitiços de remoção tipo Torta na Cara no meta.
Lineup de Controle
Essa lineup é para aqueles jogadores que se identificam com Controle. Esse tipo de deck está extremamente forte no meta atual e pode ser até mesmo a melhor opção para o formato competitivo.
Na hora de montar essa lineup, me deparei com alguns decks que já estavam neste artigo. Para isso não acontecer, decidi trocar essas listas por algumas versões delas que são só ligeiramente diferentes. Então, sinta-se livre para usar a versão original destes decks caso queira.
Recomendo banir listas de Midrange rápido e decks de Demacia caso queira usar essa lineup.
Lissandra Volibear - Esse deck pode ser trocado pelo deck de Mono Volibear.
A diferença entre estas listas é que essa possui um início de jogo um pouco melhor, devido à Lissandra, além de uma condição de vitória alternativa com o Observador.
Ainda é um deck de Chamado da Mãe de Guerra focado em remoções e ramp de mana, com a diferença de ser um pouco melhor contra outras listas Controle devido ao Observador.
Seraphine Sett - Essa versão do arquétipo de Ionia com Piltover & Zaun Controle é a mais rápida e a mais preparada para lidar com listas agressivas. Essa versão é muito mais difícil de pilotar que o Karma Sett original, pois você está lidando com cartas geradas de forma aleatória.
Sua condição de vitória principal é o Buscando a Purrrfeição, e o Sett.
Você também pode jogar com a Karma nessa lista caso ache que precise de uma opção de final de jogo forte.
Morgana Dragão Ancião Era dos Dragões - Essa lista é a minha recomendação do chef para esse Open. A Era dos Dragões é um feitiço que ganha o jogo sozinho quando jogado, pois você pode encher a sua mão com Dragões de custo 0.
Esse deck é uma lista de ramp, com muita cura, mas nenhuma remoção. Você precisa fazer um mulligan agressivo para achar a Era dos Dragões. Caso o contrário, pode ter problemas.
Fora isso, no turno 9, o único deck que ganha do seu é Karma Sett e listas de Ionia, devido à Negação.
Lineup Anti-meta
Essa é a lineup para aqueles jogadores que preferem focar em neutralizar o meta, e gostam de jogar com escolhas seguras que provavelmente não vão estar no radar dos seus oponentes.
Esses decks surgem na fila ranqueada para neutralizar um deck forte do meta. Como essas listas fortes podem aparecer no Open, você pode ser bem-sucedido contra elas lá também. Esses três decks jogam muito bem contra todas as listas de Dragão Ancião, e decks de Morgana Mordekaiser.
Ad
Para jogar essa lineup, recomendo banir listas de Targon, Ilhas das Sombras, e decks Controle no geral.
Aatrox Angra do Ladrão - Esse arquétipo surgiu em abril de 2023, na época do Canto da Sereia, e agora é ressuscitado para lutar contra o Dragão Ancião.
Essa lista é composta por muitas unidades de custo 1 que juntas formam um exército imparável de atacantes com atributos gigantescos.
Dependemos da Angra do Ladrão para funcionar direito. Mas, diferente da sua versão original, esse deck agora tem o Caixeiro Cítrico para Mobilizar, e um plano de jogo que não ignora por completo o Aatrox no deck. Assim, este campeão também pode ser uma condição de vitória no final do jogo.
Fizz Yuumi - Esse deck é um dos mais poderosos em âmbito competitivo. O Fizz consegue driblar remoções, impedindo que listas Controle consigam fazer qualquer coisa contra a sua mesa.
Sem contar que é um arquétipo de Elusivos, e pouquíssimos decks de Elusivo estão no meta atualmente. Listas que removem unidades por meio de unidades com Desafiador também não conseguem lidar com os seus feitiços de proteção.
Ou seja, é muito difícil lidar com esse deck. Realmente, a única coisa que impede o Fizz é Targon, devido à Quietude, e decks que Congelam unidades.
Viego Dragão Ancião Mordekaiser - O Viego junto do Mordekaiser é uma dupla imparável. Na verdade, essa combinação torna esse deck a melhor opção de lista de Mordekaiser entre confrontos de decks de Mordekaiser.
É praticamente um deck counter de outras listas como a dele. O pacote de cartas do Dragão Ancião encaixou muito bem com os seguidores do Mordekaiser, e o Viego nunca subiu de nível tão rápido quanto nesse deck.
Elusivos podem ser um problema, e listas Controle no geral também, já que você não consegue proteger suas unidades se o Mordekaiser não estiver em campo. Mas, como você irá banir esses decks se for jogar com essa lineup, provavelmente não terá problemas.
Lineup dos Aventureiros
Essa lineup é para aqueles jogadores que gostam de participar e não ligam muito para as premiações, mas ainda querem jogar em alto nível (com decks divertidos).
Como esse Runeterra Open não vale dinheiro, é provável que teremos muitos jogadores montando suas listas baseadas na diversão.
Recomendo a você banir listas de Elusivo, e decks de Morgana e Dragão Ancião no geral.
Aatrox Vayne Morgana - Esse deck é um clássico de 2022, e agora está atualizado com a Morgana, que toma o lugar da Quinn.
Essa mudança torna esta lista um pouco mais moderna, já que agora este deck consegue lidar com unidades grandes. Antigamente, a proposta principal dessa lista era controlar a mesa do oponente no início da partida ao remover suas unidades. Como muitos jogadores não focam mais nisso, esse arquétipo acabou virando um “ataque muitas vezes com a sua Desertora dos Cavaleiros-Patrulheiros”.
Ad
Esse arquétipo é extremamente desafiador por ser muito difícil extrair 100% das suas jogadas. Então, para quem gosta de um desafio, recomendo muito essa lista.
Neeko Gnar - Esse deck é para quem quer uma lista temática que ainda é forte. A Neeko passou de esquecida para meta nesse último torneio mundial, no qual ela protagonizou algumas lineups.
Esse deck é uma versão do arquétipo de Vigia das Tribos com algumas cartas dos seguidores da Neeko para dar aquele ar um pouco mais divertido para esta lista.
Diferente da Vayne, esse deck é muito fácil de pilotar e muito satisfatório, pois o tempo todo você aumenta os atributos das suas unidades, deixando elas gigantescas.
Nilah Miss Fortune - Esse deck surgiu alguns dias atrás, como uma versão de Piratas mais moderna para o Padrão.
A Nilah se comporta muito bem com esse estilo de jogo agressivo que este arquétipo propõe. Com a adição de cartas como o Cospe-Fogo Enfurecido + Poder, você acaba com o jogo muito rápido caso o seu oponente não consiga remover suas unidades.
Noxus está em baixa depois nos nerfs na Samira, e essa lista está tentando trazer esta região de volta ao cenário competitivo.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora está preparado para o primeiro Runeterra Open de 2024!
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar