Introdução
Com o fim da primeira semana de rotação nova, já temos uma boa ideia de como meta da fila ranqueada vem se formando. Por isso, trago para vocês 5 listas emergentes que podem mexer um pouco com o ecossistema competitivo e disputar um lugar no topo dos sites de estatísticas.
Vamos aos decks.!
Novos Patrulheiros do Padrão
Com a Quinn fora do Padrão, o arquétipo de patrulheiros (que era um dos decks mais fortes da rotação passada, apesar de não ser muito popular), agora ficou sem uma das principais campeãs da lista.
Ad
Porém, a Poppy retornou ao Padrão e pode servir como uma ótima substituição para a Quinn. Isso acontece, pois maioria das cartas do deck tem 3 ou menos de poder, o suficiente para serem buffados pela habilidade da Poppy ao atacar com ela.
Apesar de ser uma campeã relativamente cara, agora no Padrão, a Poppy não é mais tão pesada assim para entrar na curva de 4 de mana. O power level do jogo desceu o suficiente para ela poder ser utilizada tranquilamente nesse tipo de lista a qual a principal condição de vitória é distribuir atributos para várias unidades em campo.
Várias outras cartas também foram adicionadas ao arquétipo de patrulheiros junto à Poppy (o suficiente para nós até não chamarmos mais o deck de patrulheiros), como Jarro Plumaluz, Assassina de Aluguel e o Guarda Grisalho, que faz um retorno triunfante ao arquétipo.
Assustadores Voltaram
O arquétipo de assustadores não era possível de ser jogado na última rotação, porém com o retorno de algumas cartas ao Padrão, agora pode ser jogado novamente em conjunto com o pacote de cartas da Vex.
O pacote de Melancolia da Vex é extremamente eficiente em controlar a mesa adversária, assim como é extremamente eficiente em limitar os bloqueadores de assustador do seu inimigo.
Essa é praticamente a ideia inteira dessa lista: acumular atacantes com assustador, enquanto você retira ataque dos inimigos, impedindo-os de bloquear.
Com a volta do Nocturne para oPpadrão (agora com o seu pacote de cartas certo no formato), agora é possível formar uma lista de assustadores tão forte quanto tínhamos antigamente. Com a presença da Observadora Estígia e da Sentinela Prodígio, além de outras cartas agressivas de Ilhas das Sombras, os assustadores nunca foram tão fortes no Padrão.
Impressora de Erastin
O estilo controle e a região de Ilhas das Sombras estão em evidência nesse meta, já que temos muitos decks que perdem para remoções diretas no meta. Sendo assim, uma ótima forma de resolver esse problema é jogar com uma lista que, além de remover unidades, não pode ter as suas unidades removidas.
Erastin, o Desonrado é uma unidade que vira o jogo imediatamente quando entra em campo, por ganhar o jogo sozinho, principalmente contra decks de controle. Essa lista surge como uma ótima resposta ao meta, sendo um deck de controle que tem boas matchups contra outras listas de controle.
A estratégia da lista é bastante simples: você controla mesa e utiliza das Insignia da Tempestades para jogar o seu Erastin o mais cedo possível. Com a ajuda do Mordekaiser e da A conquista de Ferro, você eventualmente invocará mais de um Erastin em campo, dificultando demais a vida do seu adversário, que terá que remover os seus Erastins todo turno para não morrer. E como eles se re-invocam após mortos, o seu inimigo uma hora ficará sem recursos e perderá a partida.
Essa estratégia é extremamente consistente e a lista possui muitas compras de cartas, além de formas de diminuir os custos das suas unidades, para você ter o combo na mesa quanto antes. Uma jogada muito forte é reduzir o custo do Erastin com o Pescador Distraído - você não se importa em ter um Erastin efêmero, já que ele volta para a mesa após morrer.
Ad
Gwen Irelia
A Irelia voltou ao Padrão, porém muitas das cartas que faziam a campeã ser forte estavam em Shurima, e foram rotacionadas com o Azir. O desafio agora é fazê-la funcionar fora de seu arquétipo principal.
Por sorte, já existiam decks de Gwen Irelia antigamente que conseguiam extrair bastante da campeã fora de Shurima. Apesar dessa versão não ter a carta principal do deck, A Chama Sombria, ainda é um deck decente que consegue botar muita pressão no adversário atacando constantemente.
A ideia principal aqui é acumular Sagrado e atacar com as Lâminas constantemente, sempre propondo ataques com unidades com 3, 4, ou às vezes até 5 de poder.
Com a adição de O Coração da Árvore agora é possível dar Espírito globalmente para suas unidades, aumentando os atributos das Lâminas e facilitando ainda mais o seu trabalho de causar dano.
De todos os decks dessa lista, esse é com certeza o mais fraco, por ser uma versão mais fraca dele mesmo, e ser também um pouco lento demais para o meta atual. Mas vale a pena dar uma revisitada nessa lista, já que é uma das poucas que consegue fazer a Irelia funcionar no Padrão.
Bardo Teemo - Cogumelos, Sinos e Elusivos
Similar ao antigo deck de Janna Bardo com elusivos, essa lista tem o mesmo estilo de jogo, porém ela troca o pacote de cartas da Janna pelo pacote do Teemo.
Esse deck usa a Fundição de Núcleos Hex (uma carta até então esquecida no Padrão) como principal condição de vitória.
Enquanto você força o seu oponente a comprar muitas cartas, você também acelera bastante a compra dos seus Sinos, aumentando os atributos das suas unidades elusivas na mão. Eventualmente você terá unidades gigantes, ou o seu inimigo morrerá de dano direto dos seus cogumelos.
Também contamos com algumas remoções diretas e Prisão Cósmica para resolver a mesa adversária.
O segredo desse arquétipo é segurar na sua mão o Relologi Aprimorado até você ter muitos Sinos no deck - e quando você jogar o Relologi escolha a carta com mais Sinos e pronto, você agora tem uma unidade gigante na sua mão.
É um arquétipo extremamente fácil de se jogar, por ser bastante intuitivo e muito divertido. Por isso, é uma das melhores recomendações para você que quer subir de elo rápido sem muito estresse.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar