Introdução
Estamos nos aproximando do próximo patch, e você que ainda não pegou Mestre, talvez precise de um empurrãozinho.
Estamos passando por um meta muito travado, que ainda não foi 100% resolvido, pois não temos muitos jogadores ativos no Mestre ainda (parece que a falta de alguns campeões no padrão impactou demais o número de jogos).
Por isso, resolvi trazer listas que alguns jogadores muito bem colocados da fila mestre estão jogando, para te ajudar a entender melhor como está o meta do LoR atualmente.
Ad
(Os pontos dos jogadores na fila ranqueada e os decks contabilizados nesse artigo podem mudar até a data que você estiver lendo).
Smiley - 1020 pontos - Anoitecer
Smiley é atualmente o 1º colocado da fila Mestre nas Américas, e o seu deck em destaque é uma lista de Anoitecer.
Agora com a volta do Nocturne para o Padrão, junto da Diana, é possível finalmente montar esse arquétipo novamente. Essa lista é extremamente forte e consistente, por ganhar algumas cartas que completaram o estilo de jogo.
Estamos falando do Conjurador Acorrentado, que é um seguidor de custo 0 que entra em campo amaldiçoado com Grilhões, uma carta que pode ser usada posteriormente como ativador de anoitecer.
Historicamente, os decks de anoitecer sempre tiverem esse problema de “brickar”, e nem sempre o jogador tinha na sua mão uma carta que ativava anoitecer para começar o combo. Agora com o Conjurador Acorrentado, você sempre tem uma carta ativadora nas suas mãos, que além de iniciar os seus combos, libera o seu Conjurador Acorrentado para o combate.
Outro destaque é o Alinhamento Celeste, que provavelmente é a primeira vez que está vendo jogo competitivo. Esse feitiço entra como ativador de anoitecer, com um efeito fortíssimo de amanhecer que é gerar uma carta de anoitecer aleatória nas suas mãos. O Alinhamento Celeste não deixa você perder o gás, e ainda por cima é talvez o melhor ativador de anoitecer da lista inteira por ser súbito e custar apenas 1 de mana.
CKG WeavingPoem - 837 pontos - Taliyah Zilean
O CKG WeavingPoem é o 2º colocado da fila Mestre, usando uma lista de Taliyah Zilean combo.
Esse parece ser o novo deck do momento, se não considerarmos os arquétipos de Vex. Essa lista é consistente e muito difícil de se jogar contra. Ionia está em alta por ser uma das poucas regiões que tem todas as respostas para qualquer deck do meta, sejam essas respostas feitiços de negação, atordoamentos, curas, compra de carta e/ou remoções (retorno para a mão).
Tudo isso, você encontra nessa lista de Taliyah misturado com um combo fortíssimo com a campeã, que é a principal condição de vitória. A ideia principal da lista é de alguma forma invocar duas Taliyah em campo ao mesmo tempo, adormecendo ela e jogando uma Reconstrutora do Império no monumento adormecido.
Apesar de ser um combo relativamente caro, é possível ser realizado em turnos diferentes devido ao meta permitir essas jogadas mais lentas, e também ao seu deck ser ótimo em proteger unidades por ter cartas como Ta Fora! e Alma Indigna.
Por último, você tem à sua disposição O Coração da Árvore que serve como um finalizador alternativo, que pode te gerar uma carta de final de jogo aleatória com custo diminuído pela metade.
Arachnobat - 807 pontos - Mutação anômala e disrupção
Atualmente o Arachnobat é o 3º colocado na fila Mestre, e o seu deck em destaque é uma versão moderna do arquétipo de transformar com Líder Nakotak e elusivos de Piltover e Zaun, junto do pacote de disrupção de Bandópolis (ainda estamos buscando um nome para esse arquétipo).
Ad
Essa lista era considerada um deck tier 2 no final da rotação passada, e foi muito popular no servidor asiático. Foi um deck jogado por uma semana ou duas aqui nas Américas, mas como o meta tinha muitos decks que interagiam com a mesa inimiga, logo esse arquétipo foi sendo deixado de lado.
A lista consiste em um combo muito simples: jogar o Líder Nakotak na curva e logo em seguida jogar a Mutação Anõmala nele, criando vários Nakotak em campo com muitos atributos e muitos pontos de impacto.
Esse combo é muito forte se não for respondido pelo oponente, e praticamente ganha a partida no ato na maioria das vezes. Como o meta atual não tem tantas listas que respondem a esse tipo de jogada, é natural que esse estilo de jogo se sobressaia um pouco mais do que na temporada passada.
Além do combo, a lista é composta por algumas cartas de disrupção de Bandópolis, além de algumas ferramentas de combo com sinergia com elusivos - Camuflagem Garimpada, por exemplo, é ótima para ser jogada no seu Viktor e surpreender o seu oponente com um atacante elusivo recheado de palavras-chave.
Um destaque dessa lista é a Mímica Mecanizada, que nunca foi uma carta muito usada desde que foi revelada, e agora volta com tudo para o meta, já que o power level dessa temporada é baixo o suficiente para ela ser jogável.
Ichiram Ramen - 765 pontos - Sett Vex
O Ichiram Ramen, conhecido por fazer listas malucas, está em 5º lugar da fila mestre com uma versão moderna de Sett Vex.
Apesar de parecer um deck de controle, essa lista se joga muito parecido com um midrange extremamente lento. Isso porque, diferente da versão com Karma, você não tem um combo maluco com as moedas e não ganha valor infinito também.
Ao invés disso, esse deck trabalha com remoções de carta e unidades fortes de Ilhas das Sombras do pacote da Vex para esgotar os recursos inimigos, enquanto também põe pressão em campo.
Contamos com alguns finalizadores não muito convencionais desse meta (o toque Ichiram Ramen do deck), que são a Cobra Fascinante e o Aracnídeo Necrótico, ambos apenas 1 cópia no deck.
Essas cartas ajudam a manter o valor na mesa durante o final da partida e seguram muito o tranco em jogos que você estiver perdendo. Esse estilo de jogo de remoção sempre leva para jogos mais lentos, os quais você e o oponente acabam não tendo muitas cartas na mesa e nas mãos. Então ter essas unidades à disposição é sempre interessante para você: invocar mais bloqueadores com o Aracnídeo Necrótico ou criar um seguidor gigante com a Cobra Fascinante.
ABG Drezbo - 376 pontos - Viktor Vi Ionia
ABG Drezbo é atualmente o 15º colocado, tendo sido escolhido por estar jogando com um deck provavelmente de autoria dele, e que parece ser extremamente potente para esse meta.
O arquétipo que ele escolheu foi Viktor Vi com Ionia usando o Templo Afundado.
Essa lista parece ser uma espécie de “Good Cards” (nome que se dá aos decks que juntam apenas as melhores cartas do meta na lista, mesmo que elas não sejam necessariamente boas juntas), das regiões de Ionia e Piltover e Zaun.
Ad
Como já falamos, Ionia está em alta, pois é a única região com todos os recursos possíveis para parar qualquer deck do meta. Porém, o Drezbo teve uma ideia um pouco diferente, e trouxe para nós uma lista que abusa um pouco dos atributos gratuitos que os campeões do deck ganham, jogando com cartas como Fúria do Dragão e Refúgio Espiritual para tirar proveito desses pontos extras que eles têm.
Dessa forma, ele pode curar o seu Nexus com muita vida, ou acabar com o jogo com um golpe só usando a Fúria do Dragão em uma Vi com muito ataque, por exemplo.
O restante da lista é composto por cartas bastante comuns de suporte de controle de Ionia e Piltover e Zaun, porém com um destaque para a Sincopação que pode ser essencial em momentos críticos da partida, para você fugir de remoções e proteger seus campeões.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar