Legends of Runeterra

Deck Guide

Guia de deck Padrão: Pink Hecarim - A melhor lista da Ranqueada?

, Comment regular icon1 comments

Nesse artigo, trago um dos meus melhores amigos, e um dos melhores jogadores do arquétipo de efêmeros - "Aeros", para falar sobre o deck preferido dele, Pink Hecarim, nesse guia extremamente detalhado do ponto de vista de um jogador especialista no deck.

Edit Article

Introdução

Esse artigo é uma coo-escrita minha com um grande amigo meu, e especialista no assunto efêmeros - AerosMacCousland.

Hoje ele veio falar sobre a lista de Hecarim com Ionia, carinhosamente apelidada de Pink Hecarim, dando as melhores dicas, vindas do olhar crítico de quem praticamente só joga com esse arquétipo.

O “Aeros” topou o torneio Runeterra Open das Américas duas vezes, usando arquétipos de Hecarim e, por isso, não existe pessoa melhor no assunto para falar sobre isso do que ele.

Ad

Pink Hecarim

Pink Hecarim é um deck Aggro/Combo baseado em usar as sinergias de Efêmeros para tentar matar seu oponente rapidamente nos turnos iniciais da partida com um “plano de segurança” no final de jogo, que é o Hecarim Nível 2.

Loading icon

A maior vantagem desse deck é que ele tem muitas condições de vitória, além dos efêmeros, podendo matar o oponente com elusivos com o Aprendiz das Sombras, ou com mesas recheadas de unidades buffadas através da Pastora de Almas e o Hecarim. Turnos extensos nos quais você atordoa com A Contrarregra, e a pressão das Carruagem de Tubarões, assim como vários outros meios de ganhar a partida, é o que dá muita flexibilidade em como você pode pilotar esse deck.

Então continuaremos indo fundo para entender essa lista que é tão querida pelos jogadores da fila ranqueada.

Estratégia Principal

A estratégia principal é abusar de vários mini-combos entre as cartas que tem sinergia com Efêmeros em conjunto com geradores de Efêmeros como a Carruagem de Tubarões + Vigilante do Vale Enluarado.

Hecarim é uma unidade extremamente importante, pois serve tanto como uma unidade que tem sinergia com efêmeros, quanto um gerador de efêmeros. Além disso, o Hecarim e a Emboscada do Dragão são cartas ótimas para o final de jogo, e servem como finalizadoras caso a partida se estenda.

Os principais ativadores de combo ou “cartas de engrenagem” são:

Loading icon

As principais cartas complementares do seu combo (que devem ser jogadas após os ativadores) são:

Loading icon

As cartas que servem como ótimas opções independentes, que podem te ajudar no final da partida, para você virar o jogo, ou surpreender o adversário, são:

Loading icon

Estratégia de Mulligan

O Mulligan é uma parte extremamente importante aqui, assim como em todos os decks combos. Por isso, aqui vão algumas dicas importantes:

Carruagem de Tubarões e A Conquista de Ferro sempre serão as cartas mais importantes para manter na mão inicial. A única exceção é a combinação de duas ou mais delas contra decks agressivos, contra os quais você só terá tempo de jogar uma delas em campo sem estar comprometendo o seu ritmo de jogo.

Mantenha sempre combinações de cartas ativadoras de combo em conjunto com cartas complementares (que vimos logo acima). Esses combos são importantes para acelerar a chegada dos seus turnos explosivos na partida. Porém, contra decks mais lentos, ou matchups de controle, é importante que ter a Carruagem de Tubarões, pois é uma carta muito forte contra esses decks.

Se na sua mão inicial não vier nenhum combo, priorize cartas que são boas contra as matchups que você está contra. Esse é o momento que você precisa um pouco de experiência jogando contra decks do meta para entender. Mas, de forma simples e resumida, Pastora de Almas é ótima manter na sua mão inicial contra decks de controle focados em remoção, Aprendiz das Sombras e Aluno em Treinamento são ótimos contra decks agressivos ou midrange.

Ad

As suas opções de final de jogo (tirando o Hecarim) quase sempre voltarão para o deck, a menos que a sua mão já tenha um bom combo para começar a partida.

Match Ups

Matchups Favoráveis

Dragão Ancião Morgana Shyvana — Um dos principais motivos pelo qual a lista de “Pink Hecarim” está tão forte no meta é que esse deck é um dos melhores contra a poderosa lista de Dragões do Dragão Ancião (atualmente melhor deck do Padrão).

O início de jogo dessa lista é extremamente lento, o que te dá tempo o suficiente para desenvolver com tranquilidade as peças do seu combo em campo. Sem contar que, caso você consiga subir o nível do seu Hecarim e atacar com ele, na grande maioria das vezes, a partida acaba nesse momento.

Ashe Vex — No papel, esse matchup parece um pouco difícil, pois a lista de Ashe tem cartas que conseguem lidar com mesas recheadas de unidades, como as suas. Porém, se você conseguir jogar vários Carruagem de Tubarões, todos os seus problemas acabam, pois o deck de controle não consegue lidar com o valor astronômico que você gera toda vez que ataca com efêmeros.

Aurelion Sol Morgana Dragão Ancião — Essa matchup é muito parecida com a matchup contra a lista de Shyvana. Ambos os decks são extremamente lentos e te deixam jogar com muita facilidade as suas cartas ativadoras de combo em campo. Esse deck de Morgana, diferente da versão com Demacia, não remove diretamente unidades da mesa adversária, o que facilita ainda mais a confecção dos seus combos.

Matchups Desfavoráveis

Aphelios Vi — Essa é a pior matchup de todas. Esse deck tem recursos e cartas o suficiente para lidar com qualquer tipo de jogada que você possa fazer. Eventualmente, o piloto dessa lista te ganha na base do cansaço, literalmente esgotando todos os seus recursos na partida.

Jinx Lulu — Listas agressivas, em geral, são muito fortes contra decks de Hecarim, e o deck de Lulu Jinx não é diferente. Além de ser uma lista que agride pela mesa, esse deck de Jinx possui elementos de dano direto contra o nexus. Uma das únicas formas de ganhar desse arquétipo é com algum combo usando suas cartas elusivas (que podem ser alvo de remoções).

Dicas Importantes

— Usar A Conquista de Ferro da forma mais eficiente possível é a chave para o sucesso com esse deck. Quase todas as cartas possuem alguma utilidade que pode ser aproveitada se copiadas pelo monumento. Copiar uma Pastora de Almas pode ser ótima para aumentar o dano ainda mais das suas unidades efêmeras geradas por feitiços.

O Vigilante do Vale Enluarado copiado pode ser um ótimo atacante com foco para dar mais dano abusando da palavra-chave assustador. O Aprendiz das Sombras copiado pode ser ótimo para você abusar da palavra-chave Elusivo. A Contrarregra pode literalmente ganhar partidas para você atordoando a mesa inteira do seu adversário, se você copiá-la. E por último, um dos melhores alvos de ser copiados é a Carruagem de Tubarões.

Ad

— Não tenha medo de gastar seus efêmeros mesmo com poucas cartas complementares na sua mão. Quando sua mão já está ruim, você terá que apostar em tentar subir o nível do Hecarim no futuro para voltar com tudo para a partida.

— Não tenha medo de bloquear unidades de 2 de poder com suas cartas de 3 de vida em match ups mais agressivas, geralmente esses matchups ups são ganhas ou perdidas no limite, e salvar 2 pontos de vida pode fazer muita diferença no final do jogo.

— Contra matchups de Morgana ou contra um deck que atordoa, sempre tente jogar o Hecarim em conjunto com um feitiço que invoca efêmeros, pois mesmo se o Hecarim for parado, se você bater com os efêmeros o seu campeão ainda sobe de nível.

Pescador Distraído é uma das suas cartas mais versáteis. Em 95% dos casos, quando você o joga, você descontará o custo de mana de uma unidade que já tem efêmero. Porém existem alguns truques interessantes que pode fazer com ele, como fazer uma carta de custo 1 ir para 0 de mana contra match ups nas quais o seu oponente joga com feitiços que destroem a mesa inteira. Isso é ótimo para você ter um “efêmero surpresa” a mais contra o seu adversário ou até mesmo proteger essas cartas efêmeras de Pings se tiver uma Pastora de Almas em campo.

Conclusão

Image content of the Website

Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!