Introdução
Esse artigo é para você que acabou de apertar o botão do LoR no cliente do League of Legends, é completamente novo na comunidade, e está um pouco perdido no formato PVP.
Vou te explicar direitinho como o PVP foi, como está agora, e como será o futuro desse modo de jogo no Runeterra.
Também te darei algumas dicas vitais para se sair bem na fila ranqueada e pegar elo rápido!
Como era o PvP antigamente
O Runeterra começou com a proposta de ser um jogo de carta próprio para o competitivo, não tendo tantas mecânicas de aleatoriedade, e contendo muita interação entre os jogadores durante os turnos. Isso batia diretamente com as polêmicas do “RNG” dos torneios de Hearthstone na época (2020). Sendo assim, o Runeterra entrou para o mercado com a proposta de ser o jogo de cartas competitivo mais acessível de todos.
Ad
Naturalmente o competitivo se instaurou na comunidade e logo vários torneios surgiram. Tivemos torneios de todos os formatos e premiações, algumas em dólares e outras em moedas no jogo.
Em dezembro de 2020 tivemos o primeiro torneio Sazonal, sendo o torneio oficial da Riot com premiações altíssimas. Isso seguiu até 2023 quando o Torneio sazonal se tornou o “Runeterra Open”, que começou em meados de abril, e permaneceu até o início de 2024, como o torneio oficial da Riot.
Em 2024 tivemos a decisão de que o competitivo não iria mais ser o foco principal do jogo, por tempo indeterminado. Isso abalou as estruturas do PvP. Tivemos uma debandada de muitos jogadores competitivos (deve-se deixar claro que jogadores competitivos do PvP, desde o lançamento do PvE, são minoria), e a fila ranqueada ficou um pouco mais vazia.
Onde estamos agora
Nesse momento, estamos em um processo de transição. Muitos jogadores novos estão chegando e testando o jogo, e estão tendo contato com os jogadores que restaram jogando o PvP.
É preciso afirmar que o PvP NÃO morreu, e continua sendo bastante explorado, porém a grande diferença é que o público desse formato mudou drasticamente. Antes tínhamos um público muito “tryhard” e focado no competitivo. Agora temos um público mais “calmo” que testa arquétipos novos que não são necessariamente os melhores, e são um pouco mais inclinados a diversão do que à competição.
Ainda temos torneios acontecendo aqui e ali, mas você precisa procurar eles caso queira participar. Nenhum torneio por enquanto está sendo subsidiado pela Riot, as premiações vêm bolso dos organizadores.
Mesmo com tantos problemas, a fila ranqueada agora é um lugar um pouco mais calmo com um pouco mais abertura a estratégias não otimizadas, o que deixa o jogo um pouco mais “divertido” para algumas pessoas.
O Futuro do PvP
Como a Riot não irá focar no PvP por enquanto, não receberemos mais expansões grandes (por tempo indeterminado) como acabamos de receber, a “Caminhos Oníricos”.
Ao invés disso, receberemos com mais frequência, todo final de temporada, uma rotação de cartas, para tentar deixar o meta do PvP sempre fresco.
É de se esperar que com a sua chegada e a dos jogadores novos, o Runeterra cresça novamente, e em um futuro próximo os desenvolvedores voltem focar no formato PvP. Por isso desejo que você tenha as melhores experiências possíveis na fila ranqueada, então separei aqui algumas ferramentas para você se inteirar a respeito do meta, além de estudar e aprender cada vez mais sobre o jogo.
Runeterra AR
De longe, esse é o melhor site de todos em termos de estatísticas, para você se inteirar sobre o meta. Essa plataforma tem um feed parecido com o de redes sociais, no qual você vê os decks que os jogadores estão criando no momento.
O Runeterra AR é ótimo para você ver matchups e taxas de vitória das suas listas contra outros decks específicos do meta. Você também consegue filtrar os resultados por região, Elo, Dia, e Formato.
Ad
É possível em poucos cliques achar os melhores decks dos seus campeões favoritos também, e criar as suas próprias listas, além de ver com muita facilidade o histórico das suas partidas no seu perfil de jogador.
Runeterra master Tracker
O Runeterra Master Tracker é um aplicativo de “deck tracker” que te ajuda durante as partidas, e te informa o que tem no seu deck, durante o jogo, e toma nota de todas as cartas que o seu adversário jogou também. (Pode ficar calmo que isso é permitido, sabemos que tem muitas pessoas que acha que “trackers” são uma forma de roubar, mas não são).
A plataforma do “Master Tracker” é a única que deixa você ver dados de 1 dia atrás (todas as outras são 2 a 3 dias atrás), te permitindo sempre estar a par das novidades das tendências no meta.
O “Master Tracker” é o melhor aplicativo para descobrir decks novos, e é aqui que decks que ficam “famosos” no meta surgem antes de todos.
LoR.GG
Essa plataforma é a melhor para você ver algumas estatísticas de deck que outros aplicativos não mostram, como: taxas de vitória atacando nos turnos impares e pares; taxa de vitória de cartas; linha do tempo da taxa de vitória de um deck; linha do tempo da popularidade de um deck; e proporção de taxa de vitória por partidas jogadas de um deck específico.
Todos esses números são muito importantes para você entender como o seu deck está posicionado no meta, e como ele está performando em condições específicas durante o jogo.
Sem contar que você pode também filtrar as suas listas por: melhores jogadores do arquétipo, e procurar por decks semelhantes.
Cards Realm
O site em que você está agora é o melhor site informativo de notícias e curiosidades sobre o jogo. Escrevo guias de deck, e falo sobre o meta, e assuntos gerais de Runeterra aqui também! Te convido a dar uma pesquisada nos meus outros artigos.
Conclusão
Se você leu até aqui, muito obrigado, espero que tenha se divertido e gostado do conteúdo.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar