Contextualizando
Estou trazendo pela primeira vez aqui na Cards Realm um ranking com os decks do meta de Legends of Runeterra. A ideia é trazer esse ranking regularmente, pois assim poderemos acompanhar de perto as mudanças que ocorrem no metagame.
Como a atualização 3.5 não trouxe nenhuma carta nova ou balanceamento, essa primeira semana de patch segue igual as semanas anteriores do patch 3.4. Viktor aparece em alguns decks, Azir e Xerath seguem no topo com o agora ótimo Mono Shurima e Caitlyn Ezreal mantêm sua estabilidade, mostrando-se como uma ótima resposta para os decks mais fortes do meta.
Ad
Surpreendendo positivamente, temos Taliyah Ziggs, que pela primeira vez, chega ao top 3 de melhores decks. Apesar de ser um deck consistente, ele nunca foi muito utilizado e dificilmente chegava no top 10, mas agora, acredito que por causa do buff em Areia Movediça, que agregou muito ao deck, as pessoas passaram a utilizar o baralho e ele segue numa crescente.
Ainda falando em surpresas, temos o retorno de alguns decks dominantes dos últimos patchs: Patrulheiros e Pantheon Yuumi, que mostram sua resistência e desejo de continuar brilhando sempre.
Os dados foram retirados do Runeterra AR e correspondem apenas ao servidor das Americas.
Vamos ao ranking!
Ranking
1º lugar: Mono Shurima
Com as mudanças que o Azir sofreu (agora também upa quando monumentos são invocados), ele consegue subir de nível bem rápido e o Xerath também, pois upa quando 4 monumentos são destruídos e no deck de Mono Shurima há vários monumentos que são destruídos bem rápido, como Areias Instáveis e Preparativos Ancestrais.
Com isso, o Disco Solar Soterrado consegue concluir sua contagem bem rápido e faz com que Azir e Xerath ascendam e cheguem ao nível 3, que é simplesmente absurdo. O Azir transforma seu deck no Deck do Imperador, que é recheado de cartas roubadas e o Xerath tem um controle de mesa absurdo. É praticamente impossível perder com eles dois upados em campo!
E ah, o deck tem respostas para remoção de monumentos, com a Profetisa e o Ritual de Negação, caso alguém tente destruir seu Disco Solar. Mas o deck está tão bem no meta, que mesmo sem ele, é possível vencer os jogos.
Taxa de jogos: 9.11% (1882 jogos)
Taxa de vitórias: 57.86%
2º lugar: Caitlyn Ezreal
Caitlyn Ezreal tem muitas remoções — e remoções respondem praticamente todos os decks do meta, principalmente o Fizz Lulu, dado as unidades com vida baixa, e decks de OTK como Viktor Riven e Pantheon Yuumi, que dependem muito de apenas uma unidade enorme ameaçando letal, portanto se ela estiver machucada, pode ser retirada facilmente com Terra Abrasada.
A própria Terra Abrasada pode tirar a principal condição de vitória do Mono Shurima, caso ela apareça cedo no jogo e o oponente não tenha resposta. Contudo, este deck ainda depende muito do Ezreal e do Improbulador, portanto se você não consegue comprar ambos, fica mais difícil para ganhar.
Taxa de jogos: 5.24% (1082 jogos)
Taxa de vitórias: 51.66%
3º lugar: Taliyah Ziggs
Como citado anteriormente, o buff em Areia Movediça foi bastante eficaz para Taliyah Ziggs, pois o deck sofria muito para parar decks de OTK e agora com esse feitiço, fica muito fácil parar não só uma, mas até 2 unidades de uma vez só.
Esse deck se parece um pouco com o Mono Shurima na questão de upar campeões, pois a região é recheada de monumentos, então tanto Taliyah como Ziggs upam rapidamente e com eles upados, você pode propor letal com A Penitência.
Ad
Além disso, ainda há cópias de O Arsenal, que é um excelente finalizador. Ao contrário de Mono Shurima, todos os monumentos daqui querem ser removidos, então Terra Abrasada não faz muita coisa, e o vulnerável que vários monumentos do deck colocam em inimigos transformam Taliyah Ziggs em um ótimo counter de Caitlyn Ezreal, por isso ele está tão bem colocado no ranking.
Taxa de jogos: 4.52% (933 jogos)
Taxa de vitórias: 56.59%
4º lugar: Riven Viktor
Ainda que esse deck sofra com remoções e Areia Movediça, a velocidade na qual ele consegue propor letal é tão rápida que vale a pena apostar nesse deck para subir na ranqueada e é o que muita gente vem fazendo, pois está no nosso Top 5.
Contra decks mais lentos, Riven Viktor brilha, pois ele é um deck bem rápido e letal. Se você consegue curvar bem e descer os seguidores da Riven na rodada 1 e 2 e a própria Riven na rodada 3, na rodada 4 ou 5 você já consegue propor um ataque poderoso com a campeã upada. Ah, os fragmentos da lâmina também trabalham bem com Viktor, que upa com essas cartas que são geradas.
Além disso, há duas outras condições de vitória muito fortes: Emboscada, que pode deixar uma unidade elusiva e atacar sem grandes preocupações, pois não há muitas respostas para unidades elusivas, e ainda há a unidade Desafiadora Destruída, gerando um Incursão Noturna na mão, que permite o aliado alvejado com o feitiço atacar livremente. Então, se você coloca na unidade enorme elusiva, é fatal.
Taxa de jogos: 4.19% (865 jogos)
Taxa de vitórias: 53.87%
5º lugar: Ekko Zilean
Shurima está realmente em alta! Principalmente por causa do feitiço Areia Movediça, que passou a fazer parte de todos os decks da região e esse foi mais um dos decks que mais se beneficiou com o buff na spell.
Esse é um deck voltado para a mecânica de prever, contando com várias cartas que conseguem prever e quem gosta de Previsões é o Ekko, que flipa e cria Cronoquebra no seu deck — um feitiço bem forte, que além de ressuscitar os aliados mortos na rodada, mobiliza.
No deck ainda há Voz dos Reerguidos, que dá mais ataque para os aliados depois que um campeão upa de nível e também há A Penitência, para dar sobrepujar a algum aliado e propor letal. Por fim, há remoções em área com o Cristal de Hexita que o Declínio Felino cria e também as Bombas Relógio do Zilean.
Taxa de jogos: 4.07% (841 jogos)
Taxa de vitórias: 49.11%
6º lugar: Piratas Aggro
O Piratas Aggro é um deck que existe desde os primórdios da expansão Marés Crescentes e sempre está no meta, para a alegria dos jogadores de aggro.
O deck não tem muito segredo, é só descer unidades e bater, e há os feitiços padrão de burn de Noxus para finalizar: Fervor Noxiano e Dizimar.
Além da presença de Miss Fortune e Gangplank, essa versão que está rodando atualmente também leva Twisted Fate, devido ao dano em área e no Nexus que a Carta Vermelha dele proporciona. Para quem tem pouco tempo e quer tentar subir, esse é o deck certo para usar.
Ad
Taxa de jogos: 3.61% (745 jogos)
Taxa de vitórias: 59.06%
7º lugar: Fizz Lulu
Fizz Lulu passou ileso e não sofreu nenhum nerf, portanto ainda segue muito forte. Enquanto o feitiço Yordles Unidos não for nerfado, o deck continuará aparecendo no meta.
Como mencionado anteriormente, ele sofre bastante para Caitlyn Ezreal, mas consegue bater de frente com os outros decks do meta. Assim como o Piratas, não há segredo aqui também, é só descer as unidades, estabelecer um board amplo e propor um ataque letal com o auxílio do Yordles Unidos.
A maioria dos jogos acaba bem cedo, na rodada 5 ou 6, tudo depende de você comprar o Yordles Unidos. Caso não compre, o deck sofre um bocado para finalizar jogos.
Taxa de jogos: 2.95% (609 jogos)
Taxa de vitórias: 54.68%
8º lugar: Pantheon Yuumi
Os nerfs que Pantheon Yuumi sofreu não foram tão significativos e mesmo que muitas pessoas deixaram de jogar com ele, por achar que estava nerfado, algumas começaram a voltar a jogar com o deck e pouco a pouco ele vem retomando sua popularidade.
O deck sofre um pouco com remoções e contra decks mais agressivos, de board amplos, mas tem muitos feitiços que driblam essas remoções, e se você usar bem o Nexus como recurso, pode devolver todo o dano sofrido com uma unidade enorme propondo o letal.
Taxa de jogos: 2.53% (522 jogos)
Taxa de vitórias: 56.7%
9º lugar: Patrulheiros
Patrulheiros é outro deck que está sempre no Meta. Claro que ele tem seus altos e baixos e no momento não está mais no topo, mas ainda é bem consistente.
Se você curva bem e consegue proteger a Miss Fortune o suficiente para ela subir de nível, é praticamente vitória na certa.
Além disso, há unidades bem fortes que causam muito impacto como Cithria, a Audaciosa e Genevieve Cordielmo, que buffam todos os outros aliados, para passar mais dano e há sempre Égide de Ouro, né? Que finaliza os jogos com facilidade.
Taxa de jogos: 2.47% (510 jogos)
Taxa de vitórias: 54.31%
10º lugar: Lee Sin Viktor
Esse deck vem crescendo aos poucos na popularidade e conseguiu chegar ao top 10. Tanto Viktor como Lee Sin são bem fortes, e juntos então, são bem assustadores.
Principalmente porque há todo um pacote de proteção de Ionia e ainda há Negação, que pode impedir muitas vezes deles serem removidos. E se esses campeões ficam em campo e o tempo passa, é muito difícil do oponente se recuperar, pois os dois campeões se beneficiam muito com o passar do tempo.
Há também a presença da Olho do Dragão, que é uma das melhores unidades do jogo e propõe muito sustain para você conseguir sobreviver até o momento de vencer com seus campeões gigantes!
Taxa de jogos: 2.34% (483 jogos)
Taxa de vitórias: 56.73%
Conclusão
E aí, seu deck favorito está no ranking? Qual deck você está usando para subir? Me conta aí nos comentários.
Ad
Lembrando que dia 27 chega o patch 3.6 e com ele virão uma série de ajustes em campeões, o que promete chacoalhar o meta. Enquanto isso não acontece, você pode ler o artigo em que teorizo os campeões que podem ser ajustados e o que pode ser mudado neles.
— Comentarios0
Se el primero en comentar