Introdução
O Dragão Ancião é a grande promessa da temporada nova de Legends of Runeterra em termos de deckbuilding. E com certeza é o campeão que promove a maior variedade de decks possíveis atualmente, devido à sua origem.
A comunidade já criou listas o suficiente para nós termos uma noção do que é possível fazer com este campeão - já dá para saber o que funciona e o que não funciona com ele.
Vamos desvendar alguns mistérios sobre este campeão e decidir qual é a melhor lista de Dragão Ancião de uma vez por todas.
Ad
Dragão Ancião Ramp Freljord
Esse foi um dos primeiros decks criados com este campeão, e foi a lista mais jogada no primeiro dia da expansão Viagem do Destino: Além.
Essa lista abusa do poder excepcional que a carta Heisho, Concha do Mundo tinha antes do Hot Fix. Agora, depois das mudanças, esse arquétipo inteiro precisou ser reformulado, pois não vale mais tanto a pena ser tão ambicioso a ponto de montar a sua lista inteira focada apenas em invocar uma carta só deste deck.
Essa é a versão mais moderna desse arquétipo:
Ainda não é uma lista muito competitiva, e também não é muito recomendada para a fila ranqueada, mas é um deck muito divertido que chama bastante atenção, principalmente para jogadores novatos. É fácil dizer que essa é a versão mais fraca de Dragão Ancião que está rodando por aí.
Aurelion Sol com Dragão Ancião
Esse arquétipo também foi um dos primeiros a ser criado com o Dragão Ancião, assim que o campeão chegou ao LoR. O conjunto de cartas de Targon foi um pouco mais difícil de otimizar em comparação ao deck de Freljord, pois você muda completamente o estilo de jogo deste deck. Esta lista se tornou muito mais responsiva e lenta.
Apesar deste ser o deck de Dragão Ancião com a pior taxa de vitória, é uma lista um pouco mais preparada para o cenário competitivo em comparação ao deck de Freljord Ramp. Isso acontece devido ao poder do Ban, que facilita muito as matchups dessa lista nos torneios, diferente do deck de Freljord, que sofre de uma forma mais homogênea contra todos os decks do meta.
Listas de Controle, e até mesmo decks de Burn, como Annie Jhin, não conseguem lidar contra as curas e o valor dessa lista. De qualquer forma, é um deck classificado como um dos piores que levam o Dragão Ancião.
Dragão Ancião Janna e Teemo
Começamos a discutir as listas de Dragão Ancião que fogem da ideia principal de promover este campeão como o finalizador principal. Esse deck usa o Dragão Ancião apenas para abusar da sua origem, permitindo um deckbuilding melhor.
Veremos ainda outras listas que também levam essa ideia de apenas usar 1 cópia do campeão, mas com certeza essa é a mais fraca de todas. Ela infelizmente é lenta demais, e não propõe jogadas explosivas o suficiente em comparação a outros decks do meta a ponto de competir com eles de forma justa.
A ideia desta lista é jogar feitiços e habilidades Elementais, para depois jogar uma unidade gigante usando o feitiço Bando de Andorinhas. Entretanto, como a unidade invocada desse feitiço não possui nenhuma palavra-chave, é muito fácil de bloquear e removê-la do campo.
Shyvana Dragão Ancião
Algumas cartas do pacote de Dragões novos que chegaram com a expansão Viagem do Destino: Além possuem sinergia direta com habilidades Elementais e o Dragão Ancião, então faz muito sentido usá-los juntos.
Até dá para ganhar muitas partidas na fila ranqueada com esse deck, devido à natureza mais agressiva que ele tem. Mas, de longe, essa é a lista menos competitiva de todas com Dragão Ancião, simplesmente por não ter nenhuma matchup boa contra os decks do meta de torneios.
Ad
Recomendo você usar essa lista apenas na fila ranqueada, por ser lá que ela brilha. Você consegue punir muito os jogadores que estão testando listas novas e estratégias que não interagem com a sua mesa.
Dragão Ancião Elites
Agora estamos falando das listas que possuem mais de 50% de taxa de vitória na fila ranqueada! Esse deck é um dos mais agressivos do jogo inteiro, mesmo levando o Dragão Ancião, que é um campeão mais lento.
A lista acima é a primeira versão desse deck, que estava rodando no dia 2 da expansão, e é um deck sem feitiços. O Elites é um dos arquétipos que possui o maior número de unidades de suporte, só perdendo para Yordles. O problema é que sempre foi uma lista que sofria muito por não ter dano direto, nem compra de cartas. Usando a origem do Dragão Ancião, você agora tem acesso a essas duas coisas, sem necessariamente machucar a composição desta lista.
Essa é versão mais moderna deste deck, que leva 3 cópias do feitiço Em Formação!
Essa foi a lista que usei para subir grande parte do meu elo nessa temporada, e foi o deck que me ajudou a pegar Diamante, além de subir até o Diamante 1. É a lista que mais recomendo para quem quer subir de elo rápido, por ser um deck fácil, extremamente rápido, e forte.
Seraphine Janna Dragão Ancião
Essa lista usa o Bolheixe Ondulante, Guardião da Praça e Lorde Jubalarga no mesmo deck, tudo devido à origem do Dragão Ancião. Todas essas cartas combinam demais com a Seraphine e com a Janna.
Esse deck também traz Templo Afundado; você comprará muitas cartas em sequência e reduzirá muito o custo delas. É ótima para o cenário competitivo, apesar de ser muito difícil de pilotar. Use esse deck na fila ranqueada só se você se garante bastante com a geração de feitiços aleatórios, e jogadas arriscadas.
Essa é a modalidade nova de listas de Seraphine, e, provavelmente, com o tempo, esses decks só tendem a melhorar.
Dragão Ancião Bandópolis
Chegamos à cereja do bolo desse artigo. Essa lista representa o ápice do deckbuilding do Legends of Runeterra. A versão acima é a primeira lista de Dragão Ancião com Bandópolis, que nada mais é do que um deck de Jhin Bandópolis melhorado.
Você praticamente está jogando com as mesmas cartas, só que agora elas caem em campo com as Bençãos Dracônicas. Jhin Bandópolis foi um deck muito impactante competitivamente por ser uma lista muito completa que lida com qualquer coisa, apesar de ser a mais difícil de pilotar de todos os tempos.
O problema desse arquétipo era que o finalizador principal, Rex Correnteza, regularmente não ganhava as partidas para você devido a RNG. É muito comum o Rex acertar apenas um alvo, e não matar a unidade principal do seu oponente, ou distribuir os tiros dele de forma que você não dá dano direto ao Nexus o suficiente para ganhar a partida.
Logo percebemos que essa lista de Dragão Ancião também possui os mesmos problemas, apesar de jogar unidades melhores. Por isso, surgiu uma versão mais moderna desse deck que visa um jogo um pouco mais agressivo, sem recorrer a RNG.
Ad
Essa versão leva Alma Perdida junto de cartas que descartam, como Promoter da Arena e Arpão Elétrico, para você ter acesso a Revenã das Lâminas Gêmeas. É uma carta que se recicla com muita facilidade, te gerando praticamente valor infinito na partida.
Sem contar que esse deck também leva O Reacendedor, que te permite jogar o Dragão Ancião de forma mais agressiva sem se preocupar com remoções, já que você conseguirá tranquilamente reviver ele depois.
Essa lista é uma das mais impressionantes em termos de deckbuilding que temos no jogo. Eu recomendo demais você testar, e tentar melhorá-la também.
Conclusão
Se você leu até aqui, já sabe quais são os melhores decks de Dragão Ancião.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter