Introdução
O patch de variedades chegou, e nos trouxe 10 cartas novas prontas para testarmos.
Como sempre, trago, neste artigo, algumas listas com as cartas novas para você testar. Normalmente, eu pesquiso listas que foram usadas pelos meus amigos competitivos, ou de alguém dos sites de estatística. Contudo, hoje resolvi trazer decks de uma forma diferente: eu mesmo os criei!
Ao longo dos anos no Runeterra, sempre gostei bastante de me aventurar no deckbuilding, mas, conforme comecei a criar conteúdo do jogo, nunca mais tive tanto tempo para fazer isso.
Ad
Como agora temos poucos dados nos sites que nos mostravam os decks mais jogados e vitoriosos, pois alguns deckbuilders pararam de jogar LoR depois das notícias sobre o cenário competitivo, fui obrigado a trazer as minhas próprias criações para esse artigo.
As 10 listas abaixo são 100% criações minhas, adaptadas de arquétipos que amo jogar, mas com as cartas novas. Alguns são decks completamente novos.
Lembre-se que todo o conteúdo desse artigo é baseado nos meus 4 anos jogando e narrando LoR profissionalmente. Vamos ver as listas!
Neeko Aves
Essa lista é a minha primeira tentativa de criar o arquétipo novo de Aves. A Riot vêm fortalecendo esse deck há um tempo, sem muito sucesso, mas agora, com Golpe de Garra, isso pode mudar.
Infelizmente, se contarmos apenas as Aves de Demacia, dificilmente teremos uma lista que traz estrutura o suficiente para a estratégia de jogar apenas Aves. Não temos seguidores Aves o suficiente em Demacia, apesar de Demacia ter mais Aves do jogo do que qualquer outra região.
Assim, adicionei a Neeko neste deck para acessar sua origem e assim usar todas as Aves do jogo.
Normalmente, decks de Neeko se destacam devido à sua diversidade de tipos de unidade, mas esse em específico não foca nela, mas sim na sua origem.
Dessa forma, temos um início de jogo extremamente forte com as seguintes cartas:
Este deck também tem Esquadrilha de Rapina, que fortalece a grande maioria de suas unidades, e também Jarvan IV.
Quinn exerce um papel fundamental nessa lista, já que consegue gerar uma Ave. Se você fortalecer a Valor com Golpe de Garra, você terá atributos gigantescos, que te ajudarão a controlar a mesa.
Disco Solar Freljord
Tenho comentado muito sobre essa lista nos meus artigos, e volto a trazê-la porque eu simplesmente gosto muito desse arquétipo, e quero compartilhá-lo com todo mundo.
Para quem ainda não jogou com o Disco Solar Soterrado novo, agora esse arquétipo se fundiu com o Vigia das Tribos, e forma um arquétipo único que mistura essas duas listas quase homogeneamente.
O resultado disso é um deck de Ascendentes com várias opções de início de jogo, com muitos feitiços de Freljord fortes, e que ainda consegue jogar tranquilamente no final de jogo com o deck do Imperador.
A diferença principal é que o finalizador do deck agora é o Vigia das Tribos, já que ele cresce absurdamente rápido devido à grande diversidade de tipos que temos em Freljord e Shurima.
Temos Elites, Mestres de Armas, Cão, Ave, Réptil, Dragão, Cultista, Espreitador e Ascendente - ou seja, estes são pelo menos 6 acúmulos do Vigia que você consegue ter sem esforço algum durante seus jogos.
Esse deck é extremamente divertido, e, agora que temos o primeiro Dragão de Shurima, Hordamante Cornífero, ele se torna ainda mais forte, já que você tem uma opção excelente no turno 6 se quiser controlar o seu adversário.
Ad
Os Novos Poros
Essa lista nada mais é que uma releitura do arquétipo clássico de Poros, mas com o Poro novo: Protótipo de Porobot.
Num artigo recente, no qual avaliei as cartas novas, comentei brevemente sobre o Protótipo de Porobot ser um seguidor de apoio para decks de Jayce. Também deixei claro que talvez as listas de Poro clássicas gostem muito mais desse Poro Elusivo.
Você não precisa necessariamente reciclar o Protótipo de Porobot com algum feitiço que custa 6 no deck de Poros clássicos, pois ele terá atributos grandes devido aos Poritos, e será, por si só, uma ameaça.
Sintonia é uma ferramenta muito interessante para o arquétipo de Poros também, pois mana de feitiço sempre foi um problema desse deck. Muitas vezes, você era obrigado a passar turnos para poder acumular mana, e, agora com o Protótipo de Porobot, você estará mais livre para desenvolver sem perder tantos recursos.
Ter mais um atacante Elusivo na lista de Poros é extremamente forte também, considerando que o Poro Audacioso já é uma das melhores cartas dessa lista.
Zed Bardo Elusivos
Espíritos Marítimos Saltitantes é um dos melhores seguidores Elusivos do jogo, e já pode chegar ao LoR como um dos melhores seguidores do Bardo também.
O estilo de jogo dele, que se duplica, combina muito bem com os sinos, e isso, somado ao seu custo bem reduzido, lhe permite desenvolver esta carta com muita facilidade e depois protegê-la com seus feitiços.
Essa lista traz um pouco do pacote de cartas do Zed Gwen, e o mistura com a lista de Bardo para você tirar o maior proveito possível dos seus Espíritos Marítimos Saltitantes.
É bem fácil de pilotar, e bem forte também. Ionia é a melhor região para jogar com esse tipo de arquétipo que “só ataca”, devido às suas negações e feitiços de proteção.
Noxus Controle Swain Norra
Esse é um dos meus arquétipos preferidos de todos os tempos, principalmente esta lista, a qual tenho um carinho muito grande. Esse deck mistura perfeitamente o arquétipo dos Portais com o controle de Noxus para o Padrão.
Obviamente, esse tipo de estratégia é muito melhor no Eterno, pois lá temos Bando Voraz e Mão da Morte, mas, mesmo assim, ainda é um deck jogável no Padrão.
Agora, com Pancada Kashuri, esse deck tem mais remoções que são fortes contra listas de Mordekaiser, que jogam seguidores caros.
Para ser extremamente sincero, esse feitiço novo não faz tanta diferença assim para o deck de Swain Norra, a não ser te dar mais uma remoção parecida com Terra Abrasada.
Mas é uma adição super interessante para este arquétipo, já que é um pouco mais flexível contra unidades, o que pode ser bom para remover seguidores pequenos, ou agressores de início de jogo em listas rápidas. Você perde um pouco da força contra monumentos, mas ganha vantagem contra unidades.
No fim das contas, depende do seu gosto pessoal: cabe a você decidir se quer levar mais ou menos cópias da Pancada Kashuri. Nesse deck, em específico, estou levando 2 cópias dela e 2 cópias de Terra Abrasada.
Ad
Anoitecer Piltover & Zaun
Após horas tentando dar algum propósito para o Conjurador Acorrentado, finalmente cheguei em um deck de Anoitecer com Piltover & Zaun.
Conjurador Acorrentado é o ativador de Anoitecer perfeito. Essa carta posiciona, de graça, um seguidor com atributos muito fortes, e depois você pode tranquilamente combar com seus seguidores de Anoitecer.
Porém, ele não é “de graça”, pois entra em campo Amaldiçoado, e é aí que entra Piltover & Zaun, com o Templo Afundado, para Elevar suas Maldições e melhorar a sua mão.
Todos sabemos que o arquétipo de Anoitecer sempre foi péssimo em comprar cartas - agora, com este monumento, você não precisa mais se preocupar com isso.
Sem contar que os próprios Grilhões podem ser um ótimo ativador de Anoitecer, caso você precise muito.
Essa versão de Anoitecer não é tão rápida assim em comparação a que temos no Eterno, mas é um deck bem cadenciado que joga um pouco parecido com as listas de Nilah e Janna (só que sem elas).
Estou bem orgulhoso dessa criação, e espero que vocês se divirtam com esse deck, melhorando ele dos seus jeitos. Me contem depois se tiveram sucesso com ele!
Udyr Galio
De todas as listas neste artigo, essa é a que mais parece competitiva. Contudo, ela também foi a que teve menos sucesso no meu perfil do Runeterra.AR, talvez por ser a mais “óbvia”.
Berserker Vinculâmina é uma das melhores unidades que temos para fortalecer Udyr. Por isso, pegamos o arquétipo de Galio e Udyr, e deixamos ele um pouco mais lento para dar espaço para essa carta brilhar.
Um combo que estou bastante ansioso para jogar é Berserker Vinculãmina + Aprisionamento Mágico, já que você pode dar duas Supressão para o seu oponente.
Todos sabemos que dobrar feitiços sempre foi uma mecânica forte no Runeterra, e essa carta agora consegue trazer esse estilo de jogo para Demacia e Freljord. Obviamente, as Posturas do Udyr são as protagonistas desse estilo de jogo novo com esse arquétipo, mas ainda levamos outros feitiços súbitos, como Divisor de Céus e Escudo de Durand, pois essas cartas combam com os Formidáveis.
Esse arquétipo talvez não esteja tão forte quanto foi antigamente, na época da A Força dos Campeões, mas parece ser uma boa opção para jogar contra listas de remoção de dano direto de Piltover & Zaun, e decks de controle em geral.
O Touro de Petricita e a Supressão controlam bastante a mesa, e tornam essa lista extremamente competitiva.
Criptas de Helia Voltou?
Particularmente, não achei o Erastin, o Desonrado tão interessante assim nos decks de Mordekaiser (juro que tentei fazer funcionar).
Talvez essa carta combine mais com o falecido, e agora ressuscitado, arquétipo de Criptas de Helia.
Depois dos nerfs, as Criptas foram completamente esquecidas, e nunca mais foram populares. Porém, como o cenário competitivo foi aposentado, a quantidade de decks que trazem cartas para lidar com esse arquétipo pode diminuir drasticamente.
Ad
Essa lista é um pouco fraca, pois as Criptas agora custam 5, mas pode ser um dos decks mais divertidos e bem montados de todos os tempos (para quem curte listas de controle, é claro).
Se não conhece essa lista: você basicamente tem 3 cópias de um único seguidor para cada custo de mana, com algumas exceções.
A ideia principal é jogar a Pastora de Pedregursos, depois destruir o monumento que ela gera enquanto as Criptas de Helia estão em campo, para invocar um Nasus gratuitamente do seu deck. Subsequentemente, ele invocará um O Reacendedor, que invoca outro Nasus, que depois invoca o Erastin, o Desonrado. Tudo de graça.
Esse deck tem uma das engines mais fortes do jogo; ela permite que as listas de Ilhas das Sombras banquem mana suficiente para jogar Vingança e outras remoções sem se preocupar em repor a mesa com unidades.
Recomendo dar uma chance para essa lista, pois ela pode nos surpreender nos primeiros dias de patch novo.
Jhin Bandópolis + Dançarina dos Chakrans
Apelidado carinhosamente de Yasuo de Bandópolis, esse arquétipo acaba de ganhar uma carta super interessante: Dançarina dos Chakrans.
Essa carta pode consertar o problema desse arquétipo de não conseguir se curar e eventualmente perder se enfrentar muito Burn.
Infelizmente essa lista é muito, mas muito lenta mesmo, o que significa que ela não tem matchups boas contra maioria das listas que levam Burn, como decks de Janna Nilah, decks de Piratas, entre outros.
Agora, você pode se curar com o Jhin, o que pode dar uma vida nova para este arquétipo, e colocá-lo de volta no mapa.
Adoro essa lista, apesar de achar que ela depende muito de RNG devido aos Portais e ao Rex Correnteza, as suas condições de vitória principais. Isso pode ser um pouco frustrante quando jogamos com esse arquétipo.
Entretanto, fora isso, agora com a Dançarina dos Chakrans, talvez você consiga jogar melhor muitas matchups ruins e nem se importar tanto com o RNG.
Yummi Kayle com Troca Furtiva
Troca Furtiva é a pior carta do pacote novo disparado, e foi um pouco difícil de encontrar uma lista para ela.
No final, acabei adaptando um deck de Kayle com Yuumi e Yordles, pois pode ser um dos poucos decks que “combina” (com muitas aspas) com a Troca Furtiva.
Infelizmente, essa carta nova é um pouco ruim e talvez só faça sentido, assim como todas as cartas de Bandópolis de 2023, na próxima coleção e depois da rotação 2024.
Por enquanto, o deck de Yordles com Capitão Yordle e Xolaani, a Tecelã de Sangue é a melhor opção que temos para esse feitiço tão estranho.
Minha opinião é que, se essa carta fosse de Ionia, além dela não perder tanto assim o “flavor”, ela faria mais sentido no pacote novo e fortaleceria alguns decks de Retorno desta região.
Por hora, temos Kayle Yuumi, até que as cartas novas cheguem.
Conclusão
Ad
Se você leu até aqui, muito obrigado! Agora você está preparado para jogar o próximo patch com as cartas novas!
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter