Legends of Runeterra

News

Kinkou Zed Elusives: Guia Completo

, updated , Comment regular icon0 comments

Kinkou Elusives não possui nenhuma mecânica complicada, é um baralho barato e utiliza apenas o Zed de campeão

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Boa tarde, pessoal!

Hoje voltamos com Deck Techs! Talvez um dos decks mais recomendados para quem está começando, Kinkou Elusives não possui nenhuma mecânica complicada, é um baralho barato (em termos de raridade de cartas) e utiliza apenas o Zed de campeão. Lembrando que todos começam o jogo com 2 Zeds na conta. Além de não ser um baralho difícil, ele é extremamente eficaz, principalmente nos elos mais baixos, permitindo com que muitos jogos sejam finalizados de forma rápida e o jogador consiga mais recompensas ao longo do dia.

Ad

Bom, para começar a entender um pouco mais da proposta do deck, vamos ao nome que ele carrega. Por muito tempo conhecido como Kinkou Elusives (principais siter como o mobalytics o batizam assim), também pode ser encontrado como Zed Elusives, Freljord/Ionia Elusives, entre outras variantes. Ou seja, a principal estratégia do deck envolve unidades Elusivas. O baralho é construído de modo a tentar tirar o maior proveito da evasão que a habilidade de elusivo proporciona. Além de diversas unidades elusivas, possuiremos algumas spells ou habilidades de unidades para dar suporte a elas.

Para os curiosos, a parte do nome "Kinkou" pode ser encontrada em duas cartas do baralho e diz respeito a uma ordem de Ionia que é responsável por manter o equilíbrio entre o mundo material e espiritual. Por utilizar diversas unidades que pertencem a essa ordem, o deck foi batizado de tal forma.

Para facilitar o acompanhamento dessa Deck Tech por parte dos jogadores mais novos, vou separar as cartas por ordem de custo de mana e fazer uma breve análise das principais funções que cada uma delas irá exercer no baralho.

CARTAS DE CUSTO 1

Batedor Navori é um ótimo atacante em potencial, pois possui elusivo no turno em que entra em jogo. Muitas vezes, nos turnos subsequentes, ele deverá ser utilizado como bloqueador, para poupar seus pontos de vida e garantir a vitória com os demais elusivos. Apesar disso, fique atento, pois temos cartas que voltam nossas unidades para mão, permitindo com que reutilize ele como atacante elusivo em turnos futuros. Essa decisão vai depender do momento do jogo, de quanto de vida possui e se possui ou não cartas com tal efeito na sua mão.

Falcão dos Presságios é uma das cartas mais relevantes desse baralho. Um falcão no turno 1 provavelmente garantirá elusivos com poder e vida aumentados. Lembre que temos Zed e Lâmina Vital Kinkou, duas unidade que podem se tornar extremamente fortes se buffadas. Com relação a bloqueios, preserve o falcão o quanto for possível, pois será uma ótima unidade para retornar para sua mão, principalmente pelo efeito do Conspirador Navori. Lembre-se que essa preservação também é situacional, após alguns turnos e dependo do jogo, você deve priorizar a utilização do falcão para poupar seus pontos de vida do Nexus.

Elixir de Ferro será uma das suas principais cartas de proteção. Ela garantirá que seus elusivos e Zed, que em geral possuem poucos pontos de vida, possam sobreviver por apenas 1 mana de feitiço. Não tem muito o que dizer sobre essa carta, apenas recomendo que busque utilizar para proteção das suas principais unidades atacantes. Dificilmente valerá a pena proteger um Baterdor ou um Falcão, então concentre em garantir a proteçaõ do Zed e elusivos que tenham potencial de causar bastante dano, como Dupla da Clareira Verdejante.

CARTAS DE CUSTO 2

Conspirador Navori é uma unidade custo 2 que possui elusivo, 2 de poder e 2 de vida. Ou seja, potencialmente garantirá muito dano ao longo do jogo se for invocada logo no segundo turno. Por ser uma unidade forte para o custo de mana que possui, ela tem o que nos cardgames nós chamamos de 'drawback'. Vem do inglês e significa 'desvantagem', ou seja, um efeito negativo que tenta compensar o fato de ser uma unidade forte para o custo. A grande questão é que esse deck foi montado com o objetivo de também extrair valor desse 'drawback'. Seu efeito negativo seria obrigar com que retornemos uma unidade para invoca-lo, o que a princípio parece ruim, mas voltar cartas como Falcão dos Presságios, Batedor Navori e Assassina das Sombras pode ser extremamente positivo e relevante para o jogo.

Ad

Dupla da Clareira Verdejante é um dos principais atacantes do baralho. Com sua habilidade de receber +1/+0 sempre que um aliado entra em campo, potencialmente consegue causar uma quantia gigantesca de dano ao longo do jogo. Repare que contra oponentes que possuam elusivos ela perde bastante valor, além da baixa vida (que permite trocas fáceis com demais elusivos), em geral você vai querer atacar primeiro, antes que seu oponente baixe mais elusivos para bloquear, isso faz com que não consiga aproveitar sua habilidade como nos demais jogos. Lembre-se que em muitos jogos essa será uma unidade muito valiosa e passível de dedicar sua proteções para mantê-la em jogo.

CARTAS DE CUSTO 3

Zed é uma das principais unidades para finalizar jogos de forma rápida. Permite um turno 3 muito agressivo e como sua sombra copia seus status, muitas vezes um buff no Zed significa dano do buff dobrado. Em outras palavras, se o Falcão tornar o Zed um 4/3, sua sombra também será 4/3, garantindo 2 de dano a mais ao atacar, ao invés de 1. Por ser muito forte ele é um clássico para-raio. Esse termo é utilizado em diversos cardgames e quer dizer que ao entrar em campo ele vai virar alvo de todas as mágicas de dano do seu adversário. Talvez você se frustre por não conseguir usar muito o Zed, pois seu oponente sempre guarda uma remoção para ele, mas isso é normal. Lembrem-se que ao ficar segurando uma remoção para o Zed, seu oponente deixa seus elusivos continuarem a fazer seu trabalho. Ou seja, mesmo morrendo, virando alvo de diversas mágicas, o Zed acaba contribuindo indiretamente para o desenvolvimento do seu board de elusivos.

Assassina das Sombras é uma unidade que te proporciona uma das coisas mais relevantes em cardgames: vantagem de cartas. Quando ela entra em campo, você compra um carta. Lembro que pode fazer isso mais de uma vez, se puder e quiser retorná-la para a mão. Em outras palavras, muitas vezes seu oponente terá que gastar um feitiço para matá-la. Se isso acontecer, seu oponente terá gastado 1 carta e você continuou com a mesma quantidade de cartas. Por outro lado, se ela não for removida, potencialmente causará bastante dano (principalmente se tiver recebido algum buff) ou se tornar uma bloqueadora se a situação estiver muito crítica. Em um deck que não possui muitas cartas de compra, é importante que ela consiga fazer essa função para ajudar a achar mais rápido os recursos que precisa.

Disciplinas Gêmeas talvez seja uma das cartas mais versáteis do baralho. Não tem muito o que explicar sobre ela, pois é exatamente o tipo de carta que esse deck precisa. Em alguns jogos, em que seus oponentes podem ter cartas que dão dano em unidades, é ideal que guarde ela o máximo possível, para fazer com que seu oponente gaste a suas cartas e você utilize-a em resposta. Em outras partidas ou em momentos em que seu adversário não tenha mais mana, pode garantir dano o suficiente para fechar o jogo ou eliminar a principal ameaça do seu adversário.

Ad

CARTAS DE CUSTO 4 OU MAIS

A partir desse ponto a criatividade e estilo de jogo começam a correr um pouco mais livres. Explicarei a importância de cada uma das cartas e o motivo de ter colocado ou tirado determinada carta da versão que utilizo atualmente.

Lâmina Vital Kinkou é uma das cartas que você deverá priorizar para buffs, pois sua habilidade de roubo de vida é extremamente relevante para o jogo. Garantir uns 2 ou 3 ataques livres com essa unidade buffada provavelmente garantirá o jogo.

Desbravadora Kinkou não tem elusivo, mas como o deck é basicamente contruído com cartas de Ionia, sua habilidade de lealdade quase sempre funciona. Como temos apenas 2 unidades de custo 1 no baralho, é bem previsivel o que podemos encontrar. Mais uma carta que tem função importante de vantagem de cartas, ajuda nos buffs (pois muitas vezes invoca os Falcões) e ajuda a "filtrar" o seu baralho. Para os que não conhecem, essa expressão é muito usada em cardgames, ao tirar cartas do seu baralho, você está filtrando ele, deixando ele com menos cartas e aumentando a probabilidade de comprar alguma carta que precise. Em geral, a partir do turno 4, já não será muito interessante que comprar unidades de custo 1 no início da rodada, pois são muito fracas. Assim, a Desbravadora ajuda a melhorar a estatística do seu baralho, ajuda a fazer com que encontre cartas mais relevantes com o passar do jogo. Vale lembrar que com a habilidade de lealdade, você terá informação sobre a região da sua próxima carta e isso pode ser importante para sua tomada de decisão.

Vontade de Ionia é uma das cartas desse deck que tem estado um pouco em baixa. Um dos motivos é que temos visto poucos decks com Espírito Inflexível. De qualquer forma eu mantenho na minha versão, acredito ser uma carta muito versátil, pois pode proteger um aliado, voltar para mão para utilizar sua habilidade novamente ou atrasar seu adversário. Por ser uma carta muito forte contra Monstros Marinhos, acredito que deva ser mantida nas circunstâncias atuais. Apesar disso, é um slot totalmente discutível e deixo a gosto de cada jogador.

Fúria do Norte foi uma adição recente ao baralho. Muitas listas não utilizavam e testei a ideia após ver uma partida na internet com essa carta. Ela tem o contra de ser de Freljord, diminuindo a chance da Desbravadora ter sucesso na habilidade de lealdade, mas como o deck ainda é majoritariamente de Ionia, acredito que vale correr um risco um pouco maior da habilidade não funcionar. Gostei da versão pois essa carta nos permite utilizar bem a mana de feitiço, quando disponível, e eventualmente sermos mais agressivos em um turno para buscar a vitória de forma mais rápida. Tenho testado com duas e com três, mas não tenho um veredicto final sobre a quantidade, então sugiro que testem e deixem ao gosto de vocês.

Negação pode se tornar uma carta importante nos elos mais altos atualmente, pois encontramos muitos decks com Atrocidade. Reparei que algumas pessoas aumentaram para 2 a quantidade dessa carta no baralho. Originalmente eu utilizava uma, mas resolvi tirar para dar mais espaço para buffs. Entendo as situações em que essa carta será relevante, mas não acredito que compense ocupar slots do seu baralho com ela. Se utilizar um cópia possivelmente não virá quando precisar e tomará o lugar dos seus buffs e unidades quando não precisar. Se utilizar 2 ou 3 cópias, provavelmente terá quando precisar, mas em muitos casos perderá por não achar mais unidades ou buffs. Ou seja, vai muito do perfil do jogador, alguns preferem tem mais opções de lategame, poder jogar um pouco mais controle. Prefiro um deck mais redundante, ou seja, ter mais opções de cartas que fazem coisas parecidas, de modo a tornar minha estratégia mais consistente.

Ad

Refúgio Espiritual é outra carta que não utilizo atualmente, mas algumas listas implementaram essa adição. Sinto que a Lâmina Vital Kinkou garante ganho de vida o suficiente. Apesar de barreira e ganho de vida serem ótimas habilidades, ainda tenho dúvida se vale a pena ocupar um slot do deck. Definitivamente não usaria duas, mas acho que uma pode ser uma possibilidade plausível. Novamente não é algo unânime, deixo essa como mais uma opção para que adapte ao seu estilo de jogo.

Protetora Adornada não traz muito mistério, sua habilidade aumenta o poder e a vida de uma unidade da mão. Priorize cartas como Zed e Lâmina Vital Kinkou. Claro que dependendo da vida do seu adversário, valerá mais a pena buffar um elusivo qualquer de custo baixo para finalizar o jogo, então avalie a situação antes de seguir a risca o que recomendo.

Cria do Vento diferentemente das demais unidades, que você busca invocar durante o turno do seu oponente para ter a possibilidade de atacar já no início do turno seguinte, deve ser invocada durante seu turno de ataque para que você consiga tirar maior proveito de dano da sua habilidade. É uma carta muito relevante, pois muitos jogos que parecem travados conseguem ser resolvidos em um turno com ela.

Com tudo isso dito, segue minha lista atual.

Loading icon

MULLIGAN

Para os que nunca ouviram falar, 'mulligan' é como é chamada a troca de cartas que você pode fazer no início do jogo. Em geral, com esse baralho, você busca uma mão um pouco mais curvada. Com isso eu quero dizer, você quer coisas de diversos custos que não sejam muito altos. Em geral não recomendo que fique com mais de um feitiço na mão inicial, pois você tem que garantir que conseguirá montar um board forte de elusivos e, se comprar mais feitiços ao longo dos primeiros turnos, pode acabar se enrolando e perdendo alguns turnos sem baixar unidades. Lembre-se que o Falcão é uma carta ideal de início de jogo. Se a mão estiver um pouco esquisita, com muitos feitiços ou só unidades de custo 4 ou mais, não hesite em trocar todas as cartas, pois decks como esse as vezes são muito punidos por perder os turnos iniciais.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES

Repare que cartas como Chuva de Disparos e Banquete Cruel estão muito presentes atualmente, então pense muito bem antes de colocar diversas Dupla da Clareira Verdejante em campo. Antes de usar um buff, preste bastante atenção na mana e regiões do seu adversário, para ver se ele conseguiria matar sua unidade em resposta ao buff. Cartas como Aperto dos Mortos-Vivos, Disparo Místico, Fervor Noxiano e Te Peguei! são alguns exemplos de cartas bem comuns no jogo que podem ser utilizadar em resposta ao seu buff, se feito no momento errado. Apesar de pouco relevantes em jogos contra os demais decks, nos jogos contra decks elusivos, muitas vezes suas unidades não-elusivas podem ser muito importantes, pois seus ataques podem acabar obrigando seu oponente a utilizar elusivos para bloqueá-los. Contra Monstros Marinhos busque causar o máximo de dano cedo e encher o campo de elusivos, quando ele eventualmente achar seus elusivos, possivelmente um Vontade de Ionia irá garantir que ele não consiga bloquear e tome letal. Se o jogo for muito para o final, Vontade de Ionia pode ser importante para voltar um Nautilus para a mão, te garantindo mais um turno de ataque.

Ad

Por último e mais importante, faça bastante conta, as vezes vale mais a pena não proteger sua unidade, pois terá buff no turno seguinte para ganhar o jogo apenas com alguma outra unidade. Então pense bem quando for utilizar um buff para salvar uma unidade ou matar a unidade mais forte do seu adversário, pois eles podem ser muito importantes para finalizar o jogo de forma rápida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não tenho dúvida que é um baralho que te ajudará a começar no jogo de forma mais competitiva e a entender o meta. Acredito que é totalmente possível pegar elos altos com o deck, com certeza é eficaz o suficiente para tal. Eu me divirto bastante quando jogo e garanto que conseguirá bastante recompensas se começar focando nele.

Obrigado por terem acompanhado até aqui e qualquer dúvida ou sugestões, fico a disposição.

Abraço e até a próxima quinta!!