Porque Twisted Fate e Annie
Chegando o Tybaulk, a nova sensação da galera que gosta de remoção, basicamente é um barril imortal para o resto do jogo. Essa unidade lendária, além de interagir muito bem com a região, ele faz um meme absurdo da comunidade se tornar realidade: Barril imortal aliado de um Rex Correnteza.
O contexto é o seguinte. No lançamento de Águas de Sentina, foi lançado para Demacia Espírito Inflexível, que deixava qualquer unidade imortal, então nós alvejávamos nosso Barril de Pólvora com isso. No momento que você jogava o Rex Correnteza, eram disparados 7 Barragem de Canhão e normalmente o Barril de Pólvora só melhorava a primeira habilidade — mas agora que ele era imortal, todas as balas eram melhoradas e várias mortes em um turno surgiram.
Ad
Com o Tybaulk, essa play não precisa mais ser um meme da comunidade e, de fato, vem se tornado uma jogada competitiva.
Olha que situação bonita.
A força de Twisted Fate e Annie
Como foi citado acima, a lista é basicamente Tybaulk e Rex Correnteza / Rex Destruído.
O plano do jogo do Conservatório Floricorvus é usar muita habilidade e magia para liberar o monstro logo. Nós contamos com cartas como Desintegrar para auxiliar nessa missão e como são gastas muitas cartas cedo para lidar com a mesa do oponente, nós vamos contar com um arsenal de compras para manter a mão sempre cheia.
Sabendo disso, aproveitaremos de cartas que amam comprar cartas, como o Twisted Fate e Rex Destruído.
Oponente com nada na mão e eu ainda cheio de recursos.
Porque TF e não Ezreal?
Ambas as listas são excelentes. Eu gosto muito de levar o lado de Águas de Sentina, já que leva várias pequenas compras de carta, deixando o deck fechadinho e consistente.
Dentro de Piltover & Zaun, nós levamos só o Dia Do Progresso!, então existe a chance de você zikar de compras e ficar sem cartas na mão. Escolho Águas de sentina pela consistência.
Visão Geral do Deck
Nosso foco é manter a vida de pé, já que nosso late game é absurdo. O divertido da lista é que existem curvas bem interessantes e quem vira o agressor no começo é você. A melhor defesa é o ataque.
Contamos com várias formas de machucar a mesa toda, é bem difícil manter alguém de pé contra essa lista.
O combo nefasto que tem dividido a comunidade é qualquer dano somado ao Desintegrar, o que com Águas de Sentina é bem perigoso, já que você constantemente vai estar usando Chuva de Disparos e existe uma chance de você errar o alvo que deseja machucar.
Bem complexo a situação, mas foca na Chuva + Desintegrar conseguindo levar o Tryndamere.
Pela velocidade de invocar uma unidade que o Twisted Fate tem, é interessante você jogar um Desintegrar seco no oponente, que ele vai ficar em choque de atacar com sua grande unidade e morrer para um bloqueador bobo. Dessa forma, você ganha tempo para jogar o Twisted Fate com carta vermelha.
Como muita carta é gasta no começo, você conta com unidades que compram cartas, como a Rãdivinha e meu card favorito, Malandro Da Sinuca.
Normalmente bloquear as unidades desse deck é muito perigoso, já que elas caem na mesa e tem um efeito relevante ao serem invocadas e depois é tudo uma ameaça. Tomar dano é perigoso, machucar uma unidade é perigoso também, mas é sobre isso: jogue as decisões difíceis para o inimigo.
No late game, você quer ter um Tybaulk e jogar um Rex Destruído para 3 balas pelo menos. Lembrando que cada bala no Nexus é 1 de dano + o tanto de vezes que Tybaulks foram invocados, e dá para causar um Burn assustador.
Ad
Campeões
Annie
O hype sobre a campeã deu uma abaixada. Agora dá para analisar ela bem sem ter a percepção desviada pelo hype.
Eu acredito que a Annie encaixa perfeitamente em Águas de Sentina, que além de passar de nível muito rápido com o Rex Destruído, ela custa apenas 1 de mana. Dessa forma, se ela vier de uma compra fugaz, você não corre o risco de descartá-la por não ter mana para jogar.
Para chegar no nível 2, ela precisa ver você jogar 6 habilidades, mágicas rápidas ou magias lentas. O Rex Destruído faz Barragem de Canhão para cada carta comprada, até 6 balas, ou seja, com um Rex é possível passar de nível a Annie.
Depois de chegar no nível 2, com Águas de Sentina, principalmente acompanhada do Twisted Fate, onde tudo machuca a mesa, o Tibbers raramente não machuca todo mundo.
Twisted Fate
A pergunta que não quer calar. O TF FLIPA?! Hahaha.
Não temos proteção o suficiente para isso, mas é tanta agressão que facilmente ele passa despercebido e consegue passar de nível.
Vamos levar muita compra de carta. Lembrando que nosso late game é bem forte.
Olho de Nagacáburos dá um suporte bom para nossa estratégia, onde por 5 manas além de comprar 2 cartas, nos dá um bloqueador/atacante súbito.
Vamos falar sobre as cartas do Twisted Fate:
Seu foco vai ser sempre estar à frente em valor.
Carta Azul - Se ela é jogada, você já está ganhando em valor, já que basicamente você recupera a carta na mão e ganha um 2/2 na mesa. Normalmente é usada quando você não tem uma boa vermelha para usar.
Carta Vermelha - A estrela do show. Causa 1 dano em tudo e até no nexus. Com o Tybaulk, ele passa a dar 2 de dano e isso é demais para a maioria dos decks segurarem. As unidades machucadas morrem para Bando Voraz, Terra Abrasada.
Peguei essa imagem, porque foi aqui que eu me liguei que Twisted Fate + Desintegrar era absurdo. Olha só, 2 feitiços e toda a mesa foi eliminada.
Carta Amarela - Raramente é usada. Muito bom para parar um ataque muito perigoso, como um ataque de um Tryndamere ou um Viego já bem grande. Dá para usar como remoção, já que causa 2 de dano a unidade mais forte.
Após nível 2, toda vez que você jogar uma carta o Twisted Fate vai lançar uma carta, ele vai jogar as 3 por rodada e sempre na mesma ordem. Azul -> Vermelha -> Amarela.
Unidades
Compradores
Como qualquer dano causado é extremamente relevante para essa lista, é muito bom ter unidades que compram cartas, independente de seus números.
Malandro da Sinuca provavelmente minha carta favorita de Runeterra, te comprando uma carta fugaz na próxima rodada.
Por ser uma unidade de custo 1 e com 1 de ataque, já está excelente. Sempre que você atacar com ela, o oponente vai ter que ficar com cautela, pois pode tomar um Desintegrar ou ficar a mercê de um Bando Voraz e Terra Abrasada.
Ad
O grande perigo do Malandro da Sinuca é usar ele em turnos mais cedo e acabar comprando uma carta fugaz que você não é capaz de jogar no momento. O recomendado é jogá-lo na mesa a partir do turno 4.
Rãdivinha é uma carta excelente desde o lançamento, uma unidade 2 / 2 por 2 de custo que compra uma carta é maravilhosa. Consegue ter presença de campo, enquanto te gera valor.
Não tem muito o que ser dito, já que ela é bem parecida com o Malandro da Sinuca, carta barata, compra carta, ameaça a mesa do oponente.
Olho de Nagacáburos, nova carta da coleção que veio para revolucionar as compras de carta. Por 5 manas, subitamente compre 2 e gere uma unidade 2 / 2 na mesa. É interessante para dar um ataque mais poderoso ou conseguir aquele bloqueador de repente durante um ataque aberto do oponente, entrou no lugar do Zap Nadajato, mas eu não me arrependo.
As Aranhas
As aranhas têm o papel fundamental em punir jogadores que não começam o turno atacando, deixando assim bem desconfortável continuar um ataque depois que elas entram em campo.
Aranha Doméstica provavelmente é uma das cartas mais jogadas em listas mais reativas de Noxus. Por apenas 2 manas você ganha dois bloqueadores, com um total de 3 / 3 de ataque e defesa. Bem insano, né?
Lembrando que quando o Tybaulk é invocado, ambas aranhas recebem +1 de ataque, ficando ainda mais absurdo.
Provavelmente uma das cartas mais importantes para o começo do jogo, já que agressiva bem e protege absurdamente o seu nexus.
Lançador de Feitiços é uma versão mais barata da Vigia Aracnídea. Menos números, mas o mesmo efeito. Nós estamos atrás da eficiência nessa lista.
É bem simples seu propósito, ou você atordoa para impedir um ataque poderoso do oponente, ou você atordoa para poder finalizar a unidade com um Bando Voraz.
Rex Destruído
Como se trata de uma lista mais orientada a “Tempo”, é muito interessante você conseguir estar à frente do seu oponente na mesa.
O Rex Destruído consegue ser barato e impactante, já que ele lança Barragem de Canhão para cada carta comprada nessa rodada, fazendo assim uma sinergia imensa com a lista, principalmente com o Malandro da Sinuca. Em versões que levam o Rex Correnteza, o Malandro é especialista em me fazer comprá-lo fugaz e descartá-lo por não conseguir jogar naquele turno.
Eu comentei sobre o Malandro da Sinuca ser tranquilo de jogar a partir do turno 4, porque se vier o Rex, você pode jogar ele para 2 balas apenas, já que vai dar uma abalada na mesa do oponente, vai acelerar o level up da Annie e a contagem do Conservatório Floricorvus.
Não tente tirar o maior valor possível do Rex. Principalmente quando o Tybaulk já foi invocado, já que as balas ficam ainda mais poderosas. Seja criativo!
Ad
Rex OTK é um privilégio, apenas para curtidores de Águas de Sentina.
Fetiços
Não é diferente do Ezreal e a Annie.
Vamos ter compra de cartas, feitiços para machucar e feitiços para finalizar.
Machucadores
Fio da Lâmina
Carta considerada meme desde o lançamento. Mas com o lançamento do Tybaulk e do Desintegrar, ficou bem interessante, ou causar 2 de dano por 1 de mana, ou usar o combo de Fio + Desintegrar, 3 manas executa qualquer unidade.
Chuva de disparos
É o Fio Da Lâmina gourmet. Por 2 de mana, você causa 1 de dano a 3 alvos. Com o Tybaulk, é 2 mana para 6 de dano (insano!).
O grande problema é se o oponente jogar várias unidades na mesa, fica complicado usar a Chuva de Disparos, já que você não tem garantia que vai acertar o alvo, então boa sorte e que o DEUS DO RNG esteja do seu lado.
Finalizadores
Não tem muito segredo, Bando Voraz é uma carta que te deixa bem à frente em tempo, já que por 1 mana você consegue causar 4 de dano rápido em uma unidade machucada.
É bem difícil não se machucar contra essa lista, já que contamos com várias cartas que dão dano em área e vários pequenos bloqueadores.
Desintegrar já é um pouco mais complexo, já que você precisa causar pelo menos 1 de dano na unidade desintegrada. Muito cuidado com Robusto e Barreiras.
O forte dessa carta é usá-la logo após um feitiço.
Postura e mão inicial
Como a lista é toda barata, é literalmente jogável com qualquer mão.
O sonho vai ser ambos campeões na mão, um Conservatório Floricorvus e Aranha Doméstica. Vai ter o melhor de todos os turnos, bons bloqueadores, bons atacantes, acelera a estratégia do monumento.
Depois que a Annie passou de nível, ela pode morrer tranquilamente, já que ela conseguiu gerar um Tibbers na mão. Não se sinta mal, ela é uma unidade de custo 1, que normalmente requer bem mais do que 1 de mana para conseguir lidar com ela.
Não tenha dó dos seus recursos, já que você compra muita carta, use e abuse.
Você quer evitar os feitiços na mão inicial, mas como é uma lista reativa, você pode tentar procurar respostas cedo para o deck do oponente, por exemplo, sabendo que está contra Viego e Elise, manter um Lançador de Feitiços e Bando Voraz na mão inicial é bem importante.
Gameplay
Confrontos favoráveis
O deck voa contra decks midrange que não possuem muitas compras de cartas.
Bardo, Jarvan e Poppy
A lista tem ficado popular nesses últimos dias. É basicamente um Demacia Midrange, colocando sempre unidades e muitos marcadores de +1 / +1.
Se não possuir mesa, não tem jogo, e você vai fazer questão de não deixar uma unidade respirar nessa mesa; cada jogada é um sorriso no rosto.
Espreitadores
Provavelmente um dos confrontos mais fáceis. A lista de espreitadores é bem proativa e sempre deixa em evidência qual será a próxima jogada, e como se trata de um deck que precisa constantemente ir para o combate, fica muito fácil neutralizar o oponente matando todas suas unidades.
Ad
Sempre guarde algum atordoamento para impedir a Rek’sai de atacar. Não vale a pena gastar uma remoção nela, já que ela volta para o deck se não alcançar o nível 2.
Aphelios e Luz Sinuosa
Essa lista nova, muito poderosa, veio com a bola toda. Uma lista agressiva que quer lotar a mesa de pequenas unidades e finalizar com a A Luz Sinuosa, que vai dar +2 / +1 e sobrepujar para toda a mesa.
Nosso objetivo é remover todas as unidades, principalmente o Aphelios, que tem o potencial de colocar mais unidades com a Crescendum.
Tente se manter saudável, porque a lista conta com burns, como Disparo Místico e Anime-se!.
Confrontos Desfavoráveis
Listas que conseguem manter o ritmo de compras e grandes ameaças na mesa costumam ser nossa dor de cabeça.
Listas muito agressivas tendem a ser chatas também, já que não contamos com curas.
Annie Jhin
Lista nova de Burn, tem algumas linhas que são complicadas de lidar, já que a maioria das unidades do deck possuem muita vida e algum jeito de passar Burn.
O próprio Jhin é um saco, já que ele consegue causar Burn da mão, e simplesmente não existe forma de interagir, você vai tomar o dano.
É recomendado que você elimine o mais rápido possível as unidades com habilidade de causar dano ao atacar para evitar os gatilhos de habilidade, porque se uma Annie ou Jhin passarem de nível, complica bastante.
Contra decks agressivos, eu recomendo você mulligar o Monumento e ir atrás de presença de mesa e remoções.
Fizz Riven e Fadas
Coloquei ambos os decks aqui, porque existe 1 linha em específico que é bem difícil de lidar, que é o maldito Fizz.
O campeão consegue evitar qualquer feitiço ou habilidade que alveja ele, e nosso deck é todo sobre isso. Eventualmente, vai ser conectado um Dragão de Papel e ele vai receber ataque duplo, e junto do seu elusivo e imunidade, é certo que você não vai sobreviver.
Se seu oponente for esperto e correr atrás dessa linha, infelizmente não terá o que ser feito.
Controles de Freljord
Normalmente essas listas vão subir bastante sua mana e conjurar grandes bombas, como Anivia, Feel The Rush, Aquela que Vaga, etc.
É muito difícil acompanhar o ritmo que esses decks propõem e nós não temos um começo de jogo tão agressivo para poder vencer rápido, então temos que apostar no late game, onde eles também brilham.
Não é impossível, mas é bem desfavorável.
Mudanças
Com a entrada do Patch 3.10, eu acredito que o Rex Correnteza deve estar mais interessante, já que ele ganhou uma bala a mais e +1 /+1.
Dito isso, é legal levar cartas que ativam o Rex mais tranquilo, como a Mão Da Morte, e como estamos levando mais cartas poderosas, não precisamos tanto de compras assim, dando para cortar as Palavras Sussurradas.
Monumentos deram uma caída drástica nesse patch, então acho que Terra Abrasada continua não sendo uma carta tão essencial assim.
Considerações Finais
Ad
Estou muito satisfeito de ter conseguido criar uma lista focada na gameplay de lançar feitiços, onde várias habilidades e feitiços são lançados na mesa.
Ambos campeões tem um potencial absurdo no deck. Passar o Twisted Fate e a Annie de nível é muito comum.
Consegue segurar os decks de cabeçada bem facilmente e sofre um pouco para Burn.
Esse arquétipo de muitas compras e várias magias estão começando a se popularizar no Runeterra e é um ótimo deck para aprender mais sobre o jogo, já que ele necessita de um bom conhecimento sobre “Tempo” e “Valor” para tirar um bom proveito.
Fiz um vídeo bem explicativo sobre esse novo arquétipo, dá uma olhada:
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요