A nova expansão Despertar chega dia 31/08 começando a Saga dos Darkin, e com ela teremos cinco novos campeões para o Legends of Runeterra. Três deles já foram anunciados: Kayn, Master Yi e Norra, a primeira campeã exclusiva do Legends of Runeterra.
Além disso, a nova expansão também trará um novo tipo de cartas: Equipamentos, que funcionam de maneira parecida com as unidades com Conectar.
Kayn, O Ceifador das Sombras
Ad
Durante a guerra de Noxus contra Ionia, os noxianos tomaram a decisão de usar a bondade dos ionianos contra eles. Para isso, colocaram crianças na linha de frente de batalhas. Kayn foi uma dessas crianças. Depois de uma batalha, foi encontrado sozinho por Zed, que viu no garoto potencial para ser um de seus discípulos, colocando-o contra sua terra natal.
Kayn foi treinado pela Ordem das Sombras, se tornou um especialista em todas as armas e magias e o mais fiel seguidor de Zed. Por ser tão confiável, foi enviado para uma missão em busca de resgatar uma arma especial que os noxianos haviam encontrado. Haviam rumores de que ela consumia aqueles que tentavam usá-la e era tão perigosa que estava coberta e amarrada. Kayn interceptou os noxianos que carregavam o artefato e sua arrogância o fez pegar a arma. A arma, um Darkin chamado Rhaast, tentou consumi-lo, mas ele foi forte e resistiu, colocando os dois numa situação única: ou Kayn resiste e acaba com Rhaast ou ele fracassa e Rhaast acaba com ele.
No League of Legends, Kayn é um jungler que pode funcionar ou como assassino ou como brutamontes, dependendo de qual caminho você escolher. Ao longo da partida o jogador pode escolher entre deixar Rhaast ganhar ou Kayn, que nesse caso se torna o Assassino das Sombras.
Sua habilidade passiva é a que garante essa escolha e concede benefícios a partir dela. Rhaast se cura de uma porcentagem do dano causado e Kayn causa mais dano aos inimigos nos primeiros segundos de combate. Suas outras habilidades são Corte Ceifador em que ele avança e ataca, Alcance da Lâmina que realiza um ataque a distância com a foice e Passo das Sombras que permite que ele entre em paredes. Por fim, seu ultimate é Transgressão do Umbral, em que Kayn se esconde no corpo de um inimigo e sai depois causando danos e avançando em uma direção.
No Legends of Runeterra, Kayn tem habilidades parecidas. Quando ele sobe de nível, pode escolher qual forma tomar: Rhaast ou O Assassino das Sombras. As duas formas têm efeitos parecidos com os do jogo original: Rhaast aumenta seu dano enquanto cura a si mesmo e ao nexus, enquanto o Assassino aumenta cada vez mais seu ataque se beneficiando de Elusivo para conseguir causar dano. A foice também veio para o jogo através dos novos equipamentos, de forma que temos A Foice Darkin, Foice Corrompida e Foice Sombria. A única habilidade de Kayn que foi transformada em carta foi Passo das Sombras de Kayn, que permite que ele pegue alvos desprevenidos, como a habilidade original.
Como campeão de Runeterra, Kayn tem uma Origem, chamada O Ceifador das Sombras, que permite a inclusão de qualquer Cultista em seu deck. Usando essas cartas, você garantidamente comprará um Kayn, o que é importante, já que Kayn precisa golpear e atacar para que seja útil no jogo. Além do campeão ter seu valor, o mais importante é sua Foice. Mesmo se o campeão morrer, sua Foice sobrevive e garante que outra unidade possa receber os benefícios acumulados por ela.
Ad
Kayn será uma ótima ferramenta de controle de jogo, funcionando como Thresh para eliminar perigos do oponente e gerar valor sobrevivendo após esses ataques. Ele deve entrar em decks de Demacia que utilizam de Mobilizações (Égide de Ouro) e Ataques Livres (Cataclisma), assim como cartas de golpear como Golpe Orquestrado e Combate Individual para subir o nível do campeão.
As cartas de Cultista que vieram para Kayn funcionam pensando nos novos Equipamentos. Entre as mais marcantes temos Baccai Esquecido que pode ser uma excelente adição aos decks de Shurima por sua habilidade de prever e se tornar um 3|2, mas esse segundo bônus talvez não seja muito relevante caso Shurima e outras regiões que queiram ser jogadas não recebam muitos Equipamentos.
Escolha Decisiva é um ótimo feitiço caso tenha equipado algum aliado, já que funciona como uma Disciplinas Gêmeas mais barata, apesar do efeito parcialmente reduzido. Portador Furioso talvez seja o feitiço que vai permitir que Kayn seja jogado fora de Demacia, apesar de que talvez se mostre um Negócios Sangretos piorado.
Kayn não parece ser um campeão tão impactante. Suas habilidades parecem muito lentas para o jogo como está no momento e seus benefícios não são tão grandes para compensarem a limitação de região que ele promove. Mas se o jogo desacelerar ou voltar a um meta com decks de enxame, o campeão deve ficar excelente. Além disso, é possível que ele ainda não tenha tido seu par revelado. Pelo foco em equipamentos, talvez vejamos Ornn como companheiro para ele, caso venha nessa expansão.
Master Yi, O Espadachim Wuju
Yi é o último mestre do estilo Wuju, da região de Bahrl em Ionia. Há muitos anos, antes da guerra contra Noxus, os espadachins de Wuju estudavam técnicas com as espadas para aperfeiçoamento pessoal. O objetivo da escola nunca foi de violência, mas de autoconhecimento. Porém, quando começou a guerra, Yi achou que era seu dever lutar contra os noxianos. Fazendo isso, inspirou outros estudantes de Wuju a lutarem também. Assustados com esses guerreiros, Noxus procurou a origem desse estilo até encontrar o vilarejo de Yi. Lá, atacou a região usando os mesmos venenos que usaram com o grupo de Riven e devastou a vila e a escola.
Yi lutou na guerra até o fim, perdendo todos os seus companheiros e quando retornou descobriu que também era o único que restava de sua cidade e escola. Ele se culpou por abandonar sua terra e por ter sido o responsável por serem atacados. E, como último mestre Wuju, manteve suas técnicas para si, porem sentia que assim a técnica se perdia nele.
Durante suas meditações, conheceu um vastaya chamado Kong que queria duelar com ele. Yi ganhava todas as batalhas, mas reconheceu o potencial do oponente e o aceitou como discípulo, nomeando-o Wukong e dando a ele um dos artefatos da escola, feito pelo ferreiro Doran. Depois disso, Yi aumentou seus discípulos, segundo suas novas cartas.
Ad
No League of Legends, Master Yi é um lutador corpo a corpo que utiliza de ataques rápidos e perigosos. Ele pode ser muito poderoso, mas se for vítima de debuffs pode ser facilmente eliminado. Sua passiva, Ataque Duplo, permite que ele ataque duas vezes consecutivas de tempo em tempo. Sua habilidade principal, Ataque Alpha golpeia vários inimigos em sequência rápida deixando-o invulnerável durante sua execução.
Meditar permite que ele se cure e reduz o dano que ele recebe enquanto isso. Estilo Wuju permite que ele cause mais dano durante a duração. E, por fim, seu ultimate Highlander aumenta sua velocidade de ataque e de movimento e também reduz o tempo de recarga de suas outras habilidades.
No Legends of Runeterra, o campeão foi adaptado para manter seu estilo de ataque poderoso, mas também vulnerável. Ele possui pouca vida, porém seu ataque pode crescer infinitamente através de sua habilidade de Fluxo, uma palavra nova para efeitos que acontecem quando você usou dois feitiços ou habilidades no turno anterior. Essa habilidade é uma das representações de seu estilo Wuju, a outra sendo o feitiço de mesmo nome, Estilo Wuju que traz também Meditar. A outra habilidade adaptada para seu kit foi seu Ataque Alpha, que é a habilidade de seu nível dois.
Yi foi muito bem representado como mestre de seu estilo e focado na parte de auto aperfeiçoamento. Ele recompensa um estilo de jogo pensando no futuro e usando de magias para proteção e ataque. Como campeão, adaptou muito bem tanto seu kit no League of Legends quando sua lore.
Ele deve se encaixar bem em decks que aproveitem de cartas como Égide de Ouro e Cataclisma eliminando unidades a cada ataque que realizar e se aproveitando da proteção de Ionia. Pode ser que funcione muito bem com Shurima para utilizar de magias de baixo custo e também proteção em possíveis decks com Akshan, que também se beneficia muito de feitiços de custo baixo em aliados.
Eu apostaria também em decks com Gwen para se aproveitar de melhorias através de Sagrado e sendo dois campeões que podem carregar partidas se não forem respondidos. Outra opção possível focada nos novos equipamentos é combinar com Noxus para aproveitar de Martelos Gloriosos ou Portador Furioso.
Além de Master Yi, tivemos seus seguidores. Os principais dele são Discípulo Vastayês e Discípula de Doran. O primeiro garante uma compra de carta confiável e que funciona muito bem com a habilidade passiva de Yi de reduzir custo de feitiços. Enquanto isso a Discípula cria Preparação que ajuda a ativar efeitos de Fluxo e pode preparar magias como Negação para serem jogadas de forma surpresa em turnos posteriores se você usar o feitiço antecipadamente.
Também temos Jun, A Prodígio, Espada da Alma e Vale da Névoa como cartas que funcionam com o pacote de equipamentos. Porém, por conta própria Ionia ainda não tem cartas para que esse pacote seja confiável. Com Shurima ou Noxus, temos uma sinergia maior nesse aspecto.
Ad
O campeão parece ser forte, mas talvez tenha uma curva de aprendizado mais elevada. Porém, com seu kit interessante deve despertar interesse de muitas pessoas e veremos muitos decks funcionais com o campeão. Com certeza uma compra confiável.
Norra, A Tutora de Yuumi
Norra é a primeira campeã exclusiva de Legends of Runeterra. Não sabemos ainda quando ela será lançada nos outros jogos da Riot. Isso abre portas para muitas possibilidades no futuro, já que podemos ter vários personagens aparecendo apenas para o jogo de cartas como os personagens de Arcane Silco, Mel e Sevika ou favoritos dos jogadores como Cithria e Corina. Isso também significa que tive que inventar o título que usei para a campeã. É possível ler mais sobre especulações clicando aqui.
Segundo a história de Yuumi, Norra saiu um dia e deixou o Livro dos Portais para trás, indo para algum lugar perigoso e a gata foi atrás da sua mestra preocupada. De acordo com suas cartas, Norra foi para Fim do Reino, um lugar fora do espaço-tempo em Bandópolis. Perdida por lá, tentou encontrar o caminho de volta para casa através dos Portais, que são sua especialidade. Com certa dificuldade e com a ajuda de entidades do Fim do Reino, Yuumi e Norra conseguiram finalmente se reencontrar.
A única informação que tínhamos sobre Norra era de que ela trabalhava com portais, então sua carta está bem de acordo com isso. Através de ataques elusivos, Norra cria um Portal Misterioso, um novo tipo de Dádiva, como os Sinos de Bardo que funciona invocando seguidores aleatórios de custo 2 ou 3. Em sua forma evoluída, Norra aumenta o poder dos portais, fazendo com que eles invoquem seguidores de custo 4 a 7. Os desenvolvedores já comunicaram que os portais trarão apenas unidades úteis para o jogador, sem que tenham efeitos de Jogar ou algum efeito negativo de invocação.
Norra provavelmente se dará bem em decks que usam muitas unidades criadas, já que isso contribui com sua evolução. Piltover, por exemplo, funciona com Remexida, Gambiarra e Bumbuíno que podem subir o nível de Norra e imediatamente comprar cartas.
Águas de Sentina também pode ser uma boa combinação com cartas como Vigia Marai, Estátua de Macaco e Encrenca em Dobro, além de compras como Twisted Fate e Olho de Nagacáborus.
Outra opção talvez seja um plano mais controle com a campeã, talvez usando Ionia para protegê-la e segurar o jogo enquanto ela garante invocação de unidades (possivelmente) poderosas.
As outras cartas que vieram com ela são menos impactantes. Temos Criação de Sucata possivelmente como a melhor delas. Mas também temos A Especialista em Chás que tem atributos muito fracos para seu custo. Outra opção é Guia do Reino que talvez seja usado nos decks por aumentar muito o poder de uma mesa com 6 unidades tanto na defesa quanto no ataque, mas talvez seja usado como 1 cópia apenas. A última unidade do pacote é Biblioteca Viva que pode ser uma unidade boa, contando com Elusivo e compra de carta, algo muito importante para o deck, mas talvez cara demais para a maioria dos decks de enxame.
Ad
Os feitiços são mais dependentes de como seu deck jogará. Portalpalooza é uma boa carta de fim de jogo e deve ser excelente com a campeã em jogo, o que é melhor ainda pelo fato de que é o feitiço da campeã. Já Coleção Eclética talvez não veja muito jogo por depender de um tabuleiro cheio para ter efeito e seu custo elevado sugerir um estilo de jogo contrário a isso. Ainda assim, pode ser que veja jogo como 1 cópia em alguns decks como forma de finalizador se seu deck puder comprar cartas no final.
A campeã parece poderosa, apesar de depender da sorte. Pelos atributos fracos de algumas unidades, parece que o pacote está sendo lançado um pouco nerfado, o que pode ser um bom sinal. Deve ser uma excelente compra para jogadores casuais, mas competitivamente pode ser arriscada.
Conclusão
Os campeões novos trazem todos mecânicas interessantes e novas possibilidades. Eles mostram que podemos ver mudanças em cartas antigas, como um potencial acréscimo de Fluxo em Olho do Dragão e Meditação Profunda. Ou talvez a promoção de alguns seguidores como Comandante Ledros para o posto de campeão no futuro.
Com três novos campeões anunciados, ainda faltam mais dois para serem revelados. Pela ênfase em equipamentos da expansão, eu diria que um deles será Ornn, que já está sendo revelado há algum tempo. Quais seus palpites para os próximos? E o que achou dos que foram revelados até agora? Conta pra gente nos comentários.
— تعليقات0
كن أول من يعلق