Introdução
Voltamos a temporada competitiva do formato Padrão. Desde que o foco competitivo estava no formato Eterno, muita coisa aconteceu na ranqueada do Padrão.
As cartas novas, logo que saíram, foram todas testadas e adicionadas em decks do formato Eterno, mas elas continuaram no Padrão, e lá, o Chamado Cósmico encontrou um deck que está dominando o meta: Jayce Heimerdinger.
Ad
Vejamos como esse deck está se comportando na fila ranqueada, e falaremos sobre algumas interações interessantes com a carta Chamado Cósmico.
Heimerdinger e Jayce - Abusando das Cartas Novas
O arquétipo de Heimerdinger e Jayce é historicamente um dos mais fortes, mais presentes, e mais bem sucedidos de toda Runeterra. Esse arquétipo foi protagonista do meta que antecedeu a rotação, e mesmo depois da rotação ainda continuou vivo, fazendo vítimas em torneios.
Apesar de tudo isso, infelizmente a região de Ilhas das Sombras está se encaminhando para ser uma das mais fracas do jogo. As remoções atuais da região não são mais tão eficientes, pois unidades comuns no jogo facilmente fogem do alcance determinado pelas remoções, e fortalecimentos de carta estão bastante comuns novamente. Vingança ainda é um recurso ótimo, mas com tantos decks no formato Padrão agredindo com mesas cheias de unidades, muitas vezes essa carta não é tão forte assim. Pagar 6 de mana para remover uma unidade começou a ficar caro demais.
E, por isso, os jogadores do competitivo, na tentativa de continuar jogando com o arquétipo, começaram a jogar de Heimerdinger e Jayce com Ionia. Dessa maneira, você consegue levar recursos diferentes, como Negação e cartas de Atordoamento. Mas não demorou muito para pararem de usar essa região com o arquétipo, pois, com a chegada do Chamado Cósmico, agora temos uma desculpa para levar Targon nessa lista.
Targon é muito mais interessante no meta atual, pois curas, cartas que silenciam e buffs são recursos de Controle, que, geralmente, custam menos que remoções diretas, e por isso são mais eficazes.
Mas a cereja do bolo dessa lista é a interação do Jayce nível 2 com o Chamado Cósmico. Sim, se você jogar o Chamado Cósmico por 8 de custo, o Jayce nível 2 dobra o feitiço, Evocando duas vezes, e aplicando o desconto duas vezes também. Cartas como O Flagelo e Lendas Vivas vão para a sua mão custando apenas 3 pontos de mana.
Estratégia Principal
A estratégia principal da lista gira em torno dos Celestiais e dos descontos do Chamado Cósmico gerados pelo seu Jayce nível 2. O deck nada mais é que uma versão dos Targon Celestiais com Piltover&Zaun, popular no formato Eterno, mas adaptada para o formato Padrão.
As cartas principais que vão te ajudar a combar o mais rápido possível são Bugigangação Épica, e Pico de Produção, que são feitiços que podem ser jogados por 6 ou mais de custo, e que, além de te garantirem presença de mesa, ajudam a subir o nível do seu Jayce.
Depois disso, você deve jogar o seu Jayce nível 2 em campo, e jogar o seu Chamado Cósmico por 8 de custo, dobrando os descontos e as Evocações. Essa é a parte mais difícil, mas é surpreendentemente comum você conseguir fazer esse combo entre os turnos 7 e 8, pois no meta atual temos poucos decks que conseguem lidar com o Jayce.
Ad
Caso você não consiga achar o seu Chamado Cósmico, existem outras cartas e outras ferramentas que podem te ajudar a finalizar as partidas. É o caso do Heimerdinger, que apesar de não ter a sua disposição muitos feitiços de custo 6 para invocar os seus seguidores Elusivos, ainda consegue gerar muito valor criando unidades para você. Todo o arsenal de curas e ferramentas de controle que Targon te proporciona também lhe ajuda nessa tarefa, até ganhar tempo e achar os recursos de Evocação.
Estratégia de Mulligan
A estratégia de Mulligan dessa lista é extremamente fácil, e não muda dependendo da sua matchup. Basta você ter na sua mão inicial Bugigangação Épica, Pico de Produção e o Jayce, e pronto.
A mão inicial perfeita da lista de Heimerdinger e Jayce deve se parecer com o seguinte:
Essa quatro cartas são literalmente as 4 peças do combo principal do deck, mas caso você não compre nenhuma delas, não se apavore, pois o resto do deck funciona bem até você comprar o seu combo.
Fórmula é uma carta que te ajuda bastante a acelerar a subida de nível do Jayce, e também é um dos melhores recursos de compras. O Toque Conselheiro também serve o mesmo papel, te ajuda a comprar cartas, e absorver o dano causado ao seu Nexus.
Targon tem um problema com compra de cartas, pois as cartas da região em geral geram cartas, ao invés de comprá-las. Então, é por isso que Piltover&Zaun é a melhor região para parear com Targon, pois lá você encontra várias cartas que compram outras cartas. No exemplo do deck lá em cima, não temos a carta Artimanha Temporal, mas se você quiser adicionar ao seu deck, esse recurso de compras é sempre bem-vindo.
Matchups Boas
Esse artigo está sendo feito no início da temporada competitiva do formato Padrão, antes das cartas novas, e por isso os dados de taxa de vitória desse deck podem não condizer com a verdadeira força do deck. Foram usadas as estatísticas dos confrontos com mais partidas, para analisar as matchups boas e ruins.
Ekko Jinx - É o confronto com mais partidas dessa lista, e, em geral, é um pouco mais favorável para o deck de Jayce, devido à natureza do combo da lista.
Ainda é possível o deck de Ekko responder remoções com negações, e ainda é possível Mobilizar várias vezes também. Mas, caso o combo da lista de Targon seja feito, as remoções Celestiais são em sua grande maioria obliterações, que impedem que o Ekko seja revivido, dificultando muito a estratégia da lista do campeão Ekko.
Vayne Gwen - O arquétipo de Gwen Demacia ainda vive no formato Padrão e está bastante forte. Mas, ainda é uma lista que sofre bastante contra curas, e principalmente contra a palavra-chave Imprudente, que vem da sua Bugigangação Épica. O deck de Gwen não é ótimo em bloquear ataques, e muitas vezes se vê em situação as quais é necessário entregar uma Vayne ou uma Gwen para um bloqueio para não perder a partida.
Ad
Sem contar que a região de Demacia sofre muito para remoções, e qualquer remoção que seja já é o suficiente para acabar com a estratégia inteira do deck, ainda mais que obliterações em cartas Sagradas não acumulam Sagrado para o jogador de Gwen.
Karma Sett Piltover&Zaun - A lista de Karma é muito forte, mas como o deck ainda é bastante lento, essa lentidão é o suficiente para fazer com que o combo do Chamado Cósmico seja feito sem problemas. Karma Sett Piltover&Zaun também sofre para unidades grandes que possuam a palavra-chave Imprudente, e, assim, uma Bugigangação Épica logo cedo é muito forte contra essa lista.
Matchups Ruins
Pyke Rek’Sai - Essa é a lista mais popular atualmente do Padrão, mas, como estamos no início da temporada competitiva, é possível que logo esse deck saia do topo das estatísticas. Isso acontece porque todos estavam jogando o Eterno, e as poucas pessoas que ficaram jogando na ranqueada do formato Padrão estavam todas usando essa lista de Espreitadores.
O deck é forte contra Jayce e Heimerdinger, mas ainda sofre contra remoções de Piltover&Zaun e curas, então é possível ganhar dessa lista, mesmo as estatísticas dizendo que não.
Mono Teemo Elusivos - Diferente da lista de Espreitadores, a qual é apenas forte contra Jayce, o deck de Elusivos é extremamente forte contra Jayce. O problema está no Elusivo, que é uma palavra-chave que Targon não consegue lidar, pois, apesar de conseguir curar bastante, uma hora o seu Filhote Cósmico sempre é usado para bloquear, e, contra Elusivos, isso não acontece.
Sem contar que partidas as quais você não compra o seu Filhote Cósmico são ainda piores, pois você só toma todo dano de graça e não consegue fazer nada a respeito. Suas remoções são muito caras, e no momento que você tem mana o suficiente para jogar um Disparo Chocante, já é tarde demais.
Dicas Rápidas, Porém Importantes
Dê sempre prioridade para Evocar Lendas Vivas, pois essa carta, descontada do Chamado Cósmico, custa 5 ou 3, caso você duplique os descontos. Uma carta que enche a sua mão de recurso e enche a sua mana também é muito forte.
Apesar de Clarão Solar não custar mais 6 pontos de mana e não ajudar a subir o nível do seu Jayce, ainda é uma carta muito importante para você responder unidades do meta atual. Por isso, se possível, guarde essa carta.
Heimerdinger é um campeão que serve como condição de vitória secundária da lista, então não se estresse caso não consiga subir o nível do campeão. Existem coisas mais importantes que ele no deck.
Pico de Produção é mais fraco que a Bugigangação Épica, por isso, se você tiver oportunidade de jogar a Bugigangação duas vezes, em vez do Pico de Produção, o faça.
Ad
Contapedras Targonense é uma carta muito forte contra matchups de Controle. Se você cair contra Karma, procure sempre silenciar a campeã, para você não sofrer contra o valor excessivo que ela cria assim que toca a mesa.
O Grande Além é o grande finalizador do seu deck, mas em algumas matchups é melhor você escolher O Flagelo, pois o seu adversário pode ter bloqueadores Elusivos. Normalmente contra Norra é melhor você sempre escolher O Flagelo.
Supernova é uma carta muito forte, e com descontos aplicados, esse feitiço ganha jogos sozinho para você.
O Destruidor é uma carta que serve como um O Grande Além, e um O Flagelo, juntos, mas nerfados. Em alguns jogos, apesar dessa carta ser consideravelmente mais fraca que os outros Celestiais, se todos estiverem descontados, ele ainda pode ganhar muitos jogos.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora sabe tudo sobre o novo deck de Heimerdinger e Jayce Targon.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert