Introdução
O torneio Runeterra Open do formato Eterno está chegando, e uma lista está dominando a fila ranqueada: Thresh Nasus.
Esse é um arquétipo muito antigo e famoso na comunidade de Legends of Runeterra que foi esquecido depois da rotação, e agora faz um retorno triunfante - sendo uma das melhores listas no início, meio e fim de jogo.
Ad
Resolvi escrever um guia dessa lista para ajudar você que quer jogar o torneio Runeterra Open e que provavelmente irá cair muito contra esse deck, ou até mesmo se você está considerando levar essa lista, mas ainda não se decidiu!
Nasus Thresh - Forte em Todo Momento
O arquétipo de Nasus Thresh é um sucessor do finado arquétipo de Aqueles que Perduram, que foi muito famoso na época do Beta. Assim que a região de Shurima foi introduzida no jogo, esse deck logo de cara virou uma das maiores potências do LoR inteiro.
Isso se dá por ser uma das poucas listas que é forte no início, meio e fim de jogo, e que ainda consegue ter muita consistência de compras de carta, remoções e bons finalizadores. Sempre foi muito difícil competir com a grandiosidade do Nasus Thresh, tanto que a lista coleciona alguns nerfs bastante pesados, incluindo o nerf na Atrocidade que depois foi revertido para o formato Eterno.
Atualmente, o campeão Nasus está bastante dominante tanto na fila Padrão quanto na fila Eterno, por receber um buff até que pequeno nos seus atributos, ganhando +1/+1, mas que foi o suficiente para deixar o Ascendente muito forte. No momento, essa é a lista mais jogada e recomendada para você jogar na fila ranqueada do Eterno.
A lista conta com um pacote de unidades muito agressivas de custo baixo de Ilhas das Sombras, e um punhado de feitiços que possuem sinergia com unidades aliadas que gostam de morrer.
Provavelmente, essa é uma das combinações mais fortes de início de jogo, pois dificilmente outro deck consegue jogar tantas unidades de atributos tão altos nos primeiros turnos por tão pouca mana.
Estamos falando sobre como, no turno 2, com um Guardião Amaldiçoado em campo, você consegue destruir essa unidade com o Açougueiro Voraz por 0 mana e assim ter uma unidade 4|3 e uma 3|2 em campo por apenas 2 de custo. São 7 pontos de dano muito cedo na partida, e você não gastou quase nada dos recursos do seu deck para realizar esse combo.
Estratégia Principal
Você deve agredir o seu adversário no início da partida sem se preocupar muito em perder as suas unidades, desde que elas, quando estiverem morrendo, destruam outras unidades inimigas. Isso fará com que o seu Nasus cresça cada vez mais no seu deck ou na sua mão.
Eventualmente, você jogará o Nasus em campo, e ele estará grande o suficiente para ser uma ameaça imparável na mesa. Se ele bater com 10 ou mais pontos de ataque, o jogo praticamente acabou, já que todas as unidades adversárias possuem menos 1 de ataque, e o seu campeão possuirá Escudo de Feitiço e Assustador.
Caso o seu Nasus não apareça, não tem problema - Thresh está no deck para facilitar a entrada do Ascendente em campo. Depois que o Thresh ver 6 unidades morrerem, ele sobe ao nível 2, e o primeiro ataque do campeão trará completamente de graça um Nasus da mão ou do deck.
Ad
Se o seu adversário conseguir ficar defendendo o Nasus ou controlando o campeão, você precisará achar outra alternativa de condição de vitória. Normalmente, essa outra condição fica nas mãos do feitiço Atrocidade, um dos melhores finalizadores do jogo todo.
Tem uns segredinhos para usar essa carta, e minha dica principal é: nunca use se você não tiver 100% de certeza que o seu adversário não possui uma resposta, ou caso você não tenha outra escolha e for perder no próximo turno se não usar a Atrocidade. Sempre use a carta como a última ação do seu turno se possível. Isso porque, caso você seja respondido, não tem muita volta para você: o jogo estará praticamente acabado, e você terá gastado todos os seus recursos disponíveis.
Caso você tenha um Ritual de Negação nas mãos, sempre o guarde para proteger a sua Atrocidade de cartas como Ritual de Negação, Negação e até mesmo Placas Confusas.
Esse deck se beneficia muito de unidades com a palavra-chave Assustador, e por isso é provável que você seja obrigado a acumular atributos nessas cartas em algumas matchups muito específicas. Como, por exemplo, Ceifeiro Baccai, que funciona como um mini-Nasus, porém sem ganhar pontos de vida. Essa carta pode ser uma ferramenta de condição de vitória se o seu adversário não consegue lidar com unidades Assustadoras.
Estratégias de Mulligan
Geralmente, em listas de Ilhas das Sombras, é comum você sempre procurar remoções baratas, além de pequenas curas e pings para o seu controle de início de partida ser forte. Porém, Nasus Thresh cai em uma categoria que joga tanto de maneira agressiva quanto defensiva.
Mesmo assim, é importante que você sempre tenha em sua mão inicial unidades baratas e agressivas que irão forçar o seu adversário a tomar uma postura passiva no jogo. A mão inicial perfeita para Nasus e Thresh deve se ter as seguintes cartas:
É preciso ser dito que o deck de Nasus Thresh, apesar de ser uma grande potência, sofre muito se você não tiver à sua disposição cartas que permitem que os pequenos combos do deck funcionem. Estamos falando de:
Casos essas cartas não estejam disponíveis na sua mão ou no campo, o seu deck dificilmente consegue fazer alguma coisa, pois grande parte das funcionalidades de compra de carta e efeitos de remoção, como Espinho de Ódio, precisam sacrificar unidades aliadas para serem jogados. Por isso, o único defeito de Nasus Thresh é perder para si mesmo, caso você não compre as suas cartas que permitem que feitiços de abate em aliados sejam jogados.
Ad
Então, por mais que você tenha um início de partida bastante agressivo, é muito comum jogadores mais experientes salvarem unidades com Último Suspiro nas mãos até que comprem feitiços que combam com essas unidades. Caso contrário, o seu adversário até pode tomar muito dano, mas eventualmente irá estabilizar a mesa.
Pense no deck de Nasus Thresh como um canhão de vidro, que quando atira, se explode junto, mesmo causando muito dano. Pois desde o primeiro turno você está dando all-in na partida, de certa forma.
Matchups
Por ser um dos decks mais jogados, possuímos muitos registros em todas as databases de sites de meta do Runeterra. E por isso, podemos analisar as matchups dessa lista com muita precisão.
Existem alguns macetes para compreender o que é bom ou ruim contra o deck. Em poucas palavras, decks de Controle são ótimos contra sua lista, e decks agressivos sofrem demais para você, com algumas exceções que falaremos agora.
Matchups Ruins
Katarina Annie - Esse deck é especialista em remover unidades grandes e pequenas. Até parece que foi criado para ganhar do seu.
Desintegrar + qualquer feitiço de dano já lida com seu Nasus, sem contar que é relativamente fácil para essa lista lidar com Escudo de Feitiço. Golpe Expurgante mata o seu Thresh na hora, e o resto do seu deck é removido facilmente com qualquer feitiço ou unidade da lista.
A única forma de ganhar desse deck é se você for rápido o suficiente e tiver a mão perfeita para matar seu adversário já no turno 5 ou 6. Caso contrário, qualquer coisa que você faça em campo será respondido.
Karma Sett Ilhas das Sombras - A própria região possui as ferramentas perfeitas para lidar com a agressividade do nosso deck. E por isso a lista de Controle absoluto de Karma com Ilhas é uma das melhores opções para neutralizar as suas estratégias.
Estamos falando de curas e remoções pesadas; qualquer dano que entre nos primeiros turnos será curado, e toda vez que o Nasus descer em campo ele será respondido.
Sem contar que o seu deck gosta de finalizar com Atrocidade, que facilmente pode ser respondido por uma Negação. Por isso, atualmente, Karma Sett também é uma das listas mais jogadas, por ser quase garantida a vitória da Karma contra o Nasus.
Ornn Jax - É um deck que voltou a parecer no Eterno, e mesmo sendo uma lista agressiva, o valor gerado pelo deck de Jax é forte o suficiente para parar o Nasus.
A lista de Jax não perde o ritmo de jogo e o gás tão rápido quanto você, e com isso, somado ao potencial de remover suas unidades sem perder as próprias, o deck de Jax consegue uma janela muito grande de vitória contra sua lista e normalmente fecha o jogo turno 7 ou 8.
Ad
Algumas ferramentas de congelamento também são perfeitas para lidar com o Nasus e impedir que ataques com o Ascendente aconteçam. Jax Ornn atualmente ganhou recursos de cura perfeitos contra estratégias mais agressivas e isso também pesou bastante para o Nasus.
Matchups Boas
Draven Sion - Apesar do deck de Draven também ser uma das melhores potências agressivas do jogo atualmente, o deck de Nasus é mais. Seu ritmo de partida é muito mais celerado, e as suas remoções e truques de combate são sempre mais eficazes.
Tudo se resume, no final, a quem protege melhor as unidades, e nosso deck ganha de lavada, pois nenhuma remoção ou unidade do outro lado consegue competir com um Nasus gigante entrando em campo. A Atrocidade sempre pode ser jogada com muita segurança contra o deck de Draven, pois não existem formas de responder o feitiço.
Annie Jhin - O terror dos jogadores competitivos não tem a mínima chance contra nós. Annie Jhin nunca esteve tão forte, porém, mesmo assim, os atordoamentos e dano direto não conseguem competir com o melhor feitiço anti-Aggro do jogo: Banquete Cruel. Essa carta é responsável por acabar sozinha com as esperanças da lista de Annie. Esse feitiço, além de curar o Nexus, ainda invoca uma unidade bloqueadora, e o grande problema do Annie Jhin são bloqueadores inimigos.
Gastar um atordoamento em uma aranhazinha é caro demais, porém necessário, e por isso eventualmente você conseguirá gerar mais valor e gerir o seu deck de forma mais otimizada que a lista de Annie.
Poppy Ziggs - Grande parte da popularidade da lista de Nasus vem do fato de que Poppy Ziggs é também um dos decks mais jogados da fila Eterno. E, como a sua lista é ótima contra decks agressivos, todo mundo que jogava de Nasus Thresh rapidamente começou a ganhar muito, pois Poppy está no meta.
Não tem segredo: o seu deck apenas é muito mais rápido e com mais recursos defensivos que qualquer lista agressiva, incluindo um dos decks mais agressivos de todos os tempos, Poppy Ziggs. Você sempre terá mais dano, remoções, curas, unidades e até mesmo compras de carta que essa lista - até parece que nosso deck foi feito para bater no Ziggs.
Dicas Rápidas, Porém Importantes
- Uma das principais mecânicas do deck envolve aumentar os atributos do seu Nasus; por isso, é de extrema importância que você tome muito cuidado com a ordem de ataque das suas unidades. O Nasus sempre deve ficar por último, pois caso qualquer outra unidade sua elimine uma inimiga, seu Nasus ganhará mais atributos ainda e pode bater com mais dano.
- Evite usar o Vislumbre do Álem pró-ativamente, pois essa carta sempre funciona melhor se utilizada em resposta a uma remoção.
Ad
- Essa lista se beneficia do efeito de abate a um aliado do Ritual de Negação, então, algumas vezes, é importante que você não queime as suas gemas de mana para usar esse feitiço. Mas tome cuidado, isso nem sempre é ideal - principalmente contra decks que levam Piltover&Zaun, devido a Disparo Místico.
- Thresh traz um Nasus mesmo se você já tiver um em campo; por isso, é bastante comum algumas partidas serem finalizadas com dois Ascendentes em campo.
- Defensora Arruinada é uma das cartas mais fortes do seu deck se o seu objetivo é passar dano. Se você tem em vista acabar a partida o mais rápido possível, é importante que tome uma postura de proteger suas unidades durante os ataques, desviando os bloqueadores com as batatinhas.
- Você não precisa necessariamente toda partida usar a Atrocidade no Nasus. Em algumas matchups, é possível até mesmo sacrificar unidades com bastante ataque, como o Parasita Espiritual, para causar os 4 pontos de dano que faltam contra o Nexus inimigo.
- Lembre-se: se o seu oponente destruir ou abater unidades dele usando feitiços dele mesmo, isso não conta para o crescimento do seu Nasus. É você que precisa eliminar as unidades com as suas cartas.
Conclusão
Se você leu até aqui, detém todo o conhecimento de uma das melhores listas do jogo atualmente. Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais! Até a próxima.
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert