Destrinchando o patch 3.10
Vamos revisar o que aconteceu nessa atualização tão potente, vindo logo depois de uma bela expansão.
Se o LoR estava bom, tudo indica que ele vai melhorar ainda mais. Passaremos pelas mudanças e analisaremos como isso impacta no metagame!
Eu aproveitei e já testei o novo patch, abaixo mostro algumas dicas de deckbuilding com as novas mudanças:
Atualização de mecânica
Palavra-chave criável
Pantheon, Viktor e O Arsenal são unidades que conseguem ganhar palavras-chave aleatórias.
Ad
Existia uma padrão de jogo muito frustrante, onde recebiam “Patrulheiro” como palavra-chave e conseguiam finalizar a partida com facilidade, quando unido a “Elusivo” ou “Sobrepujar”.
Dito isso, a Riot removeu “Patrulheiro” das palavras-chave aleatórias que eles poderiam receber.
Não é o fim para essas cartas, mas elas não vão conseguir “roubar” partidas como antigamente.
Feitiço Copiado conta como Feitiço Jogado
Aqui é onde o filho chora e a mãe não vê. Já existem alguns decks poderosos que não abusam de feitiços copiados, que agora vão poder fazer jogadas insanas.
O que significa feitiço copiado contando como jogado? Significa que, se um Jayce ou Karma duplicar uma magia de custo 6, a Lux na mesa vai gerar duas Centelha Final.
Um deck que está no radar da Riot, que ao mesmo tempo quer que veja jogo mas tem medo de voar demais e quebrar o jogo, é o Ezreal e Karma. Tanto que nosso garoto já veio com um nerf nesse patch.
Na minha opinião, listas que já existiam com o Jayce que duplicavam feitiços, vão continuar fortes, mas nada quebrado.
Normalmente quando um Jayce na mesa duplica um feitiço com a Lux presente, o jogo ficava BEM AZEDO, não é uma Centelha Final a mais que vai quebrar o jogo, e o mesmo vale para o Jayce e Heimer com Ilhas das Sombras.
Olha bem para esse exemplo e me fala, como é possível perder um jogo aqui? A Centelha Final extra é só um brilho a mais no que já está bonito.
Campeões alterados
Ashe
Essa aqui quer ver jogo. Agora, quando você zerar o ataque de alguém que já tem zero de ataque, vai contar para a passagem de nível da campeã.
Vamos falar mais sobre os buffs que o seu arquétipo recebeu, porque por mais que ela seja de Freljord, provavelmente é a que veio mais quente nesse Patch.
Bardo
Veio como uma atualização de coerência no texto. Sim, o boneco já era forte, agora ele vai ficar ainda mais problemático.
Quando alguma unidade tiver algum efeito de se “Auto-Buffar”, vai contar para o level up do campeão.
Ezreal
Esse tomou de tabela, a nova regra pode fazer o seu deck com a Karma explodir o jogo. Mas sinceramente, eu achei bem incoerente.
No deck de Karma é onde o Ezreal joga e é mais devagar, mais reativo. Consequentemente, é onde ele mais dá alvos, ou seja, todos os outros decks vão estar pior e o da Karma vai se manter igual.
Talvez eu não esteja enxergando um Ezreal e Jayce poderoso que quebraria o meta e estou fazendo vista grossa à toa. Veremos.
Hecarim
O pesadelo do beta está de volta. Efêmeros bem aggro podem ser a nova tendência dessa temporada. Agora o Hecarim só precisa passar de nível para garantir todos os efêmeros para o resto do jogo com +3 de ataque.
Ad
No passado, o novo cavalinho jogava em Iônia para proteções que vinham normalmente acompanhadas de Negação, agora nos tempos Shurima, que além de ter o Ritual de Negação, possui bem mais efêmeros para brincar, será complicado.
Irelia
Parece que a Riot está flertando com o perigo. Irelia acabou pagando pelos pecados do Azir e tomou nerf no seu arquétipo.
Como o seu Dueto Impecável começou a custar 2 de mana, nada mais justo de fazer ela cair com sintonia na mesa. Dessa forma ela cria mais espaço para jogar pelo menos sua primeira lâmina.
Não acredito que é o suficiente para fazer a Lista funcionar, mas agora dá para trabalhar em alguma lista em volta dela.
Kalista
Texurso de Ilhas das Sombras, próximo!
Falando sério, agora. Kalista sofre muito, pelo mesmo problema que o Lucian: ela quer ver aliados morrendo, mas ela sempre é a primeira da festa a rodar. Agora, ficando mais robusta, é possível que veja mais jogo.
Shen
Deram uma barreira para nosso Ninja, mas agora ele precisa ver um escudo a mais para passar de nível, que no caso vira o escudo dele mesmo.
Jarvan IV e Shen já foram bem fortes no passado e, com esse tanto de cartas novas, juntas desse novo Shen, é possível que ele seja um baita deck poderoso.
Seguidores, Feitiços e Monumentos
Aqui tivemos de tudo, muitos ajustes de números, mas temos muitas mudanças relevantes.
Sinceramente é aqui que a magia vai acontecer, bora lá!
Pós-choque
Não pode mais alvejar o nexus, mas custa apenas 3 de mana.
Apesar de melhorar bastante a Contapedras Piltovense, podemos levar apenas o Pós-Choque. Além de matar a maioria das ameaças de custo 3 como Miss Fortune e Aphelios, o principal é ela continuar sendo útil enquanto lida bem com monumentos.
Avatar das Marés
Não tem muito o que dizer, é para ser um seguidor da Nami, para combar com muito dano, mas ela nunca precisou. Não acho que vai ser esse 1 de vida que vai trazê-la pro jogo.
Arquétipo da Ashe
Guarda Termestre avarosiano e Bjerg balbuciador vão receber 1 de vida e Avaliadora trifariana vai custar 1 a menos.
São cartas que carregam a essência do deck. São unidades bem difíceis de serem removidas, principalmente depois dos buffs, e essa Avaliadora Trifariana custando 4 ajuda muito a manter uma boa curva de mana.
Essa lista de Ashe e Sejuani (já que no passado não existia a LeBlanc) dominou o meta no passado, e eu acredito que vai voltar a assombrar o game.
Ad
Precisamos lembrar que muita carta boa foi adicionada ao arquétipo como Estrategista Indomável, Revna, a Guardiã Mitológica e Negócios Sangrentos.
Defensora Arruinada
Apenas 1 de ataque, mas temos que lembrar que em todo deck agressivo de Ilhas das Sombras, essa carta dominou nos metas passados.
Eu acredito que Nasus pode voltar facilmente com essa nova adição.
Protetora Aciária
Depois do nerf dos Chefs de Guerra, a Protetora dominou como a unidade de custo 2 de todo deck de Demacia.
Com a chegada do Bardo, essa carta chegou a patamares obscuros até mesmo para a Riot, onde ela facilmente caia com +1+1 e ficava basicamente impossível voltar para o jogo.
Todos os decks vão sentir o baque. Pelo menos a Escultora de Durand veio para ser a mais nova unidade de custo 2. Seja muito bem-vinda.
Dragão Camavorano
Outra carta que não tem muito o que dizer. Era para ser amigo do Viego, dava para trazer junto da Shyvana. Infelizmente nunca viu jogo, e como dragões é sobre números, é possível que esse veja jogo.
Líder Nakotak
O arquétipo do Gnar é a maior piada de Runeterra. Saiu todo torto, e apesar disso o Gnar era jogado em várias listas e deu uma moldada no meta.
Esse arquétipo de transformação não parece muito promissor, já que as suas unidades são mais fracas do que uma unidade normal, sendo necessário causar 1 de dano ao Nexus do inimigo, para que na próxima rodada eles se transformem em unidades decentes ou realmente fortes. O problema vem no plano de causar dano e fazer as unidades sobreviverem para transformar.
Sinceramente, acho que vai precisar de muito trabalho aqui, para que eventualmente essa lista tenha sucesso.
Derrocada
Mesmo caso do Pós-Choque, tem um custo agora reduzido, deixando a carta realmente boa e melhorando a Contapedras das Ilhas das Sombras.
Além de ser uma remoção braba que pode levar Monumentos, ela fortalece arquétipos que querem aliados morrendo, como decks de Thresh, Kalista, Kindred e Nasus.
Pagar apenas 4 de mana para abater uma unidade inimiga é maravilhoso.
Desintegrar
Como os próprios Rioters disseram, oDesintegrar veio para ser uma ótima remoção, o grande problema é que não existiam boas respostas para se proteger.
Então para ter uma reação mais saudável entre a comunidade, a Riot decidiu colocar um texto mais coerente.
Eu, sinceramente, senti que foi mais para evitar choro, porque eu gostava bastante da carta do jeito que era. Mas esse nerf não vai impactar de forma negativa e os decks que a levavam, vão continuar tendo o seu brilho com ela!
Ad
Monge da Brasa
O arquétipo de Retorno é bem poderoso, viu e ainda vê muito jogo.
Infelizmente, nosso amigo Monge da Brasa ficou fora da rodinha de amigos.
Agora custando 3, ele consegue ser mais chato, mas longe de ser relevante. Fica em um patamar parecido com a Fada das Lâminas, consegue ficar gigante e bater para milhões, mas no final do dia é bloqueada por uma aranha 1 / 1 e o jogo segue.
Financista dos Ferros
A carta gerava valor e ainda tinha uma presença legal de mesa.
Não se pode ter tudo; o Conquiliologista ficou bom com esses números, o Financista dos Ferros também ficará bem.
Lanterninha Reluzente
Carta extremamente problemática desde o seu lançamento. Lembrando que Fadas tem o gameplay de geração infinita de valor nas mãos e, aí, de repente lançam uma unidade que acelera o tempo.
Não dá para ser forte em valor e tempo simultaneamente. Dessa forma, deixaram a Lanterninha Reluzente com aquela vida bem vulnerável, qualquer região consegue causar 2 de dano facilmente a uma unidade.
Então, se você deixar ela viva, a culpa é sua!
Chapa Quente
Menos ataque, mais vida, provavelmente usado para listas como Taliyah e Ziggs.
O problema é que lá já temos o Devoto eterno, que é um drop 3 ABSURDO para o deck.
Então vamos ter que pensar em outro lugar para ele. Palavras-chaves e combate não é comigo, vou deixar essa para vocês!
Marechal Inspiradora
Carta problemática na época de Azir e Irelia, atualmente ela ter 6 de vida não chega a ser tão problemático, já que temos MUITAS novas remoções poderosas para usar nessas situações.
Fiquem de olho, já que a Irelia recebeu buff, e é possível que o deck retorne.
Motoqueira da Justiça
Receber 1 de vida normalmente não é tão relevante, mas aqui é.
Quando jogamos de Bomba de Clarão, principalmente de Motoqueira da Justiça, nós queremos ir para o late game e é muito importante que a Motoqueira aguente mais tempo na mesa.
Eu trabalhei em um Caitlyn e Teemo Control recentemente, e esse buff vai ser uma maravilha para a lista.
Khahiri, O Regressado
Não sei exatamente o que a Riot queria aqui. Eu sinto fortes vibes de Bardo e Khahiri, O Regressado?
Ele pode cair mais cedo na mesa, sem punir muito a curva de mana.
Fique de olho, que dá para fazer line de TRIPLE HOMENS GIGANTES E BOMBADOS: Viego, Khahiri e por último Illaoi.
Senhora do Sangue
Carta incrível nos decks de Sion e Rumble, não necessariamente juntos.
Ad
O poder de descartar uma unidade e ganhar uma cópia fugaz na mão para que seja descartada novamente é bem poderoso.
Possuir 3 de ataque é bem relevante, já que ela briga melhor pela mesa, já que 4 de mana é bastante recurso para as listas agressivas que temos.
É possível que algum lunático (provavelmente eu) faça alguma lista mais focada em controle com ela, onde é possível tirar valor em descartar unidades que geram alguma coisa na mão. Só o tempo pode nos dizer.
Lagarto Lávico
Com esse impacto que Lagarto Lávico recebeu, é possível que seja o grande ativador de transformação para o arquétipo do Gnar.
Precisamos ficar de olho nessas pequenas unidades, pois são a base de qualquer deck.
Desertor da Legião
Esse nerf impacta a velocidade com que o deck ganha.
Se você gosta do deck que leva o Desertor da Legião e está sentindo que o deck morreu, relaxa. O Late game desse deck é insano.
Você não tem mais o poder de finalizar com um grande turno de combate e altos danos passando graças ao sobrepujar, mas agora o deck tem bem mais a cara de uma lista do Viego, com criaturas enormes, que não param de crescer e eventualmente seu oponente não vai aguentar segurar tanta ofensiva e vai a óbito.
Xamã Trevoguari
Seguidor do arquétipo do Gnar e Udyr e sinceramente, esse aqui é bom, hein?! Sendo um 2 / 4 fica, bem mais difícil de removê-lo.
Seu efeito sempre foi relevante, além de ser bem grande para seu custo, ainda comprar uma unidade.
Unidade para ficar de olho, principalmente porque o ritmo de Runeterra parece estar diminuindo.
Asalonga de Petricita
Esse nerf aumenta a complexidade para jogar com a carta.
Turnos poderosos costumam ser os primeiros, onde você consegue matar uma Annie sem nem machucar sua unidade, e agora sem receber o desafiador, vira apenas uma unidade poderosa.
Para rodadas mais avançadas, ele continua sendo a máquina que sempre foi.
Futuro Promissor
Aqui a Riot cortou os Servo Congelado sem dó nem piedade.
Essa carta gerava padrões muito bobos de jogo, onde num turno 6 era comum você ter 4 Servo Congelado na mesa e, sinceramente, não é normal o oponente ter uma A Ruína rápida para lidar com eles. Apesar disso, o deck continua chato, recebeu várias novas ferramentas para trabalhar.
Provavelmente monumentos devem dar um sumida na popularidade e menos remoções de monumento devem aparecer na rankeada depois de alguns dias.
Talvez seja a hora de você dar um tempinho para essa lista, para voltar a mil em algumas semanas.
Areia Movediça
Literalmente está recompensando o jogador que escolhe apenas 1 alvo.
Ad
Estrelacórnio Resplandecente
Veio para o arquétipo da Soraka e, mesmo lá, não tinha espaço.
Provavelmente é um buff para decks de Improbulador Trivolt.
Rex Correnteza
Este é, disparado, meu finalizador favorito.
Agora, praticamente todos os nerfs em Aguas de Sentina estão fora. Testei várias listas do passado e tive ótimos resultados no mestre, como: Ezreal e Twisted Fate; Gangplank e Thresh.
A nova pegada do Rex Correnteza é seu novo aliado Jhin. Com 7 balas e 2 passivas do Jhin, você completa a mesa de habilidades, não deixando espaço para respostas. Então, nunca mais Ritual de Negação nas habilidades do Rex Correnteza.
Areias do Tempo
Além de aumentarem a complexidade, esse nerf impede que o deck de combo do Akshan saia de controle tão fácil.
Quem joga de monumentos vai ter que ser ligeiro na forma que usa a Areias do Tempo agora.
Chio
O arquétipo do Rumble e Mechas é bem rápido e poderoso. Porém, seus primeiros turnos são péssimos.
O Chio receber 1 de vida é bem relevante, já que ele consegue trazer um mecha rápido para o jogo e, sempre que você jogar um mecha ou uma unidade do Sion (já que são criadas), ele vai receber 1 de ataque com o seu “Aperfeiçoar”.
Rapidamente ele vira uma unidade perigosa no campo e seu oponente não vai mais ter a opção de matá-lo com 1 Graveto Pontudo.
O Arsenal
Não é tão relevante, porque uma unidade tão enorme e tão cheia de palavras-chave já finalizava jogos muito bem.
Agora ele é um pouco mais chato de remover e bate um pouco mais forte.
A Monitora
Eu achei um buff legal para o caminho dos campeões.
Ela precisa de muita unidade na mesa fazendo habilidades ao atacar para conseguir ser relevante, se não é melhor você levar uma Balista de Ferro.
Primeira-Espada da Vanguarda
Carta muito poderosa na época das expedições, na rankeada nunca clicou e provavelmente não vai clicar.
Provavelmente o buff aleatório que Elite recebeu nesse patch. Alguém da Riot realmente deve gostar muito do arquétipo.
Cria do Vento
Buff para o arquétipo de elusivos sempre me dá medo.
Basicamente recebeu 1 de vida para ter mais consistência e sobreviver a remoções bobas.
Engenhoca Yordle
Eu chamaria de remoção de monumento amaldiçoado, já que o outro lado é criar unidades aleatórias multi-regionais e nos já vimos o quão problemático isso pode ser.
Ad
Não acho que é o suficiente para ver jogo, mas achei a carta interessante para Fadas, por exemplo.
Imagina no Contapedras Bandopolitano: Contenção Heroica buffando duas fadas; Engenhoca Yordle destruindo monumento (Ravina para proteger a mesa) ou te dando mais gás para late game; Veredito da Guardiã para remover algo muito grande e perigoso, como Feel The Rush.
Lâmina Zênite
Carta com design interessante, acaba sendo cortada pelo pecado de outros decks. Esse nerf é bem pesado e faz o ritmo de quem o utilizava ficar um pouco mais lento.
Já que era usada de maneira proativa, não dá para usar em um turno de defesa, deixando assim os decks de “Destinado” bem comprometidos.
Cosméticos
Skins
Nami Nível 1
Nami Nível 2
As skins estão de tirar o fôlego, eu amei o novo level up da Nami representando a sacerdotisa do grupo.
Dá uma olhada:
Esse tema de RPG combinou perfeitamente e, sinceramente, me deu uma nova perspectiva de encontro na taverna.
Bardo e Fizz receberam alteração no Level up caso você esteja usando a skin. Bem sutil, mas espero que apareçam mais coisas do gênero.
Bardo veio representando o bardo da equipe, enquanto o Fizz é o Ladino.
Bardo nível 1
Bardo nível 2
Fizz nível 1
Fizz nível 2
Darius, Lee Sin e Zilean só mudam o desenho na carta, mas não dá para menosprezar, já que as artes estão fantásticas.
Lee sin como o monge, Zilean como o druida e o Darius como o vilão da aventura.
Darius nível 1
Darius nível 2
Lee sin Nível 1
Lee sin Nível 2
Zilean nível 1
Zilean nível 2
Meus favoritos foram Nami, Fizz e Darius.
O Board
Caso você queira ouvir a música, é só dar play:
O Board é maravilhoso e conta com alguns segredinhos, como o jogo de Tellstones e Mechas vs Minions espalhados pelo cenário.
Emotes
O do Bardo não me hypou tanto.
Ad
Mas o do Zilean virou meta, eu sou bem apressado e odeio enfrentar jogadores lentos, e tá aí um emote perfeito para usar nessas situações.
Conclusão sobre o patch
Sinto que o jogo vai voltar a ter a cara das primeiras temporadas: Menos monumentos, menos criação de carta caótica.
Um jogo justo de boas unidades e boas remoções.
Os decks mais agressivos devem querer finalizar o jogo rápido e levar algumas opções de BURN para vencer.
Os decks midrange devem ter um ritmo um pouco mais lento, deixando cada vez mais desconfortável para o oponente, como o Kahiri e o Viego, que vão crescendo cada vez mais.
Devemos ver algumas listas focadas em feitiços duplicados com Karma ou o Jayce.
Provavelmente Ashe e LeBlanc midrange e Hecarim agressivo devem ser duas listas que vão aparecer, e com MUITA FORÇA.
Agradeço à atenção de vocês! Se quiser conhecer mais sobre meu trabalho, faço live todas as manhãs na Twitch.
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요