O novo formato de Legends of Runeterra, Contendas Diárias, já atraiu inúmeras reclamações, embora o modo esteja ativo há apenas alguns dias. O formato foi anunciado no início do ano, em janeiro, como uma nova forma de os jogadores competitivos usarem seus conhecimentos.
Desde então, porém, detalhes sobre o formato já vinham sendo discutidos e debatidos, notadamente, as taxas de inscrição, seu aspecto casual x competitivo e, agora que o formato foi lançado, os jogadores encontraram mais um possível problema: as longas horas de dedicação necessária para realmente jogar nele.
Ad
Taxas de entrada
Na temporada beta, para participar no formato diário, é necessária uma taxa de inscrição de 650 Fragmentos Verdes (um recurso gratuito no jogo adquirido por meio de missões, baús semanais e outras faixas de recompensa), mas, eventualmente, quando a temporada do torneio for ao ar, o preço determinado irá até 2000 Fragmentos Verdes.
Antes mesmo das Contendas Diárias começarem, os jogadores comentaram que o preço era muito alto para quem não jogava desde o lançamento do jogo. Para um jogador mais casual, considerando que as Contendas são um evento diário, é impossível participar de mais de 1 ou 2 Contendas Diárias por semana com o atual sistema de aquisição de recursos que o jogo oferece.
A título de comparação, para adquirir uma Carta de Campeão no jogo, as "staples" do jogo, para cada cópia delas são necessários 3000 Fragmentos Verdes. O baú semanal, além de dar um Wild Card de Campeão gratuita, um outro recurso para adquirir cartas de campeão, distribui em média de 3000 a 5000 shards, o que significa que um jogador casual que não jogou desde o lançamento do jogo possivelmente não conseguirá jogar o formato competitivo muito mais do que duas vezes por semana sem comprometer a aquisição de cards.
Problemas e erros de formato
Nesta quinta-feira, os jogadores foram apresentados ao formato "Padrão" Melhor de 3, 3 decks, 1 banimento no Contenda Diária.
Como as Contendas terminam quando o jogador obtém 6 vitórias ou 3 derrotas, isso exigia, no mínimo, 12 vitórias individuais para 6 vitórias consecutivas, ou o dobro disso, 24 partidas no máximo, caso o jogador não tivesse sorte com seus resultados. Os jogadores relataram um mínimo de 2 horas para completar a Contenda.
Considerando que em algumas regiões do mundo, esse novo modo de torneio começou por volta das 18h, com algumas regiões tendo horários de início às 21h ou mais tarde, mesmo os jogadores mais dedicados sentiram que o modo precisava de alguns ajustes.
Para piorar a situação, algumas regiões tiveram problemas para entrar no modo desde o início. O servidor EMEA, o europeu, só teve 4 horas de modo ativo das 12 horas prometidas, reduzindo o tempo para concluir o modo para um terço do que deveria ser. Alguns jogadores também receberam menos recompensas do que o prometido para este modo, outro bug que afetou significativamente os primeiros dias do Contendas Diárias.
Outro aspecto curioso deste modo é o fato de ainda ser uma decklist fechada, o que significa que os jogadores não podiam acessar as listas de seus oponentes. Embora isso seja semelhante ao que os Gauntlets eram antes, muitos jogadores competitivos e casuais reclamaram desse aspecto do modo.
Ângulo casual x competitivo
Muito se tem falado sobre o novo Circuito Competitivo de Legends of Runeterra. A maioria dos jogadores competitivos deu avaliações incríveis do novo sistema, mas alguns contestaram o Contendas Diárias em particular, já que seu papel no grande esquema se tornou um pouco confuso.
Ad
Existem alguns aspectos da Contenda que atendem aos jogadores casuais. O cronograma do novo formato já foi anunciado, contendo algumas limitações de deck bem inusitadas, ou melhor, a falta delas: o jogador poderá jogar com quantos campeões quiser, quantas regiões quiser, e até adicionar até 75 cartas em seu baralho em alguns dos modos.
Além disso, o matchmaking do modo não está mais ou menos completamente sintonizado com a classificação ou nível de habilidade dos jogadores, diminuindo o aspecto competitivo do modo, já que jogadores de alto nível geralmente enfrentam jogadores de baixo nível e a diferença no nível de habilidade é fortemente sentida por ambos.
No entanto, a dedicação necessária para jogar neste formato o impulsiona para um perfil competitivo e dedicado de jogadores. Para começar, a taxa de inscrição é algo que a maioria dos jogadores competitivos pode pagar, e não algo que jogadores casuais podem.
Além disso, como mencionamos anteriormente, alguns dos formatos de jogo usados neste torneio competitivo estendem o número de horas de jogo necessárias para adquirir recompensas completas para um mínimo de 2 horas por dia. Mesmo que isso deva ser algo que o perfil competitivo dos jogadores goste, nem mesmo os jogadores mais dedicados acharam esse tempo de jogo adequado.
Para completar a transformação, os "Troféus", tokens competitivos do jogo, que premia seus vencedores, são úteis para quem quer entrar no Mundial do jogo, previsto para acontecer ainda este ano. A competição para adquirir esses tokens levou os jogadores mais competitivos a experimentar esse modo o máximo que podiam e obter suas vitórias.
Onde dar feedback?
Os jogadores têm se manifestado em várias mídias sociais, incluindo Reddit, Twitter e Discord, sobre todas essas questões e, felizmente, os desenvolvedores do jogo, e Riot Rubinzoo, principalmente, por ser ele o responsável pelo aspecto competitivo do jogo, têm respondendo a perguntas, corrigindo bugs e coletando feedback geral sobre o novo modo competitivo de Legends of Runeterra.
Felizmente, todos esses problemas podem ser resolvidos nesta temporada Beta antes do início da temporada de torneios em abril.
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar