Legends of Runeterra

Game Guide

Singleton: Guia de Montagem + Top 3 decks para Contenda e Open Runeterra!

, Comment regular icon0 comments

Nesse artigo falaremos sobre o formato Singleton, que será jogado nas próximas contendas e Runeterra Open! Você ira aprender tudo como montar sua lista com 40 cartas distintas, e também falarei sobre o meu top 3 melhores decks para o formato.

Edit Article

Image content of the Website

Introdução

No dia 10/03, teremos um formato novo nas contendas diárias, o formato singular, mais conhecido como Singleton.

Essa maneira de construir decks dentro do LoR respeita as normas padrão de construção dos torneios oficiais nos quais utilizamos o “Riot Lock”, porém com algumas regrinhas diferentes.

Você só pode ter uma cópia de cada carta em seu deck, e você pode ter até três regiões em vez de duas. Maluquice, né? Pois é, fica mais maluco ainda quando eu te disser que dia 18/03 o torneio oficial da Riot, “Runeterra Open”, também sera jogado no formato Singleton.

Ad

Porém, como não são todas as pessoas que estão acostumadas a jogar, ou até mesmo construir esses tipos de listas, resolvi separar 3 decks Singleton que creio que serão os mais recomendados para você levar para os eventos. Dissertaremos sobre a montagem e a gameplay das listas, enquanto você aprende que 50% do sucesso de um jogador profissional de LoR vem do deckbuilding. Vamos lá!

Primeiros passos: Como começar a construir um deck Singleton

Image content of the Website

A primeira coisa a se considerar é que você está manejando uma lista que não será nem um pouco consistente comparada as suas listas normais de LoR. Como no Runeterra você trabalha sempre com até 3 cópias de cartas, isso maximiza muito as chances de você comprar essas cartas durante o jogo, e fazer algum combo ou algum desenvolvimento padrão do seu deck se repetir em diversas partidas.

Já no Singleton isso é bastante diferente. As suas chances de comprar uma carta são sempre 1/40, por isso a sua consistência é muito baixa.

Não se engane: ainda é possível construir uma lista muito forte considerando essa regra. O segredo é escolher com precisão o que você quer por na sua lista, e para você escolher sempre o certo, existem alguns conceitos que você deve aprender.

Escolhendo a região principal da lista: Cartas Boas

Chamo esse processo de “Cartas Boas”.

Você irá escolher uma região que você gosta, e a partir disso separar apenas as cartas boas. Aqui vai uma amostra das 5 melhores cartas de cada região para o formato Singleton, para te ajudar a ter um direcionamento na hora da construção, pois creio serem cartas que devem estar presentes no seu deck, caso você escolha a região em destaque.

- Bandópolis

Loading icon

- Águas de Sentina

Loading icon

- Demacia

Loading icon

- Freljord

Loading icon

- Ionia

Loading icon

- Noxus

Loading icon

- Piltover & Zaun

Loading icon

- Ilhas das Sombras

Loading icon

- Shurima

Loading icon

- Targon

Loading icon

Cartas sinérgicas da região principal

Depois que você separar as suas Cartas Boas, você pode adicionar algumas outras cartas que possuem um certo grau de sinergia com as suas Cartas Boas.

Ad

Essa parte talvez seja a mais difícil para quem não está acostumado com deckbuilding, mas basicamente é, por exemplo: identificar que você provavelmente têm no seu deck muitas cartas com a palavra-chave de Último Suspiro, por exemplo, então você adiciona cartas que possuem sinergia com esse tipo de mecânica.

Quando você preencher mais ou menos metade da lista com essas cartas da região escolhida, podemos passar para o próximo passo.

*Você não precisa seguir essa regra de preencher o deck pela metade a risca, mas normalmente é mais recomendado terminar o primeiro passo do nosso guia com 20 cartas. Não se preocupe, depois você alterará a sua lista.

Região de suporte: Cartas com sinergia, porém, de outra região

Esse passo é basicamente o passo a cima, porém agora você escolherá apenas cartas de outra região. Por exemplo: já que nosso deck possui muitas cartas com sinergia de Último Suspiro, procuraremos outras cartas de Último Suspiro, porém em outra região.

Provavelmente devem estar faltando mais ou menos de 10 a 5 cartas para você completar o seu deck agora. Sendo assim, você está pronto para o próximo passo.

Região Complementar

Agora você termina o seu deck com a terceira região. Você pode escolher as Cartas Boas que listamos lá em cima, ou escolher ainda mais sinergias que condizem com o seu deck. E pronto, você deve ter um deck com 40 cartas agora.

Mas ainda não acabamos.

Revisão da lista — Parte mais importante

Agora você deve sentar e repensar as suas escolhas. Uma dica muito importante para o formato Singleton é manter uma curva de mana triangular no seu deck. Ou seja, a sua curva de mana deve parecer mais ou menos com essa daqui:

Image content of the Website

Isso é de extrema importância, pois levando um número maior de cartas de 2 até 4 pontos de mana, você maximiza o seu número de interações com a mesa e com o jogo em geral, durante o midgame.

É bastante comum que listas Singleton funcionem sempre em um ritmo parecido, porém com ideias diferentes, em que você sempre terá um deck que conversa muito bem com o início, meio, e fim da partida.

Por conta disso, você deve deixar bem claro qual é a sua condição de vitória. Normalmente isso é feito usando feitiços ou unidades um pouco mais caras. Então, por mais que você não tenha tantas dessas unidades caras no seu deck, elas vão ser a grande matriz que vai te guiar para o fim de jogo sempre.

Sobre o Ritmo do Singleton

Image content of the Website

Por você estar jogando com uma lista com 40 cartas diferentes, é normal que o ritmo de jogo sempre seja um pouco mais lento, porém bastante cadenciado, pois cada jogada que você faz é única, e cada remoção ou unidade trocada na mesa conta muito no final do jogo.

Caso você perca algum campeão, não tem volta, ele se foi para sempre - você não comprará outro igual, e como não vale tanto a pena investir em ferramentas de proteção para as suas unidades, é mais recomendado sempre levar unidades que tragam valor à mesa.

Ad

Isso quer dizer que, em geral, unidades que criam, compram, ou invocam cartas, são as melhores opções sempre. Aqui vai o meu top 5 melhores cartas para o Singleton considerando o tópico que abordamos agora:

Loading icon

É por isso que listas muito agressivas não funcionam tão bem no Singleton. Você até pode fazer um deck recheado de Burn e unidades pequenas, mas o valor sempre será muito melhor nessas situações com 40 cartas distintas.

Caso você seja um jogador de Aggro, minha recomendação é jogar com listas mais midrange, que são bastante lineares, e com unidades parrudas. Normalmente você encontra essas unidades em Demacia, Freljord, e Shurima.

Singleton é um ótimo formato para jogadores que adoram Decks de controle, pois o ritmo de jogo sempre será lento, e com tomadas de decisão críticas desde os primeiros turnos.

Top 3 Decklists que Recomendo

Agora que você aprendeu a montar o seu deck de Singleton, aqui vão 3 decks que recomendo você utilizar. Na minha visão, são as três melhores formas de se jogar o formato e podem ser super bem sucedidas na sua jornada competitiva.

Darkins Singleton

Loading icon

Essa lista funciona muito bem no formato Singleton, mesmo os campeões Darkin terem tomado nerf, pois a mecânica de comprar os campeões Aatrox e Kayn deixa o seu deck consistente.

Outra mecânica que faz bastante sentido são os equipamentos Darkin que vão acumular na sua mão, pois nesse tipo de formato, é muito fácil ficar com poucas cartas na mão. Porém, os Darkins vão acumulando na sua mão durante o jogo, e depois no final da partida podem ser invocados gerando muito valor. É como estar o tempo todo reciclando uma carta.

É muito limitada a quantidade de cartas que destroem equipamentos nesse formato, e por causa disso essa estratégia é bastante segura. O Resto da lista é um apanhado de Cartas Boas de Shurima, que tentam sinergizar com o Akshan. Essa lista é uma ótima opção para quem gosta de listas mais agressivas e um jogo um pouco mais rápido.

Super Nox Control

Loading icon

Esse deck é uma mistura e também uma releitura de duas listas, o Noxus-Control Norra e Swain, com Jhin e Annie.

Já é um tipo de arquétipo bastante conhecido pela comunidade, e com certeza todos devemos concordar que os portais da Norra são incríveis para o formato Singleton. Porém, você deve estar se perguntando: o porquê estamos usando o Jhin, não é melhor usarmos a região de Piltover?

Creio que as cartas de Piltover & Zaun nesse tipo de deck o tornam um pouco responsivo demais, e trazem um tipo de gameplay que faz com que o deck faça múltiplas ações em muitos turnos seguidos. Isso faz com que a lista fique sem gás muito rápido, por isso, creio que a utilização do Jhin facilita mais a ideia de jogar na curva que estamos procurando.

E também o campeão abre para nós uma gama muito grande de finalizadores que podem virar a partida ao nosso favor, como, por exemplo: A Diva de Zaun, Rex Correnteza, e até mesmo a Aquela Que Vaga se você estiver com coragem. Sem contar algumas cartas que são incríveis para o meio de jogo, como Assombrofera e Ignifalco Solari.

Ad

Super Gatástrofe Seraphine Extravaganza

Loading icon

Para mim essa é a melhor lista Singleton possível no jogo. Essas três regiões combinam perfeitamente entre si, pois note que cada carta gera valor, ou remove alguma unidade.

Espere jogar muito contra esse tipo de deck durante os finais de semana, pois creio ser a forma mais popular e bem aceita do formato. Listas parecidas com essa são meta e jogadas por jogadores de topo de tabela na fila mestre; esse tipo de arquétipo até foi o responsável por eu pegar mestre essa season.

É de se esperar que seja a lista com o melhor desempenho nas contendas, de longe, até porque é difícil pensar uma maneira fácil de parar o valor desse deck se utilizando de outra lista Singleton. Apesar de eu deixar bastante claro durante esse artigo que você precisa escolher cartas para serem os seus finalizadores, esse deck não possui uma condição de vitória específica, justamente por ser muito fácil para essas regiões criarem muitas cartas e gerarem muito valor, e por causa disso normalmente a vitória vem de cartas que você criou na sua mão.

Portanto, esse deck pode ser classificado como uma lista bastante difícil de ser jogada, pois as suas tomadas de decisão são muito importantes, e o tempo inteiro você estará criando cartas novas que precisam fazer sentido com o que está acontecendo no jogo.

Conclusão

Agora você aprendeu tudo sobre o formato Singleton, desde a montar decks e escolher as melhores listas.

Espero que tenha gostado do artigo! Se você gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar e comentar nas redes sociais. Até mais!