Introdução
O Patch 4.8.0 de variedades chegou, com muitas mudanças sendo introduzidas no jogo. Muitos buffs e nerfs foram feitos, e focados em dois formatos diferentes: Padrão e Eterno. Por isso, como de praxe, venho trazer para vocês minha análise completa das mudanças deste Patch.
Se você estiver interessado em ver a minha análise sobre as cartas novas do patch 4.8.0., é só clicar aqui.
Ad
Lembrando que a análise será baseada apenas na minha experiência de 3 anos narrando e competindo em torneios de LoR. Caso você concorde ou discorde de mim, deixe sua opinião também nos comentários. Vamos para a análise!
Patch 4.8.0.
Esse Patch Notes foi incrivelmente extenso, pois tivemos mudanças em cartas dos dois formatos. Para facilitar a visualização das cartas, foi separada as mudanças em partes, e, por isso, faremos essa separação aqui também.
Nerfs do Formato Padrão
A Força dos Campeões - Novo texto: 8 de custo. Conceda +4/+4 para aliados nessa rodada e Mobilize.
A Força estava forte demais, e com certeza era uma carta que carregava algumas estratégias que não deveriam existir, como a lista de Lucian e Illaoi que surgiu do nada dias antes do Open de Canto da Sereia. Alguns arquétipos de Tristana também abusavam dessa carta de forma um pouco tóxica para o jogo.
Agora, essa carta te força a levar unidades Patrulheiras caso você queira atacar múltiplas vezes durante um turno, abusando dos atributos adicionais. Ainda acho que esse feitiço pode ser um finalizador forte para listas de Demacia, mas com certeza será muito mais fraco, e pode até mesmo desaparecer um pouco do radar competitivo nos próximos dias.
Monumento do Sumidouro - Novo texto: 4 de custo. Plante 5 cogumelos.
Essa carta não corrobora com a identidade da região de Piltover & Zaun.
Não acho que esse nerf é o suficiente para essa carta, ainda mais que agora você planta cogumelos adicionais. Ela ainda será usada em listas competitivas, e ainda trará muita dor de cabeça para jogadores das filas ranqueadas.
Condensar - Novo texto: 3 de custo.
O Condensar é uma carta forte demais, e acredito que esse nerf não se aplica somente a interação dessa carta com o Rex Correnteza, mas sim com todo o arquétipo de Jhin com Bandópolis.
Agora, com o custo aumentado, essa carta será usada apenas em decks mais lentos de Controle que usam dessa região.
Swain - Novo texto: Você causou 16+ de dano fora de combate.
Esse nerf, por incrível que pareça, não afeta muito a eficiência do campeão. Agora que o foco competitivo é o Eterno, com as cartas desse formato, o Swain sobe de nível num piscar de olhos.
Na verdade, ele já subia até mesmo com as cartas do formato Padrão. Acho que este é um nerf bem-vindo, que deixa o Swain um pouco mais fraco em todos os formatos.
Ad
Chamas Purificadoras - Novo texto: Dê +2/+2 a 2 aliados na mão.
Esse nerf é bastante pesado e merecido. Agora, não é mais possível buffar a unidade que está em campo, apenas unidades das mãos. Isso atrasa em muito as estratégias de listas de Elusivo, as quais são um problema em todos os formatos.
Esses decks sempre performam razoavelmente em torneios grandes e na fila ranqueada. O problema é que eles não interagem com o oponente, fugindo dos ideais que a Riot tem para o Runeterra em 2023. Sendo assim, acho muito justo o nerf em Chamas Purificadoras.
Pirueta - Novo texto: 3 de custo. Eu custo 2 a menos.
Este é outro nerf muito justo. O foco foi deixar a Pirueta mais concentrada em ser uma peça para se usar em um combo após ativar o efeito de Saquear, e não para que a própria carta ative esse efeito.
De todas as mudanças, acho que essa foi a mais precisa, pois ainda é possível lançar esse feitiço por 1 de custo, mas você não consegue mais tão facilmente causar dano ao Nexus inimigo com ele.
Briga de Peixe - Novo texto: 3 de custo.
Essa mudança é bastante justa também, pois equipamentos são uma ferramenta muito popular no Padrão, e a grande maioria das listas competitivas levam esse tipo de interação, e também levam essa carta. Golpear só de um lado é um efeito um pouco forte demais, considerando que a carta que golpeia ainda por cima está carregando atributos adicionais com o seu equipamento.
Acho que esse feitiço ainda será usado, porém, as interações com ele durante as partidas serão muito mais pontuais.
Lorde Jubalarga - Novo texto: 3/4.
Esse nerf não muda em nada, pois essa carta continua forte. 4 pontos de vida ainda é o suficiente para fugir de muitas remoções do jogo inteiro. A grande força aqui se encontra em seu efeito, e, se o Lorde Jubalarga é forte com 1/1 de atributos, após ser jogado de um Condensar, com certeza ele ainda é forte com 4 pontos de vida.
Criptas de Helia - Novo texto: 5 de custo.
Esse nerf pesa bastante as listas de Nasus. Essa carta era 5 de custo originalmente, e só voltou a ser usada depois do Buff para 4 manas. Por isso, acredito que esse nerf é o suficiente para aposentar as listas de Nasus por enquanto.
5 de custo quebra muito o ritmo de jogo que o deck de criptas possui, e, como a montagem da lista é muito relevante quando se trata de custo das cartas, aumentar o custo da própria Criptas de Helia acaba com o deck.
Chio - Novo texto: 1/2.
Essa mudança é muito bem-vinda, considerando que listas agressivas vem abusando do Chio como uma unidade barata que gera valor. Ele poder crescer o seu ataque durante a sua estadia na mesa às vezes parece um pouco abusivo demais. E, por isso, diminuir o ataque dele faz sentido.
Ad
Chave de Retornância - Novo texto: +0/+1. Impacto removido.
Não sei se essa mudança é um nerf, para sem bem sincero. Os decks nos quais essa carta entra são listas de descarte agressivas, e dar atributos defensivos a unidades Aggro é historicamente desbalanceado.
Veremos nos próximos dias como essa carta irá performar competitivamente, mas acho que é possível que ela esteja ainda melhor do que antes. (A Riot não se pronunciou a respeito dessa mudança, então talvez nem eles entenderam).
Almirante Shelly - Novo texto: Sem Sintonia.
Mais um nerf em listas de Fizz Samira. Já é um dos decks mais nerfados da história.
Essa mudança veio pois tivemos uma alteração na campeã Nami, e essas duas cartas interagem muito bem uma coma a outra. Visto que possivelmente a Nami voltará a ver jogo, é um nerf que faz sentido.
Buffs do Formato Padrão
Palácio do Senhor da Guerra e Tesouro do Senhor da Guerra - Novo texto: 8 de contagem.
Essa mudança facilita bastante a volta do Akshan para o meta, considerando que o campeão está um pouco fraco e em desuso. No Eterno, ele obviamente pode ser explorado melhor, mas, no Padrão, ele sofre bastante para se encaixar no meta, e essa mudança pode dar uma ajudada para o campeão se encontrar um pouco melhor no estado atual do jogo.
O Rei Poro - Novo texto: Quando eu subir de nível, crie um Porito Especial na mão.
Essa mudança traz para o campeão uma qualidade de vida muito bem-vinda. Mas dificilmente mudará a taxa de vitória dos Poros. Acredito que o problema dos Poros é o ritmo um pouco estranho que o deck tem de ter que ficar invocando muitas unidades de custo baixo, e precisar de feitiços específicos para aumentar os atributos delas, sem ter muitas compras de carta.
O problema nunca foi O Rei Poro, mas mesmo assim é um buff que melhora sim o deck - mas não o suficiente para fazê-lo virar meta.
Porito Nevado - Novo texto: Congele um inimigo.
De longe, essa carta era o pior Porito de todos, pois não fazia muito sentido por um limite de poder para o Congelamento. Essa mudança faz com que a lista de Poros agora consiga interagir melhor com decks do meta, e tenha uma alternativa defensiva contra unidades grandes.
Essa mudança é mais impactante que a do O Rei Poro.
Furtivista de Dirigível - Novo texto: 2/3.
Essa mudança apenas tira essa carta do alcance de Disparo Místico e Nota Aguda, mas, fora isso, em grande maioria das matchups as quais essa carta enfrenta, que não levam essas duas cartas, não faz diferença nenhuma.
Ad
Porcouriço - Novo texto: Eu ganho +2/+1 na primeira vez que um aliado se transformar.
Essa mudança faz sentido, uma vez que o padrão de atributos no Runeterra para cartas com esse tipo de efeito é 3/3. Podemos fazer uma comparação direta dessa carta com o Lasquinha, que sempre foi 3/3. O Porcouriço antigamente como um 2/3 não corroborava muito com o nível de poder dos atributos gerais do jogo.
Riven - Novo texto: Ao aumentar o meu poder pela primeira vez a cada rodada, eu ganho a mesma quantidade de poder.
Essa mudança é bastante confusa, mas, basicamente, agora efeitos temporários de aumento de ataque, são pela metade temporários. Isso quer dizer que, se você jogar um Elixir da Ira, você ganha +3 de ataque temporário do efeito do Elixir e +3 de ataque para sempre do efeito da Riven.
Essa mudança também funciona para equipamentos: se você equipa a Riven no início da rodada, ela ganha o ataque do equipamento enquanto estiver equipada, e também ganha o mesmo ataque permanentemente.
Nami - Novo texto: Subir de nível: Você jogou +6 feitiços com uma Nami aliada em jogo.
Nami Final Level - Novo texto: Ao jogar um feitiço, dê +2/+1 ao aliado mais fraco que não estiver imóvel.
Essa mudança é a mais pesada do patch para o formato Padrão. A Nami estava sofrendo demais para encontrar um deck depois dos nerfs pesados que ela tomou. Outro fator que a impedia bastante de ver jogo é que seus seguidores também acabaram sendo nerfados, pois eram muito relevantes em outros arquétipos. E isso acabou nerfando a campeã por tabela.
Esse rework permite que a Nami não fique mais presa naquele estilo de jogo de ter que ficar bancando mana todo turno para poder subir o nível dela. Agora, os decks de Nami possivelmente serão muito mais focados em proteger a campeã assim que ela toca a mesa, do que ficar manejando a sua mana para poder combar com ela apenas no nível 2.
Agora, você é obrigado a jogar a Nami em campo para poder subir o nível da campeã, e isso com certeza mudará muito o estilo de jogo dela, e criará um arquétipo completamente diferente.
Só o tempo dirá o que será possível de fazer com a Nami agora, mas acredito que ela terá um futuro bastante próspero, uma vez que é relativamente fácil jogar 6+ feitiços com uma unidade específica em campo, como a Samira.
Guardião do Sol - Novo texto: 2/3.
Essa carta sofreu um nerf bastante pesado, e agora pode voltar a fazer parte do arquétipo de Amanhecer. Acho que essa distribuição de atributos nova é bastante saudável para essa unidade, e ela pode, sim, aparecer futuramente em listas de Leona.
Ad
Vigia da Dracoguarda - Novo texto: 5/5.
Essa carta acaba de receber uma mudança drástica nos seus atributos, mas ainda não sei se é o suficiente para fazer com que listas de dragão voltem a ver jogo.
O problema dessa carta é que Contemplar um dragão é um efeito que torna a lista dos dragões inconsistentes. Pois você precisa considerar na sua montagem de deck os dragões, as unidades que precisam Contemplar os dragões, e os feitiços que protegem os dragões. É muita coisa.
Por isso essa carta talvez ainda não habilite sozinha o arquétipo, mas acho que ela pode aparecer com apenas uma cópia em listas de Shyvana caso a campeã volte a aparecer.
Linha na Agulha - Novo texto: 2 de custo.
Acho que a Riot fez pouco caso da descrição da mudança dessa carta. Eles usaram o termo “pequena mudança”, mas acho que essa mudança é muito relevante. Essa carta é uma Atrocidade que só pode ser usada em unidades, e isso é bastante relevante em listas dinâmicas, que até mesmo não precisam levar a Gwen.
Por isso acho que essa carta foi promovida de inútil para usável com essa mudança, pois agora é possível considerar uma cópia dela em arquétipos Midrange de Ilhas das Sombras. O problema é achar esses decks no formato Padrão.
Golpe Incansável - Novo texto: Cure em 5.
Esta é mais uma mudança aparentemente drástica para os dragões. Cinco pontos de vida é muita coisa, mas, por experiência própria, eu acho que não faz muita diferença para essa carta curar 2 ou 5.
Muitas vezes, os dragões acabam batalhando contra unidades que possuem 3 ou 2 de ataque, e por isso eles ficam sempre com 1 ou 2 de vida a menos que o seu máximo. Então, é uma mudança bastante otimista na minha opinião, no sentido que você espera que a sua unidade precise de tudo isso de cura.
No fim do dia, obviamente essa mudança é bem-vinda, mas não acredito que faça diferença alguma, na prática.
Confronto - Novo texto: Dê desafiador a um aliado. Se ele for um dragão, compre 1.
Essa é a mudança que faz mais diferença e com certeza impacta mais o jogo. Comprar cartas sempre foi uma fraqueza do arquétipo de dragões, e essa carta, sozinha, pode fortalecer o arquétipo o suficiente para trazê-lo de volta das cinzas.
Esse efeito é muito barato, e, ainda por cima, é o feitiço de assinatura da campeã Shyvana, então será uma carta relativamente comum nessas listas. Essa mudança vai botar os dragões novamente no radar dos jogadores.
Sombra da Alvorada - Novo texto: 6 de custo.
Ad
Essa mudança conserta um pouco dos problemas que Ilhas das Sombras tem: seus feitiços de remoção são muito caros. Agora, com um custo mais acessível, essa carta pode ser considerada em listas que não se dão muito bem contra mesas extensas, ao invés de Vingança.
Barragem de Mísseis - Novo texto: Cause 4 de dano a um inimigo e 1 de dano a todos os outros inimigos.
Essa mudança é muito forte, pois o escopo de 4 pontos de vida pertence a unidades que em sua maioria custam de 4 a 6 pontos de mana, e uma carta de 5 custo encaixa perfeitamente no meio. Agora, sim, esse feitiço faz sentido e pode ser jogado em alto nível em listas de Controle.
Erradicação - Novo texto: 5 de custo.
Essa mudança é outra focada em dar para Ilhas das Sombras uma qualidade de vida melhor a respeito dos seus feitiços lentos de remoção.
Erradicação é ótima, mas nunca foi a primeira opção para limpar o campo que os jogadores de Ilhas das Sombras usavam nos seus decks. Agora, ela pode aparecer em listas em uma cópia apenas, como uma opção de remoção em massa contra arquétipos agressivos.
Ajustes em Cartas do Padrão
Jax - Novo texto: Você atacou com 16+ de poder de aliados equipados.
Agora, você não precisa mais golpear com as suas unidades equipadas para subir o nível do Jax. Basta apenas declarar o ataque com elas. A Riot considera isso um ajuste, mas acredito que essa mudança é um buff muito relevante que muda bastante a forma de jogar com o campeão.
Agora, não é mais possível responder à subida de nível do campeão se o jogador de Jax prepara um ataque aberto. Antigamente, como você precisava golpear com unidades equipadas para subir o nível do Jax, era possível parar a subida de nível dele durante um ataque aberto, usando de feitiços de remoção e atordoamentos, mas agora não é mais possível fazer isso.
Guia do Reino e Estudioso do Portal - Novo texto: Fada.
Agora essas cartas são fadas e não mais yordles. Essa mudança não faz diferença alguma.
Buffs do Formato Eterno
Lee Sin - Novo texto: Subir de Nível: Você jogou 8+ feitiços.
Essa mudança é bem-vinda para o campeão, uma vez que o seu estilo de jogo não é mais tão extremamente polarizado como antigamente. Hoje em dia, outras regiões e decks mais modernos são melhores equipados para lidar com ele. E por isso faz sentido que esteja um pouco mais forte.
Ad
Névoa Fulminante - Novo texto: 4 de custo.
Esta é outra das mudanças de custo em feitiços de remoção lentos de Ilhas das Sombras. Realmente, essas mudanças são um padrão da região para o Patch, e com certeza fazem com que a região esteja muito melhor equipada com o meta possivelmente super agressivo do formato Eterno.
As Presas - Novo texto: 3/2.
Essa carta é uma das favoritas da comunidade a bastante tempo e, desde que ela foi nerfada há uns anos, e depois rotacionada, muitos ficaram tristes.
Agora essa unidade poder voltar aos decks de Targon como uma unidade muito forte que controla bem os turnos intermediários da partida, te gerando recursos que são sempre muito flexíveis e úteis durante o jogo.
Mudanças de Pouco Impacto
Houve uma série de mudanças em atributos em diversas cartas, e não vale muito a pena comentar cada uma delas para poupar o meu e o seu tempo. Por isso, separei apenas as que acho que são as mais relevantes, e que de fato mudam alguma coisa no jogo.
Sapo Espinhoso - Novo texto: 3/1.
Essa carta sempre teve um problema: ela é um seguidor que precisa morrer, mas tem 4 pontos de vida. Agora com apenas 1 ponto de vida, e três de ataque, essa unidade troca completamente de estilo de jogo e agora é um bloqueador e um atacante muito mais incisivo, que te ajuda muito a entrar nas Profundezas.
Agora, sim, Sapo Espinhoso pode voltar a fazer parte do arquétipo do Nautilus.
Cardume Disperso - Novo texto: 5 custo, 5/5, Sem sintonia.
Cardume Disperso já estava fazendo parte de listas de Karma com Ilhas das Sombras no formato Eterno, e perder 1 de custo nessa carta é muito relevante para esses decks. A sintonia não faz muita diferença no fim do dia.
Crocólito Ancestral - Novo texto: Assustador.
Essa mudança, usando as palavras de Joeysticks, “é sacanagem”. Essa unidade é extremamente forte se tirada na Cronologias Simultâneas, e todos nós do competitivo sabemos que essa unidade aparece com muita frequência dessa forma.
Acho esse buff muito desnecessário, e torna a interação do Crocólito Ancestral com os decks de Cronologias ainda mais tóxica.
Pico Pontestrelado - Novo texto: 1 de custo.
Essa carta agora pode entrar curvando no turno 1, e isso faz bastante diferença, pois monumentos não conseguem atacar ou defender, então eles normalmente precisam de um custo mais baixo. Pico Pontestrelado, por incrível que pareça, era pesada demais para o efeito que tem.
Agora, essa carta pode ser uma adição muito forte para listas de Targon lentas que abusam de unidades Celestiais.
Ad
Pedras Destinadas - Novo texto: 0/4.
O escopo inteiro de ramp está no formato Eterno, e essa carta é a principal do arquétipo. Aumentar a vida dessa carta ainda não a tira do alcança de Quietus, mas com certeza diminui bastante a quantidade de cartas de remoção que podem resolver ela.
As pedras são sempre uma ameaça constante por acelerarem demais o ritmo de jogo, e por isso devem o tempo inteiro ser alvo de remoções. Os atributos defensivos dessa carta permitem que ela sobreviva a uma gama muito maior de ataques e dano direto.
Ritual de Renovação - Novo texto: Súbito.
Mudanças de velocidade sempre são muito impactantes no jogo, e Ritual de Renovação com toda a certeza agora será jogável. Curar 4 pontos de vida por 4 de custo é muito justo, e de forma súbita, comprando uma carta, é um feitiço possivelmente forte o suficiente para ser considerado 3 cópias em decks de Karma e outras listas de Controle de Ionia no Eterno. Outro fator que torna essa carta ainda mais forte é que ela é presente no Contapedras Ioniano.
Ionia é uma região muito forte no Eterno, e o Ritual de Renovação pode mudar bastante o estado do meta, uma vez que essa carta agora pode ser uma das melhores ferramentas anti-Aggro do jogo.
Ajustes no Formato Eterno
Vladimir - Novo texto: Jogar: Cause 1 de dano a qualquer número de aliados para causar a mesma quantidade a um inimigo.
O Vladimir, há muito tempo, é um campeão extremamente ruim. Com esse rework, ele se transforma em uma ferramenta de controle para listas de Midrange, que comba muito bem com identidade Controle de Noxus, misturado com Midrange em Freljord.
Muitas mudanças desse Patch, incluindo a carta nova Salão de Banquetes Carmesim, permitem que o campeão agora finalmente possa ser jogado, quem sabe até mesmo em alto nível. O problema do arquétipo do Vladimir sempre foi o ritmo muito lento do deck, somado as interações ruins que o campeão tem com as suas próprias cartas.
O campeão só é forte quando chega no nível 2, e, agora, ele sozinho pode subir de nível sem necessariamente você precisar montar um deck focado nele. Ou seja, agora as interações de Vladimir com seus seguidores são muito mais completas e diretas, e ele também pode ser usado como uma remoção, algo que não existia antes no arquétipo.
Acredito que decks de Vladimir não precisarão necessariamente levar os seguidores Carmesim, pois você pode combar o campeão com o Swain com muita facilidade montando uma lista de Noxus Control com elementos mais rápidos de Midrange. Mas nada impede de você testá-lo com o Braum no primeiro dia, igual a todo mundo.
Conclusão
Ad
Se você leu até aqui, agora tem a análise completa do Patch 4.8.0.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment