Legends of Runeterra

Opinion

Os campeões mais nerfados na história do LoR

, Comment regular icon1 comments

Chegou a hora de matar a curiosidade e descobrir quais campeões a Equipe de Balanceamento não perdoa na hora dos nerfs!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

O Legends of Runeterra completou 2 anos de existência em abril e desde o lançamento do beta já houve uma série de mudanças, incluindo muitos nerfs e buffs na maioria dos campeões do jogo. E quando o assunto é nerf, a comunidade sempre se manifesta para pedir enfraquecimentos naqueles campeões fora da curva, o que resulta em discussões bem empolgantes.

Mas vocês sabem quais são os campeões que mais sofreram nerfs desde o beta? Não? Então está no lugar certo, pois preparei um ranking para matar a curiosidade de todo mundo.

Ad

O ranking começa com os campeões com menos nerfs (2) e vai aumentando até chegar no campeão que teve o maior número de nerfs (5). Excluí os que tiveram apenas um nerf, pois não faz sentido colocar em uma lista que tem como objetivo trazer os MAIS nerfados — sendo assim, o ponto de partida é 2, e como há bastante campeões com esse número, não vou explicar tão detalhadamente seus nerfs, mas os próximos terão mais explicações.

Confira o ranking logo abaixo!

4º lugar: campeões com 2 nerfs

Image content of the Website

Braum

Poder reduzido de 1 para 0.

Custo aumentado de 3 para 4.

Draven

Ataque reduzido de 4 para 3.

Vida reduzida de 3 para 2.

Irelia

Condição de subir de nível aumentada: de 12 aliados atacantes para 14.

Dueto impecável: custo aumentado de 1 para 2.

Lissandra

Observador ao invés de obliterar o deck do oponente, passou a deixar 3 cartas de não-campeões.

Aumento no número de aliados para fazer o Observador custar 0: de 4 para 5.

Lucian

Perseguição Implacável: de rápido foi para lento e custo aumentado de 3 para 4.

Lux

Custo aumentado de 5 para 6 (Revertido).

Poder reduzido de 5 para 3, depois aumentado para 4 e reduzido novamente para 3.

Miss Fortune

Removido Sobrepujar no nível 2 (Revertido)

Chuva de Disparos: custo aumentado de 2 para 3 (Revertido)

Poppy

Poder reduzido de 4 para 3 e depois 2.

Trundle

Vida do Pilar de Gelo reduzida de 8 para 6.

Vida reduzida de 6 para 5 (Revertido).

Twisted Fate

Condição de subir de nível aumentada: de comprar 8 cartas para comprar 9.

Escolha uma Carta: de comprar 3 cartas para comprar 2.

3º lugar: campeões com 3 nerfs

Image content of the Website

Anivia

Loading icon

Anivia mudou bastante desde o início do LoR. Para começar, ela não podia bloquear, tinha 4 de ataque, sua Tempestade Glacial não causava dano ao Nexus e para a campeã subir de nível, era só ter o Ovonivia vivo no início da rodada. Isso mesmo, não precisava estar Iluminado. No primeiro patch notes do Beta aberto, isso já foi mudado. Ela passou a subir de nível quando você está Iluminado e foi removida a incapacidade dela de bloquear.

Com isso, também vieram alguns nerfs: o custo dela aumentou de 6 para 7, o Ovonivia teve sua vida reduzida de 2 para 1 e a campeã também teve seu poder reduzido de 4 para 2.

Esses 3 foram os únicos nerfs que Anivia recebeu, depois disso ela começou a receber alguns buffs: na atualização 1.0, Tempestade Glacial passou a causar dano ao Nexus inimigo; no patch 1.4, reverteram o nerf no custo da campeã, então ela retornou a custar 6 manas e por fim, no patch 3.0, ela recebeu buffs em seu status, se tornando 3 / 5.

Aphelios

Loading icon

Desde que chegou ao jogo, na atualização 2.1, Aphelios se tornou um dos campeões mais fortes e populares do LoR. Com isso, a comunidade começou a pedir nerfs e eles vieram! O primeiro foi na atualização 2.3 e foi um nerf não tão impactante: ele teve apenas um ponto de vida reduzido, se tornando um 3/2.

Ad

Como o campeão pertence a Targon, uma região que oferece muitas formas de proteção, esse nerf não diminuiu seu poder. Portanto, na atualização 2.5 veio o segundo nerf no campeão: suas Armas Lunari tiveram o custo aumentado de 2 para 3. Para não ficar tão injusto, nesse mesmo patch, Presentes do Além passou a custar 1. Ainda assim, o aumento no custo das armas foi suficiente para o campeão perder sua popularidade e cair no esquecimento.

Na atualização 2.11, tentando fazer Aphelios ver mais jogo, a Riot voltou atrás e devolveu o ponto de vida que retirou do campeão, então ele voltou a ser 3/3. Contudo, ainda faltava uma coisa para o campeão ter seu poder de volta: as Armas Lunari.

Na 3.4, a equipe de balanceamento do jogo reverteu as mudanças das armas, então elas passaram a custar 2 novamente e Presentes do Além, para acompanhar a mudança, teve o custo aumentado de 1 para 2. Além disso, houve o terceiro nerf em Aphelios, sendo este na arma Crescendum, que parou de trazer aliados de custo 2 do deck e começou a invocar seguidores aleatórios de custo 2 das suas regiões.

Ezreal

Loading icon

Ezreal foi outro que causou bastante no LoR, principalmente acompanhado pela Karma. Mas vocês lembram de como ele era lá no começo? Então, no início, sua forma upada, ao golpear o Nexus inimigo criava um Disparo Místico fugaz que custava 0. Sim, isso mesmo! ZERO de custo. Bastante roubado, né? Mas já no primeiro patch notes do beta aberto ele foi nerfado e o Disparo Místico fugaz passou a ter seu custo normal (2).

Ainda assim, o Ezreal em seu nível 2 tinha uma habilidade muito poderosa: ele causava 2 de dano no Nexus inimigo quando utilizava qualquer feitiço. Sendo assim, para fazer com que Ezreal demorasse a subir de nível, houve o segundo nerf no campeão: um aumento na quantidade de inimigos que ele precisava alvejar para subir de nível. Antes eram 8 inimigos e na atualização 1.10 passou a ser 10 inimigos.

Contudo, o Ezreal upado ainda fazia o mesmo estrago, então na atualização 1.14 chegou o terceiro nerf no campeão: na sua forma upada, ao invés de causar 2 de dano ao Nexus inimigo quando qualquer feitiço é utilizado, Ezreal só causa 1 de dano. Porém, se você alveja algum inimigo, ele causa os 2 de dano no Nexus do oponente.

Para compensar esse nerf, foi diminuída a quantidade de inimigos que ele precisava alvejar para subir de nível: de 10 para 6.

Thresh

Loading icon

Todos os 3 nerfs do Thresh foram no primeiro patch notes do beta aberto, sendo eles:

1) A Caixa mudou de súbito para rápido e teve um rework, passando a ser como é agora (antes ela era parecida com o feitiço Fogo Espiritual).

2) Ele perdeu a habilidade de se curar em 1 quando um inimigo morria.

3) A condição do campeão subir de nível foi mudada. Antes ele só precisava ver 3 inimigos serem eliminados e após esse patch, passou a ser 6 unidades (sendo elas aliadas ou inimigas).

Após esses nerfs, Thresh ficou do jeito que é até os dias de hoje, não tendo sofrido nenhum nerf desde então.

Ad

2º lugar: campeões com 4 nerfs

Image content of the Website

Kalista

Loading icon

A Kalista é outra que mudou bastante. A princípio, ela tinha uma habilidade ao ser jogada, que era a seguinte: eu me vinculo a um aliado. Ele ganha +2|+0 enquanto estivermos vinculados. Em seu nível 2, ela continuava com essa habilidade, mas ao atacar, ela ressuscitava o aliado vinculado e o trazia para o ataque junto com ela. Bem forte e condizente com a Kalista no LoL, né? Mas infelizmente, tudo isso foi removido no patch 0.9.2 e a Kalista passou a ser como é atualmente: sem nenhuma habilidade no nível 1 e com a mecânica atual do nível 2.

Além disso, nesse mesmo patch, houve um terceiro nerf na campeã: um aumento no número de aliados que ela precisava ver morrerem. De 3 para 4. Algum tempo depois, no patch 0.9.4 eles reverteram o nerf e voltou a ser 3 aliados.

Por fim, o último nerf que Kalista sofreu no patch 0.9.2 foi no seu feitiço Lança Negra. Ele teve seu custo aumentado de 2 para 3.

1º lugar: campeões com 5 nerfs

Image content of the Website

Karma

Loading icon

A recordista de nerfs não poderia ser outra, né? Devido ao seu grande poder, Karma está sempre passando por mudanças, visto que qualquer buff nela ou até mesmo em outros campeões, mecânicas e regras do jogo, podem fazer as coisas saírem do controle muito rapidamente.

O primeiro nerf que a campeã sofreu foi na atualização 0.9.3. Seu feitiço, Perspicácia das Eras, perdeu a capacidade de se autogerar e passou a criar apenas outros feitiços aleatórios.

Na atualização 1.2, Karma teve seu custo aumentado de 5 para 6 (o nerf foi revertido no patch 2.11). Já no patch 1.3, nerf duplo: tanto Karma como Perspicácia das Eras perderam a capacidade de gerar feitiços de outras regiões e passaram a criar somente feitiços aleatórios das suas regiões.

Por fim, houve o maior nerf: no patch 3.6, com as mudanças de Conjurar para Jogar, Karma foi indiretamente nerfada, visto que os principais parceiros dela (Ezreal e Lux) não combavam mais com a campeã, portanto, ela parou de ver jogo e foi colocada de lado até agora. Nesse mesmo patch, houve um buff para a campeã, como forma de "compensar" o outro nerf. Agora a Karma no nível 2 também cria feitiços aleatórios.

Conclusão

Já foi confirmado que no patch 3.10 a Karma vai ser mudada e poderá combar novamente com Lux e Ezreal, então é bem possível que a campeã volte a ver jogo e apareça no metagame. Caso ela fique muito fora da curva, é provável que receba mais um nerf e continue aqui no topo.

O que vocês acham disso? Os nerfs para Karma são merecidos? Ela é realmente fora da curva? Que outro campeão pode ser nerfado ao ponto de ultrapassar a Karma no ranking dos mais nerfados? Me contem tudo nos comentários! ;)

Todas as informações para compor esse ranking foram retiradas da Wikia do Legends of Runeterra.