Legends of Runeterra

Opinion

Quais são os Personagens LGBTQIA+ de LoR

, updated , Comment regular icon0 comments

Legends of Runeterra tem vários personagens LGBTQIA+, e para comemorar o Mês de Orgulho listei todos esses personagens para vocês conhecerem.

Edit Article

O Legends of Runeterra foi um grande marco para a representatividade no universo de League of Legends. Tivemos diversos personagens LGBTQIA+ já no lançamento do jogo e, ao longo do tempo, cada vez mais e mais deles aparecendo — desde personagens secundários até campeões marcantes do League of Legends. Alguns desses são bem conhecidos ou até recentemente revelados pela Riot.

O primeiro campeão oficialmente LGBTQIA+ foi Varus, A Flecha da Vingança, quando sua história foi recriada em 2017 para se adequar à direção que a Riot quis para os Darkin e inseriu o casal Kai e Valmar criando o corpo que Varus atualmente possui. Depois disso, tivemos muitos novos campeões se mostrando LGBTQIA+ através de diversas interações dentro dos jogos da empresa.

Ad

Você conhece todos eles?

Campeões

Hoje contamos com um grupo maior de campeões que são parte da comunidade LGBTQIA+, mesmo que nem todos sejam anunciados pela Riot, temos alguns que dão muitos indícios a partir de suas interações com seguidores e com outros campeões.

Há outros campeões além dessa lista que ainda não estão presentes em Legends of Runeterra, como Neeko, Graves e Rell, mas que algum dia chegarão ao jogo.

Diana e Leona

Image content of the Website

Diana é o Aspecto da Lua, ela é o avatar da A Irmã Prateada no plano material e Leona é o Aspecto do Sol, avatar da A Irmã Dourada.

No conto Ascenda Comigolink outside website, vemos como começou o relacionamento delas. Quando criança, Diana acabou órfã em Targon quando seus pais, de origem desconhecida, foram em uma expedição para a famosa montanha. Ela foi criada pelos Solari, mas sempre questionou sua devoção ao Sol. Esses questionamentos não eram bem vistos, mas atraíram a atenção de Leona, que era a aluna exemplar.

As duas acabaram se aproximando, por serem excelentes alunas com falhas em determinados tópicos que podiam se ajudar. Leona era uma Solari modelo que acreditava na força da Deusa Solar enquanto Diana sempre se opunha à crença de que a noite é sombria e escura, já que é iluminada pela lua e pelas estrelas.

Tudo estava indo bem às vésperas de um grande festival Solari e as duas estavam desenvolvendo seus sentimentos uma pela outra até que Leona tenta convidar Diana para o festival, mas ela fica ofendida achando que a outra estava tentando convertê-la. Felizmente ela percebe isso algum tempo depois e, no dia do festival, acaba não indo já que não queria ficar com os Solari e resolve subir um pouco a montanha. Enquanto está contemplando a lua, Leona se aproxima e as duas ficam um tempo juntas conversando e fazendo as pazes. Diana percebe que está mantendo Leona longe do festival e pergunta se ela não quer descer para dançarem juntas lá, Leona responde que “ainda não” e, então, elas compartilham um beijo.

Infelizmente, algum tempo depois Diana subiu o Monte Targon em busca de respostas sobre a Lua e Leona, preocupada, subiu atrás dela. Chegando ao topo, as duas se tornaram aspectos e foram obrigadas a se tornarem inimigas, com Diana tentando unir as tribos dos Lunari e dos Solari para a harmonia e Leona defendendo a fé de seu povo.

Caitlyn e Vi

Image content of the Website

Por anos os fãs já suspeitavam que a Xerife e a Defensora de Piltover tinham um relacionamento amoroso. Felizmente, depois de anos tivemos a série Arcane, que indicou o relacionamento das duas.

As duas têm muita química na série e o interesse mútuo é importante para que Caitlyn e Vi tomem partido para ajudarem as duas cidades a encontrarem uma relativa paz. Caitlyn descobre que os Zaunitas sofrem e Vi percebe que existem Piltovenses que se importam com os outros.

Ad

Apesar de tudo, não vemos uma cena entre as duas. Provavelmente a segunda temporada da série mostrará um pouco mais o relacionamento das duas.

Irelia

Image content of the Website

Irelia tem várias interações com a Dançarina das Fitas e com a Lâmina Florescente que mostra possuir tem um grande carinho por elas. Entre suas falas, ela menciona sobre nunca se perdoar se algo acontecer com elas e sobre ficarem lado a lado e darem as mãos umas para as outras. Isso fez com que grande parte da comunidade acreditasse que Irelia tem um relacionamento com elas.

Os ionianos são um povo aberto que não se prende a relacionamentos convencionais ou casamento, então Irelia poderia estar com as duas casualmente ou até ao mesmo tempo. Eu, porém, acredito que as falas indiquem apenas uma preocupação com suas alunas em tempos de guerra, mas não descarto a teoria de que Irelia seja parte do grupo LGBTQIA+.

Miss Fortune

Image content of the Website

Apesar de não ter nada confirmado sobre a campeã, ela tem diversas interações no Legends of Runeterra que indicam que Miss Fortune tem interesse em mulheres.

Ela flerta com a Assassina de Aluguel, com a Degoladora à Espreita, com a Quinn e até mesmo com a Vi. Curiosamente, ela não tem interações do tipo com nenhum homem no jogo.

Nami

Image content of the Website

As cartas dos marai em Legends of Runeterra mostraram um lado de Nami que não era conhecido até então. As interações dela com as demais cartas revelam que Nami tem um relacionamento poliamoroso com Tama e Loto, respectivamente a Cantora Marai e o Guarda Abissal.

Eles se chamam de “amado(a)” e “pele’ai” que significa a mesma coisa em seu idioma marai, e Nami chora por eles quando um deles ou ela mesma morre. Além disso, no texto do segundo nível da campeã temos uma interação entre os seus dois amados falando sobre ela:

“Acha que ela já está longe daqui?"

"Espero que sim, Tama."

"Consigo até imaginar... Ela com olhos cintilando à luz da lua e o brilho da água salgada nas escamas."

"Esse fardo... O destino do nosso povo não deveria ser carregado só por ela."

"Ela está fazendo a parte dela assim como nós, Loto. Tudo que podemos fazer é acreditar nela e amá-la com todo o nosso coração."

Como confirmado pela Editora de Narrativa Meghan Bowe, eles fizeram isso para mostrar como são as várias culturas de Runeterra e para mostrar uma das grandes motivações de Nami em procurar ajudar seu povo.

Twisted Fate

Image content of the Website

O mais novo membro do grupo de campeões oficialmente LGBTQIA+ e o grande destaque desse mês de Junho é o Mestre das Cartas, Twisted Fate.

Por muito tempo, os fãs teorizavam que ele e Graves eram mais que apenas parceiros de crime, mas os novos cosméticos e o novo conto para comemorar o Mês do Orgulho mostram que Twisted Fate, de fato, é um membro da comunidade. Em seu conto, ele menciona sobre como ninguém, independente de tamanho, formato ou modelo resistir aos seus charmes, tomando cuidado para não designar algum gênero na sua frase. Isso indica que TF deve se considerar pan ou bi.

Ad

Sobre o relacionamento com seu parceiro Graves, o conto mostra que eles não tem um relacionamento amoroso, mas que eles têm um interesse um no outro que não sabem demonstrar e, por isso, nunca tiveram nenhum caso. Mas ao que tudo indica, isso deve acontecer em algum ponto no futuro, quando os dois pararem de ser cabeças duras.

Provavelmente no futuro, quando Graves vier como um campeão de Runeterra, veremos mais sobre o relacionamento dos dois através das interações entre eles.

Seguidores

Além dos campeões, temos também os seguidores que são parte da comunidade LGBTQIA+. Alguns deles cresceram muito em popularidade e foram extremamente inspiradores, ganhando bastante destaque e carinho dos fãs dos jogos. Outros, infelizmente, estão escondidos em pequenos trechos do texto de suas cartas e interações. Na lista, estou excluindo os seguidores que já mencionei na parte dos campeões.

Veterano da Legião

Image content of the Website

O Veterano da Legião foi o primeiro personagem assumidamente LGBTQIA+ do Legends of Runeterra. Seu texto descreve como ele voltou da guerra à beira da morte e só sobreviveu graças aos cuidados de seu marido e do boticário.

Tyari

Image content of the Website

Apesar de não ter vindo primeiro, Viajante Tyari definitivamente está no topo da lista de importância. Tyari é uma pessoa trans não binária (usando os pronomes elu/delu ou ele/dele) que começa a escalar o Monte Targon em busca de um propósito.

Elu cresceu acreditando que queria fazer parte dos soldados Solari e proteger a vila, mas com o passar do tempo percebeu que não era isso que queria, que faltava algo. Que não era quem elu era de verdade. Buscando respostas, foi até seu primo distante, Raduak, o Vidente da Montanha, que ofereceu ajuda mostrando as constelações e perguntando qual mensagem elas traziam para Tyari.

Tyari viu nos céus uma constelação de uma mulher que se parecia com elu, uma constelação desconhecida e sentiu-se guiade por ela, batizando-a de Viajante. E, assim, começa a se preparar para a jornada para subir a montanha. Conquistando vários desafios com os companheiros Haley e Emir, Tyari chega ao topo de Targon, mas o destino de seus amigos é incerto. No topo, é julgado pelo Árbitro do Pico e ascende tomando sua forma real, de Viajante (que usa os pronomes ela/dela).

As interações de Tyari são muito inspiradoras e falam sobre a sua jornada de auto aceitação. Podemos ver a alegria e a expectativa de um dia se tornar quem elu deseja ser de verdade quando fala com a Viajante. A Viajante se torna a protetora e guia daqueles que procuram algo, e lembrando que todas as jornadas são também descobrimentos. Ela se torna orgulhosa de quem ela é e procura ajudar quem mais necessitar disso.

Dess e Ada

Image content of the Website

Dess e Ada são um casal de Sentinelas da Luz. A Riot já confirmou que elas se conheceram em um bar no Entressol, região superior de Zaun e mais próxima de Piltover. Assim como Caitlyn e Vi, Ada é Zaunita e Dess é Piltovense.

Ad

Elas se amam muito, mas adoram ficar discutindo uma com a outra. Ambas têm um ótimo senso de humor, então as brigas são principalmente provocações. Em suas interações elas declaram seu amor quando morrem e brincam bastante uma com a outra, assim como com os outros sentinelas.

As Carmesins

Image content of the Website

Dentro do grupo dos Carmesins, temos duas garotas que flertam constantemente: a Aristocrata Carmesim e a Discípula Carmesim.

As garotas se chamam Ophelia e Clara e se dão muito bem aparecendo sempre juntas. No texto de suas cartas, elas sugerem ir para um baile com roupas combinando ou talvez até sem roupas.

Em suas interações, a Discípula menciona gostar de tentar todas as pessoas, sempre flertando bastante com todos e parece muito interessada em Vladimir. Já a Aristocrata é o contrário, sendo bem hostil com outras pessoas, exceto com a Discípula. Infelizmente, o relacionamento das duas fica apenas nas entrelinhas.

Skatista Sagaz

Image content of the Website

Também conhecide como Shomi, Skatista Sagaz faz parte da gangue de Ekko e é uma pessoa não-binária. O texto de sua carta foi feito para mostrar sua neutralidade e o nome da carta foi até mesmo alterado de Skatista Engenhosa para não indicar um gênero.

Menções Honrosas

Lux

Image content of the Website

Lux não é uma campeã LGBTQIA+, mas sua história lembra a de uma pessoa LGBTQIA+.

Lux é uma maga em Demacia, um reino que odeia magos. Lá, os magos são tratados como monstros e são vítimas de ataques e preconceitos. Lux vive em negação sobre sua magia até ser obrigada a confrontar sua realidade quando conhece Sylas, um mago revolucionário que quer colocar os magos no poder.

Sylas a manipula para libertá-lo e Lux acaba tendo que revelar seu lado mágico e, vendo que tanto Sylas está errado ao desejar poder e Demacia está errada em segregar os magos, começa a proteger e organizar os magos para que possam viver em liberdade. A metáfora dos magos se adequa à qualquer minoria.

Aphelios

Image content of the Website

Apesar de não ser oficialmente um campeão LGBTQIA+, Aphelios é membro de um ship (um casal que recebe torcida) muito famoso na comunidade: Settphelios.

Sett é um outro campeão de League of Legends ainda não foi lançado em Legends of Runeterra. Ele é meio-vastaya, a raça de Ahri e Nami, e é dono de uma arena de luta. Sua história não tem nada a ver com a de Aphelios, mas como eles têm personalidades, opostas a comunidade acabou gostando da ideia.

A Riot reconhece esse ship e seu tamanho entre os jogadores, e como parte de uma promoção de skins do jogo colocou os dois no tema “Ships da comunidade”, então é bem possível que vejamos menções a esse relacionamento no futuro.

Taliyah

Image content of the Website

Taliyah infelizmente não tem uma história feliz como outros personagens daqui tiveram. Quando foi criada, foi feita para ser uma mulher trans, mas na época a Riot não aceitou isso de seus criadores. Assim como ela foi aceita e celebrada por seus poderes, ela também teria sido aceita e celebrada por ser uma mulher trans.

Ad

Infelizmente, isso não chegou ao final de seu desenvolvimento e temos Taliyah apenas como uma mulher cis. Apesar disso, seu escritor falou que Taliyah ainda está descobrindo sua sexualidade, então pelo menos esse aspecto LGBTQIA+ teremos na personagem.

Alfaiate Esnobe

Image content of the Website

O Alfaiate Esnobe é uma drag queen que faz parte da equipe de Veigar. Apesar de ser uma arte comumente associada ao universo LGBTQIA+, não é um requisito, e todos que quiserem são livres para participarem.

Além da aparência, as interações e falas da carta contribuem para o estilo drag queen com falas populares como “Ai, jurou toda” e “Que roupa é essa, more?”.

Conclusão

Legends of Runeterra é um jogo que está se destacando bastante no quesito representatividade. Temos diversos personagens variados que fazem parte do grande espectro da comunidade LGBTQIA+. Felizmente, a Riot tem se mostrado disposta a aumentar a gama de personagens e conversar com a comunidade sobre o assunto.

Mesmo que isso tenha sido negado no passado, é bom ver progresso nesse aspecto e é bom que esses personagens tragam mensagens positivas para que os jovens LGBTQIA+ possam se ver bem representados em jogos.

Qual desses personagens você gosta mais? Você sentiu falta de algum aqui no artigo? Conta pra gente.

Se você gosta de curiosidades sobre os personagens de Legends of Runeterra, não esquece de dar uma olhada no artigo do Minako sobre os nomes dos personagens aquilink outside website. Tem vários que aparecem aqui também.