Legends of Runeterra

Opinion

Viajante Tyari: História, Curiosidades e Deck Tech

, Comment regular icon3 comments

Aproveitando a volta de Targon ao meta de Legends of Runeterra, conheça Tyari, um dos personagens mais marcantes e representativos do jogo!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Tyari chegou ao jogo na expansão intitulada Chamado da Montanha, onde protagonizou duas cartas: Viajante Tyari, com a mecânica de auxiliar, e Viajante, com a mecânica de evocar. A jornada de Tyari até chegar ao Topo do Targon e se tornar a celestial Viajante é contada através de diversas cartas e se você ainda não conhece, conhecerá agora!

História de Viajante Tyari

O Monte Targon é a mais imponente montanha de toda Runeterra. Disposta de rochas endurecidas pelo sol em meio a uma variedade de cumes, é localizada longe da civilização e incita os exploradores mais corajosos a tentar chegar até o topo. Alguns morrem durante o percurso, outros conseguem voltar e há aqueles que mudam para sempre, portando um destino que quase nenhum mortal consegue entender.

Ad

O Monte Targon
O Monte Targon

Tyari é pertencente a tribo dos Rakkor, um povo talentoso e devoto à Taric, portanto, acreditam que ao usarem gemas, serão abençoados. Sua prima, a Doadora de Dádivas, entrega colares de gemas à Tyari, Haley e Demir, os Peregrinos da Montanha, que vão juntos explorar e tentar chegar até o topo do Monte Targon.

Durante a viagem, encontram várias pessoas, seres mágicos e perigos, que são retratadas nas seguintes cartas: Mentor das Pedras, Vidente da Montanha, Íbex de Cristal, Furins Furtivos e Marcabrasa Derretida.

No final da jornada, apenas Tyari encontra Taric que lidera seu caminho até o pico, onde Tyari fica frente ao Árbitro do Pico. O Árbitro é o teste final da montanha, pois somente o guardião pode ver além das façanhas do alpinista e enxergar seu espírito. Após seu encontro com o Árbitro, Tyari transcende e se torna um ser celestial, a Viajante. Como a Viajante, ela ajuda os viajantes a iniciar sua jornada e usa sua luz para guiar o caminho.

Tyari como a celestial Viajante
Tyari como a celestial Viajante

Curiosidades de Viajante Tyari

Tyari é uma pessoa transgênero não-binária. Sua ascensão na montanha é uma metáfora para a transição que pessoas trans passam.

Em comemoração ao dia do orgulho LGBTQIA+, a Riot deu de graça para os jogadores de Legends of Runeterra, um emote de Tyari intitulado Amor para dar e vender com a seguinte frase: As diferenças nos tornam mais fortes.

Emote de Tyari
Emote de Tyari

Originalmente, quem dá vida a voz de Tyari e também da Viajante é Maddie Taylor, que é uma atriz trans.

Tyari aparece em sua versão humana na splash art da skin Taric Curtindo o Verão.

Tyari no universo das skins Curtindo o Verão
Tyari no universo das skins Curtindo o Verão

Deck Tech

Loading icon

Por ser uma carta criada através de evocações, a Viajante não pode ser colocada em nenhum deck, portanto irei focar em Viajante Tyari, que aparece neste deck protagonizado por Poppy e Taric.

Loading icon

Taric sobe de nível quando vê você alvejar ou auxiliar aliados 7x e neste deck há várias formas de fazer isso, com spells como Visão Aguçada, Cascata Lívida, Perseguição Implacável, Égide de Ouro e as gemas que a Cabra da Montanha e o Mentor das Pedras geram.

Loading icon

Além disso, o próprio Mentor das Pedras, o Taric, os Peregrinos da Montanha e Tyari também possuem a mecânica de Auxiliar, o que contribuo para que Taric passe de nível sem grandes dificuldades.

Tyari, por ser uma carta de custo 2, é uma excelente carta para ser descida e auxiliar uma carta de pouca vida, como o Plumageiro Rastreador. Os 2 pontos de vida que Tyari dá a seu aliado auxiliado podem fazer total diferença e ajudar bastante nas trocas!

Ad

Poppy é outra condição de vitória, dado seu poder esmagador. Como neste deck há várias formas de proteção, a campeã poderá ficar viva e realizar os 3 ataques com aliados, conseguindo subir de nível. E ter uma Poppy upada em um deck com quatro feitiços mobilizadores é o diferencial que fará você ganhar várias partidas!

Um combo muito poderoso é usar a Égide de Ouro em Taric, pois quando ele atacar auxiliando um aliado, replicará o feitiço usado e fará você mobilizar novamente.

Por fim, fique atento à seu Mulligan! Apesar de serem muitos importantes, não é interessante deixar Égide de Ouro e Perseguição Implacável na mão inicial. Opte por deixar as cartas de custo baixo, de preferência as que façam numa curva.

Por exemplo: Plumageiro Rastreador (1), Protetora Aciária ou Tyari (ambos 2 de custo), Protegido dos Laurent (3) e algum de seus campeões (ambos custam 4). A partir disso, você já estará bem encaminhado, e todo e qualquer feitiço que comprar fará a diferença e irá te deixar mais perto da vitória!

Finalizando

Gostaram de conhecer a história de Tyari? Confesso que é uma das minhas favoritas! Ficarei feliz com o feedback de vocês nos comentários e também adoraria que deixassem sugestões para os próximos artigos, quais histórias e decks vocês querem que eu traga? Me contem!