Introdução
O torneio Sazonal acontece neste final de semana (Rodadas abertas no dia 16 e eliminatórias no dia 17) e um deck que pode aparecer bastante na competição é o Ahri / Bardo. A lista está bem popular, tanto na fila ranqueada como nos torneios da comunidade e eu vou explicar agora como o deck funciona.
Visão Geral do Deck
A lista gira em torno dos Sinos que Bardo e seus seguidores colocam no seu deck e os retornos que fazem Ahri subir de nível.
A ideia é descer cedo as unidades que colocam sino no topo do seu deck — Byrdo, Tocante de Sinos e Esmus, Sopro do Mundo — para que eles caiam nas suas unidades elusivas e, assim, possam dar mais dano em seus ataques.
Ad
O interessante é combar Byrdo com o Conspirador Navori, que retorna Byrdo para sua mão, possibilitando jogar a carta novamente, possibilitando colocar mais sinos e buffar ainda mais suas unidades.
Deu para entender a premissa, né? O deck funciona com esse efeito bola de neve, onde as unidades pequenas crescem cada vez mais e se tornam extremamente fortes e difíceis de lidar. Como a maioria é elusiva e nem todo deck possui respostas para elusivos, os ataques ficam cada vez mais perigosos e letais.
Campeões
Ahri
A Ahri aqui atua como uma finalizadora do deck, visto que em sua forma upada, a campeã se torna muito forte, dado a sua habilidade de golpear o Nexus e trocar de lugar com o aliado da sua direita, retornando ele e indo fazendo isso até o final. Se o oponente não possui nenhum bloqueador ou uma forma de parar Ahri (seja com stun, congelamento ou remoção), a campeã consegue finalizar o jogo com facilidade.
Outra forma de jogar com a campeã é colocá-la cedo em campo e usar da sua habilidade de retornar aliados para retornar Byrdo ou Esmus e assim fazer com que eles coloquem mais sinos no seu deck. Contudo, se você não tem formas de proteger a campeã, não é interessante colocar ela na mesa, já que ela é bem frágil e pode morrer com um simples Disparo Místico.
Pense bem antes de colocá-la em campo!
Bardo
Bardo é o grande protagonista do deck! Só de estar no deck, ele planta 3 sinos em cartas aleatórias a cada início de rodada, então se você tiver sorte e comprar muitos sinos, suas unidades ficarão bem fortes.
Além disso, quando o Bardo ataca, planta mais sinos (3 no nível 1 e 6 no nível 2) e quando ele sobe de nível — que é bem fácil nesse deck — buffa os aliados de acordo com a quantidade de sinos que você compra, então ter o campeão em campo é muito valoroso, principalmente porque se você tiver outro Bardo em sua mão, terá acesso ao feitiço Chamado do Viajante de Bardo, que é semelhante a habilidade de Corina, Mestra do Crime e ativa todos os sinos presentes nas três cartas do topo do seu deck. Então, dependendo da quantidade de sinos que há em seu deck, você consegue crescer bastante seus aliados e consequentemente, passar letal com aquela unidade que não foi bloqueada.
Considerando que a lista tem muitas unidades elusivas, muitos não vão ser bloqueados e o Bardo garante sua vitória!
Unidades
Já citados anteriormente, Byrdo e Esmus, são as unidades que garantem as ativações dos sinos, já que eles plantam os sinos no topo do deck. Além disso, Esmus quando auxilia aliados, dando a eles +1+1, então é uma unidade bem forte.
Nesse deck há várias unidades elusivas que costumam rodar em decks com Ahri, então há Os Lamentados, que é uma unidade que pode agressivar cedo e ajudar no level-up da Ahri, pois a unidade retorna para sua mão quando golpeia o Nexus;
Gotinha Dançante é uma forma de comprar cartas, pois há várias formas de retornar a unidade; a Assassina das Sombras também cumpre esse papel de comprar cartas, porém de forma instantânea, quando é invocada. Por fim, temos o Conspirador Navori, que é uma unidade que faz o deck funcionar melhor, devido aos retornos em unidades como Gotinha, Byrdo e Esmus.
Ad
Para finalizar, temos Salteador Navori, que é uma unidade 2 em 1. Por apenas 2 de mana, você consegue ter dois bloqueadores, que se tiverem sido atingidos pelos sinos, podem aguentar bastante porrada. Ah, além disso, eles também contam para o level-up do Bardo.
E por falar em level-up do Bardo, temos Sai’nen das Mil Caudas, que quase sempre é o responsável por fazer o campeão subir de nível de forma instantânea. Além dos buffs que ele concede aos aliados, faz você comprar 2 cartas, que com o Bardo upado é excelente, pois se ativar muitos sinos nessas cartas compradas, suas unidades crescem ainda mais!
Feitiços
Ionia é uma das regiões mais fortes quando o assunto é feitiços, não é mesmo? E esse deck leva feitiços bem fortes da região, como Negação e Nananinanão!, muito bons para negar feitiços importantes do oponente.
Há também os feitiços de retorno - Volta ao Lar e Retorno -, que podem ser usados tanto como formas de proteger seus aliados, como também (no caso de Volta ao Lar) para retornar uma unidade problemática do seu oponente.
Por fim, há Disciplinas Gêmeas, que também pode ser utilizado de forma defensiva ou agressiva e Contapedras Ioniano, que é bem versátil e oferece cura com Poção de Vida, que serve para counterar feitiços como Bando Voraz ou Terra Abrasada e principalmente burns que vão direto no Nexus. Nas opções, também há a presença de Volta ao Lar, que funciona bastante nesse deck e Manter a União, que em alguns casos também pode ser interessante.
Mulligan e Postura de Jogo
Você sempre manterá em sua mão Byrdo, Esmus e Ahri, além de algum feitiço de retorno, como Retorno ou Volta ao Lar. Outras unidades boas para manter na mão são Conspirador Navori e Gotinha Dançante.
A ideia é ir plantando sinos cedo e fazer com que eles caiam nas suas unidades elusivas, para desenvolver ataques cada vez mais poderosos. Contudo, Ahri / Bardo não é um deck que gosta de bloquear no começo do jogo, já que suas unidades ainda estão pequenas, então é preciso usar o Nexus como recurso e devolver o dano sofrido nos seus ataques. Ainda assim, você precisa prestar atenção até quando vale a pena não bloquear, já que alguns decks levam muito burn e ficar com a vida muito baixa pode ser bem perigoso.
Se tiver Bardo na rodada 4, é seguro descê-lo. Ele tem bastante vida e você tem formas de protegê-lo, então é interessante atacar com o campeão, para plantar mais sinos e fazer suas unidades crescerem cada vez mais.
Lembre-se que o tempo é o maior aliado de Ahri/ Bardo, então quanto mais os jogos se estenderem, melhor será para você, já que haverá mais sinos e suas unidades ficarão gigantes!
Dificilmente o oponente vai conseguir competir com o late game desse deck, então faça escolhas precisas cedo, tome decisões arriscadas e faça de tudo para o segurar o jogo até o late game, pois aí será bem mais confortável para você e assim, conseguirá finalizar os jogos com facilidade!
Ad
Matchups Favoráveis
Lissandra / Taliyah
Como o deck de Thralls ficou mais lento com os nerfs, Ahri / Bardo consegue jogar de forma tranquila contra o deck e consegue counterar a lista, retornando os monumentos que estão com a contagem perto de chegar ao final. Além disso, a lista de Freljord e Shurima não oferece tantas respostas para as unidades elusivas.
Feel The Rush
Novamente, por se tratar de um deck mais lento, Feel The Rush sofre para superar a força do Ahri / Bardo. Sem falar que o principal feitiço do deck pode ser counterado com uma Negação.
Matchups Desfavoráveis
Annie / Jhin
Lembram que eu falei sobre a dificuldade do Ahri / Bardo de bloquear e entregar suas unidades? Então… Aqui é praticamente impossível segurar o jogo, visto que o oponente está com um board amplo e você tem poucas unidades que nem são interessantes para entregar nas trocas.
Aphelios / Vi / Zoe
Esse deck consegue ser bem agressivo nos turnos iniciais e no turno 7, onde a unidade A Luz Sinuosa cai em campo, provavelmente o deck de Ahri / Bardo ainda não finalizou o jogo, então é bem difícil parar o ataque poderoso do deck de Aphelios / Vi / Zoe.
Considerações Finais
Conseguiram entender como o deck de Ahri / Bardo funciona? Já jogaram com ele? Acham que ele vai aparecer bastante no Sazonal? Me contem tudo nos comentários! ;)
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요