Visão Geral do Deck
Gangplank e Sejuani sempre foi considerado um dos decks mais consistentes de Legends of Runeterra. Com uma proposta de jogo Midrange, o baralho consegue se destacar em alto nível independente do meta, podendo ser mais agressivo contra decks Control, ou se comportar de maneira reativa ao enfrentar baralhos mais rápidos.
O deck mais conhecido como Plunder (Saquear), tem o intuito de jogar seguindo sua curva de mana e de encaixar ao menos um de dano ao Nexus inimigo por turno, gerando valor com cartas que se beneficiam da mecânica de saquear e acelerando a evolução de seus campeões. Para conquistar esse objetivo, o baralho conta com uma série de seguidores e feitiços que podem propor dano direto ao oponente.
Ad
Campeões
Gangplank
Plunder é muito dependente de seus campeões, sua principal condição de vitória sempre será o Gangplank, que quando atingir seu nível 2, poderá facilmente limpar a mesa adversária, e por ter um corpo 6/6 com sobrepujar, pode causar muito dano ao oponente.
Sejuani
Já a Sejuani consiste em ganhar tempo. Com o seu potencial de congelar todas as unidades do inimigo, a campeã permite com que você faça trocas favoráveis por meio do combate, podendo segurar o jogo até a compra do Gangplank.
Além disso, ela pode ser muito útil contra outros decks Midrange, pois esses tipos de baralhos geralmente contém algum campeão chave, como uma Sivir, um Sion, ou o próprio Gangplank. Neste caso, basta esperar seu oponente jogar essa peça chave para você descer sua campeã, congelando e concedendo vulnerável para a unidade nesta rodada — e se for sua rodada de ataque, ainda conseguirá remover tal carta com sua ofensiva.
Seguidores
Os seguidores obtêm um papel muito importante em Plunder. Por exemplo, a Corsária Atiradora pode facilmente ativar o saquear por vários turnos apenas com sua habilidade, e o Yordle Vigarista com sua lealdade ativada consegue gerar um Tiro de Aviso na mão, feitiço essencial para o deck.
Também encontramos alguns seguidores que geram muito valor por meio do saquear, como o Carniceiro Farpado, ou o Mercador Clandestino. Além disso, o deck conta com pequenas compras de cartas, como a Rãdivinha, o Zap Nadajato, e o Bjerg Balbuciador. As compras são muito importantes para filtrar seu baralho, e usamos o Bjerg para comprar especificamente um dos campeões.
Por fim temos O Apavorador, que além de garantir a compra do Gangplank, também pode se tornar um finalizador por meio do seu efeito de dobrar o dano de habilidades, feitiços e aliados. Além de servir como uma ótima opção defensiva, fazendo suas unidades darem o dobro de dano durante um combate e auxiliando para a remoção da mesa do oponente.
Feitiços
Grande parte dos feitiços serve para ativar o saquear em turnos de defesa, como é o caso do Tiro de Aviso. Outros feitiços também são uma forma de controlar o board e segurar a pressão adversária, cartas como Negociarrr, Chuva de Disparos ou Estilhaço de Gelo conseguem atingir esses dois objetivos, podendo eliminar uma ou mais unidades ao mesmo tempo em que atinge o Nexus.
Já o Arpão de Monstros é utilizado para a remoção de grandes unidades, podendo custar apenas 3 de mana com o seu benefício de saquear.
O deck também conta com uma única cópia de Três Irmãs, carta que se mostra muito flexível, servindo para auxiliar um aliado, congelar um inimigo ou até mesmo neutralizar um inimigo por 2 turnos. Por fim, temos a famosa Feel The Rush, podendo brilhar e se tornar uma condição de vitória em matchs mais lentas.
Ad
Mulligan e Postura de jogo
Jogando de Midrange, sua postura de jogo dependerá muito da matchup onde você se encontra, e seu mulligan será condizente com isso.
Caso esteja lidando com baralhos mais agressivos, é sempre bom mulligar atrás de seguidores de custo 1 e de uma Vigia Marai, para não perder em mesa. Além disso deverá buscar por feitiços como Negociarrr ou Chuva de Disparos para lidar com a mesa do oponente. Dessa maneira, você assumirá um papel completamente reativo, respondendo cada jogada de seu adversário. Muitas vezes, o oponente agressivo virá com uma carta 1/1 ou 2/1 em seu primeiro turno, e ter um Negociarrr como resposta já é excelente para criar uma vantagem no early game.
Em matchups mais lentas, você deverá propor o jogo, sua mão inicial poderá ser de uma Corsária Atiradora com um Carniceiro Farpado e uma Vigia Marai, para colocar o máximo de unidades possíveis em campo. Quanto à feitiços, você quer um Tiro de Aviso para conseguir utilizar em seus turnos defensivos. Neste caso Negociarrr ou Chuva de Disparos não são interessantes, já que geralmente não se espera unidades pequenas vindas do oponente logo no início do jogo.
Dicas Gerais do deck
1. Aproveite o Saquear.
Muitas vezes vale mais a pena você fazer um ataque aberto mais fraco para garantir o saquear logo no início do turno, podendo desenvolver Carniceiros Farpados mais fortes, ou um Mercador Clandestino pilhando o seu oponente, sem falar do Arpão de Monstros custando apenas 3.
2. Tiro de Aviso.
Uma carta que se pode abusar bastante é o Tiro de Aviso. Esse feitiço pode ativar o saquear subitamente e sem custo, sendo usado geralmente em turnos de defesa para efetuar pequenos combos com o saquear.
Em alguns casos onde não se pode tirar mais proveito dessa mecânica, você deve guardar essa carta para congelar toda a mesa do seu inimigo instantaneamente (caso tenha uma Sejuani de nível 2 em campo), ou também para usa-lá com um barril ou com O Apavorador, podendo causar 2, 4 ou até 6 de dano ao Nexus adversário de forma súbita (tudo depende do Apavorador e da quantidade de barris em sua mesa).
Vamos concordar, ninguém espera levar essa quantidade de dano por 0 mana subitamente, certo? Então use esse feitiço com muita sabedoria.
Observações
Caso queira, você poderá trocar a Vigia Marai pela Ajudante do Apavorador, substituindo a unidade extra que a Vigia oferece por um barril da Ajudante, ou até mesmo pelo Suboficial que oferece essas duas opções e se tornando mais flexível, porém custando 1 de mana a mais.
Caso faça outras alterações no deck, certifique-se de que não está colocando muitas cartas da região de Freljord, para não dificultar a lealdade do Yordle Vigarista.
Considerações Finais
Plunder é um deck bem simples de ser usado, você quer segurar seu jogo até a evolução de seus campeões, sem muitos segredos. O mais importante é se tornar um jogador flexível, se adaptar conforme a estratégia do oponente que está enfrentando, podendo mudar seu mulligan e sua postura. Também deve se atentar em relação à finalização do jogo, nem sempre você irá vencer com o Gangplank, e algumas vezes um combo de O Apavorador com alguns feitiços pode ganhar uma partida.
Ad
Lembrando de guardar seus feitiços de dano e remoção (se possível) para serem utilizados durante seu turno de defesa, um turno que é mais difícil de ativar o saquear, mas caso seja necessário, pode usar em um turno ofensivo para remover uma ameaça muito preocupante da mesa adversária, ou até mesmo para saquear, caso você não consiga ativar essa mecânica por meio do seu ataque.
Vou ficando por aqui, quaisquer dúvidas estou disponível nos comentários! Até a próxima!
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert