Legends of Runeterra

Deck Guide

Viagem do Destino: Avante - Primeiras Impressões: Pacote do Volibear e Exploradores

, updated , Comment regular icon0 comments

Nesse artigo, falaremos sobre as minhas primeiras impressões sobre o pacote de cartas do novo campeão Volibear e sobre o pacote de cartas dos Exploradores, que fecham a nova expansão Viagem do Destino: Avante.

Edit Article

Introdução

Image content of the Website

Este artigo é o terceiro da série de primeiras impressões sobre as cartas novas da nova expansão Viagem do Destino: Avante.

Caso você tenha perdido os outros artigos os quais dou minhas primeiras impressões sobre a Nilah e a Janna, basta clicar aquilink outside website e aquilink outside website.

Ad

Vamos avaliar e comentar cada uma das cartas do pacote de cartas novas do Volibear, e do pacote de cartas dos Exploradores. Daremos uma nota de ★☆☆☆☆ (Uma Estrela) até ★★★★★ (Cinco Estrelas), para cada uma das cartas, sendo que:

★★★★★ = Carta muito forte, que pode aparecer em diversos decks diferentes, e definir o meta do jogo.

★★★★☆ = Carta forte, que pode aparecer com frequência em decks do meta.

★★★☆☆ = Carta boa, que pode complementar bem uma lista, e aparecer em decks específicos do meta.

★★☆☆☆ = Carta ruim, que pode performar mal em decks do meta, e deve aparecer apenas em listas muito específicas.

★☆☆☆☆ = Carta muito ruim. Essa carta não faz sentido estar presente em nenhum deck, e pode até mesmo piorar uma lista caso seja considerada em algum arquétipo.

Lembrando que a avaliação é toda baseada na minha experiência de 3 anos competindo e narrando torneios de LoR pela comunidade.

Sobre as Cartas Novas

Image content of the Website

Antes de começarmos, vamos falar sobre as mecânicas novas que chegaram junto ao pacote de cartas do Volibear: “Unidades Titânicas”, e os “Feitiço de Explorador”.

Feitiços de Explorador = São um pacote de feitiços, todos de 2 de custo, criados especificamente por algumas cartas novas, que falaremos ao longo do artigo.

Esses feitiços são:

Image content of the Website

Unidades Titânicas:

Image content of the Website

Pacote de Cartas do Volibear

Image content of the Website
Image content of the Website
Image content of the Website

Volibear - ★★★★★

Muito foi especulado a respeito do campeão Volibear, e sobre o que ele traria para a região de Freljord. Uma das apostas mais comuns entre os jogadores da comunidade era um campeão com um pouco mais de alcance. De fato, o Volibear veio com bastante alcance.

Isso quer dizer que ele consegue ativamente interagir com a mesa adversária, causando dano direto a unidades inimigas. Além de portar atributos de uma unidade finalizadora, o Volibear nível 2 distribui Sobrepujar aos aliados, reforçando ainda mais a temática de finalização do campeão.

A interação do Volibear com feitiços e habilidades Elementais é bastante clara, e essa sinergia pode ser explorada de diversas maneiras diferentes. Mas a força do arquétipo do campeão é baseada na nova mecânica de “aceleração de mana” com as unidades de suporte do Volibear que veremos mais adiante.

Os decks do Volibear serão listas que se assemelham muito a decks de Midrange, porém com unidades e feitiços caros, que serão jogados com seus custos descontados devido às mecânicas novas da expansão. É bem provável que o Volibear seja um campeão competitivo, considerando que é bastante claro como os seus seguidores interagem com o campeão, e por ser relativamente fácil de encaixar ele em um deck.

Ad

Image content of the Website

Emissário da Tempestade - ★★★☆☆

Esse é o feitiço de assinatura do Volibear. Apesar de ser um feitiço Elemental, e combinar muito com o arquétipo do campeão, não acredito que seja um recurso forte o suficiente para você considerar levar 3 cópias nas suas listas de Volibear. É possível que esse feitiço seja lento demais, e raramente te entregue algum valor caso o meta seja recheado de unidades grandes. Entretanto, ele também pode ser muito eficaz para limpar a mesa, caso esteja contra listas mais agressivas com unidades pequenas.

Emissário da Tempestade entra na categoria de recursos no jogo que alternam bastante de qualidade dependendo do meta, e por isso, nada mais justo que dar a essa carta uma nota mediana.

Image content of the Website

Caprina Chamabrasas - ★★★★☆

Unidades com Robusto podem ser extremamente fortes no próximo meta, sabendo que grande maioria dos feitiços novos que promovem remoções são de dano direto.

Somado a habilidade de bola de neve que essa unidade propõe, é possível que esse seguidor encontre espaços interessantes no meta. O lado negativo é que a Caprina Chamabrasas sempre será uma unidade presa ao arquétipo Elemental, e isso pode reduzir bastante a taxa de jogo dessa carta caso esses arquétipos não vinguem. Como tudo indica que Elemental será bem forte, porém, essa carta também será.

Image content of the Website

Divisor de Céus - ★★★★★

Essa carta é extremamente forte, e me sinto seguro afirmando que esse feitiço combina com 100% dos decks que levam Freljord, tanto os novos arquétipos, quanto os que já existem.

Essa carta é um recurso de suporte para listas de Galio Udyr, com unidades Formidáveis, qualquer deck de Jax Ornn, e até mesmo arquétipos de Vigia das Tribos.

Image content of the Website

Confronto de Gigantes - ★★★★☆

Esse feitiço é um pouco difícil de avaliar, pois o seu impacto no jogo é muito dependente de quais cartas Titânicas ele invoca. Mas considerando que feitiços Elementais são bem abundantes e fortes, é seguro dizer que é provável que essa carta seja jogada pelo seu custo mínimo, 6 de mana, com frequência. Se você manejar bem a sua mana de feitiço, é possível preparar tranquilamente a mesa para jogar um Confronto de Gigantes relativamente cedo.

É justo dar nota 4 para essa carta, pois jogar duas unidades grandes, mesmo que aleatórias, entre 6 à 8 de custo, sempre será uma jogada forte. Sem contar que muitas dessas unidades podem te oferecer recursos fortes que não eram presentes no seu deck antes.

Image content of the Website

Insígnia da Tempestade - ★★★★★

Essa carta é a nova cara de Freljord, e pode carregar próximo meta nas costas. Logo abaixo, veremos cartas que invocam e que possuem sinergia com esse monumento.

Ad

Essa é a nova mecânica de aceleração de mana do jogo. Ela habilitará muitos combos e interações que antes não eram possíveis, e que também se perderam no formato Padrão, visto que maioria das cartas de aceleração de mana foram rotacionadas.

Esse monumento pode colocar novamente no radar competitivo cartas como Aurelion Sol, e outros seguidores caros, com efeitos fortes. Lembre-se que as Insígnia da Tempestades acumulam igual aos Barris, e por isso a sua mesa não ficará abarrotada de monumentos.

Image content of the Website

Invocação do Trovão - ★★★★☆

Esse feitiço é o novo Pedras Destinadas. Você conseguirá até mesmo jogar ele no turno 2, caso não faça nada no turno 1.

É incrível a versatilidade da Invocação do Trovão. Essa carta só não é 5 estrelas por ser um recurso fortemente atrelado a um arquétipo apenas, mas pode ser até mesmo a carta mais importante das listas de Volibear. Mesmo se você jogar a Invocação do Trovão em turnos tardios do jogo, você ainda consegue tirar proveito da compra de carta desse feitiço. Eu diria que essa carta carrega a identidade de estilo de jogo inteiro do arquétipo do Volibear, tirando o próprio campeão, obviamente.

Image content of the Website

Profetisa de Valhir - ★★★☆☆

Apesar dessa carta combinar muito bem com a mecânica nova de aceleração de mana, ela é a pior do pacote novo de recursos que invocam uma Insignia da Tempestade. Essa carta não é ruim, e ainda será presente em listas do meta, mas devido aos seus atributos baixos, é possível que ela seja um investimento um pouco caro demais para um turno no qual o seu adversário possa estar começando a fazer funcionar as estratégias principais do deck dele.

Image content of the Website

Ursine Berserker - ★★★★★

Não se engane pela baixa quantidade de pontos de vida que essa unidade possui. O fato desse seguidor permitir uma interação com feitiços súbitos faz com que ele consiga também invocar Insignia da Tempestade de forma súbita. Sendo assim, é claro alguns combos possíveis com essa unidade, até mesmo com alguns feitiços já existentes, como: Elixir de Ferro, Aço Quebradiço, Pega Essa!, e outros feitiços do pacote de Elemental já citados, como o Divisor de Céus.

No formato Eterno, temos a interação com o Cântico dos Trolls também. Enfim, são muitos feitiços da região de Freljord que combinam com essa carta. Você ainda pode contar os feitiços da outra região que você quiser fazer par com o seu deck de Volibear também. Só na região de Targon, podemos já pensar na Contapedras Targonense, então imagine nas outras regiões.

Image content of the Website

Rhond, A Serpente de Magma - ★★★★☆

Por ser uma unidade Titânica, e invocar Insignia da Tempestade, acredito que esse seguidor é forte, por mais que eu saiba que grande parte da comunidade possa discordar.

Ad

É uma unidade que provavelmente entrará em campo com seu custo de mana descontado, já descontando 3 pontos dá próxima unidade Titânica. Muitos estão achando essa carta lenta demais, mas sigo fiel defendendo o Rhond, A Serpente de Magma. É possível que essa unidade seja uma engrenagem sólida de aceleração de mana para listas de Volibear.

Image content of the Website

Arauto da Convergência Celestial - ★★★☆☆

Essa carta é um finalizador para arquétipos de Leona e Diana. O problema dessa carta é que A Luz Sinuosa já é a unidade que faz o papel de finalizador nesses decks, e é uma carta mais barata que o Arauto da Convergência Celestial.

Considerando que o meta será provavelmente composto por decks que jogam unidades maiores, como unidades Titânicas, e listas de Vigia das Tribos, é provável que o Arauto da Convergência Celestial possa ver jogo. Esse seguidor pode servir como um reativador da A Luz Sinuosa, ou de Leona, e ser mais uma alternativa de finalização do seu deck.

Image content of the Website

Fragmento Sísmico - ★★★★☆

Esse feitiço promove o pareamento da região de Targon com os arquétipos do Volibear, o que faz sentido, sabendo que em Targon é onde você encontra maioria das unidades Titânicas. 7 pontos de dano por 4 pontos de mana é bastante coisa, e essa quantidade de dano poderá ser necessária no próximo meta se tivermos uma abundância de unidades grandes em campo.

Cartas do Pacote dos Exploradores

Os Exploradores são 5 seguidores multirregionais que invocam os Feitiços de Explorador, já mencionados no início do artigo. Esses seguidores possuem, cada um, atributos diferentes, e palavras-chave diferentes, mesmo todos tendo o mesmo efeito.

Image content of the Website

Acredito que todos eles são unidades nota ★★★★☆ (Quatro Estrelas).

Depois de uma análise profunda, é possível concluir que os recursos dados pelos Exploradores são extremamente valiosos, e mesmo que cada um apresente palavras-chave e atributos diferentes, é possível identificar que há, sim, um balanceamento conciso entre eles, e os possíveis decks nos quais eles possam entrar.

Mesmo a Pioneira dos Portais sendo o Explorador que recebeu a pior nota entre jogadores da comunidade, eu discordo e acredito que ela possa, sim, ter o seu espaço em listas lentas que levam as regiões de Ionia e Bandópolis. Também acredito que o resto dos outros Exploradores consigam achar um propósito em decks do meta.

O que me leva a crer que essas unidades todas compartilham a mesma força é que os feitiços os quais elas criam são muito úteis e consistentes, já que o texto sugere que você poderá escolher qualquer feitiço que quiser. Sendo assim, destruição de monumentos, curas, desativamento de palavras-chave e destruição de equipamentos, são recursos que agora qualquer deck pode ter.

Ad

Conclusão

Image content of the Website

Se você leu até aqui, agora sabe tudo sobre as minhas primeiras impressões das cartas novas do pacote do Volibear, e as cartas do pacote de Exploradores.

Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!