Introdução - O que é Desintegrar?
Desintegrar chegou na mais recente expansão, Andamundo, e está causando desde então. Mas antes de tudo, faz-se necessário apresentar a carta.
Como vocês podem ver, ela é uma remoção de apenas 2 de custo que pode eliminar qualquer unidade, contanto que ela tenha sofrido dano na rodada. Se pegarmos, por exemplo, Fio da Lâmina, que é apenas 1 mana e um feitiço rápido, você gasta apenas 3 manas para eliminar QUALQUER unidade do oponente. E se você, por acaso, estiver jogando de Annie / Ezreal, que leva cópias de Dia do Progresso!, e conseguir comprar tanto o Desintegrar como o Fio da Lâmina, é possível eliminar uma unidade com apenas 1 mana. Sim, o feitiço é bem forte. Mas esse nem é o motivo da maioria das discussões sobre a carta.
Ad
O que vem dando o que falar é as interações da carta com algumas palavras-chave, principalmente Barreira e Robusto. Quer entender melhor tudo isso? Então vamos lá!
Para escrever esse artigo, eu tomei como base o vídeo da streamer, jogadora e CEO do meu time, Joeysticks, que testou e reuniu todas as interações com a carta. Se você quiser ver tudo que estou apresentando aqui, além de outros exemplos na prática, sugiro que assista ao vídeo dela.
Interações com Barreira e Robusto
Se você usa Desintegrar em uma unidade com Barreira e ela sofre dano, seja numa troca ou com algum feitiço, ela também morre! O esperado seria que o dano sofrido ficasse apenas na barreira e ela fosse retirada, mas não, ela morre instantaneamente.
O mesmo acontece com unidades que tenham Robusto. Se o oponente colocou Desintegrar na sua unidade com Robusto e utiliza um Estilhaço de Gelo, que em teoria não machuca unidades com Robusto, ele também eliminará sua unidade.
Para entender melhor esses casos, é necessário entender como funcionam as duas palavras-chave.
Desintegrar + Robusto
Robusto diz que a unidade "Sofre menos 1 de dano de todas as origens" e, já nessa frase, é possível entender o motivo de Desintegrar funcionar nessas unidades. Elas sofrem 1 a menos de dano, mas ainda estão sofrendo o dano, mesmo que seja 0 de dano. Entendeu? Tanto que com o monumento O Lar das Cicatrizes, todas unidades com Robusto atingidas com Lótus da Morte ou Estilhaço de Gelo, ainda crescem o ataque! O dano não é visível, mas elas sofreram o dano e sobreviveram a ele, portanto o monumento funciona e faz todas as unidades aumentarem seu ataque.
Outro exemplo é ter uma unidade com Robusto no mesmo campo que o Galio em seu nível 2. Para quem não lembra, o Galio upado diz que "A cada rodada, na primeira vez que um aliado sofrer dano, mobilize". Então, se a unidade tiver Robusto e sofrer 1 de dano (que se torna 0 e não é visível), ainda assim, haverá o efeito de mobilização.
Sendo assim, considerando as regras do jogo, a interação entre unidades com Robusto com o feitiço Desintegrar estão corretas.
Desintegrar + Barreira
O texto da palavra-chave Barreira diz que "Invalida o próximo dano que a unidade sofreria" e aqui temos que fazer uma interpretação mais precisa, pois a palavra invalidar dá a entender que a unidade não está sofrendo dano, mas sim, ela está, porém o dano fica na barreira. Considerando que a barreira está na unidade, na teoria, ela está sofrendo o dano, mesmo que não fique machucada. Conseguiram entender?
Aqui, novamente, trago Galio como exemplo, já que ele concede o efeito de mobilizar no momento em que uma unidade com barreira tenha sofrido dano na barreira. Novamente, a unidade não está visivelmente machucada, pois o dano fica na barreira, mas a barreira está na unidade, então o jogo entende como se aquela unidade estivesse sofrendo dano, e por isso acontece o mobilizar.
Ainda que pareça estranho, a interação está correta e é a mesma que acontece com Desintegrar, portanto, aqui também não temos nenhuma regra sendo quebrada.
Ad
Desintegrar + Tryndamere
Outra interação que deu o que falar na comunidade foi a de Desintegrar com Tryndamere. O texto do campeão no nível 1 diz que "Ao invés de morrer, eu subo de nível", então o que acontece quando o Tryndamere é marcado com Desintegrar e sofre o dano que mata sua forma no nível 1?
Ele também morre no nível 2. Pode parecer estranho, mas a interação está correta. O Tryndamere não virou outra unidade, ainda é o mesmo, portanto ainda está marcado com Desintegrar quando sobe de nível, e o jogo considera o dano que ele sofreu na primeira vez e o mata novamente.
O mesmo acontece, por exemplo, se você congela o Tryndamere no nível 1 e o mata. Quando ele sobe de nível, permanece congelado. Com atordoamento também é a mesma coisa. Então, mais uma vez, a interação com Desintegrar está correta.
Posicionamento da Riot
RubinZoo, que faz parte da equipe de game design de Legends of Runeterra, já se posicionou em um tweet sobre essas interações com Desintegrar.
Ele disse que não pretendem mudar as regras, já que existem casos estabelecidos (como O Lar das Cicatrizes com Robusto), mas que podem mudar o texto da carta Desintegrar. Contudo, não é algo previsto para o momento, mas sim, será discutido entre a equipe de design.
Minha opinião sobre Desintegrar
Acho a carta muito forte, principalmente pelo seu baixo custo, mas não acho que seja quebrada. Da mesma forma que existem várias remoções no jogo, também existe formas de responder a essas remoções (inclusive, esse é o próximo tópico do artigo), portanto acho que está tudo nos conformes. Se for para ser nerfada, acho que poderia aumentar o custo em 1.
Sobre todas as discussões que vem acontecendo sobre Desintegrar, acho saudável. É sempre bom discutir e entender melhor as regras do jogo. Só acho um pouco exagerado quem resolve xingar o jogo, os desenvolvedores e até mesmo quem resolve debater sobre o assunto da carta e suas interações.
Formas de counterar Desintegrar
Chegou a hora de saber como counterar a carta! E se eu te falar que não existe só uma ou duas, mas sim, várias formas? Pois é!
São tantas que nem vou citar todas, mas vamos lá: a primeira, bem efetiva e no mesmo custo que Desintegrar é Nananinanão!, que nega o feitiço. Ainda em Ionia, temos vários feitiços que oferecem retornos, trocas entre unidades e outras negações como Manto das Memórias e Negação.
Em Shurima, há Ampulheta Ancestral e Ritual de Negação, que também funcionam muito bem contra o feitiço; Freljord oferece o feitiço Três Irmãs, onde há Sepultamento, que você pode utilizar na própria unidade e protegê-la.
Mas o principal counter da carta, é, sem dúvidas, o Escudo de Feitiço. Unidades que já vem com escudo de Feitiço como Sivir, Galio e Aurelion Sol, conseguem ficar mais tranquilos, pois o oponente é obrigado a gastar mais do que dois Feitiços para lidar com apenas uma unidade, e em Targon existe o feitiço Bastião, que dá Escudo de Feitiço a qualquer unidade. Sem falar nas evocações, que podem gerar Resplendor Lunar, feitiço de apenas 2 manas que dá Escudo de Feitiço a alguma unidade.
Ad
Como disse, existem várias formas de counterar o feitiço, então não vou listar todas, mas a maioria está aí.
Conclusão
Agora que chegamos ao fim, quero saber de você que está lendo este artigo: O que acha da carta Desintegrar? Ela é justa? Precisa de nerf? Me conta aí nos comentários ;)
— commentaires0
Soyez le premier à commenter