Visão geral do Deck
Os equipamentos realmente deram uma nova cara para o Legends of Runeterra!
Nami e Lee Sin nunca estiveram juntos, mas com a chegada da Pescadora Ioniana, que habilita a duplicação do efeito do (também novo) feitiço Escolha Decisiva, torna a combinação dos dois campeões bem forte, pois se ambos estão em campo com a Almirante Shelly, com apenas 1 mana você consegue buffar todo o seu campo com a Shelly, ativar o desafiador e barreira do Lee Sin e ainda buffar mais dois aliados com a Nami.
Ad
Isso tudo de forma súbita! Além de Escolha Decisiva, o deck também aproveita ao máximo do valor do feitiço Estilo Wuju, que tem muita sinergia com os protagonistas desse deck.
Unidades Principais
Das unidades, a mais importante e problemática é a Almirante Shelly. O efeito da unidade de buffar as outras unidades com a utilização de 2 feitiços não possui limitação por rodada, então enquanto você tiver feitiços, ela irá crescer o board e o deck possui feitiços bem baratos como os já citados Escolha Decisiva, Estilo Wuju e alguns outros que são gerados por Bolheixe Ondulante.
O Bolheixe, a propósito, é outra unidade bem forte, pois consegue entrar em campo custando 0 e ainda cria um feitiço aleatório de custo 1 das suas regiões. Ionia tem uma grande quantidade de feitiços de 1 de custo que são ótimos, então dependendo da sua sorte, o Bolheixe pode ganhar vários jogos com os feitiços que gera.
A Pescadora Ioniana, como citei anteriormente, é a responsável por fazer o Escolha Decisiva ser jogado novamente na unidade que você escolher. Além disso, ela traz equipamentos bem fortes, que se colocados na unidade certa, pode causar estragos. Dentre as escolhas de equipamentos, as melhores para esse deck são: Molinete de Combate, Peixada e Rastelo Renovado.
Por fim, há Criaturas Coralinas, que além de sua sintonia, também traz feitiços de custo 1 e é um bom blocker em matchs aggro e Discípulo Vastayês, que quando golpeia o Nexus inimigo se transforma em Vento de Shimon, que é um feitiço de custo baixo e pode ajudar no manuseio de mana para fazer Nami subir de nível e possibilita compra de carta!
Feitiços do Deck
Já falei bastante sobre Escolha Decisiva e Estilo Wuju, então vou deixar eles de lado e focar nos outros feitiços do deck.
A lista traz o melhor de Ionia, então há cópias de Negação e Contapedras Ioniano, que é um dos melhores do jogo. A Poção de Vida quase sempre é uma das escolhas, pois custa apenas 1 e é súbito, então pode ser utilizada em um ataque aberto e fazer com que a Nami cresça suas unidades e passe mais dano!
Outra das opções que pode pegar o oponente de surpresa é o Manter a União. Apesar de ser caro, ele pode trocar seus atacantes de lugar e passar muito mais dano! Finalizando o Contapedras, há Volta ao Lar, que pode ser uma resposta para remoções ou até mesmo utilizado de forma proativa para retornar alguma unidade problemática do oponente.
Olho de Nagacáburos já virou presença garantida em todo deck que leva Águas de Sentina, né? Pois bem, a lista também tem cópias do feitiço e serve para trazer aquele gás perdido com a compra de cartas que o feitiço habilita.
Outros feitiços da região que estão no deck são Encrenca em Dobro, que é muito importante para o level-up da Nami e Metal Pesado, que remove equipamentos de unidades e ainda causa dano nelas. Esse um feitiço é bem forte e pode ser decisivo em matchs específicas!
Ad
Mulligan e Postura de Jogo
Eu sempre deixo Nami e Encrenca em Dobro na mão e quando estou contra decks mais lentos também deixo a Shelly. Criaturas Coralinas e Contapedras Ioniano, além do próprio Encrenca em Dobro, são ótimas escolhas para manter na mão quando o oponente estiver usando decks agressivos.
Apesar de sua postura de jogo mudar conforme o deck que você estiver enfrentando, o plano de jogo de Nami Lee Sin quase sempre é o mesmo: passar nos 2 primeiros turnos e no terceiro utilizar um feitiço que gaste sua mana de feitiço, para que na rodada 4 a Nami já esteja pertinho de subir de nível.
Geralmente o feitiço que você usa na rodada 3 é o Encrenca em Dobro, pois traz 2 unidades que poderão ser utilidades como blockers. Porém, caso você esteja com uma mão sem Nami ou Encrenca em Dobro você vai ter que jogar de outra forma, sem pensar muito na questão da mana e focar em encontrar as peças do seu combo. Portanto usar e abusar do Discípulo Vastayês + Vento de Shimon é uma ótima ideia e Criaturas Coralinas também pode te ajudar nesse início de jogo.
O Lee Sin vem como uma condição de vitória secundária. Naqueles jogos onde você não encontra a Nami, é no campeão Ioniano que estará seu foco.
Há várias formas de crescer o ataque dele e se por acaso ele estiver com um equipamento de Sobrepujar ou Patrulheiro, é muito mais fácil de ganhar partidas! Além disso, como esse não é um deck que foca só no campeão, ainda terão várias unidades elusivas para passar dano e completar o estrago no Nexus do oponente!
Matchups favoráveis
Feel The Rush, Norra Heimer e Karma Yi
Nami Lee Sin se beneficia de confrontos contra decks com ritmo lento.
Esse é um deck que quer passar as primeiras rodadas para bancar mana e fazer a Nami subir de nível rápido, então quando o deck do outro lado também costuma passar nas primeiras rodadas ou não coloca tanta pressão nos primeiros turnos, o deck de Nami e Lee respira aliviado.
Então enfrentar Feel The Rush, Norra Heimer e Karma Yi é bem tranquilo e o deck consegue vencer a maioria dos confrontos contra essas listas.
Matchups desfavoráveis
Patrulheiros, Nocturne Elise e Poppy Taric
Agora quando Nami Lee enfrenta decks que descem muitas unidades cedo e têm seu plano de jogo focado na "cabeçada" é extremamente desconfortável e será preciso muita paciência e pensar bem nesses confrontos, pois uma decisão errada pode levar à derrota.
Sendo assim, Nami e Lee não gostam de encontrar Patrulheiros, Nocturne Elise e Poppy Taric.
Sugestões de outras cartas
Apesar dessa lista rodar bem, dá sempre para melhorar, né? Então sugiro a adição das cartas Meditação Profunda e Palma Concussiva.
O primeiro faz você comprar feitiços, porque pode haver momentos em que só há unidades na mão ou feitiços reativos como Negação e ter uma forma de comprar outros feitiços é uma boa!
Já Palma Concussiva, pode parar unidades que estão passando muito dano ou desafiando suas unidades importantes como Shelly ou Nami.
Ad
Mas e o TF?
O Twisted Fate combina bastante com a Nami e há versões dessa lista que trazem 2 cópias de Lee Sin e 1 TF. Fica ao seu critério fazer essa adição, mas como estamos em um metagame onde TF Swain está bem popular, você pode trazer os dois decks na sua line-up e assim explorar o potencial de Nami e TF em decks diferentes e montar uma line-up bem forte!
Finalizando
Nami Lee Sin é um dos decks mais fortes do momento e é muito provável que vejamos ele em larga escala no Sazonal, que acontece nessa semana. Mas e vocês, vão jogar com o deck? Ou irão banir? Me contem nos comentários! ;)
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert