Introdução
Com o final do Runeterra Open World Qualifier, o foco competitivo agora volta para o Eterno, e, no embalo desse formato maluco, resolvi trazer um guia de uma das minhas listas preferidas de todos os tempos: Timelines.
Para você que gosta de jogar xadrez 5D com viagem no tempo interdimensional, esse deck é quase isso, mas muito mais simples. Vamos dar uma olhada nesse deck que é um dos preferidos dos jogadores competitivos do Eterno.
Ad
Timelines - O Multiverso da Loucura
Timelines é o nome carinhoso que damos para Cronologias Simultâneas, a carta principal desse deck. Na verdade, o deck inteiro é montado para abusar o máximo possível do efeito dessa carta.
O efeito da Timelines é um pouco difícil de entender, então farei uma breve explicação: Após jogar essa carta, na primeira vez de cada turno, até o final do jogo, o primeiro seguidor que você jogar na mesa, após aplicar o seu efeito de “jogar” ou “invocar”, se transformará em outro seguidor do mesmo custo.
Esse outro seguidor é escolhido entre 3 opções aleatórias de seguidores que vão aparecer na sua tela, semelhante ao efeito de manifestar do Conquiliologista. Note que seguidores transformados não ativam efeitos de “jogar” ou de “invocar”, então fique ligado, pois, por exemplo, se você transformar um seguidor aliado de 8 de custo em uma Tianna Stemmaguarda, você não irá Mobilizar.
Repare que quase todos os seguidores dessa lista possuem efeitos de “jogar” ou “invocar”, além de atributos baixos. Assim, quando você jogar suas unidades, elas irão realizar o efeito delas, e depois se transformarão em algum seguidor a sua escolha, que terá atributos muito melhores. Basicamente, o deck inteiro gira em torno dessa ideia de, logo cedo, pagar 2 pontos de mana para jogar a sua Cronologias Simultâneas, perdendo um turno, para depois poder jogar suas unidades tranquilamente sem sofrer com a falta de atributos delas.
Sem contar que a interação que essa carta têm com seguidores que Improvisam é sensacional, pois os equipamentos Improvisados são retidos pelos seguidores transformados, então é possível ter em campo unidades inesperadas, com palavras-chave mais inesperadas ainda.
Estratégia Principal
A estratégia principal do deck envolve jogar o mais cedo possível a sua Cronologias Simultâneas, e jogar unidades que Improvisam. A unidade mais forte do seu deck, sendo a sua principal condição de vitória, é o Cozinheiro de Combate. Essa carta, junto da Timelines, pode no turno 4 se transformar em cartas absurdas, como um Crocólito Ancestral 10/8 com Sobrepujar, ou uma Frota Caçadora 8/7 com Patrulheiro. Cartas que possuem atributos de unidades que custam, no mínimo, o dobro delas.
No formato Eterno, todas as cartas são liberadas, por isso o escopo de cartas de 4 manas é gigantesco, e suas possibilidades de combinação de equipamento com unidades é infinita. Sem contar que o Cozinheiro de Combate forja o seu equipamento Improvisado, aumentando ainda mais os atributos das unidades.
Outra condição de vitória é o Pilar de Gelo do seu Trundle. Essa carta possui um efeito muito forte se jogada com a Timelines ativa, recuperando 8 pontos de mana depois de jogada - isso significa que você terá em campo uma carta de 8 de custo a sua escolha, e mana cheia após jogar o Pilar. As cartas de 8 de custo normalmente já possuem efeitos e atributos que finalizam a partida, e serem jogadas praticamente de graça em campo é uma das jogadas mais fortes possíveis no Runeterra inteiro.
Ad
E, por último, você pode acabar com os jogos com um dos combos mais clássicos da região de Freljord: Clausura Gélida + Aquele Que Encara. Você oblitera todas as unidades inimigas, bota cada uma delas em um monumento, o Túmulo Congelado; depois, no outro turno, é só escolher a opção do Aquele Que Encara de obliterar todos os monumentos do campo, e pronto, seu oponente perdeu a mesa dele inteira e você não.
Matchups Ruins
Antes de falarmos sobre as matchups, é preciso falar que não temos muitos dados ainda sobre a fila ranqueada Eterno, e, por isso, as matchups são baseadas na minha experiência competitiva com o deck.
Sett Trundle Feel The Rush - Essa é uma das poucas listas competitivas do Eterno que consegue levar Ionia como região de suporte para uma lista de Controle/Combo, que vence de Timelines. Rampar mana é um efeito que, na prática, se assemelha muito ao efeito de Timelines, e essa mecânica, somada a todas as ferramentas de Atordoamento de Ionia e Congelamento de Freljord, faz com que essa lista consiga absorver muito do dano da lista de Piltover & Zaun.
Outro fator muito importante é que Timelines não consegue fazer nada a respeito de Feel The Rush: uma vez que essa carta é jogada, os campeões 10/10 do outro lado fogem muito do alcance de suas unidades em questão de atributos.
Samira Seraphine - É a melhor lista do formato Eterno, mas os números de estatísticas enganam bastante, porque muitos jogadores não sabem muito bem pilotar esse deck. Não se engane: Samira Seraphine, se bem jogado, consegue ganhar tranquilamente de Timelines.
Sua lista não consegue interagir facilmente com a mesa adversária, e por isso você deixa livre demais as campeãs da lista de Seraphine para poderem trabalhar da forma que quiserem. Facilmente, o jogador adversário conseguirá subir o nível das campeãs.
Os turnos da Samira Seraphine nível 2 são extremamente fortes e Timelines não consegue competir com as Mobilizações e o valor gerado. Enquanto você joga uma carta que possui atributos gigantescos, do outro lado o seu oponente fez 10 ações em um turno e atacou 2 vezes.
Teemo Elusivos - Listas de Elusivo são muito complicadas de jogar contra. Como é sabido, Timelines não interage com a mesa oponente: você só posiciona suas unidades gigantescas e bate. Porém, contra decks de Elusivo, o seu adversário irá fazer o mesmo que você - a grande diferença é que ele conseguirá bloquear quando for necessário, e você não.
A longo prazo, o seu adversário terá muito mais recurso para poder manejar os ataques e defesas, enquanto você só conseguirá propor ataques fortes, sem nenhum tipo de jogada defensiva.
Ad
Matchups Boas
Esse deck em geral pode ser considerado forte demais, pois dificilmente terá matchups ruins, e grande parte do meta sofre muito contra o grande potencial de adaptabilidade as matchups que essa lista tem. Como você pode ver, apenas decks de Elusivo, Samira Seraphine, e um deck de Ramp conseguem lidar bem com essa lista.
Por isso, nas matchups boas, peguei 3 decks competitivos que orbitam os 40% a 50% de taxa de vitória contra a lista de Timelines, ou seja, matchups bem sólidas para o deck, mas não muito. De resto, pode ter certeza que Timelines é forte o suficiente para ganhar, se adaptando a matchup se necessário.
Ryze Ionia - O deck de Ryze, apesar de ser montado para bater em listas Midrange, não possui uma taxa de vitória muito grande contra Timelines, por ser possível que o jogador consiga transformar algumas unidades aliadas em outras unidades com Escudo de Feitiço. Isso dificulta demais a estratégia de Controle da lista de Ryze, que sempre procura Atordoar ou devolver para a mão as unidades inimigas.
Outra carta que dificulta demais a matchup para o Ryze é Aquele Que Encara, que pode obliterar os monumentos do jogador de Ryze, atrasando a condição de vitória da lista. Fora isso, é uma matchup complicada para Timelines, caso o jogador dê azar em não conseguir transformar as unidades adequadamente.
Jax Ornn - A proposta desse deck é bastante parecida com a da lista de Timelines, mas sem a viagem no tempo interdimensional transformando suas unidades, dando um ritmo bem mais acelerado para o deck de Jax e permitindo que o jogador consiga ter turnos iniciais muito mais fortes em comparação a Timelines.
Mas, mesmo assim, caso qualquer unidade transformada pelas Cronologias consiga atributos o suficiente para parar qualquer ataque do deck de Jax, já é o suficiente para o jogador de Piltover & Zaun voltar para o jogo.
Annie Jhin - Essa matchup possui 50% de taxa de vitória para ambos os lados. A lista de Jhin Annie abusa de uma mecânica que garante muitas vitórias contra decks de Midrange, sendo unidades atacantes que atordoam.
Mas Timelines não é qualquer deck Midrange, pois é possível que as unidades transformadas tenham Escudo de Feitiço, ou Roubo de Vida, ou até mesmo Desafiador. Essas palavras-chave fazem muita diferença, e mesmo do outro lado o jogador de Jhin Annie podendo ter todos os recursos ofensivos, é possível muitas vezes bater de frente com essas agressões.
No fim do dia, é tudo uma questão de quem consegue se adaptar melhor durante a partida, e, com certeza, essa matchup é um clássico dos torneios grandes.
Dicas Rápidas, Porém Importantes
Ad
Busque sempre transformar suas unidades em seguidores com os maiores atributos possíveis. Mas, dependendo da matchups, às vezes é melhor priorizar palavras-chave como Elusivo, ou Roubo de Vida, as quais você não consegue nos equipamentos Improvisados.
Não é necessário jogar as Cronologias Simultâneas logo no turno 2; você pode dar prioridade para jogar cartas como Disparo Místico para remover unidades importantes do seu inimigo.
Os campeões desse deck não são protagonistas da lista, tanto que nem falamos deles durante o artigo, e, por isso, é bem comum você ver listas de Timelines que não levam Vi, ou que só levam Trundle. Até mesmo versões com Caitlyn são possíveis, e vai muito do seu gosto pessoal.
Esse deck força o jogador a tomar decisões criativas ao longo da partida. É normal nas primeiras experiências com o deck você ficar um pouco perdido na hora de transformar as suas unidades, e perder o jogo por causa disso. Mas não desista, pois a lista é muito forte e recompensa muito quem pensa fora da caixa.
A Presidente do Fã-Clube é uma das cartas mais fortes do deck, e, quando se trata de gerar valor, essa carta sozinha pode mudar o rumo da partida e te garantir uma vitória. O escopo de cartas de 5 mana nas quais ela pode se transformar é muito forte.
Viajantes Aborrecidos é uma das melhores cartas do jogo, mas só se jogada da maneira certa. Se você ler bem a mão do seu oponente, você pode descartar as condições de vitória dele, e ganhar o jogo na hora.
A Arquivista da Delegacia é uma das cartas mais importantes do deck; sempre tenha ela na sua mão inicial, pois ela sempre te ajudará a buscar a sua Cronologias Simultâneas.
Apesar da Ferreira Inovadora ser uma unidade que Improvisa, em algumas partidas não é muito interessante transformá-la, pois você pode precisar das curas.
Caso você tenha mais de uma Cronologias Simultâneas na mão, você pode descartar a sobressalente com a sua Pedinte Zaunita.
Assim como a Ferreira Inovadora, o Relologi Aprimorado é uma unidade que em algumas matchups não precisa transformar, pois você pode precisar de um bloqueador Elusivo.
A carta nova, Trovoado Cristalino, que acabou de chegar agora no Patch 4.8.0., é uma ótima adição para essa lista. Até agora não temos muitos dados sobre essa carta no deck, mas podemos concluir que ela traz consigo um efeito que é bastante valioso; o efeito da Avalanche.
A Avalanche entrou em desuso por ser uma carta muito lenta, até mesmo para o meta do formato Padrão. Quem sabe o Trovoado Cristalino pode trazer de volta esse efeito para listas de Freljord, ainda mais com Timelines, podendo se transformar em uma unidade aleatória de custo 5 com atributos melhores?
Conclusão
Se você leu até aqui, agora está preparada para voltar com tudo para o formato Eterno!
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
Ad
— Comentarios0
Se el primero en comentar