Introdução
Como de praxe, sempre que sai alguma expansão nova, ou cartas novas no Legends of Runeterra, eu venho aqui dar a minha avaliação e discutir um pouco sobre o que acho a respeito delas.
Cada carta receberá uma nota de ★☆☆☆☆ (1 estrela) até ★★★★★ (cinco estrelas).
★★★★★ = Carta muito forte; será jogada em muitos decks, e provavelmente definirá o meta.
★★★★☆ = Carta forte; será ótima em um arquétipo ou dois.
Ad
★★★☆☆ = Carta boa; será jogada em um deck específico.
★★☆☆☆ = Carta ruim; provavelmente performará mal ou de forma medíocre em um arquétipo específico.
★☆☆☆☆ = Carta muito ruim; não agregará em nada ao jogo, e não entrará em nenhum arquétipo.
Lembrando que as notas são baseadas apenas na minha opinião, e na minha experiência jogando e narrando LoR.
Avaliação das Cartas Novas: Patch 4.6.0
Antes de começarmos a avaliação, preciso introduzir as mecânicas e palavras-chave novas que chegarão ao jogo. São elas:
Emboscada:
Essa palavra-chave nova faz parte do pacote de cartas dos seguidores da Nidalee. Basicamente, cada aliado com Emboscada pode ser jogado em campo usando 2 de mana, porém esse aliado sempre entra em campo sem efeito, como um 2/2 vanilla, se for jogado dessa forma.
Quando o aliado é jogado dessa maneira, ele entra em campo na forma de Sombra no Arbusto, e cria um feitiço na sua mão, com o custo equivalente ao número atribuído à palavra-chave Emboscada descrito na carta.
Esse feitiço, ao jogar, automaticamente transforma a sua Sombra no Arbusto na carta na qual o seu feitiço é atribuída, ou seja, a carta na qual você transformou em Arbusto.
Exemplo: A Nidalee custa 4 manas e possui Emboscada 2. Você pode jogar ela em campo como Sombra no Arbusto por 2 de mana, e receberá um feitiço de 2 de custo na sua mão para transformar o seu Arbusto em Nidalee.
O feitiço de Transformar atribuído ao seu Arbusto é obliterado da sua mão assim que o seu Arbusto sair do campo, caso seja ele destruído ou obliterado também.
Você só pode jogar da sua mão uma Sombra no Arbusto por vez.
Caso você copie um Sombra no Arbusto em campo, você não receberá mais um feitiço atribuído a carta que está no arbusto, e apenas um dos Arbustos em campo se transforma em unidade caso você jogue o feitiço de transformação. O outro permanece como uma unidade 2/2 vanilla sem efeito.
Deixarei anexado cada feitiço de transformação, e as cartas nas quais eles são atribuídos, por mais que cada um desses feitiços, em teoria, sejam a mesma carta, porém com um custo diferente. Eles possuem artes diferentes que combinam com o seguidor com o qual eles são pareados.
Disfarce:
Essa palavra-chave, por enquanto, é apenas atribuída a campeã nova, Neeko. A Neeko se transforma secretamente em outra unidade antes de entrar em campo. O antes é muito importante, pois, no LoR, a mecânica de Transformar é uma das interações mais complexas do jogo.
Normalmente, unidades transformadas não conseguem realizar efeitos de jogar, nem de invocar, porém, a Neeko burla essa regra, pois ela se transforma antes de entrar em campo. Ou seja, os efeitos de jogar e invocar funcionam normalmente com a palavra-chave Disfarce.
Ad
A identidade da unidade Disfarçada não é revelada até que ela saia de jogo ou suba de nível.
Análise das Cartas
Chemtech Catermobile
★★★☆☆ - Essa unidade, apesar de ter recebido muito suporte nessa e nas últimas expansões, e de ter atributos defensivos fortes, não possui o que é necessário para carregar um arquétipo. Essa unidade só seria melhor se tivesse Sobrepujar.
Não creio que o arquétipo no qual ela se encaixa é competitivo o suficiente para ser meta, ou ver jogo, no momento.
Anura & Froop
★★★☆☆ - Efeitos de redução de custo, em geral, são muito fortes no LoR, porém essa unidade possivelmente entra na categoria dos seguidores que precisaram ser nerfados antes mesmo de entrar no jogo. E, por causa disso, ela veio com atributos muito ruins.
Essa carta é categorizada como “seguidor engrenagem”, e a grande maioria desse tipo de unidade possui 3 pontos de vida ou mais, como o Balisticobô, a Arauta dos Dragões, e até mesmo o Filhote Cósmico. Por isso, creio que essa unidade até seja boa no arquétipo de Neeko, porém provavelmente será um pouco medíocre demais.
Sump Monument
★★★★☆ - Esse monumento com certeza será surpreendente, e pode ser uma ferramenta ótima para neutralizar listas agressivas.
Essa carta, em decks de Controle, pode sozinha ganhar o jogo quando você só precisa de um turno, por exemplo, para subir o nível da sua Karma, ou quando você só precisa de um turno para fazer o seu combo acontecer.
Creio que vamos demorar um pouco para conseguir encaixar esse monumento nos decks, mas essa carta com certeza será uma grande ferramenta anti-Aggro.
Epic Scraptration
★★☆☆☆ - Esse feitiço, infelizmente, não é interessante, pois atualmente é fácil demais lidar com unidades grandes ou ameaças únicas no jogo. Mesmo que você jogue um seguidor 6/6 no turno 3, ainda é possível que ele tome uma Vingança, ou um atordoamento.
Além disso, mesmo que o seu oponente não tenha nenhum recurso de remoção, você provavelmente dará a ele tempo o suficiente para já ter desenvolvido uma mesa extensa, que estará propondo muito dano.
Captain Kalrix
★★★★☆ - Essa unidade é incrível, e combina muito com o arquétipo de Sagrado. Esse seguidor possui um efeito forte demais para ser ignorado, e com certeza um deck bem montado para fazer ele funcionar pode ser competitivo.
O que ajuda essa carta é ela estar na região de Noxus, a qual é a mais forte do jogo no momento, e Noxus possui muitas ferramentas e feitiços que facilitam o Capitão Kalrix bater no Nexus. Fique de olho em listas de Gwen vermelha, pois esse arquétipo pode renascer das cinzas.
Ad
Ravenborn Tome
★★★★☆ - Esse equipamento pode servir de ferramenta para melhorar algumas listas de combo, ou de Controle de Noxus, ao invés de decks mais agressivos de Annie e Jhin.
Isto acontece, pois o arquétipo de Annie é rápido demais para conseguir encaixar um equipamento em uma de suas unidades, sem perder o embalo da partida. O deck é dinâmico demais e trabalha muito as pausas de desenvolvimento do adversário para poder encaixar os atordoamentos. Por isso, o Tomo pode ser lento demais para essa lista.
Mas, mesmo assim, é uma carta que, quando pareada com certos campeões, como Leona, a Taliyah e até mesmo a Gwen, pode dar muito certo.
Bonehide Tri-Tail
★★★★☆ - Essa unidade pode ser uma grande ferramenta para estabilizar o meio de jogo dos arquétipos que abusam de unidades com diferentes subtipos. Este seguidor propõe atributos bastante justos e um custo de mana igualmente justo.
Por isso, creio que essa carta será uma adição bastante segura para os próximos decks que virão para o jogo que vão se beneficiar dessas mecânicas novas de subtipo.
The Poro King
★★★★★ - O Rei Poro é o mais novo campeão exclusivo do LoR. E pode ter certeza que ele será incrivelmente forte.
Nas últimas expansões e Patch Notes, sempre alguma carta de Poro, ou carta que dá suporte para o arquétipo de Poro, foram adicionados ao jogo. Então, era de se esperar que uma hora ou outra esse deck seria jogável.
Por isso, com a chegada de um campeão Poro, que já pertence a um deck que está quase que inteiramente formado, a nota que ele deve receber não pode ser menor que 5 estrelas.
Esse arquétipo será incrivelmente consistente e recheado de unidades fortes, gigantescas, e muito baratas. Aparentemente, é fácil demais subir os atributos dos seus Poros, e muitas cartas desse arquétipo criam ou compram eles também, trazendo muita consistência.
Possivelmente, essa lista será muito parecida com o que temos hoje em dia com os Yetis, porém melhor, e definitivamente será competitiva.
Ad
Neeko
★★★★☆ - A Neeko chega ao Runeterra trazendo formas muito diferentes de construção de deck, e jeitos novos de abordar a temática Midrange.
Possivelmente, o deck de Neeko será bastante único, diverso, e também fará de tudo um pouco. O escopo de cartas que podem entrar na lista dela é gigantesca e são diversos os combos que serão possíveis com a campeã nova.
Por isso, é fácil dizer que ela provavelmente será muito jogável, e até mesmo competitiva. Porém, não será possível dar uma nota maior que 4 estrelas para campeã, uma vez que ainda não é muito claro qual é o deck no qual ela se encaixa, e qual é a melhor forma de construir essa tal lista.
Mas, mesmo assim, deve ser reafirmado que o deck de Neeko possivelmente trabalhará de forma muito dinâmica e com muitas ferramentas diversas que podem se adaptar facilmente a qualquer meta. É provável que a campeã jogue também como coadjuvante de alguma outra lista ou arquétipo já solidificado no meta.
Rejuvenating Breeze
★★★★★ - Essa carta é mais um feitiço de Ionia que entra no jogo para acabar coma felicidade de jogadores de Aggro. Ela entra como uma luva em arquétipos de Ryze, já que o campeão perdeu um dos seus feitiços principais na rotação, a Meditação Profunda.
Além disso, pode ser uma carta forte demais em listas de Karma e Sett, que continuam fortes no jogo.
All-Seing Oracle
★★★★★ - Essa carta é incrível e pode ser a grande carta que definirá o meta da próxima expansão. Essa unidade escolhe um feitiço secretamente da mão ou do deck do seu oponente e cria um feitiço de 1 de custo que exclusivamente impede o feitiço escolhido. Isso é forte demais contra matchups de combo, e até mesmo contra decks agressivos.
Você pode parar uma Vingança ou até mesmo um Fervor Noxiano, e ainda terá em campo uma unidade de 4 de custo com atributos muito fortes.
Essa carta é forte demais e pode receber nerfs em um futuro próximo.
Nidalee
Ad
★★★★☆ - A campeã Nidalee chega ao Runeterra com uma palavra-chave nova, mecânicas únicas, porém com efeitos não muito interessantes.
Apesar da mecânica de Emboscada ser super interessante, não creio que o arquétipo da campeã será tão forte assim. Possivelmente, forçar um deck de Nidalee com seus seguidores não será muito competitivo, e por isso creio que a campeã provavelmente jogará como coadjuvante em outra lista que se beneficia em invocar aliados, como algum deck de Norra, por exemplo.
De qualquer forma, a Nidalee é uma campeã versátil e com atributos respeitáveis, portadora de uma mecânica que pode beneficiar jogadores que sabem blefar.
Paaka Cub
★★★★☆ - Esse é um dos poucos seguidores da Nidalee que pode carregar o arquétipo de Emboscada nas costas. Essa unidade pode entrar no turno 2, como um seguidor Assustador que, se bater no Nexus, invoca uma unidade 3/1. E isso é extremamente forte.
Provavelmente, a existência desse seguidor no meta forçará os jogadores a trazer unidades bloqueadoras de Assustador novamente, ou reforçará o uso de feitiços de remoção baratos, como Disparo Místico e Nota Aguda, em listas de Controle.
Facecheck
★★★★☆ - Esse feitiço é autoincluso em listas de Emboscada, e outros decks de Shurima que podem se beneficiar dos efeitos dos seguidores que Emboscam. Essa carta possui um escopo de criação de unidades muito reduzido, e por isso é possível ser bastante consistente escolher sempre o seguidor de Emboscada que você quer.
Prowl
★★★★☆ - Esse é outro feitiço forte que ajudará o arquétipo de Emboscada a se solidificar no meta. É um truque de combate barato e simples que funcionará como defesa principal para sua Sombra no Arbusto.
Avenging Vastaya
★★★★★ - Essa carta é incrivelmente forte, e pode ser a mais competitiva do arquétipo inteiro da Nidalee, pois esse seguidor pode até mesmo jogar fora das listas de Emboscada, e ser uma das melhores ferramentas Midrange para parar ameaças inimigas, sejam elas de decks de Controle, ou decks agressivos.
Esse seguidor, além de tudo, possui Escudo de Feitiço e dificilmente pode ser removido de campo.
All-Terrain Trooper
Ad
★★☆☆☆ - Essa unidade provavelmente será uma das mais esquecidas do arquétipo de Emboscada, apenas por existirem cartas melhores que ela na região de Shurima que fazem o mesmo, porém melhor, como os feitiços Exaustão e Predador Desumano.
Aurora Hallunatis
★★★☆☆ - Creio que essa unidade será bastante situacional e só funcionará como opção para garantir a você dois bloqueadores em velocidade súbita. Fora isso, esse seguidor é muito medíocre e será possivelmente jogado como, no máximo, uma cópia em listas de Emboscada.
Blimp-Pack Poacher
★★★☆☆ - Essa é outra carta medíocre do arquétipo de Emboscada, que pode ser extremamente situacional.
O problema dela é que, por mais que ela seja incrível dependendo da situação da partida, uma possível fraqueza desse arquétipo pode ser as compras de carta. E, por causa disso, não será tão consistente assim ter sempre a Emboscada que você quer, no momento certo. Por isso, cartas de Emboscada que são boas por si só são muito mais competitivas, e essa com certeza não é uma delas.
Bushwhack Trap
★★☆☆☆ - Mais um monumento medíocre entrando para o jogo. Por mais que a mecânica de Transformar tenha recebido muito suporte nessa ultima expansão, não acho que é o suficiente para fazer esse monumento ver jogo. E com certeza os feitiços que dão vulnerável a inimigos já citados nesse artigo continuam sendo opções melhores para você levar na sua lista de Emboscada.
Towering Pairofant
★★★★☆ - Essa deve ser a carta que servirá de principal condição de vitória para o arquétipo de Emboscada, tirando a Nidalee. A palavra-chave de Sobrepujar pode ser a ferramenta principal para fazer com o que o elemento de blefe que a Emboscada traz seja competitiva. E, por isso, é possível que essa carta possa ganhar vários jogos se transformando durante um ataque e passando muito dano do nada.
Bristlehog
★★☆☆☆ - Essa unidade é fraca demais, e provavelmente não verá jogo. A mecânica de Transformar não é tão consistente assim, e não te permitirá jogar essa unidade na curva.
Se esse seguidor fosse 2/2, talvez até poderia ver jogo. Mas o problema é que você prefere gastar a sua mana de outras maneiras no arquétipo no qual ele joga, ao invés de invocar um simples 1/2.
Ad
Big Game Tycoon
★★★☆☆ - Essa é uma unidade cara demais, mas que propõe um efeito forte. Então, é de se imaginar que esse seguidor possa ganhar alguns jogos, mas provavelmente não será nem um pouco consistente.
É muito difícil de dar uma nota mais alta que 3 estrelas para essa carta por ser um seguidor que possui atributos muito baixos para uma unidade de 7 custo. Porém, pode ser uma ferramenta de geração de valor que pode dobrar os atributos de uma unidade sua, e isso pode virar algumas partidas.
The Swindler’s Den
★★☆☆☆ - Essa carta é muito estranha, e pode ser incrível, porém no formato Eterno apenas. No formato Padrão, não temos mais os recursos que dão suporte para fazer essa carta funcionar, como o campeão Twisted Fate. E, por isso, essa carta não se encaixa em absolutamente nenhum deck de combo atual do formato.
Deck Hunter
★★★★☆ - O gatinho pode ser uma carta autoinclusa em listas de Neeko, e pode ser uma das cartas que representará muito bem o arquétipo inteiro de seguidores de diferentes subtipos.
Essa carta sozinha pode gerar muito valor, tanto no início ou no final da partida, e com certeza será uma escolha muito segura para por no seu deck competitivo de Neeko. Outro fator muito importante é o potencial dessa carta poder ser jogada em outras listas de Controle de Águas de Sentina, que podem se beneficiar dessa geração de valor, mas que não querem levar Neeko. Como, por exemplo, qualquer deck de Jack.
Dragon Prince Grinzo
★☆☆☆☆ - Infelizmente, o arquétipo de unidades de 1 de custo não se beneficia de ter um seguidor que regenera mana e que tenha 2 de custo. Essa unidade é muito estranha, por ser um Dragão na região de Águas de Sentina, sem Fúria, e com Sintonia. Essa carta é talvez a pior carta do conjunto novo inteiro. Ela não entra em nenhum arquétipo e não adiciona nada de bom a nenhum deck que exista.
Siren Song
★★★★☆ - Essa carta é muito bem-vinda no arquétipo de unidades de 1 de custo. O deck de Aatrox e Xolaani quase já foi uma lista de alto nível no competitivo, e o que falta é um empurrãozinho para deixar o deck mais consistente. Essa carta pode ser a chave que abrirá as portas para essa lista voltar a ver jogo.
Temple to True Ice
★★★☆☆ - Esse monumento tem um problema, que é: ele não combina muito com as unidades de Freljord que se encontram no formato Padrão atual.
Mas, ele combina com as unidades da região de Noxus, e até pode ser uma adição interessante, se pareado com uma Trifariana Ambiciosa e alguns seguidores da Riven. Porém, mesmo assim pode ser uma carta muito inconsistente e medíocre, apesar ter boas sinergia com Noxus.
Ad
Snowy Razorclaw
★★★★☆ - Essa ave pode ser o que faltava para trazer de volta arquétipos de Saquear com Sobrepujar ao meta. Algumas cartas de custo baixo de Freljord combinam muito bem com essa unidade, como o Orador das Presas. Até mesmo unidades elusivas, como o Fizz e o Pai Fúria, podem se beneficiar desse efeito.
Ingvar the Younger
★★★★☆ - Ingvar será uma carta ótima, mas provavelmente será apenas jogada em arquétipos de Poro. Fora isso, no formato Eterno, ela pode ver jogo em listas de Iceborn Spiders.
Dificilmente veremos essa carta ser consistente e boa fora desses decks.
Glacial Saurian
★★★★☆ - Essa carta pode ser uma forte adição em arquétipos de Elite, já que não é mais necessário construir esse deck pensando na mecânica de Lealdade. Ela também pode funcionar pelo simples motivo de Freljord já estar querendo jogar com Demacia faz um tempo, com as listas de Udyr e Galio que estavam jogando no meta do mês passado.
Essa carta pode ser super consistente e é muito bem-vinda na região de Freljord, que está precisando urgente de cartas boas.
Necrotic Arachnoid
★☆☆☆☆ - “Aranha boa não custa mais que 4 pontos de mana”, já dizia “Istivi”, grande jogador de Aggro e primeiro jogador das Américas a chegar no Mestre no formato Eterno na temporada passada.
Essa carta é muito cara e faz parte de um arquétipo que foi rotacionado. Não existe mais a lista de Burn de Ilhas das Sombras. Sem contar que os atributos dessa carta são horríveis para uma unidade de 8 de mana.
Tufted Webspinner
★★★★☆ - Essa pequena aranha pode entrar como uma luva em listas de Neeko, e com certeza será uma das adições mais seguras do arquétipo. Porém, não acho que essa aranha sozinha conseguirá reerguer o arquétipo de aranhas, e creio que essa carta será jogada exclusivamente em listas de Controle e Midrange.
Sacred Shears
★★★★☆ - Depois dos nerfs, os arquétipos de Gwen pararam de ver jogo, porém, nessa expansão, muitas cartas podem ajudar esses decks a voltar a vida. Essa carta é uma delas.
Com certeza, as listas de Gwen se beneficiariam muito de ter esse equipamento, uma vez que os decks da campeã têm a sua velocidade de jogo um pouco reduzida, abrindo espaço para essas jogadas mais lentas.
Age of Dragons
★★★☆☆ - Essa carta é ótima, e pode sozinha acabar com várias partidas. O grande problema dela é que os dragões não são tão bons assim atualmente. Creio que apenas o campeão Aurelion Sol se beneficia desse efeito de forma excelente.
Ad
Outro fator que faz com que essa carta seja fraca é a quantidade de negações que existem no jogo, e a região de Ionia estar no meta. Ou seja, provavelmente você não conseguirá jogar essa carta nunca no formato competitivo enquanto Ionia estiver forte.
Star-Crossed Lovers
★☆☆☆☆ - Essa unidade não faz sentido. Não existe nenhuma carta na região de Targon que combine com esse efeito, e o único deck que se beneficia do efeito de Retornar, não joga com essa região também.
Return-o Wrench
★★★★☆ - Esse equipamento pode dar aquele empurrãozinho que faltava para arquétipos de Mechayordles voltarem a ver jogo. Alguns decks de descarte já estão orbitando o meta, e com certeza podem muito se beneficiar dessa carta.
O grande motivo pelo qual ela é extremamente forte, é por ser uma carta que é alvo de efeitos de descarte que pode ser reciclada de volta para a sua mão. A grande dificuldade dessas listas é perder muito valor depois que você descarta algo da sua mão, e essa carta pelo menos faz com que você não perca o seu ativador de descarte nesse processo.
Portal Scholar
★★★★☆ - Essa unidade é extremamente consistente e entra como uma luva em listas de Norra. Esse deck estava carente demais de unidades fortes de custo 4. Depois que os Viajantes Aborrecidos foram rotacionados, o deck partiu para um viés mais agressivo usando o Capitão Yordle.
Essa carta permite que essa lista volte a jogar de maneira mais reativa, e consiga ter mais consistência nos seus portais.
Ferocious Fluffs
★★★☆☆ - Apesar dessa carta funcionar muito bem na região de Bandópolis, e ser um alvo ótimo para o feitiço Condensar, não acho que essa unidade será tão forte assim, e pode ser uma adição um pouco medíocre para o arquétipo da Neeko. Essa carta é, possivelmente, cara demais, e só o tempo dirá se realmente ela verá jogo.
Scrutinizing Sergeant
★★★☆☆ - Essa carta pode ser incrível, ou pode ser horrível. Não existe muito um meio-termo para ela. Mesmo que todos nós obviamente construiremos nossas listas considerando ativar o efeito dessa carta consistentemente, ainda é muito difícil fazer funcionar todas às vezes.
O monumento novo, Altar à União, pode ajudar bastante esse seguidor a ver jogo, mas mesmo assim essa carta não é boa por si só, e quando uma carta não é boa sozinha na região de Demacia, ela geralmente não vê jogo.
Crested Lionhawk
★★☆☆☆ - Essa unidade sofre de um problema muito grande. Os arquétipos de Controle e valor de Demacia foram rotacionados. E, por isso, atualmente não é recomendado jogar com listas lentas dessa região.
Ad
Essa carta propõe um estilo de jogo muito lento, e talvez um pouco estranho demais para funcionar direito em listas de Neeko.
Outro fator muito importante é que, feitiços de Demacia, em geral, são muito fracos, ou muito caros, e geralmente não vão fazer nenhuma diferença marcante no turno no qual essa carta é jogado.
Mageseeker Junior
★★★★★ - Essa é talvez a melhor carta da expansão. Essa carta joga em todos os decks de Demacia, e sozinha pode ser responsável por tirar listas de combo de Seraphine, Nami, e outros decks que se beneficiam de pequenos feitiços, os “Spellslingers”, do meta.
Essa unidade é muito forte, com um custo extremamente barato, sem contar que seus atributos são ótimos também. Não existem defeitos para essa unidade e ela pode ser a grande carta do próximo meta do Runeterra.
Conclusão
Para checar as novas cartas, é possível sempre acessar e acompanhar nossa página de Spoilers!
Se você leu até aqui, agora sabe absolutamente tudo sobre as cartas novas da expansão Coração da Caçadora.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert