Introdução
Estamos nos primeiros dias depois do patch 4.10, e o deck novo mais popular do jogo inteiro é a lista Midrange de Jack Sett. Mesmo com uma taxa de vitória tão baixa, essa lista está muito popular atualmente, talvez pelos jogadores estarem carentes de algo novo no jogo.
Sabendo disso, eu testei recentemente esse deck em âmbito competitivo nos torneios aqui da Cards Realm, e tive bastante sucesso. Por isso, venho trazer para vocês um guia desse arquétipo tão difícil de se jogar, para desmistificar algumas coisas a respeito dessa lista, e também trazer algumas soluções para essa nova modalidade de Midrange que está se formando no meta.
Ad
Jack Sett - Finalmente Juntos, Como Deveria Ser
A lista de Jack e Sett é um arquétipo que foi forçado no início da expansão Glória em Navori pela Riot Games, porém, sem nenhum sucesso. O Midrange de Ionia com Águas de Sentina foi trocado pelas listas de Controle de Karma, e o campeão Jack foi completamente esquecido.
Agora, com a chegada das mudanças do patch 4.10, finalmente temos um meta mais puxado para o Midrange porradeiro, e os dois campeões mais porradeiros do LoR finalmente fazem sentido juntos.
Uma coisa é certa: esse deck, montado da maneira que está hoje, é muito diferente do que o que a Riot e os jogadores pensaram que essa lista seria quando os campeões saíram no jogo.
A lista é composta por unidades que te geram mana a partir da mecânica de Sintonia, junto de diversas ferramentas que te fazem gerar Moedas, além de feitiços úteis para lidar com adversidades.
É um deck bastante limitado quando de se trata de alcance, apesar ter a capacidade, sim, de controlar a mesa do oponente no late game com o campeão Sett. A força está na forma como ele maneja os seus turnos de meio de jogo, propondo jogadas que custam muita mana, o que é normalmente suficiente para te ganhar partidas contra algumas matchups.
O grande problema dessa lista é a extrema dificuldade dela: não é nem um pouco claro como o arquétipo funciona. As jogadas devem ser feitas de maneira cadenciada, prestando muita atenção na ordem das jogadas para dar certo.
Estratégia Principal
Temos o campeão Sett como finalizador principal. Assim como nas listas de Karma, o Sett resolve a mesa para você com Hora do Show e seu efeito de imunidade. É muito fácil subir o nível do seu campeão, pois a lista é recheada de jogadas muito caras, além de ferramentas que te dão mana adicional.
O campeão Jack também é uma condição de vitória, por ser um atacante muito forte depois que sobe de nível. Mas ele dificilmente será o principal finalizador, por não ser uma carta tão autossuficiente. O Jack funciona mais como regulador de meio de jogo, batendo e se curando ao longo da partida, e te gerando muita mana.
Depois disso, temos o trio Nukkle, Mako e Bull, que te ajudam a Mobilizar e/ou propor mesas extensas. Eles só não são a condição de vitória principal pois ainda é um pouco difícil de jogar o Bull nesse deck. Você perceberá que nem sempre terá mana e tempo o suficiente para fazer o combo inteiro dessas cartas, e, por isso, jogar o Nukkle e o Mako na mesa, sozinhos, muitas vezes é o mais comum.
Por último, temos A Corte do Rei, o barco do Jack, que vai te ajudar a regular a vida das unidades inimigas, facilitando passar dano contra o Nexus com as suas unidades Imprudentes.
Em resumo, o seu deck busca um turno explosivo no qual você gasta muita mana, sobe os seus campeões de nível, usa suas habilidades, e quem sabe até Mobiliza, finalizando a partida.
Ad
Estratégia de Mulligan
Temos uma estratégia de Mulligan bem fácil, apesar de ser uma lista difícil. Babs Delirante é a carta principal do deck no início de partida, e deve sempre aparecer na sua mão inicial. A mão perfeita do arquétipo de Sett Jack deve se parecer com o seguinte:
Babs é uma carta que possui atributos premium no turno 2 do jogo, e consegue crescer muito seu ataque durante o jogo conforme você vai recuperando mana com suas Moedas e outras ferramentas.
O equipamento Socrustáceo é uma dessas cartas que irá te permitir ter uma cadência de Moedas muito presente na sua mão. Somado a Babs Delirante, te dá logo cedo na partida uma unidade 2/4 com Imprudente, o que é bastante forte.
Negócio Arriscado é um feitiço muito importante, pois caso você consiga remover uma unidade inimiga, ele gera muito valor por receber duas Moedas na sequência. Por isso, você deve ter disponível essa carta sempre: ela será a alavanca que te levará ao turno explosivo mais cedo.
Matchups Boas
Akshan Pantheon - Essa lista é lenta demais e não consegue lidar com o valor que você gera no meio de jogo. Normalmente, o deck de Pantheon até consegue remover uma ou duas unidades, mas, depois disso, você logo reposiciona a sua mesa usando suas Moedas, e volta à estaca zero. As jogadas da lista de Pantheon no meio da partida dificilmente serão mais impactantes que as suas, te permitindo fazer os seus combos com muita facilidade.
Seraphine Ilhas das Sombras - A lista de Seraphine Ilhas das Sombras Controle está se popularizando bastante no meta, mas mesmo sendo um deck que facilmente remove tudo que a nossa lista propõe, ele ainda precisa gastar muita mana para fazer isso. Como mana é o que não sobra para a sua lista, você, igual as matchups contra Pantheon, só repõe a mesa com muita facilidade, realizando seu combo sem nenhum problema.
Nautilus Maokai - O arquétipo de Profundezas é atualmente uma das melhores respostas a esse meta de Midrange lotado de listas porradeiras. Mas nossa lista é muito diferente dos outros Midrange, pois consegue tranquilamente tanto lidar com todas as ameaças da mesa das listas de Nautilus, além de propor ameaças igualmente grandes e poderosas, devido à quantidade de mana que conseguimos jogar em turnos de meio de jogo.
Matchups Ruins
Ashe LeBlanc - Apesar da lista de Ashe não conseguir competir com o seu Sett nível 2, a nossa lista ainda precisa atacar para ganhar partidas e é nesse momento que os Congelamentos entram para destruir a sua estratégia. Sem contar que nosso deck não consegue aumentar o ataque das suas unidades de forma súbita para propor bloqueadores durante as ofensivas.
Ad
Outro fator muito importante é que nossas remoções em geral também não conseguem remover as unidades da lista de Ashe devido à quantidade extensa de feitiços de proteção desse arquétipo.
Janna Nilah - A lista de Janna consegue sobreviver tranquilamente contra suas remoções, apenas repondo a mesa com mais unidades, ao mesmo tempo que passa dano contra seu Nexus. Essa matchup é triste, pois na teoria tudo que você faz é forte contra o deck adversário, mas o seu oponente sempre terá mais vantagem pois ele compra muito mais cartas, e joga muito mais unidades que você, mesmo você gastando mais de 12 pontos de mana nos turnos de meio de jogo.
Shen Jarvan IV - Essa é outra lista que está se popularizando para lidar com decks de Midrange do meta. Infelizmente, as Barreiras são, sim, o suficiente para parar a sua estratégia de jogo.
O fator principal que faz esse deck ser bom contra o seu é que, mesmo que você gaste milhões de mana, as suas jogadas são respondidas por um único feitiço do outro lado, o que quebra muito o ritmo de condição de vitória da sua lista.
Dicas Rápidas, Porém importantes
Ad
Conclusão
Se você leu até aqui, agora sabe tudo sobre a lista de Jack Sett.
Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar