Introdução - Sobre o Sazonal
O Torneio Sazonal - Aniquilador de Mundos está chegando, e depois do Mundial do ano passado, o competitivo de Legends of Runeterra nunca esteve tão vivo!
Sabendo de todo o hype envolvido no cenário competitivo de LoR, resolvi montar, eu mesmo, a Lineup que considero a mais forte possível para jogar o sazonal. Daremos uma olhadinha nos três decks que creio que serão os protagonistas do competitivo de LoR no mês de janeiro.
A Lineup Campeã
Montagem
Ad
A primeira coisa a respeito de montar uma Lineup é saber: o que está forte, o que ganha do que está forte, e o que é seguro levar caso você seja surpreendido.
Depois disso, você pode pensar em duas coisas: montar uma Lineup com as listas fortes, ou montar ela pensando em ganhar das listas fortes.
Logo após essas ideias forem organizadas e os decks forem escolhidos, dependendo das suas escolhas você com certeza já se encontra com decks bastante sólidos, que fazem sentido. O grande problema é: isso é o suficiente?
O Meta e Seus Problemas
O meta atual está muito aberto, o que quer dizer que muitos decks estão bons, e consistentes. O ecossistema do jogo está bastante volátil. Isso acontece quando temos muitas cartas que estão performando bem, em diferentes regiões e diferentes arquétipos. Isto dificulta muito a tomada de decisão dos jogadores na hora de montar suas Lineups.
Lembre-se também que muitos decks que performam bem na fila ranqueada não necessariamente são bons para torneio. Decks que se baseiam no fato que os oponentes não conseguem ver sua lista na ranqueada e trazem cartas inesperadas, combinações de regiões ou campeões que podem ser melhores em outros arquétipos, e etc são alguns dos fatores que podem fazer um deck interessante na ranqueada, mas não em torneios.
Decks
Vamos finalmente para o que interessa: vejamos quais as listas que acho que vão dominar o Torneio Sazonal - Aniquilador de Mundos.
Aatrox Kayn (Darkins)
Mesmo depois dos nerfs, esse deck continua incrível. Isso se dá pela consistência dos Darkin e dos Cultistas. São dois pacotes de carta que juntos fazem dessa lista a melhor lista Midrange possível que o jogo já viu. Você tem elementos de cura e congelamento, e também unidades muito fortes e consistência em compra de cartas. Sem contar que, em geral, o status de vida e ataque das suas cartas é bastante alto também.
Esse deck tem muitas remoções e controla a mesa muito fácil. Listas de pressão de mesa como Katarina Gwen e Taliyah Ziggs acabam tendo um pouco de dificuldade de seguirem com seu plano de jogo a partir do turno 5 e 6.
O segredo aqui é saber que você provavelmente enfrentará muitas partidas espelhadas, pois possivelmente o seu ban será para cima das listas de controle do seu adversário. Então, focar em cozinhar uma lista que possua cartas que, em geral, ganham contra o seu próprio deck, é muito importante. O Invólucro da Vastidão, Cultista Ambicioso, e Ressurreição Negligente são essenciais para isso.
Em geral, essa lista não possui muitos confrontos ruins, a não ser decks de controle de Feel The Rush. De resto é bem tranquilo, e creio que continuará sendo uma das melhores opções de decks para torneios.
Gangplank Sejuani (Saquear)
Ad
Sem sombra de dúvidas esse deck não tem matchups ruins, tem um plano de jogo bastante sólido e no meta atual só perde para ele mesmo. Se não fosse pelo problema da compra de campeões, ou seja, se você não compra os campeões na partida, ou se você compra demais na mão inicial, esse deck seria imparável.
Por isso, algumas cartas como Bjerg Balbuciador foram adicionadas a lista, para deixar o deck mais consistente na compra dos campeões. A Sejuani lvl 2 é a ferramenta mais forte do jogo para parar o meta atual, e o Gangplank consegue facilmente fechar as partidas para você. O único problema são listas de Feel The Rush, mas como você já percebeu, a ideia dessa Lineup é banir esse deck de controle.
Outro problema seria uma Lineup adversária de triplo controle com curas, já que esse deck não lida muito bem contra isso. Mas mesmo assim, ele ainda exerce uma pressão absoluta contra o oponente.
De todas as listas do jogo, essa é a que tem mais chances de vencer contra o maior escopo de decks de diferentes arquétipos. E talvez seja a mais recomendada também para subir aquele elo na ranqueada.
Gwen Katarina (Gwen Vermelha)
Já se tornou um clássico. Essa lista é a que exerce a maior pressão de mesa de todas as listas que o Runeterra já viu. Foi uma lista campeã do mundo ano passado, e mesmo depois dos nerfs, continua muito forte. Isso de dá porque decks que são fortes contra ela, não estão muito em alta. Dessa maneira ela ainda é ótima, e nas mãos certas dará muita dor de cabeça para todo mundo nesse torneio sazonal.
Não existe muito segredo a respeito desse deck. Ele é bem autoexplicativo: é só jogar as cartas e o seu oponente que lute para remover elas e lidar com a pressão das próximas que vão acabar caindo com mais ataque ainda.
Fechando a Lineup
Fechamos com três decks muito consistentes, com bastante pressão de mesa, e muitas ferramentas para lidar com o meta atual. A única coisa que não conseguimos lidar é com Feel The Rush, e por isso a ideia é banir o deck. Outra ameaça seriam Lineups de triplo controle, mas mesmo assim nossos decks possuem velocidade o suficiente para lidar com esses problemas. De qualquer maneira, creio que a lista performará pior será Gangplank Sejuani, pois é o deck que perde mais para ele mesmo do que para o deck oponente.
Tendo em vista a popularidade dos decks de Jinx, presumo que não teremos muitos problemas contra as listas, até porque temos ferramentas o suficiente para bater de frente com a pressão desses decks, e mais qualidade de vida e ataque em geral nas nossas unidades. Sem contar com os elementos de cura no Aatrox Kayn, e no Red Gwen.
Em geral, quem não está levando decks de controle terá uma grande dificuldade em banir nossas listas. Talvez algum deck de Aphelios com Noxus possa surpreender, mas creio que temos recurso o suficiente para contornar essa situação também.
Ad
Fora isso, acho que estamos preparados para enfrentar todas as Lineup possíveis do jogo. E prontíssimos para ganhar o torneio sazonal com a Lineup campeã de janeiro.
Conclusão
Se você leu até aqui, parabéns, agora você está imbuído no conhecimento supremo do competitivo de LOR e pronto para ganhar o torneio sazonal.
Para mais artigos como esse, não esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais. Esta é minha deixa, até o próximo artigo!
— Comentarios0
Se el primero en comentar