Introdução
Chegou a hora! O próximo Runeterra Open será o último desse ano, e também é a última chance para você se qualificar para o Mundial de LoR, que acontecerá em dezembro. O LCQ (Last Chance Qualifier) será jogado nos dias 25 e 26 de novembro, e será no formato Padrão.
Como recentemente tivemos um Runeterra Open no formato Eterno, muitos jogadores continuam no clima do Eterno. Por isso, venho aqui ajudar vocês a entender como está o meta do Padrão, e listar as 5 melhores escolhas de lineup para este formato.
Ad
O Meta do Torneio
O formato Padrão está praticamente igual desde que o patch de variedades chegou para o formato Eterno. As cartas novas impactaram muito pouco o meta, e os decks mais fortes continuam, na grande maioria, os mesmos.
Fique atento: por mais que o meta não tenha mudado muito, a popularidade das listas mudou bastante, e isso é um fator que influencia muito na hora de decidir a sua lineup. O motivo por trás disso é que o Open é um torneio aberto, e normalmente os jogadores levam as listas mais populares.
Lineup Mais Popular
Esses são os decks mais populares entre os jogadores competitivos. Jax Ornn é um deck extremamente popular depois dos resultados do Open do formato Eterno, e por isso deve ser a lista mais jogada do torneio. Sua composição não muda muito de um formato para o outro. Se você quer jogar com essa lineup, bana decks de Burn e listas agressivas de Sobrepujar.
Janna Nilah - Apesar da Janna não ter sido forte no formato Eterno, ela é uma das melhores campeãs do Padrão, e essa é sem sombra de dúvidas uma das melhores listas. Esse deck sobreviveu aos nerfs, e continua forte mesmo que o meta inteiro esteja focando em lidar com a estratégia principal dessa lista: o Templo Afundado.
Esse deck é a melhor escolha no geral se você procura segurança na hora de montar a sua lineup. Possui uma gama extensa de matchups boas, e mesmo as piores matchups são ganháveis e não estão abaixo de 40% de taxa de vitória.
Jax Ornn - Como já falamos, essa é a lista mais popular do formato, e é o deck a derrotar. Esse arquétipo domina ambos os formatos competitivos, e provavelmente será nerfado mais uma vez.
Essa lista é a melhor opção em geral para todas as lineups por ser muito difícil de montar um deck que ganhe com frequência dessa lista. Você raramente terá problemas ao levar esse arquétipo, então, quando for montar sua lineup, pense se quer levar essa lista, ou se quer banir ela.
Seraphine Sett Karma - Esse deck é o atual mais popular entre jogadores dos torneios competitivos que estão acontecendo durante essa semana pré-Open. É um arquétipo que também estava em alta no formato Eterno, e no Padrão é jogado com quase as mesmas cartas.
Apesar de ser uma lista difícil de pilotar, se você domina este arquétipo, dá para ir muito longe jogando com ele. É um deck que consegue se adaptar a qualquer adversidade, e praticamente responder tudo que o meta propõe - com o preço de ser extremamente condicional e depender um pouco de RNG.
Lineup Agressiva
Essa lineup tem os 3 decks mais agressivos que podem aparecer no torneio. Caso você se identifique com esse arquétipo, procure banir decks de Freljord, pois eles lidam com suas unidades Elusivas, e, em geral, essa região é boa contra mesas extensas.
Ad
Teemo Elusivos - Apesar dos Elusivos não estarem muito fortes na fila ranqueada devido a forte presença do Falcão dos Presságios no meta, esses decks são fortes em âmbito competitivo. O ban te permite driblar essas listas de Freljord, o que te dá muita vantagem, pois quase nenhum deck é preparado para lidar com Elusivos fora os decks de Freljord.
Esse arquétipo é muito rápido e fácil de executar, o que é perfeito para as 9 rodadas do primeiro dia.
Jinx Discard - A Jinx tem voltado lentamente para o jogo, e vem aparecendo em torneios de comunidade. Esse deck é muito divertido e consistente, e pega muitos jogadores desprevenidos por não estarem preparados para jogar contra esse arquétipo.
Para as rodadas abertas, essa é uma das melhores listas, já que você não tem acesso ao deck do seu oponente. Sendo assim, ele nunca saberá que loucuras de Bandópolis você pôs no seu deck.
Miss Fortune Quinn - Os Patrulheiros eram, no último Open formato Padrão, os mais recomendados para o primeiro dia. E provavelmente também serão para o torneio desse final de semana. Apesar da A Força dos Campeões ter sido nerfada, essa lista ainda é super consistente, e é um deck que evoluiu o suficiente para não ser completamente dependente desse feitiço.
Essa lista atualmente não está no radar de todos os jogadores, pois tivemos menos de uma semana para nos preparar para esse Open. Isso quer dizer que Patrulheiros talvez seja uma grande surpresa, e um dos arquétipos mais fortes desse Open.
Lineup de Controle
Os arquétipos de Controle no formato Padrão passaram por uma reformulação grande desde o último Open, pois não eram as melhores escolhas do último torneio. Porém, no Open dessa semana será diferente, pois algumas listas antigas muito fortes podem voltar por terem matchups boas contra os decks Midrange do meta.
Caso você queira jogar com esses decks, bana listas de Janna e decks que levam Shurima com unidades com Escudo de Feitiço.
Karma Sett Clássico - O arquétipo de Karma Sett reviveu das cinzas no último Open Eterno. Como essa lista é melhor no formato Padrão, devido às matchups boas contra o meta, é natural que muitos jogadores voltem a jogar com ela para jogar o Open.
Esse arquétipo passou por muitas reformulações, e atualmente se encontra o mais polido possível. É seguro dizer que Karma Sett talvez seja uma das escolhas mais seguras para esse Open, apesar de ser uma lista difícil de pilotar.
Nasus Senna - Esse deck é para poucos, por ser o arquétipo mais lento do formato. Mas ainda é a lista mais bem preparada para lidar com todo tipo de ameaça e unidades que caem na mesa do seu inimigo.
Antes de jogar com esse deck, eu recomendo que você jogue algumas partidas para pegar o jeito e entender bem como funciona o ritmo de jogo da Senna. Quando você dominar bem a hora de jogar esta campeã na mesa, estará pronto para levar esse deck para nível competitivo.
Ad
Heimerdinger Norra - Esse é o famoso deck de Controle, só que não. Apesar de ser uma lista recheada de remoções, os portais da Norra são os grandes protagonistas desse deck, e te permitem um ritmo basante acelerado de jogo.
Faça um mulligan focado para as unidades quando estiver jogando com essa lista, e eventualmente você comprará suas remoções e controlará o jogo. Os portais são a sua principal fonte de dano, além de condição de vitória.
Lineup Anti-Meta
Esses são os três decks que trabalham muito bem em conjunto para lidar com tudo que é forte do meta. Como teremos um meta um pouco mais lento para esse Open, é provável que essas listas se sobressaiam por serem ótimas opções contra decks de Controle que levam Piltover & Zaun, além de listas de Combo.
Procure banir os decks de Controle de Ilhas das Sombras (pois você não lida contra as remoções dessa região) e decks de Elusivos.
Galio Udyr - Esse deck foi o grande protagonista do último Open formato Padrão. Como esta lista não sofreu nenhuma alteração, é possível que ainda seja uma das melhores opções para este formato. Como Piltover & Zaun é uma região que está bastante popular entre os jogadores do formato, é comum que o arquétipo de Formidáveis entre como uma ótima alternativa para lidar com essa região.
O Touro de Petricita é o grande culpado disso tudo, pois esta carta não toma dano para feitiços e habilidades. Como todas as remoções de Piltover & Zaun são de dano direto, esta região não faz basicamente nada contra essa carta.
Gnar Darius - Essa também é uma das melhores opções para se jogar contra Piltover & Zaun, mas por motivos diferentes da lista de Galio. Como Piltover & Zaun joga unidades com atributos de vida muito baixos, as suas unidades com Sobrepujar sempre terão ataques fortíssimos contra a mesa do seu oponente.
Sem contar que os feitiços de proteção de Freljord são perfeitos para parar as remoções do seu inimigo.
Shen Jarvan IV - Essa lista é a melhor lista do formato para jogar contra outros decks Midrange, e também tem matchups boas contra Piltover & Zaun, devido às barreiras e as negações.
Esse deck era o mais vitorioso e também o mais jogado do formato enquanto estávamos ocupados jogando o torneio Runeterra Open do formato Eterno. A fila ranqueada Padrão, durante esse tempo, teve uma presença muito grande desta lista: 20%.
Lineup dos Aventureiros
Essa lineup é para aqueles jogadores que não tem a ambição do competitivo, mas gostam de jogar o torneio e se divertir. Escolhi três decks que estão com a melhor taxa de vitória do formato.
Mas lembre-se: isso não quer dizer que elas são as melhores listas para o competitivo; elas apenas são as melhores para a fila ranqueada. Os três são muito divertidos, desde que você bana listas de Controle de Ilhas das Sombras, que são ótimas contra suas escolhas.
Ad
Kayle Xolaani - Essa lista é surpreendentemente forte, apesar de levar uma das campeãs mais fracas do jogo inteiro, e apesar de ser um arquétipo um pouco esquecido. Mas depois de muitos testes e muito polimento, esse arquétipo se apossou dos Yordles para compor o corpo da lista. Sendo assim, como todos eles se buffam entre si, a Xolaani, A Tecelã de Sangue é a melhor opção de finalizador desse deck.
Riven Gwen - Esse arquétipo novo está ficando popular nos últimos dias, e já é um dos melhores decks da fila ranqueada. Essa lista consegue ganhar jogos muito rápido, e do nada. É difícil de jogar contra essa estratégia se você não está jogando de Ilhas das Sombras.
Essa lista pode ser uma surpresa desse Open por ser um deck em ascensão no meta que está ficando cada dia mais popular.
Tristana Teemo - Essa lista é uma releitura dos arquétipos de Burn de Bandópolis e Noxus do Eterno, para o formato Padrão. A adição do Cospe-Fogo Enfurecido permitiu que essa combinação de regiões voltasse a ser relevante no Padrão, e atualmente é uma das listas com a maior taxa de vitória do formato.
Esse deck é perfeito para as rodadas abertas, devido às listas fechadas. Historicamente, sempre foi muito difícil de jogar contra esse tipo de arquétipo, até porque Bandópolis é uma região muito versátil, e os decks da região sempre são imprevisíveis.
Conclusão
Se você leu até aqui, agora está preparado para garantir sua vaga no mundial no Runeterra Open Last Chance Qualifier nos dias 25 e 26 de novembro.
Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar